Universidade Ceuma receberá o ministro do STF Edson Fachin para palestra sobre Justiça, natureza e desenvolvimento

A Universidade Ceuma receberá, no próximo dia 25, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, para proferir a palestra “Justiça, Natureza e Desenvolvimento: Panorama e Desafio”. O evento acadêmico acontecerá às 10h, no Auditório Expedito Bacelar, no Campus Renascença.

De acordo com a instituição de ensino superior, a palestra será mais um momento imperdível, dedicado à comunidade acadêmica, incluindo alunos, professores, coordenadores e operadores do Direito.

Além do renomado ministro do STF Edson Fachin, uma das figuras mais proeminentes da Justiça brasileira, a Universidade Ceuma terá como convidado o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Reynaldo Soares da Fonseca, maranhense que tem atuação de destaque na segunda maior corte judiciária do país. O magistrado dará importante contribuição ao debate, com sua vasta experiência e sólidos conhecimentos sobre legislação.

Sobre o palestrante

Luiz Edson Fachin  é um jurista brasileiro, atualmente ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e ex-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Anteriormente, foi advogado, procurador do Estado do Paraná e professor titular de direito civil da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Na carreira acadêmica, notabilizou-se por sua obra voltada ao direito civil.

Fachin atuou como advogado desde 1980, quando fundou o escritório Fachin Advogados Associados, até 2015, quando foi indicado ao cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal. Em seu escritório, trabalhou principalmente em casos de conflitos empresariais, sucessórios, ambientais, agrários e imobiliários.

De 1982 a 1987, foi procurador jurídico do Instituto de Terras, Cartografia e Florestas do Estado do Paraná. Em 1985 foi procurador geral do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). Foi, também, procurador do Estado do Paraná de 1990 até 2006.

Graduado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1980, obteve os títulos de mestre e doutor pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), defendendo, em 1986 e 1991, respectivamente, a dissertação “Negócio jurídico e ato jurídico em sentido estrito: diferenças e semelhanças sob uma tipificação exemplificativa no Direito Civil brasileiro” e a tese “Paternidade presumida: do Código Civil brasileiro à jurisprudência do Supremo Tribunal Federal”, ambas sob a orientação do professor José Manoel de Arruda Alvim Netto. Realizou pós-doutorado no Canadá e foi professor visitante do King’s College (Reino Unido) e pesquisador convidado do Instituto Max Planck (Alemanha).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima