Edivaldo avança na construção de Ecopontos

1comentário

Com 90% das obras concluídas, o Ecoponto que está sendo instalado pela Prefeitura de São Luís no bairro São Raimundo entra em fase final de obra e deve ser inaugurado nos próximos dias pelo prefeito Edivaldo. O Ecoponto será o 11º entregue pelo prefeito, garantindo à população um espaço para a coleta seletiva e destinação ambientalmente adequada de materiais recicláveis ou em condições de reuso. Com isso, a Prefeitura segue avançando no cumprimento das metas estabelecidas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Além de ser uma importante política de limpeza urbana, os Ecopontos também fortalecem a cadeia produtiva de resíduos sólidos em São Luís e fomenta a economia solidária. As obras do Ecoponto São Raimundo foram iniciadas em junho deste ano. O equipamento está localizado na Rua 4, próximo ao ponto final da linha de ônibus que atende ao bairro. As baias de alvenaria para acondicionamento de materiais recicláveis já estão concluídas, faltando apenas a colocação das placas de identificação, que seguem os padrões definidos de coleta seletiva: amarelo para metal, azul para papel, vermelho para plástico e verde para vidro. As instalações sanitárias e parte administrativa também já foram concluídas.

Os operários seguem trabalhando na concretagem do piso para manobra de veículos durante a descarga nas caixas estacionárias e na pavimentação com pedra brita da área de circulação de veículos e pedestres. “A estrutura dos Ecopontos foi projetada para ser uma área de fácil circulação de pessoas e veículos, de fácil identificação dos setores e com um modelo de fácil adaptação às características do terreno onde cada unidade é construída. Por isso, é uma obra que avança com rapidez”, informou a presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela.

Como ocorreu com os demais Ecopontos, o do bairro São Raimundo está sendo instalado em uma área conhecida por ser um ponto de descarte irregular na comunidade, deixando a localidade vulnerável à proliferação de criadouros para o mosquito Aedes aegypti, que transmite doenças como a dengue, chikungunya e zika vírus.

Avanços

Implantada na primeira gestão do prefeito Edivaldo, a instalação dos Ecopontos foi um importante avanço na gestão de resíduos sólidos em São Luís. Atualmente, a capital conta com 10 equipamentos do tipo em pleno funcionamento, beneficiando 350 mil moradores de 91 bairros. Desde a inauguração do primeiro Ecoponto, localizado no Parque Amazonas, em maio de 2016, mais de 14 mil toneladas de resíduos sólidos foram encaminhadas para a reciclagem. Com os Ecopontos, São Luís faz parte do grupo de 7% das cidades brasileiras onde há políticas públicas efetivas de coleta seletiva e reciclagem.

Por meio dos Ecopontos, foi possível ainda fortalecer o trabalho das cooperativas de catadores, gerando emprego e renda, já que todos os materiais recicláveis descartados voluntariamente pela população de São Luís nos Ecopontos são carreados para as entidades de catadores. Com isso, a renda média mensal das cooperativas cresceu 575% nos dois anos de implantação dos Ecopontos.

Este ano, o prefeito Edivaldo anunciou a implantação de mais dez Ecopontos em São Luís e a construção de dois galpões de triagem que serão entregues às cooperativas de catadores. “Estamos fazendo estudos de áreas onde possam ser implantados os Ecopontos da nova bateria de equipamentos anunciados pelo prefeito Edivaldo. “Estamos buscando áreas em bairros como o Centro, Cidade Olímpica e na Zona Rural”, afirmou Carolina Moraes Estrela. O próximo bairro a receber um Ecoponto deve ser a Vila Isabel onde será instalado o primeiro galpão de triagem.

Foto: Divulgação

1 comentário para "Edivaldo avança na construção de Ecopontos"


  1. Fátima

    Mais limpeza em nossa cidade

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: