Educação e tecnologia

0comentário

educacao

Cerca de 900 alunos de escolas da rede estadual localizadas em comunidades e povoados em regiões de difícil acesso de 19 municípios maranhenses estão recebendo aulas do ensino médio regular mediado pela tecnologia. Trata-se do Programa de Mediação Tecnológica (M Tec), desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com a Secretaria de Estado Ciência e Tecnologia e Ensino Superior (Sectec).

O M Tec contempla uma das prioridades do governo do Estado para a educação, que é a universalização do ensino médio em todo o Maranhão, com o foco na qualidade no processo ensino-aprendizagem.

Iniciado em setembro, o programa funciona em escolas situadas em povoados de difícil acesso e que tenham carências de professores com formações específicas para ministrar as disciplinas do currículo do ensino médio regular. “Todos os professores que atuam no programa são especialistas e aptos para lecionar as determinadas disciplinas”, destacou a supervisora de Tecnologia Educacional da Seduc, Akemi Wada.

Ministradas em tempo real e via satélite, a partir da plataforma tecnológica da Universidade Virtual do Maranhão (Univima), as aulas acontecem em 30 salas, com horário único (vespertino) e com seis aulas diárias, com o mesmo rigor do ensino médio regular.

Além disso, as salas possuem dois professores locais que suscitam e orientam a discussão durante as aulas. “Acontecem em tempo real, com 50 minutos, sendo 30 de aula e outros 20 minutos de interatividade para dirimir as dúvidas dos alunos”, completou Akemi Wada.

Para a professora de Língua Portuguesa, Literatura e Redação, Wanessa Soares, além da oferta de um ensino de qualidade ministrado por professores especialistas, a ação possibilita maior interatividade com os alunos com a utilização da tecnologia. “É uma experiência maravilhosa e inovadora no ensino médio. Os alunos têm uma oportunidade única de interatividade diária com excelentes professores, diminuindo as distâncias e possibilitando ensino de qualidade”, afirmou.

A primeira etapa do programa já está acontecendo em 21 unidades escolares localizadas nos municípios de São Raimundo das Mangabeiras, Tuntun, Itaipava do Grajaú, Caxias, Buriti, Tutóia, Chapadinha, Brejo, Itapecuru-Mirim, Dom Pedro, Icatu, Rosário, Alto Alegre do Pindaré, Santa Inês, Pastos Bons, Palmeirândia, Olinda Nova, São Vicente Férrer e Centro Novo. Ao todo, 11 regiões do Maranhão estão sendo beneficiadas com o M-Tec. A meta da secretaria é expandir de 30 para 300 salas de aula no próximo ano letivo.

Ilha Canárias

Localizada no município de Araioses, a Ilha Canárias foi uma das beneficiadas pelo Programa de Mediação Tecnológica. “Dada à distância e a logística complicada para chegar à ilha, o programa trará um grande avanço para a formação da população de Canárias e qualidade no ensino para os alunos”, ressaltou o gestor da Unidade Regional de Educação (URE) de Chapadinha, Jânio Rocha.

O gestor relatou que ao explicar a finalidade e metodologia do programa aos alunos na comunidade, eles demonstraram grande expectativa. “Logo no primeiro dia percebeu-se grande expectativa por parte dos alunos quanto ao sistema e a metodologia utilizados. Eles estavam curiosos e confirmaram o interesse em participar ativamente das aulas”, contou.

Sem comentário para "Educação e tecnologia"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: