Segurança nas escolas

2comentários

pedrolucas

Segundo reportagem veiculada nesta terça-feira (7) pelo programa “Bom Dia Brasil”, da TV Globo, todos os colégios de São Paulo e Região Metropolitana serão monitorados por câmeras de segurança. A medida faz parte do sistema de proteção escolar que tinha sido anunciado em 2009. As câmeras ficarão nos pátios e nas áreas mais movimentadas das escolas, e as imagens chegarão a quatro centrais de monitoramento. O sistema existe há um ano em cerca de 1,5 mil escolas. Agora será expandido para todas as escolas estaduais que ficam na Região Metropolitana de São Paulo.

No Maranhão, o vereador Pedro Lucas Fernandes (PTB) fez proposta semelhante à Secretaria de Segurança Pública do Estado. A diferença é que o petebista propôs que o sistema de câmeras deveria ser instalado nas escolas públicas da rede municipal e estadual de ensino.

O pedido foi feito via Indicação endereçada à governadora Roseana Sarney (PMDB), apresentada à Mesa Diretora da Câmara no dia 4 de março. “O pedido visa atender reivindicações e sugestões formuladas por pais de alunos e professores, como medida inibitória de ações de vandalismo, assaltos e outros transtornos que possam colocar em risco a segurança dos alunos e de todo o corpo docente das escolas, a exemplo de incidentes dessa natureza já registrados”, diz o parlamentar no documento.

O governo do Estado anunciou no final de janeiro que a Secretaria de Segurança Pública vai implantar mais 200 novas câmeras de vídeo monitoramento em São Luís, totalizando 300 unidades ligadas 24 horas por dia. Esta segunda fase, que terá início ainda este semestre, contemplará vários bairros e regiões da capital maranhense. Pedro Lucas Fernandes pede que as entradas das escolas públicas sejam incluídas no projeto.

Instalado em outubro do ano passado, o Centro de Comando e Controle do Videomonitoramento da Região Metropolitana registrou até janeiro 1.222 eventos, fatos ou incidentes captados pelas câmeras de segurança móvel. No primeiro mês, foram contabilizados apenas 312 ocorrências. Já no terceiro, o balanço foi fechado com 928 eventos.

Na primeira fase do projeto, inaugurado em setembro do ano passado, foram instaladas cem câmeras em diversas avenidas de São Luís, e em locais próximos a agências bancárias, pontos comerciais e turísticos.

Foto: Paulo Caruá

2 comentários para "Segurança nas escolas"


  1. Mauro

    EXCELENTE PROPOSTA.

  2. Mary

    Exvelente iniciativa desse jovem vereador que começa muito bem na Câmara Municipal de São Luís.

deixe seu comentário