
Em matéria distribuída à imprensa neste domingo, o Governo do Estado apresentou números referentes às explosões de caixas eletrônicos que não condizem com a realidade. Segundo a versão oficial, foram registradas 14 ocorrências desse tipo este ano no Maranhão. Já a estatística do Sindicato dos Bancários informa que houve 18 casos, dado devidamente comprovado, com local, data e a identificação das instituições financeiras atacadas.
O governo exalta uma queda de 17% do número de explosões de caixas eletrônicas este ano em relação ao mesmo período de 2014. Mas o site do sindicato desmente categoricamente a informação. Na verdade, houve uma ocorrência a mais. Nada a comemorar, portanto.
A estatística do sindicato expõe uma situação ainda mais preocupante: a tendência de aumento expressivo da quantidade de ocorrências em 2015. A se manter a média de crimes verificada até o dia 18 deste mês, data do último ataque, o saldo do final deste ano será muito maior do que o do ano passado.

O release oficial diz que “o governador Flávio Dino tem a sensibilidade de perceber que essa prática nefasta de assaltos a bancos e explosões a caixas propicia crimes como o tráfico de drogas e armas”. Um discurso que tenta mostrar quão bem intencionado é o comunista, mas que não passa de mera falácia quando confrontado com a realidade.
Visivelmente sem rumo, o governo tem recorrido a uma série de artimanhas para não cair em desgraça de vez junto ao povo. Uma delas é maquiar números da segurança, dando aos cidadãos uma falsa sensação de paz.
Cúmulo da má fé e da desfaçatez.