Universidade Ceuma e Secretaria de Estado da Saúde iniciam “Programa Gestor SES”, para fortalecer competências de gestores regionais

O programa Gestor SES – Gestores Regionais é executado em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão (SES)

A Universidade Ceuma, por meio do Mestrado em Gestão e Atenção à Saúde, deu início, no último dia 20, ao programa Gestor SES – Gestores Regionais, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão (SES). A iniciativa tem como objetivo fortalecer competências técnicas e de gestão dos gestores regionais de saúde, promovendo capacitação, troca de experiências e integração entre as regionais.

De acordo com a coordenadora do Mestrado em Gestão e Atenção à Saúde, Profa. Dra. Ângela Falcai, a missão do programa é contribuir de forma direta para a formação de professores e gestores que atuarão de maneira estratégica no desenvolvimento do Estado.

O professor Nestor Xavier , da Escola de Governo do Maranhão, ministra um dos módulos do programa, voltado ao fortalecimento da gestão em saúde no Estado

O primeiro módulo do programa trouxe o Curso de Oratória e Apresentação de Impacto – Comunicação Estratégica e Relacionamento Interpessoal, ministrado pelos professores Nestor Rufino da Costa Xavier e Catarina Fonseca Bogéa. Durante os encontros, os participantes puderam aprimorar competências ligadas à comunicação, oratória e habilidades interpessoais, reconhecidas como fundamentais para o desempenho em cargos de liderança.

Para o instrutor da Escola de Governo do Maranhão (EGMA), Prof. Nestor Xavier, a formação vai além do aspecto técnico, alcançando impacto direto na sociedade: “Estamos na Universidade Ceuma discutindo a importância da comunicação assertiva para fortalecer a atuação dos nossos servidores. Esse aprimoramento beneficia diretamente a população e os liderados, que passam a contar com uma comunicação mais clara, eficiente e efetiva, capaz de gerar resultados concretos e duradouros para a saúde pública do Maranhão. ”, destacou.

A missão do programa é contribuir de forma direta para a formação de professores e gestores que atuarão de maneira estratégica no desenvolvimento do Estado

Os mestrandos do programa também participam ativamente do processo. Saul Almeida, discente do curso, ressaltou a importância da experiência: “Tem sido uma experiência enriquecedora desenvolver habilidades em soft skills, aprimorando a forma de comunicar e aplicando esses conhecimentos na prática para alcançar resultados ainda mais expressivos”, afirmou.

Além das formações previstas em módulos ao longo do segundo semestre de 2025, o Programa Gestor SES contará com momentos de mentoria realizados por professores e discentes do mestrado, que irão contribuir com o desenvolvimento de produtos técnicos aplicáveis aos principais desafios enfrentados pelas secretarias regionais de saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima