Edivaldo entrega Ecoponto no Sacavém

0comentário

A Prefeitura de São Luís colocou em funcionamento nesta quarta-feira (3) o Ecoponto Sacavém. Com isto, a gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior avança ainda mais na política de gestão de resíduos sólidos em São Luís, garantindo à população equipamentos para o descarte ambientalmente adequado de resíduos recicláveis e volumosos, preservando o meio ambiente e fortalecendo a economia circular por meio do apoio às cooperativas de catadores de materiais recicláveis. O Ecoponto do Sacavém é o segundo entregue pela Prefeitura em menos de quinze dias. No dia 19 de junho entrou em funcionamento o do Itapiracó, localizado na Avenida Joaquim Mochel.

“Continuamos investindo e avançando na gestão de resíduo sólido com o objetivo de garantir  mais saúde e qualidade de vida para a população, a preservação do meio ambiente e uma cidade mais limpa e aprazível”, destacou o prefeito Edivaldo. 

O Ecoponto Sacavém fica localizado na Avenida dos Africanos e é o 14º a entrar em operação em São Luís. O equipamento foi construído em um ponto de descarte irregular conhecido no bairro onde era comum o despejo de resíduos de poda e capina, entulho de obras e móveis fora de uso. A prática causava transtornos aos moradores das proximidades, pois atraia insetos e outros animais vetores de doenças. Com o equipamento em funcionamento o ambiente agora será de limpeza.

De acordo com a presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, os Ecopontos têm mostrado resultados significativos porque estão sendo implantados em pontos estratégicos pela cidade. “São locais onde já havia a cultura do descarte irregular de resíduos sólidos. O que a gestão do prefeito Edivaldo tem feito, por meio da implantação dos Ecopontos e das ações de educação ambiental, é mostrar ao cidadão que existe uma maneira correta de fazer este descarte. Com isso, temos conseguido conscientizar a população a adotar atitudes sustentáveis, combatendo o descarte irregular na cidade e incentivando a reciclagem”, afirma.

Novos Ecopontos

Novos Ecopontos estão sendo construídos em São Luís. O Ecoponto do Parque dos Nobres deverá entrar em funcionamento nos próximos dias, quanto também serão iniciadas as obras dos Ecopontos Barreto e Primavera. Este último será o segundo da região do Cohatrac, onde a Prefeitura de São Luís entregou, no dia 19 de junho, o Ecoponto Itapiracó, localizado na Avenida Joaquim Mochel.

Outra obra que está em andamento é a do Ecoponto Centro, localizado no Anel Viário, e que terá ainda um galpão de triagem para materiais recicláveis anexo, facilitando o trabalho da Associação de Catadores de Material Reciclável (Ascamar), para quem o espaço será cedido.

A Vila Isabel, área do Itaqui-Bacanga, é outro local que vai receber Ecoponto. Este também contará  com galpão de triagem que será cedido à Cooperativa de Reciclagem de São Luís (COOPRESL).

Foto: Maurício Alexandre

Leia mais

Sem comentário para "Edivaldo entrega Ecoponto no Sacavém"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: