No Dia do Trabalhador, conheça iniciativas que buscam promover reconhecimento, inclusão, além de combate ao assédio

São Luís (MA) – O Dia do Trabalhador (1º de maio) recorda as conquistas históricas da classe trabalhadora e o esforço dos profissionais em suas atividades. Em alusão a esse dia, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) dedica as comemorações aos cerca de 70 mil trabalhadores que formam os 45 Hospitais Universitários Federais (HUFs) da Rede pelo país, apresentando algumas das ações que são realizadas durante todo o ano.
Diversidade e inclusão
O Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA) tem avançado, desde 2022, com seu Programa “Diversidade e Inclusão”, que em 2025 assume uma nova nomenclatura para incluir as ações de combate aos assédios moral e sexual nas relações do trabalho, sendo reconhecido como “Projeto de prevenção e enfrentamento ao assédio e à discriminação: a diferença nos enriquece, o respeito nos fortalece”.
A chefe da Unidade de Desenvolvimento de Pessoal (UDP) do HU-UFMA, Regiane Bastos, explica que o objetivo central deste projeto é “fomentar uma cultura organizacional mais inclusiva e pacificadora, pautada no tratamento cordial, empático, igualitário, estimulando o respeito às diferenças e à diversidade, e preservando a dignidade da pessoa humana no ambiente de trabalho”. O projeto desenvolve eventos, palestras e ações educativas e de comunicação sobre o tema.
Neste sentido, ainda, a Ebserh possui uma Política de Prevenção e Enfrentamento a Todas as Formas de Assédio e de Discriminação para toda a sua Rede, com um Guia completo que descreve sobre as formas de discriminação e de assédios moral e sexual, com indicação dos canais de denúncia (Ouvidorias ou a Plataforma Fala.BR).
Valorização profissional
O Hospital Universitário Júlio Müller, da Universidade Federal de Mato Grosso (HUJM-UFMT), por exemplo, desenvolveu o Programa de Valorização Profissional (PVP) em 2023, promovendo ações, como: cultura dos elogios; celebração dos dias de profissões; palestras e ofertas de serviços relacionados aos cuidados físicos e mentais para os colaboradores.
A psicóloga organizacional Caroline Godoy, da Unidade de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (Usost) do HUJM-UFMT, afirma que, para formar um espaço produtivo saudável, é imprescindível nutrir relacionamentos interpessoais com respeito e empatia, e destaca o papel essencial da instituição nesse processo. “Uma liderança que se ancora no cuidado, na compaixão, no compartilhamento e na conexão é capaz de despertar a criatividade, impulsionar novas ideias e, acima de tudo, colocar o ser humano no centro”, ressalta.
Promoção à saúde do trabalhador
Os HUFs têm investido também em ambientes seguros e programas de saúde ocupacional. Mais recentemente, inclusive, a Rede vivenciou a campanha Abril Verde, com foco na prevenção de adoecimentos e de acidentes de trabalho.
Com esse objetivo, o Hospital de Ensino Dr. Washington Antônio de Barros, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) tem promovido uma série de ações ao longo dos anos. A equipe da UDP, responsável por essas iniciativas, comenta que os projetos buscam promover um ambiente de trabalho saudável e condições positivas que favoreçam uma melhora na qualidade de vida e bem-estar físico e mental dos colaboradores e no desempenho da organizacional.
Algumas ações citadas pela Unidade são: o Programa “Nossa Saúde Vale +”, criado em 2021, com ações de combate ao sedentarismo, alimentação saudável e fortalecimento da saúde emocional e mental; o Programa Pixels das emoções, possibilitando que os profissionais expressem o que sentem em quadros disponíveis na entrada dos prédios da instituição; a Semana de Qualidade de Vida; o Projeto Arteterapia, com realização de pinturas durante os intervalos dos expedientes; e o Cine HU, com exibição de filmes seguidos por debates.
Essas boas práticas de valorização, inclusão e promoção à saúde no ambiente de trabalho, desenvolvidas pelos Hospitais, representam o esforço assumido por toda a Rede Ebserh com o fortalecimento do cuidado, da empatia e do respeito por todos aqueles que fazem a missão da estatal acontecer.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.