Feira do Livro recebe 150 mil visitantes

1comentário
CacoBarcelos
Conferência de encerramento foi com o jornalista e escritor, Caco Barcellos, da Rede Globo.

A 10ª edição da Feira do Livro de São Luís (FeliS), encerrada no último domingo (13), foi um sucesso de público. Cerca de 150 mil pessoas prestigiaram os sete dias de evento cuja programação reuniu escritores locais e nacionais em uma grande celebração às letras.

A conferência de encerramento foi com o jornalista e escritor, Caco Barcellos, do Profissão Repórter da Rede Globo. Ele partiucipou da Feira em dois momentos: a tarde no Espaço Jovem com um bate-papo para a juventude e à noite em plaestra com tema “A arte da Comunicação”, mediada pelo curador da 10ª FeliS, Alberto Júnior.

Barcellos destacou que a reportagem nada mais é que uma história contada a partir de vários olhares. “É preciso ter muito cuidado porque um bom repórter fala em nome da sociedade e ele não coloca a sua visão. Ter ética em uma era de informação muito volátil é essencial, é o que determina a credibilidade do profissional. Uma entrevista pode conter mentiras, portanto é preciso comprovar cada palavra dita, os fatos dizem por si só. No Profissão Repórter temos um processo colaborativo, não damos ordens, damos exemplos”, disse o jornalista.

O repórter celebrou 10 anos de Profissão Repórter com um montante de 1.200 reportagens no ar e falou de sua influência literárias. “Eu sempre ouvi e contei histórias, nunca fiz nenhum outro trabalho que não fosse esse. A única diferença é que tudo que eu conto é real, eu intitulo de ‘Romance de não ficção’. É uma herança do meu avô que era trovador e contava histórias ao som do violão, cresci ouvindo aquilo. Escolhi estar nas ruas, fazendo o que eu gosto, porque minha família sempre me ensinou a não abrir mão a minha felicidade e acho que isso é o mais importante da vida. Acredito que além disso, os livros são uma oportunidade concentrada no melhor que o autor pode dar, damos cada dia uma nova oportunidade aos leitores de nos conhecerem”.

Muitos fã aproveitaram para bater fotos com o repórter Caco Barcelos da Rede Globo
Muitos fã aproveitaram para bater fotos com o repórter Caco Barcelos da Rede Globo

Com um total de 120 apresentações, 70 grupos artísticos, 40 contações de histórias, 28 intervenções, 14 palestrantes nacionais, 50 escolas e 30 mil crianças atendidas em diferentes atividades infantis, como o Cine Sesc, Biblio Sesc, pinturas faciais, brincadeiras lúdicas e leitura, a 10ª Feira do Livro de São Luís aconteceu de 7 a 13 de novembro, na Praia Grande.

Nos lançamentos de livro, 91 obras inéditas e relançamentos foram apresentados ao público na Casa do Escritor Maranhense e estandes das Universidades Estadual do Maranhão (Uema) e Federal do Maranhão (UFMA), além de 15 crianças que participaram do “Escritores Mirins”.

Foto: Lauro Vasconcelos

1 comentário para "Feira do Livro recebe 150 mil visitantes"


  1. Joao Luiz Pereira Tavares

    «Chegue num jantar de inteligentinhos e, por exemplo, defenda a LAVA-JATO. Haha. Você vai VER o que vai acontecer com você, né? Vão olhar TORTO pra você achando que, de repente, você é dono de um banco, alguém assim! E não alguém que trabalha duro para sobreviver e, por isso, SEMPRE desconfia de quem não o faz… Né?»

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: