Vereador Marlon Botão propõe que uma parcela do FUNDEF seja usada para criar mais bibliotecas escolares em São Luís

Marlon Botão argumenta que o requerimento surge como resposta ao déficit de bibliotecas nas escolas públicas municipais, principalmente aquelas localizadas na Zona Rural e área Itaqui-Bacanga

O vereador Marlon Botão (PSB) apresentou nesta quarta-feira (1º) um requerimento, na Câmara Municipal, propondo que a prefeitura utilize uma parcela dos precatórios do FUNDEF (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério) para construir mais bibliotecas nas escolas da rede pública de São Luís – priorizando as localizadas na Zona Rural e na área Itaqui-Bacanga.
.
No texto do projeto, o parlamentar argumenta que “o requerimento surge como resposta ao déficit de bibliotecas nas escolas públicas municipais, principalmente aquelas localizadas na Zona Rural e área Itaqui-Bacanga”, e que “a proposição visa suprir a necessidade de alunos e professores, bem como da comunidade na qual a escola está inserida, de uma biblioteca com estrutura e acervo adequados”.
.
“São Luís tem um grave problema de carência de bibliotecas públicas. A nossa capital tem mais de 1 milhão de habitantes, mas só possui uma biblioteca municipal, no bairro de Fátima. E nas escolas da rede pública, onde são essenciais para o desenvolvimento educacional das nossas crianças e adolescentes, elas são cada vez mais raras”, disse Marlon Botão.
.
“Mas agora, com os recursos do FUNDEF, temos a chance de mudar essa realidade, de investir na construção e reforma de bibliotecas públicas nas nossas escolas, especialmente em regiões historicamente negligenciadas, e de grande vulnerabilidade social, como a Zona Rural e a área Itaqui-Bacanga”.
.
Pela proposta do vereador, o investimento para a construção de bibliotecas escolares deve sair dos 40% dos recursos do FUNDEF que competem à prefeitura de São Luís
.
“Com a aplicação estratégica desses recursos nós vamos poder construir novos espaços adequados para bibliotecas dentro das escolas, além de adquirir livros e materiais didáticos para atender não só os alunos, mas como os docentes e toda a comunidade em que essas escolas estão inseridas”, disse.
.
“Nós sabemos o papel fundamental que a escola tem na formação dos nossos jovens, e também no desenvolvimento e integração das comunidades. Por isso que sou um defensor intransigente do fortalecimento do nosso sistema educacional. Precisamos construir mais bibliotecas, precisamos incentivar nas nossas crianças e nos nossos jovens o hábito da leitura. É assim que vamos preparar esses jovens para o futuro”.
.
Construindo o futuro
.

Marlon Botão destacou os benefícios da prática da leitura para o desenvolvimento dos jovens e das crianças.
.
“A leitura é uma prática que traz inúmeros benefícios, e quando estimulada desde a infância, os estudos mostram que os impactos positivos podem ser muito maiores. Por meio dela, as crianças desenvolvem a concentração, memória, raciocínio e compreensão, estimulam a linguagem oral e ampliam a capacidade criativa”, disse.
.
“Se nós quisermos preparar as nossas crianças para o futuro, nós precisamos começar a construir esse futuro desde agora, criando mais bibliotecas públicas, incentivando o hábito da leitura, formando cidadãos preparados e que conseguirão quebrar esse ciclo de desigualdade social por meio da educação, dos estudos”.
.
Desigualdade social
.

O vereador destacou que o foco do seu projeto na Zona Rural e na área Itaqui-Bacanga foi motivado pela vulnerabilidade social das famílias dessas localidades.
.
“Se temos um problema geral de falta de bibliotecas em São Luís, esse problema é ainda mais grave na Zona Rural e na área Itaqui-Bacanga, com o agravante de que essas duas regiões também são carentes de todas as outras políticas públicas, com uma população carente e que sofre com a falta de oportunidades. Temos conseguido mudar essa realidade com a atuação do nosso mandato, mas trazer resultados positivos na prática para essas famílias continua sendo um desafio diário”, disse.
.
“E eu não tenho dúvidas de como será benéfico para essas comunidades da Zona Rural e da área Itaqui-Bacanga a construção de novas bibliotecas públicas nas escolas. Nós estaremos dando oportunidades de conhecimento a essas crianças, uma oportunidade que historicamente tem sido negada, o que afeta diretamente o futuro dessas crianças. Precisamos combater as desigualdades sociais investindo em educação, em conhecimento”.
.
Novos concursos
.
Marlon Botão disse, ainda, que a ampliação de bibliotecas na capital tem o potencial de acabar com a desvalorização dos profissionais da categoria e abrir oportunidades para novos concursos públicos.
.
“Precisamos ampliar as bibliotecas não só nas escolas, mas também na cidade. Uma cidade do tamanho e da importância de São Luís não pode ter só uma biblioteca pública. Precisamos de mais equipamentos públicos e de mais recursos humanos através de concurso público”, disse.
.
“São Luís tem uma quantidade considerável de profissionais de biblioteconomia altamente capacitados, temos um curso de referência na UFMA, e precisamos começar a utilizar essa mão de obra altamente qualificada para o desenvolvimento da cidade. É assim, através do investimento em educação e conhecimento, que vamos aplacar as desigualdades sociais e construir uma cidade cada vez mais desenvolvida, humana e sustentável”, finalizou o vereador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima