DEM e PT selam apoio para eleição de prefeito em São Luís

Roberto Costa, Fernando Silva, César Pires, Ricardo Guterres, Washington Oliveira, Clóvis Fecury, Rodrigo Comerciário e Raimundo Monteiro de mãos dadas para simbolizar aliança

Dirigentes do Democratas e do Partido dos Trabalhadores assinaram na tarde desta quarta-feira um protocolo de intenções formalizando a aliança entre as duas legendas para a eleição de prefeito em São Luís. O apoio do DEM ao PT foi comemorado pelos líderes dos dois partidos, que destacaram o fortalecimento da coligação que dará sustentação à candidatura do vice-governador Washington Oliveira à sucessão municipal.

O encontro que selou a aliança entre as duas agremiações aconteceu na sede do DEM, no São Francisco, e também reuniu líderes do PV e do PMDB. Presidente municipal democrata na capital, o secretário Ricardo Guterres (Minas e Energia) disse que a assinatura do protocolo de intenções foi um momento histórico. “A aliança entre DEM e PT comprova que nosso grupo está unido e rumo a uma campanha vitoriosa. Demonstra ainda que o comando do nosso partido no Maranhão supera qualquer divergência nacional, com habilidade e sob a liderança da governadora Roseana Sarney”, assinalou.

Seguindo a mesma linha, o presidente estadual do DEM, senador Clóvis Fecury, disse que a união entre o seu partido e o PT deve ser celebrada, pois foi construída com muita paciência e polêmica, o que em alguns momentos gerou desgaste. “Todos os dias a imprensa divulgava uma versão diferente sobre o rumo a ser tomado pelo nosso partido na eleição de outubro. Mas, ao final, fizemos o nosso presidente nacional, senador José Agripino Maia, entender que no Maranhão o DEM é aliado histórico do PMDB e, por consequencia, de outros pastidos que este vier a apoiar, a exemplo do PT”, poderou. Fecury também enalteceu o papel da governadora Roseana Sarney e do presidente municipal, Ricardo Guterres, para a construção da aliança, que, segundo ele, será benéfica, pois resultará na união entre os governos municipal e estadual em favor de São Luís.

Contrapartida

O presidente regional do DEM disse ainda esperar a contrapartida de Roseana para o empenho do DEM em apoiar o projeto eleitoral governista na capital. “Pleitearemos o apoio da governadora Roseana Sarney aos candidatos do DEM que disputarão a eleição de prefeito em 28 municípios e que têm grandes chances de vitória nas urnas”, pontuou, acrescentando que também buscará ampliar o espaço do partido na administração estadual. Clóvis Fecury externou também a expectativa de maior chance de eleição de vereadores democratas, já que o partido tem apenas o médico Sebastião Albuquerque como representante na Câmara Municipal de São Luís.

Washington Oliveira disse que recebeu o apoio do DEM com satisfação e que acredita que seu grupo formará a mais ampla aliança da história das eleições na capital, com 13 ou 14 partidos coligados. “Essa união é fundamental para enfrentarmos os graves problemas da capital maranhense, cuja população sofre com a precariedade do sistema de transporte, de coleta de lixo, infraestrutura, saneamento, entre outras deficiências. “A administração municipal precisa trabalhar com planejamento participativo, ou seja, permitir a participação da população nas ações e projetos governamentais”, defendeu.

O pré-candidato petista pregou ainda adoção do modelo de desenvolvimento praticado pelo governo da presidente Dilma Rousseff. “É preciso colocar São Luís em sintonia com o Brasil de hoje, que cresce progressivamente e consolida-se como uma das maiores economias do mundo”, enfatizou.

Participaram ainda do evento os presidentes estadual e municipal do PT, Raimundo Monteiro e Fernando Silva; o presidente municipal do PMDB, deputado Roberto Costa; o presidente municipal do PV, Willian Júnior; o vice-presidente estadual do DEM, deputado César Pires; e o assessor especial do Governo do Estado, Rodrigo Comerciário.

Foto: Diego Chaves/O Estado do Maranhão

Infraero ignora reforma do aeroporto de São Luís em seu site

Após quatro adiamentos, conclusão da reforma do aeroporto de São Luís foi remarcada para agosto, mas gera dúvida

A Empresa Brasileira de Administração Aeroportuária (Infraero) ignora solenemente em seu site (www.infraero.gov.br) a reforma do Aeroporto Marechal Cunha Machado  entre as melhorias que está executando em terminais de passageiros no país. Na seção “Obras e Investimentos“, a página virtual dá detalhes sobre intervenções estruturais em aeroportos de 15 estados e do Distrito Federal, mas não traz uma única linha sobre a controversa reforma do aeroporto da capital maranhense, iniciada em abril do ano passado e cuja conclusão, após quatro adiamentos, deverá ocorrer somente em agosto.

O site da Infraero contém informações, por exemplo, sobre a inauguração dos módulos operacionais do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos – Governador André Franco Montoro (SP) e da primeira etapa da obra do Sistema de Pista e Pátio do Aeroporto São Gonçalo do Amarante, em Natal (RN). A página traz ainda detalhes sobre a reforma, modernização e ampliação do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus (AM); da ampliação do pátio de aeronaves do Aeroporto Internacional de Macapá (AP) e da construção do novo pátio de aeronaves do Aeroporto Internacional de Parnaíba Prefeito Dr. João Silva Filho (PI).

Ao final da seção “Obras e Investimentos”, a Infraero enfatiza que “todos esses empreendimentos refletem o empenho da Infraero em modernizar e ampliar os aeroportos sob sua administração, para que tenham plena capacidade de atender a crescente demanda do setor aéreo brasileiro.”

A ausência de qualquer menção sobre  a reforma do terminal de passageiros do Aeroporto Marechal Cunha Machado soa, no mínimo, estranha, em razão da magnitude da obra, orçada inicialmente em R$ 10, 4 milhões, valor que foi elevado para R$ 12,7 milhões devido ao atraso e a consequente prorrogação do contrato firmado entre a Infraero e a empresa maranhense EP Engenharia.

Pelo menos um motivo para a omissão da Infraero em relação à tumultuada reforma do aeroporto de São Luís vem à mente: o desejo da empresa de esquecer um episódio que, devido à série de transtornos causados, tornou-se um verdadeiro estorvo.

Foto: Biné Morais/O Estado do Maranhão

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima