Governo e Prefeitura de São Luís firmam primeira parceria pela mobilidade urbana

Governador Flávio Dino e Prefeito Edivaldo Holanda Júnior dialogam sobre parceria
Governador Flávio Dino e Prefeito Edivaldo Holanda Júnior dialogam sobre parceria

Governo do Maranhão e Prefeitura de São Luís iniciaram tratativas para estabelecer a primeira parceria na área de mobilidade urbana na capital. O governador Flávio Dino e o prefeito Edivaldo Holanda Júnior reuniram-se na manhã desta segunda (05) para estabelecer os primeiros projetos a serem tocados em conjunto. O recapeamento e o asfaltamento de ruas e avenidas de São Luís serão as primeiras ações de curto prazo para a capital.

A reunião contou com a participação de Secretários do Estado e do Município, em que foi criado um grupo de trabalho com atenção especial ao trânsito e ao transporte público na capital. Como ação imediata, a recuperação asfáltica e a pavimentação de ruas e avenidas devem ser implementadas logo no primeiro mês de 2015.

Com a ação imediata, o governador quer melhorar o fluxo dos transportes na cidade e atuar em um dos principais problemas que atinge toda a população. “Esse é um problema gravíssimo que atinge milhões de maranhenses e o Governo não pode deixar de atuar para solucioná-lo. Vamos fazer parcerias permanentes, de modo que São Luís tenha atenção e atuação direta do Governo do Estado,” confirmou o governador.

Através do financiamento das obras, o Governo do Estado contribuirá diretamente na melhoria da mobilidade urbana em São Luís e a prefeitura atuará na execução da obra, com a usina de asfalto e das equipes de pavimentação. Segundo o prefeito Edivaldo Holanda Júnior, na próxima quinta-feira (08), o município apresentará as ruas e os bairros que serão beneficiados com a primeira parceria.

Ações de médio e longo prazo também foram discutidas durante a reunião, visando a construção de avenidas e a implantação de veículos sobre trilhos na capital. Para o governador, o fornecimento de novas opções de transporte público, com destaque aos veículos sobre trilhos, é fundamental para dinamizar o fluxo do trânsito e melhorar a mobilidade urbana na capital.

Antes do governador assumir o posto, reuniões preliminares com representantes da Prefeitura foram realizadas para adiantar projetos que beneficiassem os mais de 1 milhão de habitantes da capital. A partir delas, foram estabelecidas ações para os primeiros dias de 2015 com impacto na capital. Os documentos apresentados pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior e sua equipe trazem propostas de parcerias a médio e longo prazo, que serão analisados pela equipe do Governo do Estado.

Grupo de trabalho

Secretariado do Governo e da Prefeitura de São Luís dialogam para implantar primeira parceria na área de mobilidade urbana
Secretariado do Governo e da Prefeitura de São Luís dialogam para implantar primeira parceria na área de mobilidade urbana

Para dinamizar as parcerias entre Prefeitura e Governo foi montado um grupo de trabalho, que será formado por integrantes do Estado e do Município. Representando o Poder Estadual estarão os secretários de Infraestrutura (Clayton Noleto), Casa Civil (Marcelo Tavares), Articulação Política e Assuntos Federativos (Márcio Jerry) e da Agência Estadual de Mobilidade Urbana (José Arthur Cabral). Pelo Município estarão os gestores de Obras (Antônio Araújo), Governo (Lula Fylho), Trânsito e Transporte (Canindé Barros) e Planejamento (José Cursino). Todos estavam presentes na reunião desta segunda.

Essa equipe também será responsável pela apresentação do primeiro projeto conjunto entre Governo do Estado e Prefeitura de São Luís para financiamento do Governo Federal, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 3). Anteriormente, Estado e Município apresentavam projetos concorrentes.

Na avaliação do secretário de Articulação Política e Assuntos Federativos, a apresentação de projeto conjunto fortalece as possibilidades de financiamento das obras pelo Governo Federal, já que trata-se de projetos de interesse comum à população da maior cidade do Maranhão. “Vamos trabalhar pelos mais de 1 milhão de maranhenses de forma conjunta, somando esforços e aumentando o trabalho em prol da população,” garantiu Márcio Jerry.

Fonte: Secretaria Estadual de Comunicação (Secom)

Dedé Macedo quer emplacar gestor de Assistência Farmacêutica no governo Flávio Dino

Dedé Macedo com os filhos Hernando, prefeito de Dom Pedro, e Fábio, deputado estadual eleito
Dedé Macedo com os filhos Hernando, prefeito de Dom Pedro, e Fábio, deputado estadual eleito

A família do empresário piauiense Dedé Macedo tenta definir a todo custo a sua participação no governo Flávio Dino (PCdoB). Um dos maiores financiadores da campanha do comunista, Macedo, que foi extremamente generoso com o aliado durante a campanha, a ponto de ceder a ele seu helicóptero particular, busca agora a compensação. A melhor opção encontrada foi a indicação do gestor de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Estado da Saúde. O pretenso ocupante do cargo é o atual secretário de Saúde de Dom Pedro, Sandro Monteiro. Foi o que revelou ao blog uma fonte muito bem situada no segmento empresarial farmacêutico.

A nomeação de um aliado para gerir a Assistência Farmacêutica pode ser um grande negócio, pois o ocupante do cargo tem o controle sobre a compra de medicamentos para a rede hospitalar do Estado e para fornecer aos milhares de pacientes assistidos pelo programa estadual de distribuição de remédios. Em Dom Pedro, é voz corrente que Dedé Macedo e seus filhos Hernando, prefeito da cidade, e Fábio, deputado estadual eleito, se movimentam nos bastidores do governo Dino para emplacar o chefe do setor.

Obras

Flávio Dino com Hernando Macedo, Weverton Rocha e Roberto Rocha em Dom Pedro
Flávio Dino com Hernando Macedo, Weverton Rocha e Roberto Rocha em Dom Pedro

Mas essa não é a única pretensão dos Macedo. Em outra frente, a família cobra de Flávio Dino recursos para a execução de obras de infraestrutura em Dom Pedro, a fim de fortalecer o prefeito Hernando e pavimentar seu caminho rumo à reeleição em 2016. As cifras girariam em torno de milhões de reais e o dinheiro seria repassado por meio de um ou mais convênios. Parte da verba seria aplicada na construção e recuperação de ruas, em obras de saneamento e outras benfeitorias.

Principal adversário de Flávio Dino na disputa pelo Governo do Estado, o senador Lobão Filho (PMDB) apontou Dedé Macedo como um dos maiores patrocinadores do projeto eleitoral comunista e atribuiu a ele a prática da agiotagem. “O principal financiador da campanha dele (Flávio Dino) é o maior agiota de Teresina, que quebrou várias prefeituras do Maranhão, o empresário Dedé Macedo”, acusou Lobão Filho, durante uma entrevista à Rádio Mirante AM, em 7 de maio do ano passado.

Após a eleição de Flávio Dino, muito se especulou sobre a participação de Dedé Macedo no governo. Ele chegou a ser cotado para assumir o cargo diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), o que não se confirmou. Definido o secretariado, Macedo se viu excluído da equipe de auxiliares do governador, mas nem por isso deixará de usufruir as benesses do poder. O contrato para fornecimento de remédios à rede estadual de saúde confere ao detentor muito mais ganhos financeiros do que a maioria das secretarias. E isso é o que de fato interessa ao empresário.

Negociata

A negociata entre político e agiota ocorre nos seguintes termos: o usurário empresta o dinheiro para financiar a campanha eleitoral, sempre a juros exorbitantes. Depois cobra tudo na forma de contratos para fornecimento de merenda escolar, medicamentos e equipamentos hospitalares. Uma das fontes de pagamento é a verba do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O contrato sempre prevê a aquisição de farta quantidade, mas menos da metade do que é acertado é fornecido ao poder público.

Flávio Dino com Dedé Macedo, o advogado Mauro Guimarães e o deputado eleito Fábio Macedo em encontro político
Flávio Dino com Dedé Macedo, o advogado Mauro Guimarães e o deputado estadual eleito Fábio Macedo em encontro político

O político eleito com dinheiro da agiotagem fica preso ao criminoso e à medida que vai lhe repassando dinheiro público imediatamente contrai um novo empréstimo, em valor ainda maior. Essa prática nefasta trava o progresso da gestão pública, que assim deixa de prestar serviços de maneira adequada à população.

Trajetória

Dedé Macedo exibe um trajetória de sucesso e uma ascensão meteórica no ramo empresarial, com notório acúmulo patrimonial. De tropeiro (condutor de cavalos) no povoado Cipó, no município piauiense de Piripiri, ele passou a trabalhar como taxista em Dom Pedro, após migrar para o Maranhão, onde começou a fazer fortuna. Hoje é um megaempresário em Teresina (PI), com atuação em negócios diversificados.

Macedo também mantém forte influência política. O prefeito de Dom Pedro, Hernando Macedo, e o futuro deputado estadual Fábio Macedo são seus filhos e foram eleitos não apenas com os votos do povo, mas sobretudo com as bênçãos do pai.

Matéria alterada às 10h08 para correção e acréscimo de informações

Em carta, professor cobra quadros qualificados e condena apadrinhamento no governo Dino

Escritor Eulálio Leandro cobra quadros qualificados para o governo de Flávio Dino
Escritor Eulálio Leandro cobra quadros qualificados para o governo de Flávio Dino

O professor e escritor Eulálio de Oliveira Leandro, autor de várias obras importantes, como Por trás da Toga e Coelho Neto e a Ecologia no Brasil – 1891-1933 endereçou carta ao vice-governador Carlos Brandão (PSDB) em que chama atenção para a necessidade de nomear quadros qualificados para a gestão do recém-empossado governador Flávio Dino. Ele criticou as indicações pelo critério do apadrinhamento e até mesmo a nomeação de pessoas que mantêm relações amorosas com membros do poder para cargos-chave na administração estadual, comprometendo, assim, a eficiência do poder público.

O escritor mencionou a experiência do PSDB, partido de Brandão, nos embates políticos nacionais e evocou o discurso de mudança que levou Dino à vitória nas urnas para alertar para importância de ter no governo pessoas com capacidade técnica e intelectual para tocar as ações transformadoras apregoadas pela coligação encabeçada pelo comunista durante a campanha.

“Vale ressaltar que vossa excelência receberá currículos das mãos de pessoas que não honram compromissos firmados na construção da coligação, para chegar ao senhor governador, sob suas bênçãos”, escreveu.

“Esses indicadores são conhecidos e sempre o fazem sustentados no critério da amizade, do compadrio, do parentesco e até em instantes de arrogância oferecer suporte de poder aos comezinhos casos amorosos”, condenou Eulálio Leandro.

Segue a carta, na íntegra:

Sr. vice- governador Carlos Brandão

Como ex-PSDB, partido com quadro de elevado nível em recursos humanos, capaz de promover ataques ou defender-se, quando necessário, considerando sua capacidade intelectual e sensibilidade politica, num cenário politicamente beligerante. a partir da posse do governador Flavio Dino, de outra facção vitoriosa no ultimo embate eleitoral no estado, coligado a sigla supracitada, que empregou como arma letal um discurso que semeou esperanças de uma gestão moderna, humana,desenvolvimentista e capaz de mudar os atuais indicadores sociais, alvo de condutores criticas veiculadas pela mídia nacional.

Com o emprego dessa concepção estratégica, conquistou a credibilidade e a vitória sobre um adversário já abatido pelo cansaço. Esse fato, senhor vice-governador, marco de nossa historia, confere à equipe vitoriosa a responsabilidade de operar ações transformadoras dessa realidade , pautada no discurso. Vale ressaltar que vossa excelência receberá currículos das mãos de pessoas que não honram compromissos firmados na construção da coligação, para chegar ao senhor governador, sob suas bênçãos.

Esses indicadores são conhecidos e sempre o fazem sustentados no critério da amizade, do compadrio, do parentesco e até em instantes de arrogância oferecer suporte de poder aos comezinhos casos amorosos. Sr. vice governador do PSDB, tem pessoas competentes e respeitadas, como dr. Raimundo Marques, dr. Roque Macatrão, Dr. Valdivino Castelo Branco, Dr, Antônio da Costa Brito, Frederico Brandão, Dr. Henrique – engenheiro e outros experientes e já testados que podem fortalecer as esperanças a tantos anos alimentados no coração e na mente dos maranhenses.

Busca

No Twitter

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima