As veias fechadas da capital

Senador Roberto Rocha pleiteou junto ao presidente do TCU, ministro Raimundo Carreiro que é maranhense, posição técnica do órgão sobre a questão da BR-135

Poucos assuntos são tão consensuais na política maranhense quanto a urgente necessidade de retomar e concluir a duplicação da BR-135. Toda a bancada de senadores e deputados tem feito esforços políticos para destravar essa obra que parece reunir em sua história um compêndio de entraves burocráticos e técnicos sem fim.

Para o cidadão que paga seus impostos é difícil compreender como uma obra se torna interminável, inconclusa, enquanto vidas são ceifadas a cada ano, numa rotina macabra de acidentes. Ano após ano, o número de acidentes com vítimas fatais bate recorde.

Somente nos últimos três anos, a Polícia Rodoviária Federal registrou 500 acidentes, sendo 19 vítimas fatais e 239 feridas apenas no trecho entre a capital São Luís e o município de Bacabeira, o que corresponde a 26 quilômetros.

O último entrave resultou de problemas técnicos na obra, que apresentou fissuras para as quais é necessário atualizar o projeto, de modo a garantir a resistência adequada do pavimento. A solução técnica é partilhada entre o órgão executivo, o DNIT, e as empresas executoras. Trata-se de aplicar uma camada de brita e concreto na base, além de polímeros especiais na camada asfáltica.

Até aí, tudo bem. Ocorre que o custo dessa intervenção pode, dependendo da interpretação técnica, colidir com resolução do TCU, o que traria insegurança jurídica às empresas.

Diante do impasse, a prudência recomenda que todas as partes sentem à mesa para chegar a uma solução. O tempo urge, uma vez que não podemos mais uma vez perder a janela hidrológica que se abre com o fim do período chuvoso.

Ao tomar conhecimento da situação, ouvi os argumentos técnicos das empresas responsáveis pela pavimentação asfáltica e o outro lado, o DNIT, para buscar uma solução para o trecho a ser pavimentado, além uma extensão de 7 km, já pavimentado, mas que precisa ser refeito.

Nesta terça-feira estive reunido com o presidente do TCU, ministro Raimundo Carreiro que, como maranhense, conhece de perto a urgência e a pungência do problema.

Mostrei a Sua Excelência os dados da questão e apelei à sensibilidade do nosso conterrâneo para termos uma posição técnica do órgão que possa pelo menos estabelecer a real situação jurídica, para que se busque a melhor solução técnica.

Para o DNIT, ou para o TCU, trata-se apenas de mais uma obra, por mais importante que seja. Para nós, maranhenses, a BR 135 é nossa veia aorta. É ela, com seus milhares de veículos diários de tráfego, que constitui o sistema sanguíneo de nossa dinâmica econômica.

É esse apelo que fizemos aos órgãos responsáveis, para que a população não seja por mais tempo submetida à humilhação de uma obra sem fim.

Senador Roberto Rocha

Wellington condena gasto com propaganda, enquanto maranhenses estão internados em outros estados

Wellington: “não podemos viver só de propagandas, de ilusão, precisamos sim, de atitudes concretas em nossa saúde”

O deputado estadual Wellington do Curso (PP) utilizou a tribuna, na manhã da última terça-feira (6), para solicitar ações em defesa da saúde pública no Maranhão. Fundamentando-se em relatos de familiares de pacientes, o deputado Wellington citou o caso da maranhense Marianny Ribeiro Pacheco, que está internada em um hospital no estado do Piauí, fazendo tratamento sem o apoio do Governo do Maranhão.

A garota Marianny Ribeiro Pacheco foi diagnosticada com amiotrofia muscular espinhal, que é uma doença degenerativa de origem genética, uma das mais comuns no sistema nervoso central e está há um ano internada em um hospital no estado piauiense. O deputado estadual Wellington do Curso fez um indicação, cobrando do Governo do Estado e da secretaria estadual de saúde assistência Domiciliar à paciente.

“É o mínimo que o Governo do Estado poderia fazer para a Marianny e, até agora, não fez. Ações efetivas na saúde não há, mas por outro lado, investe com valores exorbitantes na comunicação, nas propagandas de suas obras inacabadas e incompletas para se promover. Não estamos falando de qualquer coisa, estamos falando de saúde pública, o que precisa ser prioridade em nosso Estado! Mas infelizmente outras coisas estão sendo priorizadas. Enquanto isso, a menina Marianny precisa voltar para o seu lar, precisa continuar o tratamento e encontra uma série de problemas por falta de ajuda do Governo do Estado. Por isso, solicitamos ao Governador que dê assistência Domiciliar à paciente a fim de que ela possa continuar o tratamento”, disse Wellington.

Wellington ainda recebeu outra denúncia sobre saúde, desta vez, do paciente Carlos Venício Gomes de Oliveira, da cidade de Sucupira do Norte, que foi diagnosticado com síndrome de Guillain-Barré e está internado no Hospital da cidade de Presidente Dutra. O parlamentar solicitou ao secretário estadual de saúde que transfira o Carlos para o Hospital Carlos Macieira em São Luís e tenha um tratamento adequado.

“O paciente precisa de tratamento adequado, de cuidados. Se na capital o tratamento é mais adequado, o porquê não podemos transferir o paciente? Não podemos viver só de propagandas, de ilusão, precisamos sim, de atitudes concretas em nossa saúde para que ela não fique pedindo socorro. É um absurdo que enquanto o Governo gaste com propaganda, pacientes estejam internados em outros estados por falta de leito”, disse Wellington.

Sousa Neto sai em defesa dos atletas do jiu-jitsu e cobra posicionamento do governo Flávio Dino

Sousa Neto anunciou que apresentará requerimento à Mesa Diretora solicitando informações sobre o orçamento da Sedel

O deputado estadual Sousa Neto (PROS) utilizou o Tempo das Lideranças, na sessão desta quarta-feira (7), para lamentar o descaso do Governo Flávio Dino (PCdoB) com o Esporte, referindo-se, entre outras situações, a dos atletas do jiu-jitsu que estão vendendo água em semáforos para custear despesas em um campeonato mundial em São Paulo (SP).

“Venho aqui com uma frustração, tristeza e revolta muito grande. O Governo Flávio Dino não gosta de esporte, aliás, não só de esporte, segurança pública, saúde, educação, porque o Maranhão está um caos em todas as áreas. Ontem (6), assisti a uma reportagem na TV Mirante, falando da situação de um grupo de atletas de jiu-jitsu que está vendendo água para poder custear suas passagens para disputar um campeonato mundial e representar o Estado do Maranhão em São Paulo. É inadmissível. Culpa dessa gestão Comunista omissa”, protestou o parlamentar.

Ele lembrou que, quando esteve à frente da Secretaria de Esportes, havia uma programação anual de eventos e atividades, de forma a garantir o apoio e incentivo aos atletas amadores e profissionais. “Já fui secretário de Estado de Esporte e Juventude, e sei que realmente o esporte não só aqui, mas do Brasil inteiro, tem sérias dificuldades financeiras, mas não posso deixar de falar que, todos os anos, o órgão recebe seu calendário esportivo pelas federações, para podermos fazer uma projeção das competições e adequar dentro do orçamento. É assim no judô, é assim no futsal, é assim no handebol, é assim no vôlei, no basquete, em todas as modalidades esportivas”.

O deputado questionou o posicionamento do Governo Flávio Dino e do Secretário Márcio Jardim. “Pergunto ao governo e ao secretário, como é que pode o pessoal estar vendendo água para representar o Maranhão fora daqui? Um atleta passar quase seis horas no sol quente de kimono, vendendo água para poder levantar recurso para comprar passagem, para poder representar o Maranhão. Isso não pode acontecer”.

Sousa Neto falou, também, das dificuldades financeiras dos times de futebol que estão disputando competições nacionais e locais. “O Cordino está aí para disputar uma final do Campeonato Maranhense junto com o Sampaio Corrêa, que tem feito um grande trabalho em resgatar o futebol e dar o orgulho para o Maranhão, só que infelizmente o pessoal chegou à capital reclamando das condições precárias, porque não tem ajuda do Estado”.

Orçamento da Sedel

Ele anunciou que irá entrar com um requerimento à Mesa Diretora, solicitando informações acerca do orçamento destinado para a Secretaria de Esporte e Lazer (Sedel), comandada por Márcio Jardim, nos últimos três anos. “Já estou entrando com requerimento junto à Mesa Diretora para saber o orçamento da Secretaria de Esporte do ano de 2015 e 2016, e o que tem para o ano de 2017, até por uma questão mais uma vez de transparência. Quem paga o Governador, nós deputados e todos os gestores públicos, é a população. O povo quer transparência”, encerrou.

Prefeitura de São Raimundo do Doca Bezerra promove ações educativas em saúde bucal em escolas

Odontóloga Niciane Soares e sua auxiliar, Silvana Durval, proferem palestra sobre a importância da saúde bucal para todos

A odontologia moderna trabalha a prevenção como a melhor forma de diminuir as doenças bucais. Esse é o meio mais eficaz e inteligente de garantir uma população saudável e consciente. Para que esse importante hábito seja adquirido de forma mais natural, nada melhor que já educar nossos futuros jovens.

Estudante da rede municipal recebe aplicação de flúor durante ação de saúde bucal em escola pública

Com essa intenção, as secretarias de Saúde e de Educação de São Raimundo do Doca Bezerra, com apoio total do prefeito Selitom Miranda, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), promovem ações educativas em Saúde Bucal nas escolas do município.

Alunos ouvem atentamente explanação das profissionais sobre a importância de uma boca saudável

Nas ações, a odontóloga Niciane Soares, juntamente com sua auxiliar, Silvana Durval, realizam palestras, escovação supervisionada e aplicação tópica de flúor.

Estudantes fazem fila para receber atendimento; casos mais graves são encaminhados ao posto de saúde

As profissionais fazem, ainda, a avaliação dos alunos para eventual encaminhamento ao posto de saúde, onde podem receber tratamentos mais específicos, de acordo com a necessidade de cada criança.

Odontóloga Niciane Soares faz demonstração em sala de aula sobre forma correta de escovar os dentes

As ações já apresentam resultados positivos, com a devida conscientização de grande parte dos alunos sobre a importância de uma boca saudável para o bom funcionamento do organismo e para a melhor qualidade de vida.

La Vertu lança campanha alusiva ao Dia dos Namorados nas redes sociais

La Vertu fez um ensaio especial com casais de noivos, todo voltado para o Dia dos Namorados

Junho chegou e com ele o clima de romance. Celebrar o amor em todas as suas formas é uma prioridade para a marca piauiense La Vertu, que fez um ensaio especial com casais de noivos, todo voltado para o Dia dos Namorados. Em São Luís, a marca abriu, recentemente, uma unidade no São Luís Shopping.

A ideia da campanha é mostrar todas as expectativas, sonhos e anseios de um casal jovem que está prestes a construir uma vida a dois. Os clicados são enfermeiros, jornalistas, professores, engenheiros, empresários, servidores públicos, fisioterapeutas, médicos e administradores que possuem em comum a ansiedade e expectativa para o grande dia.

Os casais clicados são formados por profissionais que possuem em comum a ansiedade e expectativa para o grande dia

“Todos sabem da dor e delícia de conviver com alguém e estão dispostos a superar as dificuldades do caminho e construir um futuro baseado no amor, respeito e cumplicidade. Aos casais enamorados, as nossas homenagens”, disse a proprietária da marca, Laysa Feitosa.

Deputado Zé Inácio participa de solenidade de entrega de patrulhas mecanizadas

Zé Inácio e o governador Flávio Dino entregam patrulha mecanizada a agricultor familiar maranhense

O deputado Zé Inácio esteve presente na manhã da quarta-feira (07) em uma solenidade do Governo do Estado, realizada no Palácio Henrique De La Rocque. O evento integra as ações de fortalecimento da agricultura familiar realizadas pelo governo Flávio Dino.

Zé Inácio subiu em patrulha mecanizada para conhecer funcionamento da máquina agrícola

Para o governador Flávio Dino, atos como o que ocorreram nesta solenidade são de extrema importância. “Esses atos são importantes por sinalizarem a preocupação do Governo com a produção e a produtividade da agricultura familiar. É preciso avançar no que é prioritário, como a garantia de políticas públicas para quem precisa”, disse.

Zé Inácio destacou o fortalecimento das ações pela agricultura familiar nos municípios. “Esta é mais uma ação do Governo Flávio Dino para fortalecer a assistência técnica e extensão rural do Maranhão. Além disso, parabenizo o município de Paraibano e, em especial, o prefeito Zé Hélio, pois sabemos de que ele tem sido um ótimo gestor e beneficiará os trabalhadores dos povoados”, enfatizou.

Durante a oportunidade, o Governo realizou a entrega de títulos de terra e de 11 patrulhas mecanizadas. Os títulos individuais de terra beneficiarão mais de 50 famílias de agricultores familiares do município de Bom Jardim. Além disso, também foram entregues carros, lanchas e quadricículos, bem como de cartões para agricultores que comercializam, a partir do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), nos municípios de Mirador, Duque Bacelar e Lagoa Grande.

Aparelhamento da comunicação palaciana expõe medo de Flávio Dino de perder o poder

Flávio Dino aparelhou sua máquina de comunicação para defendê-lo e atacar adversários

Faltando pouco mais de 15 meses para a eleição, o governador Flávio Dino (PCdoB) aparelhou sua estrutura de comunicação e escalou um time de porta-vozes para tentar minar os movimentos de adversários na corrida sucessória de 2018. A ordem é desqualificar possíveis rivais, que, neste momento, articulam-se intensamente e com notável desenvoltura, atraindo forte apoio político e popular. Enquanto a artilharia palaciana desfere duros golpes em quem julga inimigos, a gestão comunista e os aliados que lhe dão sustentação tentam emergir da apatia administrativa em que estão mergulhados e se esquivar dos sucessivos escândalos de corrupção que os envolvem.

Balizada em duas frentes, a estratégia está em pleno curso em blogs, jornais, emissoras de rádio e TV atrelados ao Estado, que seguem à risca a orientação de confrontar qualquer um que se apresente como ameaça ao projeto de poder que hoje impera no Maranhão. Ao mesmo tempo, esses meios de informação exercem a árdua tarefa de defender não apenas um governo, mas, sobretudo, um grupo político flagrado, dia após dia, em atos de improbidade e em outras práticas nada republicanas, as quais combateram ferozmente antes de conquistar o mando.

Na execução do plano ardiloso, vale para os governistas até mesmo infiltrar espiões em eventos promovidos por oposicionistas. Foi o que aconteceu no encontro realizado na última sexta-feira (2), em São Luís, em apoio à pré-candidatura do ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, ao Senado Federal. Para monitorá-lo, e também a sua irmã, a ex-governadora Roseana Sarney, principal motivo de preocupação dos governistas, o Palácio dos Leões designou um membro graduado, com posição de destaque em seu núcleo de comunicação, sobretudo pela presteza que exibe na defesa dos chefes e nos ataques a desafetos, marcados, via de regra, por excessos condenáveis, seja no programa de rádio que apresenta, seja em seu blog chapa branca, o qual usa para atingir, inclusive, colegas de ofício.

Em sua vã tentativa de fazer crer que o evento foi um fiasco, o enviado não apresentou um elemento concreto sequer que comprovasse sua versão e foi obrigado a recorrer ao humor grosseiro, ao microfone, tamanha a falta de consistência dos seus argumentos. De fato, não havia como menosprezar as mais de duas mil pessoas presentes ao ato político, entre as quais dezenas de prefeitos, ex-prefeitos, deputados estaduais, federais e vereadores de todas as regiões do estado, além de nomes de expressão na vida pública, como a ex-governadora Roseana Sarney e o senador João Alberto. Diante de tal constatação, restou ao emissário esforçar-se para fazer graça, já que tinha que mostrar serviço e dar satisfação aos superiores.

Como se não bastasse o pavor diante do avanço dos adversários e a frustração que amargam ao tentar desqualificá-los, os palacianos veem, a cada dia, setores do governo mergulhados na mais profunda apatia e envolvidos em uma cadeia de escândalos de corrupção, como o célebre “aluguel camarada”, a prisão de um ex-secretário-adjunto do sistema penitenciário por desvios no cargo, a recente prisão de representantes de um instituto que faturou milhões na atual gestão para gerenciar hospitais e outras unidades da rede estadual de saúde, além da denúncia de que o próprio Flávio Dino foi destinatário der propina, feita por um delator da Lava Jato. Dignos da mais severa reprovação popular e passíveis de punição implacável, todos os casos ganharam destaque neste blog, com ampla repercussão.

Cada ato lesivo ao erário, cada favorecimento a aliado e cada perseguição a desafeto noticiados por meios de comunicação não subjugados pelo governo representam exatamente a antítese do que a coalizão partidária liderada pelos comunistas prega desde a campanha. Os fatos não apenas os desmentem, mas, acima de tudo, tornam menos convincente um discurso que outrora seduziu quase 2 milhões de maranhenses, muitos dos quais arrependidos e ansiosos para reparar o erro que cometeram.

Assembleia Legislativa lançará Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa

Assembleia Legislativa do Maranhão lançará, nesta sexta-feira (9), a Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa, em solenidade marcada para às 8h na Sala das Comissões. Na oportunidade, será oferecido um café da manhã aos convidados. A frente será presidida pelo deputado estadual Adriano Sarney (PV). Segundo ele, o setor de micro e pequenas empresas pode levar o Maranhão à vanguarda do empreendedorismo no país, tendo como base conceitos como livre iniciativa, sustentabilidade e diminuição gradual da dependência da máquina pública. A frente debaterá projetos e propostas em discussão no Legislativo maranhense e também no Congresso Nacional.

O evento contará com a participação do deputado federal Jorginho Mello (PR/SC). Ele é presidente da Frente Parlamentar Mista da Micro e Pequena Empresa, criada na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF) e que serviu de inspiração para a frente maranhense. Esta é uma das bandeiras de luta de Adriano, que desde o ano passado vem articulando esse projeto, que envolve diversas entidades do setor empresarial como o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (SEBRAE/MA) e a Associação Comercial do Maranhão (ACM).

A frente parlamentar realizará seminários e reuniões em diversas regiões do Estado, com órgãos públicos e privados, de âmbito estadual e nacional, para fomentar ações em prol do empreendedorismo. “Trata-se de uma iniciativa que pode trazer muitos benefícios para esse segmento que é tão importante para a economia, que gera emprego e renda, que é independente (desvinculado) da máquina pública, embora as políticas governamentais interfiram muito nesse setor”, explicou o deputado Adriano.

Serviço:

O quê?

Lançamento da Frente Parlamentar de Micro e Pequena Empresa.

Onde?

Sala das Comissões da Assembleia Legislativa do Maranhão.

Quando?

Sexta-feira, 9 de junho de 2017, às 8h da manhã.

Vereador Marcial Lima promove, nesta quinta-feira, audiência pública sobre o Complexo Sacavém

O vereador Marcial Lima (PEN) convida a sociedade em geral para a audiência pública que promoverá nesta quinta-feira (8), às 10h, no plenário da Câmara Municipal de São Luís, para discutir a situação do complexo do Sacavém. O debate atende a uma solicitação da comunidade e terá como objetivo alertar os governantes para os problemas dessa região da capital maranhense, com ênfase para a infraestrutura, saúde, educação, segurança pública, trânsito, limpeza pública, lazer, dentre outros.

Marcial Lima convida para a audiência pública cidadãos residentes nos bairros Sacavém, Coheb/Sacavém, Túnel do Sacavém, Outeiro da Cruz, Filipinho, Sítio Leal e demais comunidades adjacentes. O vereador estende o convite a representantes da Prefeitura de São Luís, Ministério Público, Defensoria Pública, Polícia Militar e demais autoridades.

Como exemplo de descaso para com a área, o vereador cita a Avenida dos Africanos, via que além de proporcionar acesso a diversos bairros é um nicho de trabalho importante, que emprega milhares de pessoas e gera volume de renda significativo. Durante a audiência, será cobrada a solução para os problemas da avenida, tais como sinalização, buraqueira, canteiro central ruim, retornos improvisados. “É uma via que precisa da atenção do poder público”, reivindica Marcial.

Iniciativa popular

Marcial promoverá a audiência pública a pedido da comunidade

O vereador lembra que a iniciativa de realizar a audiência pública para discutir a situação do Complexo do Sacavém partiu da própria comunidade, durante um encontro realizado na igreja da Penha, para o qual foi convidado. “A ideia inicial era realizar a audiência no próprio bairro Sacavém, mas resolvemos levar a discussão para o plenário da Câmara Municipal”, ressalta.

Marcial conclamou moradores e comerciantes a fazer um esforço para participar da audiência pública e debater assuntos tão relevantes para a comunidade que habita e trabalha na área. “A população dessa região, assim como todos os moradores de São Luís, merece todo o apoio da Câmara Municipal”, defende.

Prefeitura de Anajatuba inaugura novo padrão de escola municipal

A Unidade Municipal Adalgiza Mendonça Lopes será inaugurada com a presença de mais de 100 alunos, pais e a comunidade em geral

Será inaugurada na quinta-feira(08), com o café da manhã que contará com a presença de mais de 100 alunos, pais e a comunidade em geral, a Unidade Municipal Adalgiza Mendonça Lopes, localizada no Povoado Olho d´água, na cidade de Anajatuba.

O prédio foi interditado, atendendo um laudo técnico, tão logo o prefeito Sydnei Pereira(PCdoB) assumiu o comando do município, em outubro de 2015. Durante a perícia, o engenheiro responsável detectou que o prédio não tinha as mínimas condições de funcionamento, correndo o risco de desabamento do telhado.

“Tão logo tivemos o resultado da perícia, evacuamos a escola, que passou a funcionar em uma área cedida pela moradora Eliane Frazão, sem ônus para o município, bem como na capela da igreja da comunidade e, desde então, arregaçamos as mangas, sendo esse o resultado”, narrou o prefeito.

Escola teve salas de aulas e demais instalações reformadas; serviços serão estendidos a toda a rede educacional do município

Apesar das dificuldades financeiras que os municípios brasileiros estão atravessando, e em Anabajatuba a situação não é muito diferente, toda a obra foi feita com recursos do Fundo Nacional de Educação Básica – Fundeb. A unidade foi toda reformada, assim como todas as demais que passarão pelo mesmo processo de melhoria.

“Nos próximos dias estaremos inaugurando mais duas unidades de ensino, no mesmo padrão, sendo uma na localidade Cumbi e outra no Ponta Bonita. Já estamos fazendo os levantamentos para sabermos o impacto financeiro que o aumento dos professores municipais acarretará na folha, já que a nossa próxima etapa terá como foco climatizar todas as unidades de ensino infantil”, finalizou o prefeito. O vídeo abaixo mostra a escola como era antes e como ficou após a reforma:

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima