Wellington garante concurso público na educação e valorização dos profissionais do magistério

Candidato progressista também assegurou investimentos para recuperar a infraestrutura das unidades de ensino de São Luís; construir novas; oferecer merenda de qualidade aos alunos; otimizar o transporte escolar; e colocar segurança dentro das escolas

Wellington criticou fortemente o desprezo com o qual o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT), que não compareceu à sabatina, trata o setor educacional, os professores e os estudantes
Wellington criticou fortemente o desprezo com o qual o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT), que não compareceu à sabatina, trata o setor educacional, os professores e os estudantes

O deputado estadual e candidato a prefeito da coligação “Por Amor a São Luís”, Wellington 11 (PP), apresentou nesta segunda-feira (12), durante sabatina denominada “Roda de Conversa”, promovida pelo Sindicato dos Profissionais do Magistério do Ensino Público Municipal de São Luís (SINDEDUCAÇÃO), compromissos que ele implantará, a partir de janeiro, no setor educacional.

Wellington garantiu que realizará concurso público para o cargo de professor e aumentará a capacidade constitucional de investimentos da prefeitura (de 25% para 30%) com o objetivo de executar um plano permanente de valorização salarial dos profissionais do magistério.

“Além disso, os novos investimentos serão canalizados para recuperar a infraestrutura das unidades de ensino de São Luís; construir novas; oferecer merenda de qualidade aos alunos; otimizar o transporte escolar; e colocar segurança dentro das escolas, por exemplo”, disse.

Wellington criticou fortemente o desprezo com o qual o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT), que não compareceu à sabatina, trata o setor educacional, os professores e os estudantes.

De acordo com ele, São Luís necessita de um gestor que tenha compromisso com a educação, que tenha coragem de dialogar com os professores e não administre somente dentro de um gabinete.

“Como prefeito de nossa capital, a partir de janeiro, realizaremos um governo participativo, que estará nas ruas e que dialogará permanentemente com a classe docente. Hoje, se a educação de São Luís encontra-se em estado de precariedade, é culpa do atual prefeito, que não sabe gerir bem os recursos e não tem compromisso com a cidade. Faremos diferente. Governaremos com planejamento no setor educacional e em todas as demais áreas da administração”.

Estado de abandono

Antes da sabatina ter início, o sindicado apresentou um vídeo mostrando o verdadeiro estado de abandono das escolas municipais e a falta de valorização do atual prefeito para com os professores e alunos.

Só para citar um exemplo, 69 escolas municipais estão com sua estrutura física em estado precário e 12 estão fechadas. Os profissionais do magistério – que realizaram duas greves (em 2014 e este ano) devido ao não cumprimento de acordo firmados pelo prefeito Edivaldo Júnior – não possuem condições de trabalho e sofrem, assim como os estudantes, com atos de violência em virtude de não haver segurança nas unidades de ensino.

“A educação de São Luís, a partir de janeiro, terá um prefeito oriundo de escola pública e que sabe valorizar o setor, os professores e os estudantes”, finalizou o candidato progressista.

Candidato a vereador comunista revela que Dutra enganou até Flávio Dino para favorecer a esposa

Dutra conspirou contra outros candidatos a vereador e enganou até Flávio Dino para beneficiar Núbia
Dutra conspirou contra outros candidatos a vereador e enganou até Flávio Dino para beneficiar Núbia

O candidato a vereador em Paço do Lumiar Roberval Costa (PCdB), que integra a coligação “Vai Dar Certo”, e até recentemente apoiava o também comunista Domingos Dutra na eleição de prefeito, fez uma grave denúncia contra o ex-aliado e agora desafeto.

Roberval revelou que Domingos Dutra havia feito um acordo verbal com o governador Flávio Dino para que sua esposa, Núbia Dutra, não saísse candidata a vereadora em Paço do Lumiar. O motivo seria a rejeição da mulher no município, onde ela é taxada de desagregadora e metida a rica.

De forma premeditada, Dutra escondeu Núbia até a convenção, mas, na última hora, e a contragosto dos então apoiadores, lançou a candidatura da esposa a uma vaga na Câmara Municipal de Paço do Lumiar pelo partido Solidariedade. De imediato, ela começou a agir. Uma das primeiras artimanhas de Núbia foi colocar a sua irmã Karla como tesoureira do PCdoB, com o aval do marido. Toda vez que Flavio Dino aparecia em algum evento em Paço do Lumiar, ela se escondia.

Não suportando mais a pressão dos candidatos a vereador e de militantes, Núbia Dutra escondeu a chave do comitê do PCdoB luminense e destituiu a coordenadora da campanha, Rosana Bordalo. Os candidatos a vereador tiveram de fazer as reunião na rua.

Outra revelação

Roberval fez outra revelação: Dutra o obrigou a retirar o seu vídeo do horário eleitoral, no qual ele se declarava comunista. A alegação foi de que o candidato a vereador estava afastando os evangélicos da campanha.

Todas as lutas protagonizada por Roberval, como a regularização dos títulos de terras e a campanha contra a Odebrecht foram exclusivamente para eleger a sua esposa Núbia Dutra. Ele ainda acusa Dutra de estar se movimentando para expulsá-lo do partido.

Firme em sua postura de combate aos desmandos de Dutra, ele diz ter o apoio e a solidariedade de vários intelectuais e artistas e movimento culturais contra as conspirações do candidato comunista a prefeito de Paço do Lumiar e de sua antipática esposa.

Assista ao vídeo de Roberval censurado por Domingos Dutra:

Adriano Sarney e a estrada de Montes Altos

Alardeado pelo governo Flávio Dino, o programa Mais Asfalto é fruto de esforços do governo Roseana, que deixou recursos do BNDES para o seu sucessor. Por outro lado, falta fiscalização da Secretaria de Transparência para a obra de recuperação de rodovia MA-280, que prevê atingir supostamente 37 quilômetros de extensão, embora o trecho em referência tenha apenas 33 quilômetros, em Montes Altos, no sul do Estado. Estamos de olho!

Juiz ministrará aula inaugural da Pós-Graduação em Direito do Consumidor da Universidade Ceuma

aula ceuma

O juiz da Vara de Interesses Difusos e Coletivos, Douglas Martins, ministrará, nesta quarta-feira (14), às 19h, no Auditório Expedito Bacelar, no Campus Renascença, a aula inaugural da Pós-Graduação em Direito do Consumidor da Universidade Ceuma. A palestra de boas-vindas será aberta ao público e tem como tema “A Corrupção e os Impactos para a Defesa do Consumidor”.

O coordenador da Pós-Graduação, Duarte Júnior, que acumula os cargos de presidente do Procon/MA e de diretor-geral do Viva Cidadão, também estará presente à aula inaugural e falará sobre o tema multidisciplinar e outros assuntos referentes ao Direito do Consumidor.

O curso de Pós-Graduação em Direito do Consumidor da Universidade Ceuma, com carga horária de 360 horas, é direcionado a profissionais de direito e de outras áreas que têm interesse em ampliar e atualizar seus conhecimentos sobre Direito do Consumidor.

Jornalista maranhense Rosane Borges recebe Moção de Aplausos do TJMA

A pós-doutora Rosane Borges foi palestrantes do 22º Seminário Internacional de Ciências Criminais, realizado em agosto em Brasília (DF)

Rosane Borges falou em painel cujo tema foi  “Mídia e Criminalização”, dividindo o espaço com o também jornalista Bruno Paes Manso
Rosane Borges falou em painel cujo tema foi “Mídia e Criminalização”, dividindo o espaço com o também jornalista Bruno Paes Manso

Proposta pelo desembargador José Bernardo Rodrigues, a Moção de Aplausos à jornalista maranhense e pós-doutora pela Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP, Rosane da Silva Borges, foi aprovada por unanimidade pelo Pleno do Tribunal de Justiça do Maranhão, em 31 de agosto de 2016. O reconhecimento foi motivado pelo “brilhantismo e sucesso”, segundo o desembargador, em que a maranhense proferiu palestra a magistrados e outros profissionais no 22º Seminário de Ciências Criminais, realizado em Brasília (DF).

Ela falou em painel cujo tema foi “Mídia e Criminalização”, dividindo o espaço com o também jornalista Bruno Paes Manso, doutor em Ciências Políticas e pós-doutorando no Núcleo de Estudos da Violência da USP. “O painel foi muito interessante e importante porque trouxe para nós, operadores do Direito, uma visão da mídia e como ela trata a questão criminal, como ela pode contribuir para um visão distorcida dessa área e desrespeitar direitos do cidadão e humanos”, comentou o desembargador José Bernardo.

Para ele, foi uma grata surpresa descobrir, logo após a palestra, que Rosane Borges é maranhense, antiga moradora do bairro do Monte Castelo em São Luís (MA) e tendo estudado Jornalismo na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). “Fiquei muito feliz em conhecer uma maranhense, jornalista, com um trabalho incrível e que com tanta segurança e firmeza nos apresentou dados interessantíssimos e análises importantes sobre o tema. Temos que nos orgulhar e reconhecer essa contribuição dessa maranhense”, ressaltou Bernardo Rodrigues.

Além dele, participaram do mesmo evento os desembargadores João Santana, José Luiz Almeida, Antônio Fernando Bayma, Raimundo Melo, Tyrone Silva e os juízes José Eulálio e Rosângela Prazeres.

Fonte: Tribunal de Justiça do Maranhão

Zequinha Amaral é o novo candidato a prefeito da coligação “Unidos Por Matinha”

Vereador Zequinha Amaral (PRTB - 28) foi escolhido novo candidato a prefeito da coligação “Unidos Por Matinha”
Vereador Zequinha Amaral (PRTB – 28) foi escolhido novo candidato a prefeito da coligação “Unidos Por Matinha”

O vereador Zequinha Amaral (PRTB – 28) foi escolhido como novo candidato a prefeito da coligação “Unidos Por Matinha”, o maior grupo político da história da cidade e que reúne, ainda, PDT, PSDB, PSL, PSC, PTB, PP, DEM, PHS, PT do B e PTN.

Ele terá como candidata a vice-prefeita a professora; ex-secretária municipal de Educação e Administração; ex-vereadora e presidente da Câmara Municipal de Matinha em duas oportunidades, Maria de Jesus (PSL).

Zequinha assumiu o posto de titular da candidatura majoritária em substituição ao atual prefeito Beto Pixuta (PDT), que teve o registro de sua candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral. Ele era o candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Pixuta.

“Nossa campanha continuará forte e contando com o apoio massivo dos matinhenses. Infelizmente, o prefeito Beto acabou sendo vitimado por uma manobra da oposição acatada pela Justiça. Porém, nosso grupo é unido; é grande; tem trabalho prestado à cidade e seu povo. Tenho certeza que, no dia 02 de outubro, sairemos vitoriosos”, afirmou Amaral.

Beto Pixuta também assegurou estar confiante na vitória da chapa Zequinha/Maria de Jesus.

De acordo com o prefeito, tratam-se de dois políticos sérios, filhos de Matinha e que tem relevantes serviços prestados ao município.

Oriundo de uma das famílias mais tradicionais da cidade, Zequinha Amaral está exercendo o seu terceiro mandato como vereador de Matinha, sendo que em duas legislaturas presidiu a Câmara Municipal. Ele é professor da rede municipal de ensino, é formado em Letras e está cursando Direito.

Trairagem em Paço do Lumiar: vereador Miau troca palanque de Josemar pelo do ex-presidiário Gilberto

Miau trocou o palanque de Josemar pelo de Gilberto Aroso em cima da hora
Miau trocou o palanque de Josemar pelo de Gilberto Aroso em cima da hora

Faltando menos de 20 dias para a eleição, um gesto de trairagem política ganha repercussão negativa em Paço do Lumiar. Aliado, até recentemente, do prefeito e candidato à reeleição, Josemar Sobreiro (PSDB), o vereador Miau (PDT) trocou de palanque e declarou apoio a Gilberto Aroso (PRB), que a qualquer momento pode ser julgado inelegível pela Justiça Eleitoral.

Miau pertence ao partido do atual vice-prefeito de Paço do Lumiar, Marconi Lopes, e foi um dos vereadores mais prestigiados na atual gestão municipal por ser da base de apoio ao prefeito na Câmara Municipal e por causa da sua lealdade. Até os seus cartazes, adesivos e santinhos foram pagos pela coordenação da campanha de Josemar.

Mas nem as benesses, muito menos o histórico de corrupção de Gilberto Aroso, impediram Miau de mudar de lado. Tão logo firmou a nova aliança, ele mandou excluir a fotografia e o nome de Josemar do seu material de campanha. Carros plotados com a imagem do vereador ao lado do prefeito circulam com os adesivos rasgados, exibindo apenas o seu rosto e o seu número.

Carro antes plotado com imagem de Miau ao lado de Josemar teve o adesivo rasgado
Carro antes plotado com imagem de Miau ao lado de Josemar teve o adesivo rasgado: material foi pago pela coordenação da campanha de Josemar

Gilberto Aroso teve a candidatura impugnada pelo Ministério Público por causa de condenações que sofreu por atos de corrupção quando administrou o município, entre 2004 e 2008, que o levaram, inclusive, à prisão no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em março deste ano (relembre).

A inesquecível troca de afagos entre Edivaldo e Eduardo Cunha

Edivaldo e Cunham trocam caloroso afago
Edivaldo Holanda Jr. e Eduardo Cunha trocam caloroso abraço

O deputado cassado Eduardo Cunha sai de cena, mas deixa um leque vasto de recordações. Para todo homem público que um dia trocou afagos com o maior vilão da política nacional, as lembranças são extremamente indesejáveis e seria melhor que fossem deletadas para sempre.

O estrago é maior para quem está em campanha, como é o caso do prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PDT), que em certa ocasião deu um caloroso agraço em Cunha, acompanhado de um terno sorriso e de um olhar de visível admiração.

Diante da grave instabilidade política e do risco de se cometerem mais erros nas urnas, nunca é demais refrescar a memória do povo, pois o voto consciente só é dado quando se conhece a trajetória do candidato escolhido e seus feitos e relações do passado e do presente.

Se a simpatia mútua entre Edivaldo e Cunha é mancha ou não no currículo, cabe a cada eleitor avaliar.

Wellington diz que zona rural precisa ser respeitada e valorizada

Wellington disse que a atual gestão municipal não respeita a zona rural porque a área tem menos votos s oferecer
Wellington disse que a atual gestão municipal não respeita a zona rural porque a área tem menos votos s oferecer

O candidato da coligação “Por Amor a São Luís”, Wellington 11 (PP), fez campanha na noite deste domingo (11) no Rio Grande, Zona Rural de São Luís. Ele chegou acompanhado do candidato a vereador Gaguinho (PHS), responsável pelo encontro que reuniu cerca de 200 pessoas entre moradores e lideranças locais.

Wellington começou sua fala mostrando que a atual gestão não respeita a Zona Rural e que essa falta de respeito existe pelo fato da Zona Rural ter menos votos para oferecer, apesar de ser três vezes maior do que a área urbana da capital.

“Aqui não tem tantos votos e é por isso que a atual gestão não olha para vocês. A Zona Rural tem muito valor e precisa ser respeitada, precisa de atenção na saúde, na infraestrutura, na educação, no desenvolvimento econômico. Aqui não tem um hospital, falta acesso descente, nossas crianças e nossos jovens não tem escolas de qualidade e isso precisa mudar de verdade”, declarou.

O candidato a vereador Gaguinho, com forte base na comunidade, também falou. Ele disse que o povo da Zona Rural precisa de um prefeito que tenha sensibilidade, que se preocupe com os problemas de toda Zona Rural. E que essa pessoa é Wellington 11.

“Falta tudo aqui. Faltam boas escolas, atendimento à saúde, falta estradas e até água. A Zona Rural está abandonada. Mas no dia dois de outubro vamos mudar essa realidade elegendo Gaguinho vereador e Wellington prefeito”, disse o candidatado do PHS.

Wellington retribuiu e disse que como prefeito eleito precisará de vereadores de confiança para governarem juntos. “Como prefeito preciso de uma Câmara de vereadores forte. E vocês também vão precisar de um vereador como Gaguinho”, completou o progressista.

Eduardo Cunha tem mandato cassado

Eduardo Cunha foi cassado por quebra de decoro parlamentar
Eduardo Cunha foi cassado por quebra de decoro parlamentar

Por 450 votos a 10, o Plenário da Câmara dos Deputados cassou o mandato do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) por quebra de decoro parlamentar, segundo parecer do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar que o acusa de ter mentido em depoimento espontâneo à CPI da Petrobras quando disse não ter contas no exterior. Houve 9 abstenções. Em seguida, a sessão foi encerrada.

Cunha, que também teve os direitos políticos suspensos e está inelegível até 2027, quando já terá 67 anos, é o sétimo deputado a ter o mandato cassado desde a criação do Conselho de Ética, em 2001.

A análise das acusações contra o deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) foi a mais longa da história do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. Até hoje, dia da votação do pedido de cassação em Plenário, já se passaram 335 dias desde que, em 13 de outubro de 2015, Psol e Rede apresentaram representação para a abertura do processo por quebra de decoro parlamentar.

Então presidente da Câmara, o deputado Eduardo Cunha falou à CPI em março de 2015
O pedido foi motivado por uma declaração, em março de 2015, do então presidente da Câmara na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras: “Não tenho qualquer tipo de conta em qualquer lugar que não seja a conta que está declarada no meu Imposto de Renda. E não recebi qualquer vantagem ilícita, ou qualquer vantagem, com relação a qualquer natureza vinda desse processo”.

Cunha diz não ter contas no exterior. Afirma que é beneficiário de um truste – entidade que administra bens e recursos.

Memória

O parlamentar foi afastado do mandato de deputado federal em 5 de maio último por decisão unânime dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), onde é réu em duas ações penais. Em consequência, também foi afastado da Presidência da Câmara, e renunciou ao cargo em 7 de julho.

Em uma das ações no STF, a Procuradoria Geral da República afirma “que não há dúvidas” de que Cunha é dono de contas na Suíça. O deputado afastado nega as acusações e diz que é perseguido por causa da atuação política.

Fonte: Agência Câmara

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima