Deputado Wellington presta homenagem ao comandante do Exército em São Luís

Wellington com o comandantes do 24º Batalhão de Infantaria Leve, coronel Azevedo
Wellington com o comandantes do 24º Batalhão de Infantaria Leve, coronel Azevedo

Ainda durante as atividades parlamentares em 2016 na Assembleia Legislativa do Maranhão, o deputado Wellington do Curso (PP) utilizou a tribuna para parabenizar e homenagear comandantes do 24º Batalhão de Infantaria Leve – Batalhão de Caxias em São Luís.

Na ocasião, o deputado Wellington protocolou requerimentos com mensagens de congratulação e voto de aplausos ao coronel Frederico de Azevedo Pires, referente aos serviços que exerceu no comando do 24º Batalhão durante o biênio 2015/2016.

“Essa mensagem de congratulação é encaminhada ao coronel Azevedo pela forma admirável com a qual exerceu sua função no comando no Batalhão. Eu servi ao Exército durante muitos anos. Foram 15 anos como sargento do Exército e sei que essa é uma missão que a gente leva para toda a vida. Deixo aqui a minha homenagem pela forma séria com a qual o coronel Azevedo comandou nosso Batalhão.”, disse Wellington.

Wellington encaminhou também mensagem de congratulação ao tenente-coronel Marcus Vinicius Soares Guimarães de Oliveira, que irá assumir o comando, no próximo dia 6.

“Tive a honra de servir ao Exército junto com o coronel Marcus Vinicius, quando ele ainda era tenente. Sei do compromisso e da responsabilidade desse guerreiro, o que me faz ver que nosso Batalhão será bem comandado.”, concluiu Wellington.

Vereador Gilvan Mocidade toma posse defendendo ética e trabalho pelo povo de Rosário

Gilvan Mocidade tomou posse prometendo trabalhar em favor do povo
Gilvan tomou posse prometendo trabalhar em favor do povo rosariense

O vereador Gilvan Mocidade (PRB) tomou posse, no último dia 1º, em solenidade na Câmara Municipal de Rosário. Ele se comprometeu a  trabalhar pelo povo da cidade, que o acolhe como filho há quase duas décadas e lhe deu um mandato eletivo há muito tempo almejado.

Gilvan reconheceu que o país passa por momento difícil, marcado por uma grave crise política e econômica. Ainda assim, prometeu empenho para superar os obstáculos e ajudar os cidadãos que nele confiaram. “Sei que desafios difíceis me esperam”, declarou, em seu primeiro discurso na tribuna do parlamento municipal rosariense.

O vereador garantiu que pautará seu mandato pela ética e demais virtudes que devem nortear a conduta política. “Com a ajuda de Deus, seguirei pelos caminhos virtuosos da ética e da moral”, anunciou, pedindo orações ao povo para que tenha um bom desempenho na vida pública.

Vereador Gilvan Mocidade na solenidade de posse com a esposa, o filho e amigo
Vereador Gilvan Mocidade com a esposa, o filho e amigo na solenidade de posse, na Câmara Municipal

Sargento da Polícia Militar e premiado compositor e intérprete de sambas-enredos, sambas-temas de blocos tradicionais e de toadas de bumba-meu-boi, Gilvan Mocidade diz que ingressou na política partidária para, segundo ele, dar contribuição mais efetiva ao povo, usando seu mandato como elo entre os cidadãos e o poder público. “Como vereador, buscarei sempre melhorias nas mais diferentes áreas, cobrando e fiscalizando o Executivo municipal para que as demandas do povo sejam atendidas com agilidade e eficiência”, ressaltou.

Ivaldo Rodrigues é empossado secretário municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento de São Luís

Secretário de Governo, Lula Fylho, e o secretário Ivaldo Rodrigues exibem ato de posse
Secretário municipal de Governo, Lula Fylho, e o secretário Ivaldo Rodrigues exibem o ato de posse

Trabalhadores rurais, políticos, secretários municipais de São Luís e diversos servidores públicos e amigos, prestigiaram na manhã desta terça-feira (03/01), a solenidade de posse do vereador Ivaldo Rodrigues (PDT) como novo titular da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa) de São Luís, no auditório da casa. O termo de posse foi entregue a Ivaldo Rodrigues pelo secretário de governo do município de São Luís, Lula Fylho.

Na cerimônia, Lula Fylho, representando o prefeito da capital, Edivaldo Holanda Júnior, falou que a Semapa é uma secretaria muito importante para a segurança alimentar da população de São Luís, para a produção agrícola e a geração de empregos e renda na zona rural e, que, existem muitos desafios a serem vencidos nesse ano de crise econômica. “Ainda vamos experimentar muitas mudanças na economia e devemos encarar com muita coragem e disposição a crise e enfrentá-la. Por isso precisamos não só de mudanças de cadeiras, mas de novas dinâmicas de gestão”, declarou.

Lula Fylho também falou que deverá ser uma prioridade para o novo secretário investir na agricultura para melhorar a qualidade da alimentação da população e reduzir a aquisição de gêneros alimentícios produzidos em outros estados e que poderiam ser produzidos na zona rural de São Luís.

Na ocasião, Ivaldo Rodrigues disse que trocou a Câmara Municipal pela Semapa para poder contribuir de forma ainda mais efetiva com o aumento da produção de alimentos e de pescados na capital e também para melhorar a estrutura e as condições sanitárias das feiras e mercados de São Luís. “Espero contar com a ajuda dos servidores da casa, da nossa bancada federal e com parceiros da iniciativa privada para conseguir recursos que possam ser investidos em projetos de estímulo a produção, capacitação técnica, fiscalização e, em obras de reforma e ampliação de mercados e feiras na capital.

Ivaldo disse que pretende contribuir de forma ainda mais efetiva com o aumento da produção de alimentos e de pescados na capital
Ivaldo disse que pretende contribuir de forma ainda mais efetiva com o aumento da produção de alimentos e de pescados na capital

Nesse primeiro momento pretendo me reunir com o corpo técnico da secretaria para fazer um diagnóstico das ações, projetos e demandas da casa para poder estabelecer as prioridades”, afirmou. Após a solenidade de posse, Ivaldo Rodrigues, se apresentou aos servidores da Semapa e deu início as primeiras reuniões de trabalho.

Na próxima quinta-feira, o prefeito de São Luís, Edvaldo Holanda Júnior, pretende empossar pessoalmente os novos secretários municipais.

Semapa

A Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), criada por meio da Lei 4.900, de 26 de dezembro de 2007, tem por finalidades promover o planejamento e a execução das políticas municipais de produção agropecuária, agroindustrial, de abastecimento e pesqueira com foco nas atividades geradoras de trabalho e renda.

Tremor de terra sentido em São Luís chegou a 5 graus e teve epicentro em Belágua

abalo

De acordo com o Laboratório de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), o tremor de terra sentido hoje em vários municípios do Maranhão, inclusive,  em diversos bairros de São Luís, chegou a cinco graus na Escala Richter e teve epicentro no município de Belágua, na Mesorregião Leste do estado.

Na capital, multiplicam-se, a todo instante, em redes sociais, relatos de pessoas que dizem ter percebido o abalo sísmico. Moradores do Renascença, Calhau, São Francisco, Península da Ponta d’Areia, Jaracati e arredores contam ter sentido o tremor. Apavorados, muitos saíram dos seus imóveis. Em alguns órgãos públicos localizados na região, servidores foram para a rua, em pânico.

O abalo sísmico também foi percebido na área Itaqui-Bacanga. Na Vale, o alerta de perigo foi acionado e todas as instalações da empresa foram evacuadas. Em São José de Ribamar, também há informes de que pessoas sentiram o tremor de terra.

Órgãos locais que, em tese, poderia fornecer informações técnicas sobre o fenômeno, como as universidades federal e estadual, não se pronunciaram até o momento.

Público e privado se confundem em polêmica com terreno que virou lixão em bairro nobre de São Luís

terreno trator

Moradores do Jardim Eldorado já perderam a conta de quantas vezes a Prefeitura de São Luís mobilizou equipes de limpeza pública para remover toneladas de lixo de um terreno privado localizado no bairro. Hoje, um dia após o blog ter denunciado novamente o (des)caso (veja post abaixo), mais uma vez, um grupo de garis e um trator amanheceram recolhendo móveis e eletrodomésticos velhos, entulho, resíduos orgânicos e muitos outros resíduos descartados por populares, carroceiros e até por indivíduos em caminhonetes de luxo. Se o acúmulo de lixo em uma área residencial já causa revolta, imagine o uso constante de recursos públicos para limpar um terreno particular, cujo dono parece não dar a mínima para o transtorno que tem causado à cidade.

2016 foi marcado por grandes acontecimentos sociais, um deles o prêmio “The Best”, no Hotel Luzeiros

Diretor da Faene, Ricardo Carreira, sua esposa, Michele Carreira, e a filha, Mickaela Carreira, recebem o prêmio The Best das mãos do novo presidente da Associação Comercial do Maranhão, Felipe Mussalém
Diretor da Faene, Ricardo Carreira, sua esposa, Michele Carreira, e a filha, Mickaela Carreira, recebem o prêmio The Best das mãos do novo presidente da Associação Comercial do Maranhão, Felipe Mussalém

Um dos grandes acontecimentos do mês de dezembro de 2016 foi o “Prêmio The Best – Melhores do Ano”, entregue em prestigiada festa no Hotel Luzeiros. A iniciativa foi reeditada com sucesso pelo colunista Nedilson Machado, do Jornal O Estado do Maranhão. Diversos empresários foram homenageados por suas conquistas no ano passado, tendo sobressaído-se com desenvoltura, apesar da crise que marcou os 365 dias do velho ano.

Um exemplo foi a Faene Faculdade de Negócios, vitoriosa na categoria “Educação”, tendo sido anunciada como a grande revelação de 2016. O prêmio foi entregue com honras e pompas ao diretor Ricardo Carreira, a sua esposa Michele Carreira e à filha, Mickaela Carreira, pelas mãos do novo presidente da Associação Comercial do Maranhão, Felipe Mussalém.

Entusiasmado, o empresário agradeceu e ressaltou a importância do projeto da Faene para o Maranhão. “É com muita satisfação que recebemos este prêmio, o qual representa o reconhecimento de um trabalho sério, dedicado e completamente pautado no desejo de contribuir para o crescimento do Maranhão, a partir da crença na educação, porta de entrada para o sucesso”, disse, após receber o troféu.

A Faene Faculdade de Negócios é uma instituição com destacada credibilidade no Maranhão por sua história de responsabilidade e seriedade, elementos que garantiram seu crescimento na área educacional. Isto graças a um trabalho desenvolvido primeiramente pela Escola de Negócios Excellence, a ENE, situada no bairro Residencial Pinheiros e especializada na área da pós-graduação.

A instituição dispõe de uma cartela de cursos considerados fundamentais no novo mapa profissional do Brasil. No ramo da graduação, a Faene deu a partida com os cursos de Logística e de Administração, com aulas a serem iniciadas no mês de fevereiro de 2017. Prestes a completar 14 anos de história, a instituição mentora de ousados projetos está revolucionando o setor educacional com cursos de pós-graduação até então não oferecidos no Maranhão. Em breve, vai inaugurar um Centro de Estudos, que também será um de seus diferenciais.

Odebrecht Ambiental inicia 2017 com obras e melhorias em diversos bairros

O Programa Água e Vida, que tem como objetivo levar água tratada para 100% da área urbana de São José de Ribamar e Paço do Lumiar, investirá mais de 30 milhões em obras ao longo do ano

A Odebrecht Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de São José de Ribamar e Paço do Lumiar, inicia 2017 com um amplo calendário de intervenções e investimentos. A concessionária está concluindo os primeiros sistemas definitivos de abastecimento de água nos bairros do Parque Vitória, Sede de São José de Ribamar e Maiobão. Em paralelo, outros bairros já estão recebendo obras e melhorias, com é o caso do Alto do Turu, Alto Jaguarema e Central Park, em São José de Ribamar, além da Sede de Paço do Lumiar.

No bairro do Alto do Turu estão em andamento as obras para implantação de mais de 12 km de novas redes de distribuição de água. As intervenções acontecem já na primeira semana de janeiro e seguem até o mês de maio, contemplando a Av. 01, Rua da Mangueira, além das Ruas 01, 03, 04, 05, 07, 08, 09, 11, 13, 14, 15, 17, 19, 21, 23 e 27.

No Central Park e Alto Jaguarema os investimentos começam em janeiro com a perfuração de um poço e as instalações de novos hidrômetros, equipamento responsável pela medição do volume de água consumido pelos moradores de cada imóvel. A instalação do aparelho é obrigatória e determinada pelo Regulamento da Concessão, bem como pela Lei Federal 11.445/2007. Todos os hidrômetros instalados pela Concessionária são fabricados obedecendo ao rigoroso padrão exigido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), através da Portaria n° 246 de 17 de outubro de 2000, e contam com a certificação do INMETRO.

Na Sede de Paço do Lumiar a Concessionária dá seguimento ao trabalho de manutenção preventiva. Nas últimas semanas foram realizadas desobstruções nas redes existentes com uso de caminhão jato vácuo, substituição de trechos de redes, instalação de novos ramais e limpeza do poço localizado na Rua do Campo. Os trabalhos continuam nesta primeira semana de 2017 com a limpeza e recuperação de mais um poço, localizado próximo ao Ginásio Poliesportivo Ciricão. O objetivo da Concessionária é aumentar a produção de água e melhorar sua distribuição no bairro.

O trabalho de limpeza e recuperação dos poços tem sido executado amplamente nos dois municípios. Ao todo 93 poços serão alvo de manutenções preventivas com objetivo de melhorar o controle da qualidade de água e aumentar a sua produção.

Todas as iniciativas fazem parte do Programa Água e Vida, que encerrou 2016 com um saldo positivo de mais de 16 km de novas redes e adutoras implantadas, dois novos centros de reservação em fase de conclusão e mais de 156 mil ordens de serviço executadas nos dois municípios.

Testemunhas do descaso

urubus testemunhas

Como se estivessem vigiando algo precioso, dois urubus pousaram e permaneceram por longo tempo em um poste da rede elétrica instalado na calçada de um terreno baldio transformado em lixão, no Jardim Eldorado, bairro de classe alta vizinho ao Turu. Atraídas pela sujeira e pelo mau cheiro, as aves ficaram em posição de bote, uma delas no topo, a outra sobre a luminária, à espera de algo que lhes servisse de alimento. Rapinagem à parte, os urubus assumiram o papel de testemunha do descaso, tanto do dono do terreno, jamais identificado, quando do poder público, que permite o despejo de lixo na área privada sem que o dono seja punido, conforme previsto em lei.

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima