Workshop sobre impactos causados por acidentes de trânsito envolvendo postes da rede elétrica é realizado em São Luís

Evento é promovido pela Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas (ABEE-MA) e tem participação da Equatorial Maranhão

O diretor de Relações Institucionais da Equatorial Maranhão, José Jorge Soares, ministrou a palestra de abertura, com o tema “Desafios para a Segurança Física das Redes de Energia”

Foi iniciado, no último dia 26, o Workshop “Colisões Veiculares na Rede de Energia Elétrica”, realizado no Edifício João Goulart, no Centro de São Luís, com o objetivo de discutir os impactos causados pela grande quantidade de acidentes de trânsito envolvendo postes da rede elétrica.

O evento é promovido pela Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas (ABEE-MA), em parceria com o Conselho de Consumidores da Equatorial Maranhão, além do apoio do Conselho Nacional de Consumidores de Energia Elétrica, da empresa PROGEN Energia e da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O encontro levanta o debate sobre as consequências da grande quantidade de acidentes de trânsito envolvendo postes da rede elétrica, assim como busca alternativas para diminuir essas ocorrências e seus impactos. Somente em 2024, a Equatorial Maranhão contabilizou 1.678 ocorrências de veículos colidindo em postes da rede elétrica no estado.

O depoimento impactante do educador de trânsito Wilame Damaceno, que se tornou cadeirante após um acidente.sensibilizou a todos para o grave problema

A abertura oficial do workshop foi pela manhã, realizada pelo presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas (ABEE-MA), Marcelo Soares de Brito, que agradeceu a presença dos apoiadores do evento, que tornaram possível essa discussão tão importante para toda a sociedade. A solenidade teve a presença de lideranças de entidades de classe, representantes do setor elétrico, órgãos de trânsito e da sociedade civil.

Em seguida, uma encenação foi realizada pelo grupo teatral “Transitarte”, projeto executado pela Coordenação de Educação para o Trânsito do Detran-MA, que sensibilizou a todos para a necessidade urgente do respeito no trânsito, principalmente por meio do depoimento impactante de Wilame Damaceno, educador de trânsito, que se tornou cadeirante após um acidente.

O encontro levanta o debate sobre as consequências da grande quantidade de acidentes de trânsito envolvendo postes da rede elétrica

“Toda imprudência vem acompanhada de consequências, que podem ser pequenas ou grandes. E, a minha, me deixou cadeirante. Todos os dias, quando acordo, a minha multa está do meu lado, que é a minha cadeira de rodas. Hoje, uso a minha história para mudar a atitude das pessoas no trânsito, para que elas não passem pelo que passei. Mudem, saiam daqui diferentes, pois é muito doloroso quando você não mede as consequências de uma imprudência”, alertou Wilame.

O diretor de Relações Institucionais da Equatorial Maranhão, José Jorge Soares, ministrou a palestra de abertura, com o tema “Desafios para a Segurança Física das Redes de Energia”, onde apresentou informações importantes sobre a infraestrutura elétrica do estado e as estatísticas dos impactos causados pelos acidentes com postes de energia.

O workshop contou com a participação de representantes da Equatorial Maranhão, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes de São Luís (SMTT) e membros da sociedade civil

“O workshop tem um objetivo mais amplo do que apenas colocar o problema. Busca-se discutir ações propositivas que tragam a redução desses acidentes e, consequentemente, reduzam os impactos provocados aos nossos clientes e a população como um todo”, informou José Jorge.

Na sequência, foi realizado o painel “Cenários de Conflitos entre Redes de Distribuição e Trânsito nas Vias Urbanas e Rodovias Estaduais e Federais”, mediado por Francisco Soares, mestre em Energia e especialista em Gestão de Trânsito, com a participação de representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes de São Luís (SMTT), e do gerente Jurídico da Equatorial Maranhão, Walney Medeiros.

A programação prosseguiu com discussões sobre soluções para ampliar a segurança física do posteamento e reduzir colisões na rede de distribuição

“Quando ocorre um acidente com um poste, todos são afetados de alguma forma, diretamente ou indiretamente. E, por meio deste evento e das ações que estão sendo realizadas, buscamos melhorias, traçamos estratégias para melhorar cada vez mais a qualidade do fornecimento de energia, assegurando a maior continuidade possível e, em casos de intercorrências, que a energia seja restabelecida de forma rápida, trazendo segurança para a rede elétrica, para o transito e, o mais importante, para todas as pessoas”, afirmou Walney.

Workshop “Colisões Veiculares na Rede de Energia Elétrica”

Na quarta-feira, dia 27, a programação prosseguiu com discussões sobre soluções para ampliar a segurança física do posteamento e reduzir colisões na rede de distribuição. “Mais do que um encontro técnico, o Workshop ‘Colisões Veiculares na Rede de Energia Elétrica’ se consolida como um espaço estratégico para a construção de soluções capazes de reduzir acidentes, preservar vidas, mitigar os custos sociais e econômicos e garantir a continuidade e a qualidade do fornecimento de energia elétrica no Maranhão”, disse o engenheiro eletricista Francisco Soares, especialista em Gestão de Trânsito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima