Liberadas, praias de São Luís atraem banhistas

O secretário estadual de Saúde, Ricardo Murad, levou as netas para tomar banho de mar no Dia da Criança

A população de São Luís voltou às praias neste feriadão, após o anúncio da liberação da orla marítima para o banho pelas secretarias estaduais de Meio Ambiente (Sema) e Saúde (SES). Permanecem obstruídos apenas um raio de 300 metros das desembocaduras dos rios Calhau, Pimenta, Claro, Jaguarema e Olho de Porco. Na manhã desta sexta-feira (12), o secretário de Saúde Ricardo Murad era um dos banhistas presentes na avenida Litorânea.

Depois de entrar no mar com as netas Paola e Giovana, na praia do Calhau, Ricardo Murad reafirmou à imprensa que as análises realizadas pelo Laboratório Central do Estado do Maranhão (Lacen), com o apoio da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental de São Paulo (Cetesb), mostraram que apenas 10% dos 18 quilômetros da orla marítima da ilha de São Luís estão impróprios para o banho.

“Vamos manter o monitoramento das nossas praias e os pontos que apresentarem qualquer alteração negativa no nível de balneabilidade, serão obstruídos. O que podemos garantir é que a equipe de análise técnica nos dará, permanentemente, a segurança de poder indicar os trechos impróprios para o banho”, afirmou o secretário de Saúde.

A solicitação para que o Lacen emitisse os novos laudos partiu do secretário de Meio Ambiente, Victor Mendes, já que há cerca de quatro meses todas as praias de São Luís foram consideradas impróprias para banho.

Fonte: Secretaria Estadual de Comunicação (Secom)

Pinto Itamaraty reassume mandato e Weverton Rocha deixa a Câmara Federal

Agora Weverton Rocha (PDT) vai ter mais tempo para se dedicar à campanha do candidato a prefeito de São Luís, Edvaldo Holanda Jr. (PTC), já que a partir de hoje ele não é mais deputado federal. O deputado Pinto Itamaraty (PSDB), depois de cumprir sua licença de 121 dias, retornou à vaga ocupada até então pelo pedetista.

Para que Weverton volte ao exercício de deputado, Holando Jr. (PTC) teria que ir a Brasília tirar licença, o que não deve acontecer devido ao ritmo do segundo turno da campanha. Holanda Jr. não tirou licença do mandato de deputado federal para disputar a eleição em São Luís, e está ausente, durante toda a campanha, da função para o qual foi eleito pelo povo.

Dessa forma, a partir de hoje, Weverton Rocha não está mais protegido pela imunidade parlamentar. Ele responde a sete ações por improbidade administrativa no Maranhão, sendo seis na Justiça Estadual e uma na Justiça Federal. A mais polêmica delas é a ação por suposto desvio de verba pública, cerca de 5 milhões, que deveria ser usada na reforma do tradicional Ginásio Costa Rodrigues.

Mesmo reassumindo sua vaga na Câmara Federal, o deputado Pinto Itamaraty continuará participando ativamente da campanha do prefeito João Castelo.

Incentivo: diretoria do Crac destinará toda a renda da partida com o Sampaio a jogadores e comissão técnica

Estádio Genervino da Fonseca, em Catalão (GO), palco do primeiro jogo da final

A diretoria do Crac está apostando alto em uma vitória sobre o Sampaio Corrêa, no primeiro jogo da final do Campeonato Brasileiro da Série D, no próximo domingo, em Catalão (GO). Disposto a abrir boa vantagem em casa sobre os maranhenses, a direção do time goiano decidiu que repassará a renda bruta arrecadada na partida ao elenco de jogadores e à comissão técnica.

Os ingressos para o jogo em Catalão terão preço único de R$ 10,00. Com capacidade para receber 8,5 mil torcedores, o estádio Genervino da Fonseca receberá arquicancadas móveis com 1,5 mil lugares. O improviso foi necessario para que o estádio cumprisse o regulamento da Série D, que só permite que os jogos das finais sejam realizados em estádios com capacidade mínima para 10 mil torcedores.

Desfalques

Incentivo à parte, o Crac terá desfalques importantes para o primeiro dos dois jogos contra o Sampaio. Um deles é o goleiro e capitão do time, Donizete, que teve uma lesão no joelho e ficará afastado dos gramados até o fim da temporada. Seu substituto será Dudu. A dupla de zaga titular, Tiago Sala e Emerson, está suspensa. O volante João Vítor é uma das opções para a zaga.

Após cumprirem suspensão, o lateral Amarildo e o meia Jefferson voltaram a ganhar condição de jogo.

Dilma virá ao Maranhão dia 17 para inaugurar hidrelétrica em Estreito

Dilma vai inaugurar a Hidrelétrica de Estreito

A presidente Dilma Rousseff participará da inauguração da Usina Hidrelétrica de Estreito, no próximo dia 17. A Assessoria de Imprensa da Presidência da República confirmou a presença dela no Maranhão. Será a primeira viagem de Dilma Rousseff ao estado como presidente.

A presença de Dilma no Maranhão atrairá todas as atenções da classe política local. Em especial daqueles envolvidos na eleição para prefeito de São Luís. Por isso, não está descartada a ida do candidato Edivaldo Holanda Jr.a Estreito, já que o PTC, seu partido, o PC do B e o PSB, que compõem a sua coligação, fazem parte da base de apoio ao Governo Federal.

Usina

A Usina Hidrelétrica Estreito está localizada entre os estados do Maranhão e Tocantins e é considerada uma das principais obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal.

Informações gerais

Usina Hidrelétrica Estreito

– Capacidade instalada: 1.087 MW

– Localização: no Rio Tocantins, na divisa dos estados do Maranhão e do Tocantins

– Mão-de-obra diretamente empregada no pico das obras: 10 mil diretos e 25 mil indiretos

– Área do reservatório: 555 km², incluindo a calha natural do Rio Tocantins

– Municípios da área de abrangência: Estreito e Carolina (Maranhão), Aguiarnópolis, Palmeiras do Tocantins, Babaçulândia, Barra do Ouro, Filadélfia, Darcinópolis, Goiatins, Itapiratins, Palmeirante e Tupiratins (Tocantins).

– Unidades geradoras: Oito turbinas tipo Kaplan

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima