“No nosso governo, serão banidas as práticas de apadrinhamento”, afirma Wellington 11

wellington 106

O candidato a prefeito da coligação “Por Amor a São Luís”, Wellington 11 (PP), apresentou nesta quinta-feira (25), durante entrevista concedida à Rádio Universidade FM, ações que ele implantará para resgatar o setor cultural de São Luís.

De acordo com Wellington, a cultura da capital maranhense foi totalmente esquecida nestes últimos quatro anos, assim como todos os agentes que a fazem.

“O cenário, hoje, é desolador. A atual administração renega as leis municipais que norteiam o setor e, por conta disso, não ocorreram investimentos corretos. Muito pelo contrário. O que se vê são as manifestações culturais sem nenhum apoio; festas tradicionais, como Carnaval e São João, sendo desprezadas; e as pessoas que fazem a cultura sendo humilhadas com o não pagamento, por parte da prefeitura, de caches, por exemplo”, afirmou o candidato no programa Santo de Casa, comandado pela radialista Gisa Franco.

Wellington garantiu que sua gestão à frente da prefeitura de São Luís desenvolverá uma política cultural que respeita e cumpre o estabelecido nas leis – plano municipal de cultura, sistema municipal de cultura e lei municipal de incentivo a cultura –, de proximidade com todos os atores do setor visando fomentar a atividade e torná-la efetivamente uma economia criativa geradora de emprego e mais renda.

Além da realização e divulgação de eventos tradicionais do calendário anual, como Carnaval e São João, o candidato disse que investirá em projetos de valorização nas mais diversas áreas (teatro, cinema, dança, dentre outros); revitalização de espaços públicos, como o Circo Cultural Nelson Brito, no Aterro do Bacanga, para que neles ocorram produções diversas; e expansão das atividades do setor para que cheguem nas regiões mais distantes, como os bairros da zona rural.

“Cultura está acima de qualquer diferença. Pensamos a cultura como um setor que deve produzir; que deve gerar renda e emprego. No nosso governo, serão banidas as práticas de apadrinhamento. Cultura é para todos e todos os seus setores e agentes serão incentivados por nossa administração”, destacou.

Na visita a Rádio Universidade FM, Wellington 11 também concedeu entrevista ao jornalista Adalberto Júnior, na qual abordou outros temas, tais como saúde, educação e trabalho parceiro entre as prefeituras da Grande Ilha.

A entrevista irá ao ar nesta sexta-feira (26), às 7h20, e pode ser acompanhada na frequência FM 106,9 ou no www.universidadefm.ufma.br.

Homenagem de Wellington ao Dia do Soldado

wellington soldado

Ser soldado é ter a coragem e a bravura para defender seu país, independente do que aconteça. Fui sargento do Exército durante 15 anos e sei bem quais são os desafios enfrentados por quem, diariamente, coloca a sua vida em defesa da sociedade. É mais que uma profissão…é um dom exercido em nome do patriotismo, com hierarquia e disciplina.

Hoje, dia do soldado, aproveito a data para parabenizar a todos aqueles que estão sempre prontos a servir à nossa sociedade, com braço forte e mão amiga, executando com profissionalismo e seriedade a missão de defender a pátria.

#DiaDoSoldado
#Wellington11
#PorAmorASãoLuís

Anibal Lins desponta como um dos favoritos para a Câmara de São Luís

Com forte base sindical e trabalho comunitário, Lins é tido como nome certo dentre os eleitos

Anibal Lins tem percorrido diversas comunidades
Anibal Lins tem percorrido diversas comunidades

São Luís vive mais um período eleitoral, desta vez para eleger seus representantes municipais – prefeito e vereadores. A capital maranhense terá nove candidatos ao cargo de chefe do Executivo e pelo menos outros 600 disputarão uma vaga na Câmara municipal.

Dentre as centenas de postulantes a representantes da população ludovicense, o sindicalista Anibal Lins vem se destacando com apoio de forte base sindical e um trabalho comunitário baseado em propostas que refletem as necessidades de São Luís. Lins afirma que o diálogo franco e honesto com os cidadãos da capital é o pilar de sua campanha.

Conversamos com o candidato do PROS, que concorre a uma vaga na Câmara com o número 90121. Confira!

Como pode ser definido o candidato Anibal Lins?

Sou um cidadão comum, nascido em São Luís e criado no Bairro Madre Deus. Minha história se confunde com a de milhares ludovicenses, que diariamente superam dificuldades para sobreviver e que sonham com dias melhores para nossa cidade. Sou sindicalista de luta, em várias entidades defendi os direitos dos trabalhadores e hoje tenho a satisfação de presidir o Sindicato dos Servidores da Justiça do Maranhão, onde, com o apoio da categoria, alcançamos e consolidamos dezenas de direitos que se refletem como benefícios para milhares de famílias.

Anibal, por que a decisão de concorrer para vereador de São Luís?

Eu posso destacar pelo menos três motivos. O primeiro é a confiança que tenho nas instituições que são pilares da nossa democracia e por meio das quais podemos alcançar as melhorias necessárias. Em segundo lugar, porque acredito que todo cidadão tem o direito e o dever de participar das decisões da vida pública. Por fim, porque tenho um forte desejo de ajudar a construir uma cidade onde cada cidadão, cada jovem, pais e mães de família sejam respeitados e tenham o direito de viver com dignidade.

Quais são suas principais propostas para a cidade?

Eu tenho propostas em diversas áreas, todas elas alinhadas às necessidades dos cidadãos, mas considero duas como principais. A primeira é acelerar o projeto de regularização de moradias, que pretende alcançar cerca de 60% da população de São Luís. Por outro lado, defendo a criação do Conselho de Bairro, órgão que vai promover o diálogo entre sociedade civil e o poder publico municipal para realizar as melhorias em cada região da cidade. Mas quero destacar que temos proposta para educação, emprego e renda, mobilidade urbana, turismo e outras áreas essenciais.

Você tem demonstrado uma postura crítica ao cenário político atual. Como pretende se comportar caso seja eleito?

Verdade. Essa é uma marca de luta que carrego e que define a história que escrevi com muito orgulho. Na Câmara, quero consolidar a figura do vereador do povo e não daquele que atende apenas aos chamados do prefeito. Mas naturalmente agirei com bom senso e racionalidade, priorizando sempre o interesse da coletividade.

Você fala com a convicção de quem vai se eleger. Então me responda, você está preparado para assumir o desafio de representar o povo na Câmara de Vereadores?

Sinto-me cada dia mais preparado. Tenho caminhado em todos os cantos de nossa São Luís e vejo no olhar de cada cidadão o desejo, os sonhos e a esperança em um futuro melhor. Serei um vereador comunitário, exercendo meu mandato dentro das comunidades e conversando com as pessoas, identificando os problemas e buscando as soluções. Reforço que temos um povo aguerrido e trabalhador, que precisa apenas de oportunidades.

Anibal, você já percorreu cerca de 60 comunidades em toda São Luís. O que foi que você viu?

Olha, na verdade já são mais de 70 comunidades visitadas. Estive em lugares muito carentes, onde é visível a total ausência do poder público, e conheci pessoas com pouca ou nenhuma instrução. Mas o que me chamou a atenção em todos os lugares que fui é que as pessoas ainda guardam em comum a esperança em dias melhores. Naturalmente temos muitos problemas, mas sinto que o desejo de mudança e renovação permanecem presentes em nosso povo.

E qual a São Luís que você quer ver?

Não somente a São Luís que quero ver, mas continuar vivendo. Quero uma cidade justa, onde as pessoas tenham segurança para ir e vir, gozando de um transporte de qualidade. Sonho em ver creches em todos os bairros e escolas de qualidade, assim como uma saúde digna. Precisamos avançar muito, mas é importante que esse avanço atenda às necessidades de nossa população, gerando emprego, renda e dignidade. Enfim, quero ver uma São Luís admirada e reconhecida como um bom lugar para viver e visitar. Mas é importante que cada um faça sua parte e ajude a construir a cidade que queremos.
Área de anexos

Eduardo Braide apresenta plano de governo a profissionais de imprensa

Eduardo Braide elencou propostas do seu plano de governo nas áreas de saúde, educação, mobilidade urbana, dentre outras
Eduardo Braide elencou propostas do seu plano de governo nas áreas de saúde, educação, mobilidade urbana, dentre outras

O candidato a prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PMN), recebeu os profissionais da imprensa em um café da manhã nesta quinta-feira (25) para apresentar os 33 itens do seu Plano de Governo. O candidato esteve acompanhado do presidente municipal do Partido da Mobilização Nacional, Fernando Salim.

“Meu plano foi elaborado de forma consciente e respaldado no princípio de que absolutamente tudo o que está nele, é possível de ser realizado. Foi feito ouvindo as pessoas nas ruas e profissionais das áreas. Projetos consistentes e, em sua maioria, de rápida execução”, concluiu Eduardo Braide.

Entre os profissionais presentes, blogueiros, radialistas e jornalistas que atuam no impresso e na televisão puderam ao final fazer perguntas, como o caso do radialista Álvaro Luiz, da Rádio Educadora AM, que perguntou sobre o esporte nas comunidades.

Por sua vez, Eduardo Braide respondeu que como deputado estadual já tenta resolver certos problemas da comunidade e citou a lei estadual n° 10.003/2014 de sua autoria que permite que as escolas estaduais coloquem suas áreas de esporte, recreação ou de formação e cultura à disposição das comunidades. “Essa lei demonstra claramente o que podemos fazer para melhorar a vida da comunidade. O nosso Plano de Governo é conciso justamente para que possamos colocá-lo em prática”, completou Eduardo Braide.

A mobilidade urbana, a saúde e a educação também foram apontados pelo candidato do PMN como pontos principais do Plano de Governo. “Na saúde, por exemplo, defendo as parcerias com instituições como o Hospital Aldenora Bello, APAE e Santa Casa. Não adianta dizer que vou fazer um grande hospital e passar o mandato sem tê-lo feito. É preciso atitude e diálogo”, enfatizou Braide.

Profissionais de vários órgãos de imprensa participaram da entrevista concedida por Eduardo Braide
Profissionais de vários órgãos de imprensa participaram da entrevista concedida por Eduardo Braide

Na educação, Eduardo Braide destacou que é preciso não só pensar no tempo integral de aulas, mas no reforço do ensino regular. “Antes de pensar em tempo integral é preciso falar e resolver a regularidade das aulas nas escolas. Não podemos admitir que nossas crianças passem novamente 100 dias sem ter aulas, como aconteceu na atual gestão”, ressaltou.

Sobre a mobilidade, Eduardo Braide garantiu já ter conversado com a Secretaria das Cidades sobre a viabilidade de projetos concretos para São Luís. “Estive conversando com a secretária das Cidades, Flávia Alexandrina, para entender o mapeamento feito das necessidades de São Luís. Projetos viáveis, de baixo custo e rápida execução, já estão sendo desenhados para que os problemas da mobilidade urbana sejam minimizados, especialmente na região da Forquilha e da avenida Jerônimo de Albuquerque”, assegurou.

Ao final do encontro, Eduardo Braide disse que a população de São Luís pode ficar tranquila em relação à sua posição como prefeito. “Não serei omisso. Terei atitude para resolver aquilo que precisa ser resolvido. São Luís tem jeito não é apenas um slogan”, concluiu o candidato.

Evento reunirá blogueiras mirins no Pestana São Luís

Encontro Nacional de Mini Digital Influence reunirá blogueiras mirins em São Luís
Encontro Nacional de Mini Digital Influence reunirá blogueiras mirins em São Luís

O Pestana São Luís Resort Hotel sediará o MFB Maranhão, de 2 a 4 de setembro, reunindo blogueiras mirins. Trata-se do Encontro Nacional de Mini Digital Influencer, evento que já acontece em diversas cidades do Brasil.

Em São Luis, um dos parceiros será a D Andrade, de Daniella Fiquene, que disponibilizará área para relaxamento para as minifashionistas, papais e mamães. Juntas, as blogueiras reúnem mais de 1,5 milhão de seguidores. Uma vasta programação está inclusa.

São mais de 70 pessoas, de todo o país, entre modelos, minifashionistas, blogueiras de moda, grifes nacionais e internacionais e editoras de moda.

O MFB (Minifahionistas Blogger) é uma plataforma linkada com as principais grifes de moda no Brasil e no exterior, que reúne as 35 meninas mais acessadas no Instagran em encontros promovidos pelas editoras de moda.

Wellington apresenta dois projetos de lei em defesa das crianças do Maranhão

Wellington diz que luta em defesa dos direitos da criança e do adolescente deve ser diária
Wellington diz que luta em defesa dos direitos da criança e do adolescente deve ser diária

O deputado estadual Wellington do Curso (PP) apresentou, na manhã de hoje (24), dois Projetos de Lei em defesa das crianças do Maranhão, ao fazer referência ao intitulado dia da infância. Um dos projetos institui a Semana de Proteção à Infância; o outro dispõe sobre penalidades aos que praticam exploração do trabalho infantil.

Ao fundamentar os projetos, Wellington destacou o papel do Estado e da sociedade como protetores das crianças, sobretudo, no combate ao trabalho infantil e à exploração sexual.

“Hoje é considerado o dia da infância, mas nós não podemos esquecer que nossa luta em defesa dos direitos da criança e do adolescente ocorre todos os dias. Ao defendermos a infância, é necessário lutarmos contra várias violações, a exemplo do trabalho infantil e da violência sexual. Segundo pesquisas divulgadas em 2014, no ranking do trabalho infantil no Brasil, o Maranhão ocupa o terceiro lugar. Em relação à violência sexual, de acordo com dados da Secretaria Estadual de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), em 2015, mais de 603 denúncias de violência contra crianças e adolescentes foram registradas em todo Maranhão. Por sabermos dessa realidade, apresentamos projetos com o intuito de proteger e defender os direitos de nossas crianças e, assim, o futuro de nosso estado”, ressaltou Wellington.

➡ENTENDA OS PROJETOS:

❎Um dos projetos dispõe sobre as penalidades impostas àqueles que praticam a exploração do trabalho infantil no âmbito do Estado do Maranhão. As pessoas jurídicas de direito privado que forem flagradas na prática de exploração do trabalho infantil sofrerão sanções, sem prejuízo do disposto na Lei Federal 8.069, de 13 de julho de 1990 e demais legislações pertinentes. Entre as sanções, tem-se a aplicação de advertência, por escrito, na primeira autuação, com prazo de 30 (trinta) dias para adequação à legislação pertinente e encerramento do trabalho ilegal; e, em caso de reincidência, a imposição de multa. A arrecadação oriunda da aplicação de multa será destinada ao Fundo Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente com o intuito de desenvolver ações preventivas e erradicação do trabalho infantil.

Projeto que institui a Semana Estadual de Proteção à Infância

Tem por objetivo conscientizar a população através de procedimentos informativos, educativos, organizativos e palestras, a fim de que a sociedade venha a compreender a necessidade de se erradicar o trabalho infantil, combater a exploração sexual e, assim, garantir os direitos sociais assegurados às crianças, como educação, saúde, esporte e lazer.

Funcionários fantasmas e acumulação de cargo público são detectados na folha de Mirinzal

Prefeito Amaury Almeida, do PDT, e pessoas do seu convívio e relacionamento
Prefeito Amaury Almeida, do PDT, e pessoas do seu convívio e relacionamento

Ao que tudo indica, nos próximos meses, o prefeito de Mirinzal, Amaury Santos Almeida, candidato à reeleição pelo Partido Democrático Trabalhista(PDT), terá muito que se explicar à justiça. Em uma rápida análise na prestação de contas do município, principalmente no que tange a folha de pagamento, várias suspeitas de irregularidades foram detectadas pelos técnicos do Tribunal de Contas do Estado. Dentre algumas das aberrações, as que mais chamaram atenção foi o fato dos Secretários de Finanças do Município, Cláudio Santos Almeida, e de Administração, Evilásio Rodrigues Ribeiro, receberam por duas fontes pagadoras. No caso, suas respectivas secretárias e, ainda, a Secretaria de Saúde.

Recibo emitido pela Prefeitura de Mirinzal revela salário de médico que atua no município
Recibo emitido pela Prefeitura de Mirinzal revela salário de médico que atua no município

Segundo documentos analisados, no ano de 2013, por exemplo, Cláudio Almeida, recebia a quantia de R$3.000,00 (três mil) como secretário e, ainda, R$800,00 (oitocentos reais) como coordenador do fundo municipal de saúde. Situação semelhante também foi detectada tendo o secretário Evilásio Ribeiro como beneficiário. No caso, assim como Cláudio Almeida, ele também recebia pelas Secretárias de Administração e Saúde.

A similitude de nomes foi outro ponto que chamou atenção dos analistas. Em um caso, por exemplo, a funcionária Aldira Silva aparece com um salário de R$ 2.000,00 (dois mil reais), sem que seja feito qualquer desconto. Logo em seguida, aparece outra, Aldira Silva, mas acrescido o sobrenome Araújo, digo, Aldira Silva Araújo, com salário de R$678,00 (seiscentos e setenta e oito reais) e todos os descontos assegurados por lei. Analisando os dados constantes no TCE, após checagem de informações junto a funcionários da prefeitura, os quais pediram para não serem identificados, várias pessoas jamais foram vistas no município, há exemplo da cunhada do secretário Cláudio Almeida – Nágila Quintanilha Gerude, cujo nome aparece na folha recebendo um salário de R$1.500,00(hum mil e quinhentos reais), mas só aparece na cidade em período de festa.

Contrato de trabalho firmado entre a Prefeitura de Mirinzal e o referido médico
Contrato de trabalho firmado entre a Prefeitura de Mirinzal e o referido médico

A funcionária Alessandra Cruz (R$1.500,00), Pedro Jarbas de Jesus Júnior (R$678,00) e Leibe Prazeres Barros Madeira (R$1.500,00) também são “servidores” que constam nas folhas de pagamento enviadas ao TCE, contudo, segundo aliados do prefeito, nunca foram vistos cruzando os corredores de qualquer dos órgãos da prefeitura. Ainda ao analisar os dados, também chamou atenção de pessoas ligadas a Amaury, o fato de funcionários terem sido desligados dos quadros e mesmo assim, posteriormente ao afastamento, continuarem incluídos na folha de pagamento, como Dienne Sanay Silva Ferreira. Mesmo afastada da função, o nome permaneceu na folha.

Documentos foram analisados pelo TCE durante tomada de contas da Prefeitura de Mirinzal de
Documentos foram analisados pelo TCE durante tomada de contas da Prefeitura de Mirinzal de

Para alimentar uma espécie de caixa dois, que seria operado diretamente pelo prefeito Amaury e o secretário Claudio, segundo funcionários que estão bastante descontentes com a gestão municipal, apenas com intuito de devolver o excedente , alguns funcionários aparecem na folha recebendo valores bem acima do correto. Nessa situação estariam os servidores Adeni Júnior Fonseca Pereira, que aparece com um salário de R$ 3.988,76 (três mil novecentos e oitenta e oito reais e setenta e seis centavos) quando o correto, para o cargo exercido, seria de apenas R$1.500,00 (hum mil e quinhentos reais).

Quintino Pereira e a professora Greyce Anne das Graças M.M. Costa seriam outros dois que se encontram na mesma situação. Na folha, mediante o cargo exercido, embora um salário mínimo fosse o correto, Quintino aparece recebendo R$1.000,00 (hum mil rreais). Já a professora Greyce deveria receber, de direito, R$1.390,00 (hum mil, trezentos e novembro reais), mas, de fato, segundo conta na folha, recebe R$2.890,16 (dois mil oitocentos e noventa reais e dezesseis centavos).

Folha de pagamento da Prefeitura de Mirinzal tem irregularidades, segundo constatou o TCE
Folha de pagamento da Prefeitura de Mirinzal tem irregularidades, segundo constatou o TCE

O caso do médico Ubiratan Amorim Ferreira foi outro que chamou bastante atenção. Para exercer suas funções no chamado Programa Saúde da Família, em um único mês, o médico recebia a bagatela de R$57.000,00 (cinquenta e sete mil reais). O detalhe é que na cidade, de acordo com alguns moradores, o médico até prestava serviço, mas não pelo programa federal do PSF.

Servidores também denunciam que, além de problemas na folha de pagamento, as empresas que prestam serviços ao município seria outro meio usado pelo prefeito para sangrar o erário público. Tais casos serão detalhados em outras matérias. Com a palavra, o Ministério Público do Estado.

Eliziane abandona mandato na Câmara Federal e despreza discussões da bancada maranhense

Eliziane se ausentouy da reunião da bancada federal que discutiu melhorias em rodovias federais do Maranhão
Eliziane se ausentou da reunião da bancada federal que discutiu melhorias em rodovias federais do Maranhão

Ao mergulhar de cabeça na campanha à Prefeitura de São Luís, a deputada federal Eliziane Gama (PPS) abandonou o seu mandato no Congresso Nacional. Nunca mais deu as caras em Brasília, muito menos participou das discussões da bancada do Maranhão, que versam, prioritariamente, sobre reivindicações de obras e outros investimentos da União no estado.

O compromisso mais recente da bancada maranhense se deu na última terça-feira. E Eliziane, mais uma vez, não estava lá. Na ocasião, deputados federais discutiram o destino da emenda impositiva deste ano. Os parlamentares definiram, entre outros pontos, que R$ 25 milhões serão aplicados no segundo trecho da BR-135 (Entroncamento e Miranda), R$ 31 milhões para manutenção da malha viária, R$ 60 milhões para o primeiro trecho da BR-135 (que liga Bacabeira a Entroncamento), R$ 32,8 milhões para a BR-226 e cerca de R$ 1 milhão para a BR-010. Temas de extrema importância, que passaram ao largo do interesse da deputada/candidata.

Enquanto Eliziane percorre os bairros de São Luís, grava programas para o horário eleitoral e participa de reuniões com aliados, assessores e coordenadores da sua campanha, deixa de honrar os 133.575 votos que a consagraram como deputada federal mais votada do Maranhão na última eleição.

Alheia às atividades parlamentares, prefere o corpo a corpo com o eleitor, que persegue como alvo, enquanto despreza o mandato que lhe foi dado pelo povo há menos de dois anos.

Lojas Americanas abre três novas lojas no Maranhão

americanasA Lojas Americanas abriu, no primeiro semestre, três novas lojas no Maranhão, chegando ao total de 21 unidades no estado.

As inaugurações – em Chapadinha, Pinheiro e Timon – fazem parte do plano de expansão lançado em 2014, que prevê a abertura de 800 novas lojas até 2019 e investimentos de R$ 4 bilhões em todo o país.

Atualmente, a Lojas Americanas conta com 1.056 unidades em todo o país.

Inauguração do novo showroom em São Luís

Show room apresentará o que há de mais moderno no segmento e as tendências que bombaram nos salões internacionais de móveis
Show room apresentará o que há de mais moderno no segmento e as tendências que bombaram nos salões internacionais de móveis

Contagem regressiva para a inauguração do novo showroom da S.C.A. O coquetel está acertado para o dia 2 de setembro, às 19h30, na Avenida dos Holandeses, no bairro Calhau.

Em destaque, será apresentado o que há de mais moderno no segmento e as tendências que bombaram nos salões internacionais de móveis.

O anfitrião, empresário Alexandre Chuairy, recepcionará clientes, imprensa e outros convidados. As novidades demonstram a verticalização da marca, ou seja, as principais linhas e lançamentos.

A S.C.A. está presente nas principais mostras e eventos relacionados ao seu segmento. Produtos da mais alta tecnologia e as novidades que se destacaram no ISALONI 2016, realizado em Milão, na Itália, estão presentes no novo Showroom em São Luís. Aliás, elegância e praticidade foram palavras-chaves no ISALONI 2016.

Elegância e praticidade são palavras-chaves em eventos como o showroom da S.C.A.
Elegância e praticidade são palavras-chaves em eventos como o showroom da S.C.A.

Um dos destaques é o Slimstone, com sua versatilidade para usos da pedra. A ligação com a madeira, bem como o jogo de sensações que relaciona quente e frio fizeram do produto uma nova tendência para a arquitetura de interiores, que agrada e acolhe.

Busca

No Twitter

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima