Alto Parnaíba: homem consegue provar à Justiça que está vivo

O juiz José Francisco de Souza Fernandes, titular de Alto Parnaíba, proferiu decisão na qual anula a certidão de óbito de Narciso José de Moura. Narciso estava oficialmente morto desde fevereiro de 1983, através de certidão de óbito expedida pela serventia judicial da comarca de João Lisboa. A certidão havia sido solicitada pela ex-mulher de Narciso, Cesarina Rodrigues de Moura.

Consta na decisão do magistrado que Narciso e Cesarina casaram-se em João Lisboa em março de 1969, separando-se logo em 1970. No ano de 1976, Narciso mudou-se para Alto Parnaíba. Lá, ele constituiu nova família, a qual mantém até os dias de hoje, tendo sete filhos com Maria Luíza Lopes. Narciso afirmou que, quando precisou tirar certidão de casamento com vistas ao início de processo de aposentadoria rural por idade, descobriu que não poderia, pois estava oficialmente morto.

Conforme o livro da serventia, a ‘morte’ de Narciso teria sido declarada pela sua ex-mulher. A serventia extrajudicial, na pessoa da delegatária, foi citada em 2009 e afirmou recebeu o requerimento de registro tardio de óbito e procedeu à sua inscrição em virtude de decisão judicial. Em audiência de conciliação, instrução e julgamento, ocorrida em 2011, a Justiça colheu o depoimento pessoal do autor e constatou-se a ausência da ex-mulher dele. O juiz determinou que ela fosse ouvida por carta precatória.

O INSS, requerido pela Justiça, comunicou a existência de benefício de pensão por morte em favor de Narciso, baseado na sua ‘morte’. O Ministério Público confirmou, então, a procedência do pedido de Narciso.

Na decisão, o juiz cita que “é fato inquestionável que o autor Narciso José de Moura está vivo, embora oficialmente “morto”, tendo este magistrado verificado pessoalmente a sua identidade física por ocasião da audiência de instrução e julgamento realizada no dia 5 de março de 2013 […] concluo assistir razão ao autor, haja vista que, evidentemente, não poderá subsistir o registro de óbito de pessoa que se encontra viva.”

Óbito anulado

E decidiu: “Diante do exposto, em consonância com o parecer ministerial, jugo procedente o pedido […] e determino a anulação do registro de óbito n9. 1.135, lavrado às folhas do Cartório do 1º Ofício Extrajudicial da Comarca de João Lisboa/MA, no dia 17 de outubro de 1985, em nome de Narciso José de Moura”.

Francisco de Souza Fernandes determinou, ainda, que a secretaria judicial encaminhasse cópia integral da decisão ao promotor de Justiça da Comarca de João Lisboa, para os fins de direito, remetendo-se, ainda, mediante ofício, cópia desta sentença ao Instituto Nacional do Seguro Social, gerência executiva de Balsas, para as providências que reputar cabíveis.

Fonte: Corregedoria Geral de Justiça

São José de Ribamar: presidente da Câmara é assaltado e leva tiro na cabeça

Beto das Vilas em sessão na Câmara de Ribamar (acima) e com a cabeça enfaixada após levar tiro de raspão
Beto das Vilas em sessão na Câmara de Ribamar (acima) e com a cabeça enfaixada após levar tiro de raspão

O presidente da Câmara Municipal de São José de Ribamar, Manoel Albertin Dias dos Santos, o Beto das Vilas (PMDB), foi atingido por um tiro de raspão na cabeça durante assalto que sofreu ontem à noite na Vila Kyola. O vereador foi abordado por dois bandidos quando se dirigiu ao bairro para entregar um colchão a uma família carente.

Segundo apurou o blog, os assaltantes surpreenderam Beto das Vilas de arma em punho e o obrigaram a entregar-lhes o celular. Quando o político estendia a mão para dar o aparelho, um dos criminosos efetuou o disparo.

Tudo indica que a intenção era matá-lo, tendo em vista a direção do disparo. Por pura sorte, o tiro atingiu o vereador apenas de raspão.

A Polícia Militar fez diligências na Vila Kyola e arredores e prendeu dois suspeitos. O vereador esteve na delegacia hoje, com a cabeça enfaixada, mas não reconheceu nenhum deles.

Belo das Vilas foi reeleito em outubro do ano passado para mais um mandato de vereador em São José de Ribamar. Ele foi o mais votado para a Câmara Municipal, obtendo 2.607 votos. Em janeiro, foi reeleito presidente da Casa.

PAC Rio Anil tem estrutura precária, mas tráfico ainda é o maior problema

Técnico inspeciona esgoto estourado no condomínio PAC Rio Anil
Técnico inspeciona esgoto estourado no PAC Rio Anil

Vistoria realizada ontem por equipes do Corpo de Bombeiros e do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea-MA) identificou uma série de problemas no condomínio PAC Rio Anil, na Camboa. Esgotos estourados, ausência de extintores de incêndio e falta de capina foram algumas das situações detectadas.

Mas é preciso muito mais do que uma inspeção técnica na parte estrutural para tornar o ambiente propício à moradia com qualidade. Isso porque o tráfico de drogas, principal incômodo para os cidadãos de bem que residem no condomínio, passou ao largo da vistoria.

O comércio de entorpecentes aterroriza a vida de moradores do PAC Rio Anil, inaugurado em 2009. Em alguns blocos, já houve até mortes por overdose e em confrontos entre traficantes. Pessoas que moram na vizinhança também são afetadas pela violência que marca o dia a dia nos prédios que compõem o residencial.

Por isso, da próxima vez que houver uma inspeção no PAC Rio Anil, é fundamental a presença da polícia.

Petrobras leva Caravana Social a Bacabeira

A Caravana Social do Integração Petrobras Comunidades (IPC) chega em Bacabeira (MA), nesta quinta-feira (05/09) . As oficinas são gratuitas e abertas a representantes de entidades do terceiro setor. O objetivo é apresentar o roteiro de elaboração de projetos sociais e esclarecer dúvidas sobre o regulamento.

O IPC é uma seleção pública de projetos sociais desenvolvidos nas áreas de influência das instalações da Petrobras – em Bacabeira está em processo de instalação a Refinaria Premium I – está alinhado às diretrizes do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania. Suas inscrições estão abertas até 13 de setembro no site www.petrobras.com.br/ipc.

A seleção pública vai destinar R$ 21 milhões, em período de dois anos, para projetos sociais desenvolvidos nos estados do Maranhão, Ceará, Alagoas, Bahia, Rio Grande do Norte, e Sergipe, com valor de até R$ 300 mil. Os projetos sociais devem contemplar ao menos uma das linhas de atuação: geração de renda e oportunidade de trabalho; a Educação para a qualificação profissional; e a Garantia dos direitos da criança e do adolescente.

No Maranhão, serão contempladas iniciativas nos municípios de Bacabeira, Rosário, e Santa Rita.

Serviço Caravana Social IPC 2013 em Bacabeira/MA
Data: quinta-feira (05/09)
Hora: 8h às 16h
Local: Paróquia Imaculada Conceição – A Bem Aventurada Virgem
Endereço: Av. Carlos Macieira, SN – Cidade Nova. Bacabeira/MA

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima