Lobão Filho confirmado presidente da Comissão de Orçamento do Senado

Lobão Filho foi confirmado presidente da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) do Senado
Lobão Filho presidirá Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização do Senado (CMO)

Anunciado na semana passada como o novo presidente da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO), o senador Lobão Filho (PMDB-MA) foi oficializado há pouco no cargo. Além dele, foram eleitos para a primeira, a segunda e a terceira vice-presidências da CMO, respectivamente, o deputado Bruno Araújo (PSDB-PE), o senador Francisco Dornelles (PP-RJ) e o deputado Guilherme Campos (PSD-SP).

Fonte: Agência Senado

Marcos Silva agora quer disputar Senado

O presidente do PSTU no Maranhão, Marcos Silva, voltou a defender uma aliança entre o seu partido, o PSol e o PCB, partidos que formam a chamada ultraesquerda, na eleição de 2014. Em comentário no Facebook (leia abaixo), Silva descartou lançar seu nome novamente ao governo e cogitou disputar o Senado. Ele citou os nomes dos professores Saulo Arcangeli (Uema) e Antônio Gonçalves (UFMA) como possíveis candidatos ultraesquerdistas à sucessão  estadual, caso a desejada aliança se concretize.

Derrotado em sucessivos pleitos, “o líder proletário” agora sonha com uma vaga no Senado. Projeto que está mais para devaneio, assim como sua intenção de unir os radicais no mesmo palanque.

marcos silva senado

Em nota, SSP dá detalhes sobre invasão no órgão

A Secretaria de Segurança Pública divulgou nota, no início desta tarde, sobre a invasão da sede do órgão, no Outeiro da Cruz, ocorrida na noite de ontem. Segundo a SSP, a intenção dos dois bandidos era furtar materiais, como portas e janelas, da reforma que está sendo executada no Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops).

De acordo com a nota, os bandidos entraram pelos fundos do prédio, onde está sendo construído o anexo da Central de Videomonitoramento, e um deles chegou a travar luta corporal com um vigilante de plantão.

Ainda segundo a SSP, o caso está sendo investigado pela Superintendência de Polícia Civil da Capital (SPCC). Abaixo a íntegra da nota:

Uma tentativa de furto, ocorrida na madrugada desta terça-feira (16), nas dependências da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), foi frustrada por seguranças que estavam de plantão. O fato está sendo investigado pela Superintendência de Polícia Civil da Capital (SPCC).

De acordo com relatório do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), a intenção dos criminosos era o de subtrair alguns materiais, como portas e janelas, da reforma que está sendo realizada no prédio do Ciops.

Ainda segundo o relatório, a ação teria sido cometida por dois homens, que teriam entrado, por volta de meia-noite, pelos muros que dão acesso a área dos fundos da SSP, onde será construído o anexo da Central de Videomonitoramento.

Tão logo notou a movimentação suspeita, um dos seguranças identificou os criminosos e chegou a travar luta corporal com um deles, tendo sacado o revólver e efetuado disparos, frustrando o furto. Equipes da Polícia Militar foram acionadas e iniciaram, ainda na madrugada, buscas para prender os suspeitos.

A SSP esclarece ainda que o serviço de vigilância interna e externa é feito pela Empresa SH Vigilância, que presta serviço de segurança em diversos órgãos estaduais.

Túnel é descoberto em sala de aula do CDP de Pedrinhas

Túnel foi escavado no peiso de uma sala de aula do CDP; ao redor, sacos com terra
Túnel foi aberto no piso de uma sala de aula do CDP; ao redor, vários sacos com terra retirada nas escavações

O Grupo Especial de Operações Penitenciárias (Geop), criado pela Secretaria de Estado da Justiça e da Administração Penitenciária (Sejap), impediu, na noite desta segunda-feira (15), a fuga de 15 detentos do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pedrinhas. A evasão dos internos seria por meio de um túnel escavado em uma sala de aula daquela unidade carcerária. O buraco já tinha 6m de extensão.

O Geop, em meio a rondas extensivas, realizadas durante a noite, percebeu uma movimentação estranha, vinda da sala de aula. Na ocasião, os internos foram pegos em flagrante.

De acordo com o secretário de Justiça e da Administração Penitenciária, Sebastião Uchôa, a maioria dos detentos que tentava fugir é assaltante de bancos, conhecidos como ‘caixeiros’. “Eles tentam fugir por meio de ações feitas de dentro para fora e esse túnel é só mais uma tentativa. Estamos fazendo essas rondas para evitar qualquer distúrbio”, disse o secretário.

Túnel já tinha seis metros de profundidaade e possibilitaria a fuga de 15 detentos
Descoberto durante ronda, túnel já tinha seis metros de profundidade e possibilitaria a fuga de 15 detentos do CDP

Fonte: Secretaria de Estado de Justiça e Admionistração Penitenciária (Sejap)

Bandidos invadem Secretaria de Segurança

Cúpula da Segurança Pública do Maranhão pode estar sendo vítima de tentativa de desmoralização
Cúpula da Segurança Pública do Maranhão pode estar sendo vítima de tentativa de desmoralização

Dois bandidos invadiram, ontem à noite, o pátio da Secretaria de Segurança Pública, no Outeiro da Cruz. A suspeita é de que eles tentavam roubar as armas dos dois vigilantes que estavam de plantão no órgão. Os marginais foram expulsos a bala pelos seguranças. Caso fosse concretizado, o crime causaria extremo contrangimento à cúpula da SSP, justamente neste momento em que a violência está acima da média em toda a região metropolitana de São Luís.

Os bandidos entraram no estacionamento da secretaria por volta das 22h. Os primeiros levantamentos revelam que eles acessaram as instalações do órgão próximo a uma caixa d’água, localizada a poucos metros da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Os ladrões só não foram adiante porque os dois vigilantes perceberam a movimentação e atiraram em sua direção. A polícia foi acionada imediatamente, mas quando chegou os meliantes já haviam se evadido.

Na madrugada da última sexta-feira (12), bandidos tentaram explodir o muro do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pedrinhas para possibilitar a fuga de dezenas de presos (reveja). E só não conseguiram o intento porque agentes penitenciários descobriram o plano a tempo de evitá-lo.

Por essas e outras ações audaciosas, a SSP precisa deflagrar uma investigação minuciosa, a fim de identificar e prender os autores e descobrir se agem a mando de alguém disposto  a desmoralizar o sistema de segurança pública.

Busca

No Twitter

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima