Wellington discute reforma previdenciária e política na Assembleia Legislativa de SP

Wellington debateu temas como reforma da previdência, reforma política, crise carcerária e a PEC 47

A Diretoria Executiva da UNALE, bem como o Colegiado de Presidentes das Assembleias Legislativos Estaduais estiveram reunidos na Assembleia Legislativa de São Paulo para discutir temas como a reforma da previdência, a reforma política, a crise carcerária e a PEC 47. Após o encontro, o deputado Wellington do Curso (PP) e outros parlamentares do Brasil se reuniram com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, no Palácio dos Bandeirantes.

Wellington defendeu interesses do Maranhão para garantir uma reforma com os melhores impactos sociais possíveis para o estado

Além do deputado Wellington, estiveram presentes deputados de todos Brasil, representando suas respectivas Assembleias, o presidente da UNALE, Deputado Adjunto Afonso (PDT/AM); os presidentes da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputado Junior Mochi (PMDB); Fernando Capez (PSDB/SP); José Vitti (PSDB/GO); Ângelo Mário Coronel de Azevedo (PSD/BA); José Eduardo Botelho (PSB/MT); Ademar Traiano (PSDB/PR); Mauro Carlesse (PHS/TO) e o 1º vice-presidente, Aldo Schneider (PMDB) de Santa Catarina. Do Maranhão, também esteve presente o deputado Rigo Teles (PV).

Wellington com o promotor e deputado estadual Fernando Capez, presidente da Assembleia Legislativa paulista

“Durante o dia de hoje, tratamos de temas fundamentais como a reforma política e previdenciária, como a PEC 47, que regulamenta as competências da União e dos legislativos estaduais sobre questões como direito processual, assistência social, trânsito, transporte, direito agrário e outras. Além disso, alinhamos pontos relevantes sobre a reforma politica e principalmente sobre a reforma da previdência e alguns encaminhamentos e emendas serão encaminhadas ao presidente da comissão especial que analisará as mudanças na Câmara, o deputado Carlos Marun. Em tais alterações, tentamos ao máximo priorizar os interesses do povo do Maranhão e, assim, garantir uma reforma com os melhores impactos sociais possíveis. Certamente, retorno ao Maranhão com ideias que auxiliarão o desenvolvimento de nosso povo! E é isso que me motiva mais ainda”, destacou Wellington.

O QUE FOI A REUNIÃO DA UNALE?

Os deputados trataram do plano de trabalho proposto na reunião das Comissões Especiais da Reforma Política e Previdenciária da Unale. Além disso, discutiram a agenda proposta para o primeiro semestre, com a realização de seminários e da programação da XXI Conferência Nacional da Unale. O evento está marcado para os dias 7 a 9 de junho, em Foz do Iguaçu, no Paraná.

Caminhão-cegonha fica entalado no elevado da Cohama

Motorista do caminhão-cegonha calculou errado altura do viaduto e carros se chocaram com a ponte

A manhã chuvosa de sábado foi marcada por uma trapalhada que causou grave transtorno ao trânsito de São Luís. O motorista de um caminhão-cegonha, usado no transporte de veículos de passeio, calculou errado a altura do Elevado Alexandre Costa, no retorno da Cohama, e ficou literalmente entalado entre a alça superior e o chão.

Imperícia do condutor deu um nó no trânsito na movimentada rotatória da Cohama

Além de causar danos materiais ao carros que se chocaram com a ponte, a imperícia do condutor deu um nó no tráfego nas avenidas Jerônimo de Albuquerque e Daniel de La Touche, que têm como ponto de intersecção a movimentada rotatória.

Carros que estavam na parte de trás do caminhão-cegonha se chocaram com a ponte e tiveram danos

Agentes de trânsito tiveram muito trabalho para liberar o fluxo de veículos no local.

Em audiência com ministro, prefeito e reitor, Ricardo Guterres discute inauguração do IFMA em Ribamar

Ricardo Guterres (de gravata verde) destacou instalação do IFMA em Ribamar como meio de desenvolvimento da educação no município

O assessor especial do Ministério da Educação, Ricardo Guterres, participou de audiência, em Brasília, para tratar da inauguração de uma unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) em São José de Ribamar.

Na presença do ministro Mendonça Filho, do prefeito Luis Fernando Silva, do reitor da instituição, Roberto Brandão, e do deputado Juscelino Filho, coordenador da bancada maranhense na Câmara Federal, Guterres defendeu a implantação do pólo como forma de desenvolver o ensino e oferecer aos estudantes ribamarenses a oportunidade de formação em cursos que ampliam as chances de ingresso no mercado de trabalho.

Na audiência, ficou definido que a inauguração da unidade ocorrerá em abril, com a presença do ministro Mendonça Filho

Na audiência, ficou definido que a unidade do IFMA de São José de Ribamnar será inaugurada em abril, com a presença do ministro. As instalações já estão prontas para receber os alunos.

A prova do processo seletivo para ingresso nos cursos técnicos de nível médio, que teve mais de 4 mil inscritos, foi realizada em 8 de janeiro. A matrícula dos aprovados no seletivo ocorreu entre os dias 3 e 13 deste mês.

Reforma do Ensino Médio

Ricardo Guterres com o ministro Mendonça Filho no ato que marcou a sanção da lei do novo Ensino Médio

Ricardo Guterres também participou, na companhia do ministro Mendonça Filho, do ato em que foi sancionado o projeto de lei que instituiu reformas no Ensino Médio no Brasil. Entre as mudanças mais significativas está a possibilidade de o estudante escolher cursar, ao longo das três séries, as disciplinas para as quais tem mais aptidão.

Ministro da Saúde garante a prefeitos rever questão da per capita no Maranhão

Tema disse ao ministro que o Maranhão está sendo penalizado ao figurar na 25ª posição no ranking nacional em relação aos valores da per capita

Em reunião realizada na última quinta-feira (16) com prefeitos e deputados maranhenses, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, garantiu a revisão do teto da saúde no estado, atendendo à reivindicação da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão, cujo presidente, prefeito Cleomar Tema (Tuntum), destacou ser a hora de uma força tarefa para que estabeleça pelo menos a média nacional quanto aos valores repassados às cidades.

O encontro com o ministro foi parte de um movimento deflagrado pela FAMEM, que levou 90 prefeitos à Capital Federal e, no dia anterior, recebeu a adesão do presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia. O parlamentar disse que iria se empenhar pessoalmente para que o Governo Federal venha a equacionar o problema mostrado pelos gestores municipais do Maranhão.

No Ministério da Saúde, Tema destacou que o Maranhão está sendo penalizado ao figurar na 25ª posição no ranking nacional em relação aos valores da per capita. O diretor administrativo da FAMEM, Gildásio Ângelo da Silva, mostrou dados estatísticos mostrando a falta de critérios da União quanto à divisão dos recursos entre os estados.

Encontro com Temer

Os deputados federais Juscelino Filho (coordenador da bancada), Pedro Fernandes e Cleber Verde, que acompanharam os prefeitos, fizeram gestões junto ao ministro e garantiram que estão empenhados em pavimentar caminho para um encontro da Federação com o presidente Michael Temer.

“Vamos atuar em diversas frentes. Na parte técnica, a FAMEM começará, a partir de agora, a elaborar estudos quanto às demandas médicas hospitalares e também para a formatação de uma nova PPI, já que estamos atrasados nesse quesito”, destacou o líder municipalista.

No encontro com o ministro da Saúde, o grupo municipalista recebeu também o reforço da suplente de deputada federal Rosângela Curado; da secretária de Saúde de São Luis, Helena Duailibe; e dos deputados estaduais Rogério Cafeteira (líder do Governo na Assembleia), Rafael Leitoa, Levir Pontes, Antônio Pereira e Stênio Resende.
Presidente do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Vinícius Araújo também se manifestou, ressaltando a necessidade de se estabelecer uma plataforma de trabalho urgente com vistas a reverter o quadro em que se encontra o Maranhão com relação ao teto da saúde.

Diversos prefeitos aproveitaram a ocasião para mostrar problemas de seus respectivos municípios. Ao final da reunião, o Cleomar Tema se mostrou esperançoso quanto ao futuro, destacando ainda que os deputados federais foram importantes, por conta do auxílio que deram aos prefeitos na jornada.

Ele também agradeceu o apoio dos deputados estaduais que acompanharam os prefeitos. Tema disse ser inconcebível que o Piauí, com praticamente a metade da população do nosso estado, seja contemplado com uma per capita de R$ 225,00, enquanto que o Maranhão recebe apenas R$ 158,00.

“Isso vem mostrar claramente que tal distribuição não obedece a critérios técnicos, mas políticos, levando-se em conta que, antes do atual ministro da Saúde, a pasta foi ocupada, pelo período de três anos, por um deputado federal do Piauí”, destacou o presidente da entidade municipalista.

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima