Sema e Uniceuma firmam parceira em defesa da Lagoa da Jansen

Secretário de Meio Ambiente, Victor Mendes, reitor Marcos Barros e gestores da Sema e do Ceuma
Secretário de Meio Ambiente, Victor Mendes, reitor Marcos Barros e demais gestores da Sema e do Ceuma

Técnicos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), alunos e professores da Universidade Ceuma vão desenvolver projetos de extensão e de pesquisa na área da Lagoa da Jansen, em São Luís. A parceria entre Sema e Uniceuma foi firmada na última quarta-feira (25).

Participaram da reunião em que foi selada a parceria, o secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão, Victor Mendes, e o reitor do Uniceuma, Marcos Barros, entre outros gestores da instituição e técnicos do órgão.
A meta é realizar atividades como a revitalização ambiental de áreas da Lagoa da Jansen. Victor Mendes informou que o Uniceuma sempre foi parceiro da Sema. “Essa universidade, com seu potencial, seus alunos, seus cursos, atende as necessidades exigidas pela Secretaria”.

“A Universidade Ceuma e Sema estão reforçando a parceria já existente para que alunos e professores possam desenvolver projetos de extensão e de pesquisa na área da Lagoa”, ressaltou o reitor Marcos Barros.

Entre os trabalhos a serem desenvolvidos, alunos dos cursos de Engenharia Ambiental e Gestão Ambiental vão analisar questões ambientais. Os do curso de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores participarão de ações de urbanização e intervenção visual.

Segundo o assessor da Pró-reitoria na Área Tecnológica, Sérgio Fernando, responsável pela parceria, a celebração do termo de cooperação é para o desenvolvimento de ações conjuntas na área de serviços urbanos e meio ambiente. “Vamos promover uma ampla melhoria em áreas da Lagoa, o que vai beneficiar, também, a Universidade, que terá a oportunidade de oferecer à comunidade e à cidade ações que vão valorizar um espaço de uso público”.

Fonte: Secretaria Estadual de Comunicação (Secom)

Vídeo do GTA mostra resgate de Adriano Sarney

O vídeo abaixo mostra o momento exato em que uma equipe do Grupo Tático Aéreo (GTA) resgatava o presidente do PV em São Luís, José Adriano Sarney, após a aeronave em que ele viajava junto com a esposa, um assessor e o piloto fazer um pouso forçado, na manhã de ontem, em um campo alagado no município de Guimarães, na Baixada Maranhense. Asa informações dão conta de que houve pane no motor da aeronave. Assista:

[youtube 1T1m-3Y-i8g]

CNJ manda TJMA apurar responsabilidade por obra irregular de fórum em Porto Franco

CNJ

cnj obraO Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou que o Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJMA) “apure a extensão e o grau de responsabilidade da Construtora Console pela execução irregular de parte da obra de construção do novo Fórum da Comarca de Porto Franco, no Maranhão”. A determinação do CNJ é que seja apurada também a responsabilidade dos funcionários do tribunal responsáveis pela gestão do contrato.

A decisão foi tomada durante a 175ª Sessão Ordinária, realizada na última semana, no julgamento do recurso apresentado ao Pedido de Providências nº 0000647-68.2013.2.00.0000. O relator do processo, conselheiro Gilberto Valente Martins, sugeriu ainda que, se comprovada a responsabilidade, seja aplicada aos responsáveis “as multas e penas cabíveis” e que seja feito o ressarcimento dos eventuais prejuízos aos cofres públicos.

O conselheiro Gilberto Valente Martins determinou que os resultados das investigações sejam encaminhados ao CNJ, ao Ministério Público do Maranhão e ao Tribunal de Contas do estado. O voto do relator foi aprovado pelo Plenário do Conselho.

Além da apuração de responsabilidade, o CNJ manteve determinação anterior, adotada pelo conselheiro Gilberto Martins, para que o Tribunal do Maranhão observe os termos da Resolução n 114, do CNJ, que dispõe sobre planejamento, execução e monitoramento de obras do Poder Judiciário, na construção do novo Fórum de Porto Franco.

O recurso foi apresentado pelo Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado do Maranhão contra decisão do próprio conselheiro Gilberto Martins, que anteriormente havia apenas recomendado a apuração. No recurso, o sindicato sustentou a necessidade da realização de auditoria para apurar suspeitas de superfaturamento do valor da obra e irregularidades na fiscalização.

Preso morre eletrocutado ao tentar fugir do Cadeião de Pedrinhas

cdp de pedrinhasA Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) informa a morte do detento Ismael Monteiro, de 21 anos, mais conhecido como “Mael”. Ele faleceu eletrocutado durante tentativa de fuga do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pedrinhas, o famoso Cadeião, na madrugada desta segunda-feira.

De acordo com a diretora do CDP, Josiane Furtado, o detento teria se atrapalhado com a instalação elétrica usada para iluminar o túnel. “Mael” estava preso na cela 8 do bloco Delta e cumpria pena pelo crime de assalto a mão armada.

Na ocasião, seria empreendida uma fuga em massa, frustrada pelos agentes penitenciários. “Integrantes do Rope e o Geop foram acionados e os presos logo contidos. No momento, a situação está sobre total controle”, afirmou a diretora do CDP.

Ex-vereador de São Luís é assaltado na Praia do Meio

Umbelino Jr. foi o 6º vereador de São Luís assaltado só este ano
Umbelino Júnior foi o sexto vereador de São Luís assaltado somente este ano

O ex-vereador Umbelino Júnior (PV) foi assaltado no último sábado, na Praia do Meio. O blog apurou que os ladrões levaram um cordão de ouro do ex-parlamentar no valor de R$ 40 mil. Cinco membros da Câmara Municipal de São Luís foram vítimas da bandidagem somente este ano: Barbosa Lages (PDT), Josué Pinheiro (PSDC), Ivaldo Rodrigues (PDT), Nato (PRP) e Manoel Rego (PTdoB) (relembre).

O assalto aconteceu por volta das 16h, momento em que a orla estava lotada. Umbelino se divertia na companhia de amigos no Bar do Capiau, um dos mais bem frequentados da Praia do Meio, quando foi abordado pelos bandidos, que chegaram de carro. Sob a mira de armas de fogo, ele não teve opção, a não ser entregar aos assaltantes a valiosa joia que carregava no pescoço.

Passado o susto do assalto, Umbelino Júnior recobrou o alto astral e dançava ao som de um mini-trio elétrico que animava o seleto grupo que lhe fazia companhia.

Frequentadores da Praia do Meio contaram que ultimamente bandidos têm-se especializado em roubar joias de quem se diverte naquele trecho da orla. Ao atacar as vítimas, os ladrões exigem apenas cordões, pulseiras e outros acessórios de valor e evitam levar dinheiro, celulares e demais aparelhos eletrônicos.

No início deste ano, o prefeito de Turiaçu, Umbelino Ribeiro (PV), por coincidência, pai do ex-vereador recém-assaltado, também foi vítima de bandidos, que lhe tomaram um cordão e uma pulseira, avaliados em R$ 45 mil.

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima