Exata confirma derrota de Edivaldo para Eliziane ou Wellington no 2º turno

TV Guará

A pesquisa Exata/TV Guará também simulou a possibilidade de um provável segundo turno com os quatro pré-candidatos mais lembrados no levantamento. No primeiro cenário, foi simulada uma disputa entre a deputada federal Eliziane Gama e o prefeito Edivaldo Holanda Júnior. Neste caso, Eliziane Gama venceria com 37% das intenções de voto contra 32% para Edivaldo Holanda Júnior. 24% dos eleitores votaria em nenhum, branco ou nulo. Dentre os entrevistados, 7% não saberiam em quem votar.

Depois, foi analisado um possível segundo turno entre Edivaldo Holanda Júnior e o deputado estadual Wellington do Curso. No resultado, Wellington do Curso foi lembrando por 39% e Edivaldo Holanda Junior marcou 34 pontos percentuais. Nenhum, branco e nulo totalizou 19% dos votos, e 8% não saberiam em quem votar.

O Instituto Exata também avaliou os dois principais candidatos de oposição ao atual prefeito, a deputado Eliziane Gama e o deputado Wellington do Curso. Neste cenário, Eliziane Gama venceria com 36% dos votos e Wellington do Curso marcaria 34% dos votos. Nenhum, branco e nulo contabilizaram 21% e 9% não saberia em quem votar.

Pesquisa Exata: Edivaldo lidera, mas mantém maior rejeição e maioria reprova sua gestão

TV Guará

Edivaldo lidera, seguido de perto por Eliziane e Wellington; no 2º turno, há empaste técnico entre todos
Edivaldo continua à frente, mas alta rejeição e má avaliação da sua gestão preocupam

Se a eleição fosse hoje, em quem você votaria? A resposta dessa e de outras perguntas definem o cenário político para a Prefeitura de São Luís, a 45 dias do primeiro turno das Eleições 2016. A pesquisa, encomendada pela TV Guará em parceria com a Federal das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) e realizada pela empresa de pesquisa Exata, tem margem de erro máxima de 4 pontos percentuais para mais ou menos, e com um nível de confiança de 95%.

No primeiro cenário, com respostas espontâneas, a pesquisa questionou aos entrevistados “Em quem você votaria para Prefeito de São Luís, se as eleições fossem hoje?”. Em primeiro lugar aparece Edivaldo Holanda Junior (PDT) com 16% das intenções de voto. Em seguida Eliziane Gama (PPS) com 9%. Wellington do Curso (PP) é o terceiro com nove pontos percentuais.

Rose Sales foi lembrada por 2% dos eleitores. Já Eduardo Braide (PMN), João Castelo (PSDB) e Fábio Câmara (PMDB) foram citados cada um por 1% do eleitorado. Zé Luís Lago (PPL) marcou menos de 1%. Outros marcaram 1%, nenhum 15%. 45% dos eleitores continua indeciso e ainda não sabem em quem votar.

Quando foi colocado a disposição dos entrevistados os nomes dos nove candidatos a Prefeitura da capital, Edivaldo Holanda Júnior (PDT) saiu na frente com 25% das intenções de voto. Eliziane Gama (PPS) emplacou o segundo lugar com 21% seguida por Wellington do Curso (PP) com 18 pontos percentuais.

exata guara

Rose Sales (PMB) teve 7% das intenções, Eduardo Braide (PMN) com 3%, Fábio Câmara (PMDB) foi citado por 2% dos entrevistados, Zé Luis Lago (PPL) e Cláudia Durans (PSTU) marcaram 1% cada. Valdeny Barros (PSOL) foi citado por menos de 1% dos eleitores. Nesse cenário, nenhum eleitor votaria em branco, mas 12% votaria nulo e 10% ainda não saberiam em quem votar.

Rejeição

A pesquisa também quis saber sobre a rejeição dos candidatos a prefeitura de São Luís. Ao ser colocado a disposição os nomes dos nove candidatos e ser questionado em qual deles o eleitor não votaria de jeito nenhum, Edivaldo Holanda Júnior foi o mais rejeitado pelos entrevistados com 35%. O eleitor poderia escolher mais de um candidato e 18% não votariam em Eliziane Gama. Cláudia Durans marcou 17% de rejeição, seguida por Eduardo Braide e Fábio Câmara com 16%. 15% não votariam em Rose Sales e 14% em Zé Luis Lago. Wellington do Curso e Valdeny Barros foram os candidatos com menos rejeição, 11%,.

6% marcaram que votariam em todos e 14% disseram que não votariam em nenhum.

Prefeitura

O levantamento avaliou também se os moradores de São Luís aprovam ou não a administração do Prefeito Edivaldo Holanda Júnior. 40% responderam que aprovam e mais da metade, 56%, não aprovam o mandato do prefeito. 4% não sabem ou não responderam.

Em outro cenário avaliado, foi perguntado aos eleitores se votariam no prefeito Edivaldo Holanda Junior para um segundo mandato. 36% responderam que sim e 58% disseram que não dariam um segundo mandato ao prefeito. Não sabem ou não totalizaram 6%.

Governo

O Governo de Flávio Dino também foi avaliado pelos eleitores entrevistados. 60% dos moradores de São Luís aprovam o governo de Flávio Dino e 36% não aprovam. 4% não sabem ou não responderam.

Sobre a pesquisa

A pesquisa foi realizada entre os dias 8 a 10 de agosto, em São Luís. Foram entrevistados 806 pessoas, dos sexos masculino e feminino, com idade a partir de 16 anos, residentes dos bairros da zona urbana e rural. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo MA – 07443/2016.

Insultado por ser pai

rr pokemon2Anteontem,10, como sempre costumo fazer depois do meu expediente de trabalho, dediquei um tempo para meu filho. Fui juntamente com a minha esposa levar o nosso filho de seis anos para se divertir um pouco na Praça D. Pedro II para jogar Pokémons GO, um entretenimento que o tem deixado muito feliz desde que foi lançado no Brasil há pouco mais de uma semana.

Por essa razão, fui alvo de críticas feitas pelo blogueiro Leandro Miranda/ Marrapá, conhecido na cidade por seu sensacionalismo, e que, numa clara demonstração de querer denegrir a minha imagem, por entender que eu estava ” caçando Pokémons”, teceu comentários pejorativos a meu respeito, como se o jogo fosse ilegal e as pessoas que o praticam fossem transgressoras e não merecessem o respeito da sociedade.

Quero ressaltar que antes de ser político, eu sou PAI, e, como tal, não meço esforços para fazer os meus dois filhos felizes e realizados, visto que a felicidade deles é também a minha.

Portanto, ao nobre blogueiro (que com certeza não deve ainda ter tido o privilégio de ser pai), só quero dizer que em hipótese nehuma eu estava me escondendo, pois se essa fosse a minha intenção, eu não teria ido a uma praça pública, atitude que continuarei tendo enquanto essa for a vontade do meu filho. Jogo Pokemon Go com meu filho, jogo vídeo game com ele, ando de bicicleta, jogo futebol e o que mais o fizer feliz, pois a minha felicidade será sempre consequência da dele.

Dessa forma, sem culpa nenhuma atribuída, afirmo que uma das vantagens do Pokémon -Go é a de que a ida das pessoas às ruas resulta em encontros com novos e velhos conhecidos, bem como com a aquisição de novas amizades também. E isso era algo que não estava mais ocorrendo, considerando que as novas tecnologias contemplava cada vez mais o isolamento e falta de convívio social.

Portanto, fica aqui meu respeito e um conselho a todos os jogadores de Pokemon Go ou de qualquer outro jogo eletrônico independente da idade de quem joga: não se importe com o que os outros pensam; se jogar o faz feliz e realizado, jogue! Você não está cometendo nenhum ato ilícito ou prejudicando o próximo. Patetice é você ser julgado por ser feliz ou por fazer feliz quem você ama. Sejam felizes!

Caçadores de pókemons invadem Centro Histórico de São Luís

O repórter Danilo Quixaba, da Rádio Mirante AM, fez uma incursão no Centro Histórico de São Luís em busca de caçadores de Pókemons. E não foi difícil achar adeptos do jogo que rapidamente se tornou febre em todo o Brasil e que em São Luís vem invadindo quase todos os ambientes.

Danilo abordou vários caçadores na Praça Dom Pedro II, em frente aos Palácios dos Leões e Lá Ravardiére, sedes administrativas do Governo do Estado e da Prefeitura de São Luís, respectivamente.

Mergulhados no ócio, todos se mostraram arrebatados pelo dinâmico game, que está longe de ser unanimidade, mas desperta curiosidade e leva um número crescente de crianças, jovens, adultos e até idosos a passar horas procurando obsessivamente bichinhos virtuais, enquanto o mundo gira ao seu redor. Assista ao vídeo:

Ministro Sarney Filho faz palestra inaugural do Mestrado em Meio Ambiente da Universidade Ceuma

De volta ao Ministério do Meio Ambiente após quase 20 anos, Sarney Filho ministrará aula magna na Universidade Ceuma
De volta ao Ministério do Meio Ambiente após quase 20 anos, Sarney Filho ministrará aula magna na Universidade Ceuma

O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, ministrará a aula magna do curso de Mestrado em Meio Ambiente da Universidade Ceuma, nesta sexta-feira (12), às 19h, no auditório Josué Montello, Campus Renascença. Ele abordará os atuais desafios ambientais mundiais e nacionais. O curso visa a complementar a formação de uma vasta gama de profissionais, transformando-os em mestres em Meio Ambiente, por meio da realização de pesquisa aplicada para a solução de problemas ambientais.

O mestrado possui duas linhas de pesquisa: Planejamento e Qualidade Ambiental; e Saúde e Meio Ambiente. O curso terá duração de dois anos e 20 vagas disponíveis para graduados em qualquer área. O mestrado destaca-se pelo caráter multidisciplinar, com linhas de pesquisa que envolvem as áreas de Ciências Humanas e Sociais (Administração, Direito, Economia etc.), Ciências Exatas e Tecnológicas (Engenharias, Física, Matemática, Química etc.) e Ciências Biológicas e da Saúde (Biologia, Farmácia, Medicina etc.).

Os mestres em Meio Ambiente formados pela Universidade Ceuma contribuem para a utilização adequada dos recursos naturais do planeta, dentro de uma dinâmica fundamental para a preservação das espécies e para a manutenção de condições dignas de existência.

Ministro

De volta ao Ministério do Meio Ambiente quase 20 anos depois da sua primeira passagem pela pasta, Sarney Filho reconhece que tem pela frente um desafio muito maior: as mudanças climáticas. Para isso, ele terá uma equipe focada em implementar medidas para a política de clima. Além disso, promete muita participação da sociedade civil. Nove vezes eleito deputado federal, Sarney Filho diz que sua motivação para aceitar o cargo no Executivo foram os retrocessos que a legislação ambiental sofreu nos últimos anos, entre os quais a aprovação do novo Código Florestal. A intenção: aproveitar para implementar o que há de bom nessas propostas.

Para mais informações sobre o mestrado em Meio Ambiente, acesse o site da Universidade Ceuma (www.ceuma.br).

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima