
.Um sonho antigo dos moradores da área Itaqui-Bacanga está prestes a se tornar realidade. O vereador Marlon Botão (PSB) aprovou, na sessão desta segunda-feira (5) da Câmara Municipal de São Luís, a indicação (nº 187/25) que garante a reforma da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Itaqui-Bacanga. A obra, de acordo com o parlamentar, representa mais um passo importante na luta por justiça social e fortalecimento das políticas públicas nos bairros do eixo Itaqui-Bacanga, uma das principais bandeiras do seu mandato.
.
“A reforma da UPA é uma conquista do povo do Itaqui-Bacanga. Lutamos por isso porque sabemos o quanto essa unidade é essencial para milhares de famílias que dependem exclusivamente do SUS. Durante anos, essa UPA funcionou com muita precariedade, e a população sofria com a falta de estrutura. Agora, com a reforma, temos a oportunidade de garantir dignidade no atendimento e condições mais adequadas de trabalho para os profissionais da saúde”, destacou Marlon Botão.
.
O vereador lembrou que, apesar da importância econômica que tem para a cidade, a área Itaqui-Bacanga foi historicamente negligenciada pelo poder público, com a sua população sem acesso a direitos básicos.
.
“Essa é uma região estratégica para a cidade. Aqui temos o Porto do Itaqui, grandes empresas, muita geração de receita, e mesmo assim os bairros da área continuam carentes de tudo, com sua população sem acesso a direitos básicos, fundamentais. A reforma da UPA, indicação que aprovamos na Câmara e que certamente o governador Carlos Brandão atenderá, é mais um passo importante para mudar essa realidade, assim como as diversas outras ações que estamos implementando na região desde o nosso primeiro dia de mandato na Câmara”, afirmou.
.
Luta histórica
.
Nos últimos anos, Marlon Botão vem se consolidando como o parlamentar mais atuante na área Itaqui-Bacanga.
.
“O Itaqui-Bacanga faz parte de mim. Essas ruas, esses bairros, essas famílias. Tudo isso é uma parte essencial do meu mandato. E isso se reflete em trabalho, em resultados, em ações concretas. O nosso trabalho já chegou em várias comunidades da área Itaqui-Bacanga. Destinei emenda de R$ 300 mil para a construção da primeira Clínica da Família da área Itaqui-Bacanga; e, ao longo dos últimos anos, já garantimos a pavimentação de mais de 100 ruas das comunidades”, disse.
.
“Na Vila Bacanga, nós garantimos a implementação histórica do consultório odontológico na UBS Embrião, que está em pleno funcionamento e já atende as diversas famílias que nunca tiveram acesso a tratamento odontológico gratuito e de qualidade dentro do bairro. No Anjo da Guarda, depois de Audiência Pública que realizamos na Câmara de Vereadores sobre o combate ao câncer de mama e de colo do útero, intensificamos o diálogo com a prefeitura para garantir um mamógrafo para o Hospital da Mulher, que hoje auxilia as mulheres da comunidade na prevenção a este mal”.
.
O parlamentar também lembrou das ações para as famílias da Vila Isabel.
.
“Na Vila Isabel tivemos uma conquista muito importante, com a construção de uma creche que era aguardada pela população há décadas. Conseguimos tirar essa grande obra do papel e agora o nosso foco será em garantir o seu pronto funcionamento, que vai beneficiar milhares de famílias da região. Na Vila Isabel também já fizemos um grande mutirão com toda a comunidade e construímos a quadra comunitária, proporcionando pela primeira vez um ambiente para práticas esportivas e culturais dentro do bairro. A quadra comunitária da Vila Isabel também foi palco do maior São João da história do bairro, que movimentou toda a comunidade e aqueceu a economia local com a venda de comidas típicas e bebidas. Agora vamos lutar pela construção da primeira escola de tempo integral da comunidade”, destacou.
.
“Também levamos para a área Itaqui-Bacanga os nossos projetos sociais, como o Inspirar Saúde, que levou mais de 10.000 atendimentos médicos totalmente gratuitos (de diversas especialidades) para as famílias, além da distribuição de mais de 1.000 mil óculos de grau para pessoas de baixa renda. Com o projeto Gente que Inspira, que garante prática esportiva e acompanhamento nutricional durante o ano inteiro, mobilizamos uma corrente do bem para a distribuição contínua de cestas básicas e peixe fresco às famílias mais pobres”.
.
Outra luta histórica do vereador na área Itaqui-Bacanga é por água potável para todos.
.
“Ainda hoje, milhares de famílias do Itaqui-Bacanga sofrem com a falta de água potável. E esse é um problema que a gente combate desde o primeiro dia de mandato, com ações concretas. Já realizamos uma grande audiência pública aqui dentro, no Gapara, reunindo poder público, Caema e universidades, para discutir formas de melhorar o abastecimento dos bairros”, disse. “É de minha autoria a proposta de expansão do Sistema Italuís, para que também possa atender a região. Da mesma forma, também estamos em conversas constantes para garantir a manutenção dos poços artesianos das comunidades, para que eles voltem a atender a população com qualidade. E também propus o ‘auxílio-água mineral’, um programa que obriga a prefeitura a garantir o abastecimento da população enquanto não resolve o problema da falta d’água nos bairros. Já avançamos muito nesse sentido e estou certo de que vamos avançar ainda mais”.
.
Para Marlon Botão, a sensibilidade e o compromisso com a região têm sido fundamentais para a conquista dos avanços na região.
.
“Esse é um mandato construído nas ruas, ouvindo o povo, sentindo na pele os problemas. E é com essa sensibilidade que vamos continuar cobrando investimentos. A reforma da UPA é só o começo. Queremos mais escolas, mais creches, mais segurança, mais geração de renda e oportunidades para a juventude. A população do Itaqui-Bacanga merece respeito. E o poder público tem o dever de garantir os direitos fundamentais que por tanto tempo foram negados. O governador Carlos Brandão tem sido um grande aliado nesse sentido e, com essa parceria fundamental, já estamos transformando para melhor a realidade de todos os bairros da região”, reforçou o parlamentar.
.
Para Marlon Botão, a reforma da UPA é uma demonstração de que, com articulação, cobrança e compromisso com o povo, é possível transformar a realidade das pessoas que mais precisam.
.
“Eu acredito no potencial humano do Itaqui-Bacanga. Esse povo é trabalhador, guerreiro, cheio de sonhos. E o nosso papel como representante é garantir que cada sonho tenha a chance de se tornar realidade por meio de políticas públicas efetivas. Vamos seguir na luta, com coragem e com amor pelo que fazemos”, finalizou Marlon Botão.