Dejetos mancharam e espalharam podridão no litoral de São Luís, outrora cartão posta e motivo de orgulho (Foto: blog do jornalista Marco Aurélio D’Eça)
Em vez de presente, São Luís foi abalada por um grave crime ambiental em pleno dia do seu aniversário. Um extenso rio de esgoto desembocou no mar, na praia do Caolho, para desgosto de quem esperava uma justa e merecida homenagem pelos 404 anos de fundação da cidade.
Causada por uma pane na Estação Elevatória Pimenta I, a degradação foi lamentada por maranhenses e turistas que testemunharam a cena deprimente. Infelizmente, foi só mais um exemplo do descaso dos atuais governantes, que em meio às promessas de mudança, o máximo que conseguem é mergulhar a capital maranhense no mais profundo caos.
Enquanto o governador Flávio Dino (PCdoB) e o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) transmitiam mensagens de parabéns em sua mídia paga, o esgoto manchava e espalhava podridão no litoral, outrora um dos bens mais preciosos de São Luís, motivo de orgulho para quem preza e tem amor à cidade.
A poluição somou-se a tantos outros episódios que ajudam a desmontar a dupla farsa eleitoreira que iludiu multidões e colocou o destino dos maranhenses nas mãos de políticos incompetentes e movidos pelo oportunismo, pelo rancor e pela tirania.
Por onde passou, candidato progressista recebeu o carinho dos moradores, que ratificaram o compromisso de mudar o rumo da cidade, no dia 2 de outubro, e colocá-la no rumo certo do desenvolvimento
Ao lado do candidato a vice, Roberto Rocha Jr., e do deputado federal e presidente do PP, André Fufuca, Wellington percorreu vários bairros em carreata
O deputado estadual e candidato a prefeito da coligação “Por Amor a São Luís”, Wellington 11 (PP), comandou nesta quinta-feira (08), dia do aniversário de 404 anos de fundação de São Luís, uma grande carreata com cerca de 500 veículos, que percorreu diversos bairros da capital maranhense.
Por onde passou, Wellington recebeu o apoio e carinho dos moradores, que ratificaram o compromisso de mudar o rumo da cidade, no dia 02 de outubro, e coloca-la no caminho certo do desenvolvimento.
“Wellington é o melhor nome para ser o próximo prefeito de São Luís. É um político sério, um gestor comprometido e que dialoga com o povo”, afirmou o comerciante José Augusto Lima, morador do Anjo da Guarda.
A carreata saiu do Anel Viário e passou por bairros de várias regiões – dentre elas o Itaqui-Bacanga e o Centro – até a Avenida Litorânea, onde foi encerrada
A carreata saiu do Anel Viário e passou por bairros de várias regiões – dentre elas o Itaqui-Bacanga e o Centro – até a Avenida Litorânea, onde foi encerrada. Mais de 500 veículos participaram do ato.
Wellington estava acompanhado do seu candidato a vice-prefeito, vereador Roberto Rocha Júnior (PP); do deputado federal e presidente do diretório estadual do PP, André Fufuca; além de candidatos ao cargo de vereador e apoiadores de sua campanha.
O candidato progressista disse ter certeza de que a população da capital confia nas suas propostas de governo e, por este motivo, lhe dá, diariamente, demonstrações de apoio.
Wellington cumprimenta servidor da Justiça Eleitoral durante a carreata, que reuniu mais de 500 veículos
“Estamos fazendo uma campanha propositiva, apontando os problemas e as soluções. Ao contrário de nossos adversários, que tentam, sem sucesso, nos atingir com inverdades, estamos mostrando para a população que é possível retirar São Luís deste estado de calamidade. E assim iremos continuar trabalhando firme e com o apoio do povo”, disse.
Para André Fufuca, o crescimento da candidatura de Wellington 11 junto ao eleitorado – ele já está sacramentado na segunda colocação, de acordo com as pesquisas de intenção de voto – é o reflexo cristalino de que o cidadão clama por mudança e não mais suporta uma gestão pautada, tão somente, em anúncios de propaganda.
“Wellington está preparado para ser o próximo prefeito de São Luís. A partir de janeiro, a capital terá um gestor comprometido, presente nos bairros e que trabalhará para melhorar a vida de cada um dos homens e mulheres da cidade”, avaliou Fufuca.
Josemar, Ana Paula e a primeira-dama, Ivone Oliveira, comandaram o cortejo do Maiobão ao Residencial Cidade Verde
O prefeito de Paço do Lumiar e candidato à reeleição, Josemar Sobreiro (PSDB) e a candidata à vice, Professora Ana Paula, lideraram uma grande caminhada na tarde desta quinta-feira.
Com bandeiras e cartazes, centenas de militantes marcharam em apoio a Josemar Sobreiro
De acordo com a militância do PSDB luminense, que organizou o ato político, mais de 1.000 pessoas caminharam com os candidatos, do Maiobão ao Residencial Cidade Verde.
Josemar é recebido por eleitora que foi para a porta de casa para prestigiar a Comitiva do 45
O cortejo percorreu os conjuntos Paranã I, II, III e IV, Manaíra, Roseana e Vila Cafeteira. Atraídos pela animação que marcou a caminhada, moradores saíam às portas das suas casas para cumprimentar o prefeito com palavras de apoio e incentivo à sua reeleição.
Alexandre Almeida fez questão de informar ao eleitorado timonense sobre os projetos viabilizados por ele, enquanto parlamentar, como o sistema de videomonitoramento, a primeira escola de música do município e a promoção de eventos esportivos
O candidato da coligação Unidos Somos mais Fortes, Alexandre Almeida (PSD), mais uma vez deixou claro – em debate promovido pela TV Meio Norte (canal 7) nesta quinta-feira (8) ser o candidato mais preparado para administrar a cidade de Timon nos próximos quatro anos. Ele demonstrou o domínio de conteúdo habitual nas perguntas e teve postura diante de seu adversário nas urnas, mesmo tendo sido atacado por mentiras.
Inicialmente, Alexandre Almeida fez questão de informar ao eleitorado timonense sobre os projetos viabilizados por ele, enquanto parlamentar, como o sistema de videomonitoramento, a primeira escola de música do município e a promoção de eventos esportivos para o desenvolvimento dos ideais de cidadania. Ele voltou a garantir ainda ao eleitor, por exemplo, a execução do projeto Vale Futuro (de apoio à formação profissional dos mais jovens) e a construção de um hospital para atendimento. “Quero dizer que, enquanto o meu adversário alega apenas que não tem dinheiro, que não tem como fazer, eu garanto a vocês que vou fazer. Estou em contato com investidores, tenho apoio de Brasília e quero pedir uma chance e o seu voto para transformar a nossa querida Timon”, afirmou Alexandre.
Em seguida, no bloco de perguntas feitas por membros da bancada de vereadores da Câmara, Alexandre foi alvo de questionamento sobre as emendas que não teriam sido atribuídas por ele para a cidade. Como resposta, Alexandre disse que sempre destinou investimentos para Timon. “O povo sabe da minha história e do que fiz enquanto parlamentar. O atual sistema de videomonitoramento, por exemplo, é de minha autoria e fui eu o responsável por trazer este importante instrumento para a segurança da nossa querida cidade. Infelizmente, este meu esforço não foi acompanhado pela atual gestão de Timon, que não fez os investimentos devidos neste setor”, lembrou Alexandre.
Depois, Alexandre também comentou a declaração de seu adversário nas eleições, que chegou a confirmar, em uma das respostas do debate, que “a saúde de Timon precisa melhorar”. Segundo Alexandre, é preciso passar do discurso para a prática. “Vamos recuperar, ainda, as atuais unidades de saúde que assistem mal a nossa população, como o pronto-socorro Dra. Fátima. Vamos melhorar ainda o hospital Alarico Nunes”, garantiu Alexandre.
Ele também apontou, como solução para a segurança, investimentos na juventude. “De acordo com dados oficiais, jovens de 16 a 18 anos de idade estão entre as faixas etárias com maior número de pessoas acusadas de cometer crimes. Isto precisa mudar com urgência e a minha gestão, caro timonense, fará isto”, afirmou Alexandre.
Questionado sobre como fará investimentos na juventude, Alexandre deu como solução a extinção do contrato, mantido pela atual administração de Timon, com uma empresa de comunicação – cujo fato foi confirmado pelo adversário de Alexandre durante o debate. “Vou destinar estes cinco milhões usados apenas para propaganda da prefeitura para a juventude”, disse Alexandre.
Alexandre Almeida também questionou seu adversário sobre o valor que é cobrado hoje pela tarifa de água, que aumentou após o processo de privatização da concessão e a chegada da empresa Águas de Timon. “Timonense, mais uma vez vocês estão presenciando que o prefeito foge de nossos questionamentos e não responde às nossas perguntas sobre o valor que hoje é cobrado pela água em Timon. As taxas cobradas por esta empresa são absurdas. Hoje em Timon a água é mais cara do que em Teresina, do que em Caxias. Timon tem hoje uma das tarifas de água mais cara do Nordeste”, criticou.
Oposição
Alexandre, como é de praxe, não fugiu ao ser questionado sobre a aliança com Socorro Waquim para estas eleições. Segundo Alexandre, é um fato histórico, já que nunca a oposição esteve tão unida por uma Timon mais forte e justa. “ Isso para mim é um fato que precisa ser aproveitado pela população. E será”, disse Alexandre.
Populares declararam apoio a Wellington e externaram insatisfação com o prefeito Edivaldo Holanda Jr.
O candidato a prefeito da coligação “Por Amor a São Luís”, Wellington 11 (PP), participou, na noite da última quarta-feira (07), de um grande encontro com moradores da Cidade Operária, um dos maiores bairros da capital maranhense e que continua sofrendo com a falta de políticas públicas eficientes por parte da atual gestão municipal.
O encontro foi promovido pela médica e candidata a vereadora, Kátia Lobão, também do PP, que, há anos, milita no segmento da saúde.
Wellington apresentou aos presentes suas propostas de governo, todas baseadas em requisitos de desenvolvimento econômico e social; e sustentabilidade.
Os moradores deram demonstrações de apoio ao candidato progressista e também fizeram questão de externar descontentamento em relação ao atual prefeito, Edivaldo Holanda Júnior (PDT), que, segundo eles, fez diversas promessas de melhoria para o bairro e não as cumpriu.
“Prometeu creche e não fez. Prometeu melhorar a saúde e não fez. Queremos um prefeito presente e não um gestor de gabinete e que mostra na sua propaganda uma São Luís que não existe. Queremos um prefeito de atitude, que esteja nos bairros conversando com os moradores, verificando os problemas e buscando soluções para resolvê-los. E este é o perfil do Wellington”, disse a universitária Clarisse Portela.
Kátia Lobão também destacou o perfil empreendedor e determinado de Wellington 11. De acordo com ela, o candidato progressista reúne todas as qualidades para, a partir de janeiro, governar com eficiência São Luís.
A médica e candidata a vereadora teceu duras críticas a Edivaldo Holanda Júnior, em especial, no setor da saúde. “Nos Socorrões, o prefeito apenas tirou temporariamente os pacientes dos corredores e os amontoou, os escondeu em outros locais dos hospitais. Tudo isso para passar a imagem falsa de que investiu no setor da saúde. Isso não procede. Os Socorrões continuam superlotados, sem equipamentos, com falta de mais profissionais. Esse é o verdadeiro retrato da saúde de nossa capital”, comentou.
Wellington concordou com os moradores e com a candidata. De acordo com ele, Edivaldo Júnior deveria ter vergonha de promover atos de campanha na Cidade Operária em virtude dos inúmeros compromissos assumidos e não cumpridos.
O candidato progressista ratificou que a sua gestão na prefeitura de São Luís será participativa, popular. “Para que um prefeito administre bem, é necessário que ouça a população. Governaremos, a partir de janeiro, com o povo ao nosso lado”, garantiu.
Buraqueira compromete tráfego e acessibilidade de cadeirantes
Os moradores do Residencial Araras, na área da Cohama, foram surpreendidos com uma resposta um tanto suspeita ao solicitarem à Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) a recuperação asfáltica de duas ruas do conjunto. Sem cerimônia e desprovido de qualquer receio de comprometer os seus superiores em plena campanha eleitoral, o superintendente identificado como Thiago respondeu que só o prefeito e candidato à reeleição Edivaldo Holanda Júnior (PDT) ou o secretário da pasta, Antônio Araújo, podem autorizar os serviços de infraestrutura em bairros.
Em 24 de junho deste ano, o morador Marcelo Freire Pires deu entrada em um requerimento na Semosp pedindo a obra, mas, até hoje não foi atendido. No documento, alega que as ruas 4 e 5 do Residencial Araras não foram incluídas na operação de pavimentação de vias do conjunto, executada ano passado. “Não sabemos o motivo, mas cremos que as mesmas estavam no cronograma de execução”, ressalta Marcelo.
Marcelo chegou a formar uma comissão com outros moradores com a intenção de reforçar a solicitação. Depois de várias tentativas frustradas de conversar com algum gestor da Semosp, o grupo foi recebido pelo superintendente Thiago. A resposta, no entanto, não foi nada animadora. “Ele foi taxativo ao dizer que não seria cumprido o requerimento e nos informou que somente com autorização do secretário de Obras ou do prefeito (o serviço seria executado)”, relatou.
Cadeirantes
Alguns cadeirantes moram nas ruas 4 e 5 e têm problemas de acessibilidade por causa dos buracos e dos pedaços de asfalto soltos no chão. Outro motivo que justifica a recuperação das duas vias é o fato de ambas servirem de ligação entre a Rua do Aririzal e a Rua Boa Esperança. Por causa disso, registram tráfego intenso de veículos, inclusive ônibus e caminhões.
Resta saber qual critério o prefeito está adotando, em sua escolha pessoal, para atender ou vetar pedidos de obras encaminhados pela população.
A propósito, o superintendente de Obras Viárias da Semosp chama-se Thiago Macêdo de Araújo.
Com assinatura da Valeu Mandou Legal Produções e Eventos e patrocínio da OI, serão lançados nesta sexta-feira, às 17h, na Praça Nauro Machado (Praia Grande), o livro e o CD do Projeto Lira Jovem – A Nova Geração de Cantadores de Bumba meu boi – Sotaque Costa de Mão.
O lançamento será feito em conjunto com o III Festival Internacional de Folclore do Maranhão, promovido pela Brilho da Ilha Produções, com apoio da Coordenação de Festivais (CIOFF/WAPA) e do Conselho Internacional de Dança.
Produtor cultural Osvaldo Sousa, idealizador do projeto, entregou pessoalmente ao autor deste blog exemplares do livro e do CD Lira Jovem
O evento contará com a presença da delegação intercontinental da Unesco e do presidente da Comissão Nacional de Folclore. Na ocasião, haverá apresentação de grupos folclóricos da Argentina, Paraguai, Peru e Colômbia e dos estados do Pará, Ceará e Maranhão.
Se apresentarão ainda jovens cantadores vencedores dos festivais dos sotaques da ilha, de zabumba, costa de mão e do boi de costa de mão de Tajipuru.
Sobre o sotaque costa de mão
O estilo é oriundo da Baixada Maranhense, com predominância nos municípios de Cururupu, Serrano, Bacuri, com alguns grupos também em São Luís. Sua principal característica é a batida dolente, bem compassada, sendo os tambores percutidos pela costa da mão do instrumentista, havendo ainda outros tambores batidos com baquetas.
Enquanto maltratam aliados, Núbia e Domingos Dutra fazem brinde
O candidato a prefeito de Paço do Lumiar Domingos Dutra (PCdoB) convocou, no último sábado (4), uma reunião de emergência com os candidatos a vereador dos partidos que formam a coligação “Vai dar Tudo Certo” para tentar evitar o desembarque do grupo. A falta de estrutura para utilizar na campanha está sendo a principal reclamação daqueles que buscam uma vaga na Câmara municipal.
Segundo os candidatos, dos sete carros de som que a coligação possui e que deveriam estar atendendo de forma igualitária o grupo, quatro estão adesivados com a propaganda da esposa de Domingos Dutra e candidata a vereadora, Núbia Dutra (SD).
Ainda segundo os candidatos, a situação está ficando insustentável. Eles denunciam que na sede do PCdoB, da Avenida 13 do Maiobão, brigas e humilhações são constantes.
A última teria sido com um motorista, que por falta de pagamento rasgou um adesivo perfurado, sob os olhares de Domingos Dutra. As pessoas contratadas para fazer o trabalho de bandeiraço e panfletagem nas ruas do município reclamam do atraso no pagamento.
Quem se dispôs a ajudar de forma voluntaria também reclama da forma como é tratado pela coordenadora-geral da campanha, Núbia Dutra.
Uma página criada na internet por uma voluntaria para ajudar na divulgação da campanha poderá ser deletada.
Segundo um voluntário, que preferiu o anonimato, por medo de represália, ao tomar conhecimento da existência do site, a coordenadora teria ficado irritada, exigido a retirada imediata do ar e ameaçado denunciar à Polícia Federal e ao Ministério Público o responsável pela confecção da página.
Para sustentar a denúncia, Núbia Dutra alega o uso indevido da imagem do candidato Domingos Dutra e revela o interesse em ingressar com uma ação na justiça por danos morais.
Outro fato que chamou atenção e revoltou candidatos do grupo foi a ordem para distribuir um jornal com propaganda de Domingos Dutra na zona rural do município com santinhos de Núbia Dutra em seu interior, sem que os candidatos tivessem conhecimento de sua existência.
Para tentar achar uma saída para os problemas no grupo, os candidatos procuraram Domingos Dutra, mas não ficaram satisfeitos com o que ouviram. Segundo informações, Dutra teria referendado as ações de sua esposa.
Para quem milita na política de Paço do Lumiar, Núbia dá o tom de como será o governo de Domingos Dutra caso ele seja eleito prefeito do município.
Candidato a prefeito de São Luís também esteve reunido com moradores da Vila Embratel, que solicitaram a construção de um novo hospital na região Itaqui-Bacanga
Wellington acompanha e ampara idosa que foi prestigiá-lo na vista ao pólo Coroadinho/Bom Jesus
O candidato a prefeito da coligação “Por Amor a São Luís”, Wellington 11 (PP), esteve reunido, na noite desta última terça-feira (06), com lideranças comunitárias e moradores do polo Coroadinho/Bom Jesus.
O encontro, organizado pelo candidato a vereador Eduardo Acciardo – apoiador de Wellington, mas que é filiado ao PTC, partido da base de apoio do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) e que integra sua coligação – funcionou como um amplo fórum de discussão, no qual os presentes solicitaram ao candidato progressista que, como prefeito da capital maranhense, a partir de janeiro de 2017, interceda junto ao governo do estado para resolver o problema da falta de água na região.
“Abastecimento de água é uma obrigação do governo estadual, através da concessionária Caema, que administra o sistema e cobra pelo serviço. No entanto, como prefeito de São Luís, não mediremos esforços e estaremos permanentemente intercedendo junto ao órgão para que os moradores do Coroadinho, Bom Jesus e demais bairros não sofram mais com a falta de água em suas casas”, afirmou Wellington.
Os moradores elogiaram o perfil popular e de diálogo do candidato. De acordo com eles, Wellington é um gestor diferenciado, que ouve o cidadão e que gosta de estar nas ruas identificando os problemas e buscando soluções para resolvê-los.
“Precisamos de um prefeito igual ao deputado Wellington. Um político sério, determinado e que não se esconde em gabinete. Eu e minha família já decidimos: no dia 02 de outubro, é Wellington 11 para prefeito de São Luís”, disse o autônomo Josias Silva.
Vila Embratel
Populares fazem o “v” da vitória, declaram seu apoio à candidatura de Wellington a prefeito de São Luís
Wellington também esteve reunido com moradores da Vila Embratel, na área Itaqui-Bacanga. O encontro foi promovido pelo candidato a vereador, Mano Cleber (PSD), e reuniu centenas de pessoas, que também prestaram apoio ao candidato progressista.
A solicitação unânime repassada a Wellington tratou-se da construção de um novo Socorrão III na região.
De acordo com os moradores, o Itaqui-Bacanga reúne uma população estimada, hoje, em mais de 350 mil habitantes que são obrigados diariamente a percorrer grandes distâncias para ter acesso aos serviços de saúde de média e alta complexidade.
“Não iremos permitir que estas pessoas continuem sendo penalizadas. A partir de janeiro, a área Itaqui-Bacanga será tratada com todo carinho e zelo por nossa administração”, disse Wellington.
Comentários