Vereador Marcial Lima realiza audiência com moradores do Complexo do Sacavém

Vereador Marcial Lima cobrou solução de problemas do pólo Sacavém

Com o objetivo de solucionar problemas no Complexo do Sacavém, área onde estão os bairros do Sacavém, Filipinho, Salinas do Sacavém, Coheb, Sítio Leal entre outros, a Câmara Municipal de São Luís realizou uma audiência pública para debater assuntos relacionados à segurança, à infraestrutura e ao trânsito na região. O vereador Marcial Lima (PEN) foi o autor do requerimento 307/2017 que solicitou a audiência.

Além de Marcial Lima, a audiência pública contou com a presença de outros vereadores, representantes da Polícia Militar, Defensoria Pública, Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) e das associações de moradores da região. A principal ausência foi do secretário municipal de Obras, Antônio Araújo Costa, que não justificou o motivo por ter faltado à audiência.

Em seu discurso inicial, o vereador Marcial Lima destacou a importância em se realizar audiências públicas sobre as problemáticas dos bairros da capital. Ele afirmou que a recorrente reclamação dos moradores com relação às condições de infraestrutura daquela região aliada à falta de segurança são algumas das principais dificuldades diárias. Por esse motivo, o momento é de unir a Câmara aos anseios das comunidades.

“Temos que nos unir em torno das comunidades de São Luís. Aqui temos muitos vereadores que são comunitários. A Câmara Municipal está aberta para as discussões. Temos debatido muitos assuntos bons. Importante é que a gente melhore a nossa cidade. A avenida dos Africanos precisa melhorar, os bairros do entorno precisam melhorar”, disse o vereador.

Durante o debate na Câmara Municipal, foram definidas algumas ações para reduzir a violência e insegurança nos bairros que formam o Complexo do Sacavém. A SMTT também se comprometeu a avaliar as condições do trânsito da região, como a questão das sinalizações verticais e horizontais. Já a Defensoria Pública garantiu levar para as comunidades dois projetos sociais: o “Ônibus-Escritório” e o “Defensores do Saneamento”.

Boi de Axixá inicia temporada junina neste sábado

Referência no folclore do Maranhão, o Bumba-boi de Axixá realiza, neste sábado (10), às 19h, no Shopping da Ilha, o batizado da brincadeira tradicional no sotaque de orquestra. Para a temporada deste ano, o grupo levará aos arraiais uma homenagem a cidade de Axixá, com o tema: “100 ANOS DE AMOR ÀS CINCO LETRAS”.

O grupo preparou algumas surpresas para as apresentações, com enredo e indumentárias que irão retratar a história e a beleza da cidade que sempre serviu de inspiração para a brincadeira.

“Estamos na expectativa para mais um ano de festa e, nesta temporada, faremos uma bela homenagem à nossa terra querida. Axixá sempre foi nossa inspiração e nós iremos retribuir todo esse amor que sempre recebemos”, disse Leila Naiva, comandante do Boi de Axixá.

História do Boi de Axixá

O Boi de Axixá foi fundado em 01/01/1959, por Francisco Naiva, não por pagamento de promessa, mas por amor à brincadeira, à cultura popular. Era composto pelos personagens soldados, caboclos de flecha, índios e campeadores.

As mulheres eram proibidas de brincar. Depois da saída dos índios e soldados, elas foram inseridas, também como índias, sendo assim até a atualidade.

Por ser um dos percussores do Bumba-meu-boi de Orquestra no Maranhão, o Boi de Axixá segue tradicionalmente o ciclo da manifestação, ensaios, batismo, apresentação e morte, envolvendo comunidades do município de Axixá e de São Luís/MA.

Como é considerado um dos principais representantes da cultura popular, o Bumba-meu-boi de Axixá não se apresenta somente para contratantes com poder aquisitivo alto; apresenta-se sem cobrar em diversos arraiais, igrejas e comunidades carentes, a fim de promover o acesso e contato de pessoas menos favorecidas à cultura popular, visto que seus brincantes, desde sua fundação, também são pessoas simples que amam o Boi de Axixá.

Hoje sob o comando de Leila Naiva, a brincadeira é formada por 120 brincantes, entre índias, vaqueiros campeadores, vaqueiros de fita e orquestra.

“Vamos atuar fortemente para empoderar as micro e pequenas empresas”, anuncia Adriano Sarney

Adriano Sarney com micro e pequenos empresários no ato de lançamento da frente que apoiará segmento

O deputado estadual Adriano Sarney (PV) declarou, nesta-sexta-feira (9), durante o lançamento da Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa, presidida por ele, que é preciso dar mais apoio e incentivo a esse setor, responsável por cerca de 90% das vagas de emprego atualmente. “A frente parlamentar vai estreitar os laços entre o Legislativo e a iniciativa privada. Vamos atuar fortemente no apoio e no empoderamento do microempreendedor individual, da microempresa e da pequena empresa, que juntos geram muito mais empregos do que o poder público e as grandes empresas”, disse o parlamentar.

O lançamento da frente parlamentar ocorreu na Sala das Comissões, da Assembleia Legislativa, que contou com a participação do deputado federal Jorginho Mello (PR/SC), que é presidente da Frente Parlamentar Mista da Micro e Pequena Empresa, criada na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF) e que serviu de inspiração para a frente maranhense. Mello afirmou que as frentes parlamentares maranhense e nacional vão somar esforços na defesa do setor. “Com menos burocracia e redução da carga de impostos, vamos criar as condições necessárias para que estes corajosos empreendedores ajudem na construção de um país cada vez mais forte”, explicou.

Diversas lideranças do setor prestigiaram o evento, como João Martins, superintendente do Sebrae-MA; Felipe Mussalém, presidente da Associação Comercial do Maranhão – ACM; Socorro Noronha, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís-MA; Antônio das Graças Alves Ferreira, presidente do Conselho Regional de Contabilidade do MA; José Maria da Silva Filho (presidente do Sindicato dos Contabilistas do Maranhão – Sindcont; Tiago Santos, da Gerência do Banco do Brasil para as Micro e Pequenas Empresas; Ranio Gamita (Fórum Contábil), Roosevelt Silva, do Centro de Apoio aos Pequenos Empreendimentos do Maranhão – CEAPE; e Gilberto Alves Ribeiro, presidente do Sescap-MA, entre outros.

Em Paço do Lumiar, povo protesta com bolo e palhaço contra paralisação da construção de UPA

Populares montaram mesa com bolo e balões em frente ao canteiro de obras da UPA, abandonada desde que Dutra assumiu a prefeitura
Bolo foi caprichosamente preparado para marcar o aniversário de dois anos da obra

Um protesto que misturou bom humor e revolta marcou os dois anos desde o início da construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Paço do Lumiar. Anunciada em campanha como prioridade pelo então candidato a prefeito Domingos Dutra (PCdoB), a unidade de saúde teve a construção paralisada tão logo o comunista assumiu o cargo, em janeiro deste ano, e desde então as obras encontram-se abandonadas.

A manifestação aconteceu em frente à UPA, no conjunto Maiobão. Após cantarem parabéns, populares, tendo à frente líderes do movimento “Acorda, Paço”, cantaram os parabéns e cortaram o bolo. Enquanto isso, um palhaço, incorporado ao ato público para simbolizar o povo, interagia com pedestres e motoristas atraídos pelo movimento.

Obras

Palhaço representou o povo

A construção da UPA de Paço do Lumiar começou em 2015, ainda na gestão passada. Após executar os primeiros serviços, a construtora contratada inicialmente decretou falência. Abriu-se, então, novo processo licitatório e outra empresa foi contratada. Até dezembro do ano passado, as obras  transcorriam com celeridade.

A partir de janeiro, não avançaram mais e hoje estão paradas, para desgosto e sofrimento da população luminense, carente de atendimento médico de urgência e obrigada a enfrentar fila na Policlínica do Maiobão, metade alugada para o Estado, ou a procurar assistência nos demais municípios da Ilha.

Fontes do blog informam que Dutra tem adiado ao máximo a inauguração da UPA por causa do custo mensal de R$ 1,5 milhão para mantê-la em funcionamento. Ignorando totalmente a promessa que fez em palanque de que entregaria a unidade de saúde em fevereiro, o prefeito manifesta agora a intenção e dividir a despesa com o Governo do Estado, confiando-se na boa relação político-partidária quem mantém com o governador Flávio Dino (PCdoB). Este, por sua vez, tem alegado dificuldade financeira para absorver a demanda. Seguem mais fotos:

Óticas Diniz celebra o amor em campanha para o Dia dos Namorados

Com o mote ‘Pra te ver amando’, filme apresenta ação promocional para os casais apaixonados ficarem ainda mais juntinhos e na moda

A campanha mostra em tom alegre e romântico a ação da empresa na data mais apaixonante do ano

O amor está no ar na nova campanha de Dia dos Namorados da Óticas Diniz – a maior rede de varejo óptico do Brasil. O filme reforça a recente linha de comunicação da marca, que tem no conceito ‘Pra Te Ver Bem’ – sua aposta para estar cada vez mais próxima de seus consumidores nas mais de 950 unidades em todo o País.

A campanha mostra em tom alegre e romântico a ação da empresa na data mais apaixonante do ano. “Queremos ver todos amando e economizando com as nossas opções de presentes. Por isso, destacamos que na compra de um óculos de grau completo (armação e lentes), o cliente ganha um óculos solar sem custo para os casais ficarem ainda mais unidos e estilosos com a Óticas Diniz”, afirma o Gerente de Marketing e Produto da rede, Leandro Escudeiro.

Leve e de alto astral, o filme também retrata a juventude e a força da marca. “Estamos próximos de completar 25 anos, e nada melhor do que nos posicionarmos no mercado com uma comunicação que traduza o jeito de ser da Diniz. Acredito que seja exatamente isso o que mostramos com o conceito ‘Pra Te Ver Bem’”, destaca Escudeiro.

Assinada pelo Grupo RÁI – um dos maiores grupos independentes de comunicação do Brasil –, a novidade de Dia dos Namorados já pode ser conferida nas vitrines e no interior das lojas da Óticas Diniz, além de diversos canais de Pay TV, tais como, GloboNews, Multishow, Viva, Megapix, Universal, Sony, Warner, AXN, Discovery Channel e todos os Telecines.

As peças publicitárias da nova campanha também estão disponíveis nas plataformas digitais da rede. Assista ao vídeo da campanha:

Secretaria de Cultura de Flávio Dino pagará mais de R$ 1 milhão a empresa de Brasília por capina

Secretário Diego Galdino assinou o contrato com a empresa de Brasília

A Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur) vai pagar R$ 1,1 milhão a empresa Liberty Serviços e Comércio, sediada em Brasíli/DF para realizar um pacote de serviços operacionais para a pasta, entre os quais roçagem, ou seja, capina em área de vegetação. Resenha publicada no Diário Oficial do Estado informa que o contrato terá duração de 12 meses.

Foram signatários o secretário Diego Galdino e Elda Mariana dos Santos Matos, representante da empresa, cujo escritório está situado na Q SCS, quadra 2, bloco C, lote 22, s/nº, sala 609 PT C116, Brasília, Distrito Federal.

Além a roçagem, são objetos da contratação os seguintes serviços: limpeza e higienização diária, asseio e conservação de áreas internas e externas, nas instalações físicas e mobiliárias, com fornecimento de mão de obra, materiais e equipamento.

Efetivada, aparentemente, dentro dos padrões legais do setor público, a contratação suscita um dúvida: será que no mercado maranhense não há empresas capazes de realizar o mesmo trabalho a ser desempenhado pela prestadora brasiliense?

Abaixo, resenha do contrato:

Nina Rodrigues, Pirilampo, Maracanã e Forrozão Tropykália no Arraial Pertinho de Você no fim de semana

O  Arraial “Pertinho de Você” está bombando, como se diz na gíria popular, com múltiplas atrações neste período junino. Inspirado e organizado pelo vereador Astro de Ogum, o arraial, que fica localizado ao lado da Batuque Brasil, na Cohama, vem sendo o mais visitado durante os festejos de São João.

Neste final de semana, oferece, uma variedade de atrações, sempre com entrada franca. Nesta sexta-feira (9), estarão se apresentando, a partir das 20h, o Tambor de Crioula da Fé em Deus, seguido da Quadrilha Flor do Sertão do Monte Castelo, que entrará no palco às 21 horas.  O Boi da Lua mostrará seus encantos às 22 horas, enquanto as sensuais índias do Boi de Nina Rodrigues estarão em cena às 23 horas. O poderoso batalhão do Boi do Maracanã se apresentará à 0h.

O sábado promete uma gama de atrações, com apresentações de vários grupos folclóricos. Mas o ponto alto, do Pertinho de Você, neste sábado, será a apresentação do grupo de forró Tropykália, um dos mais famosos do país. Assista ao vídeo abaixo:

O domingo também será radiante no Pertinho de Você, começando às 19h, com a Dança Portuguesa de Lisboa. Na sequência, às 20, o show de Bruno Shinoda, que será sucedido, às 21h30  pelo atraente Boi Pirilampo. Às 22h30, será a vez do grupo de bumba-boi Novilho Branco. Para fechar a noite, se apresenta o Boi de Sonhos, que mostrará  todo o seu brilho, a partir das 23h30.

Caxias: MP pede bloqueio de bens de Humberto Coutinho e de outros 4 réus

Pedido refere-se a convênio firmado entre o Município e a Secretaria de Estado de Cidades, em 2008, quando o atual presidente da Assembleia era prefeito de Caxias

Investigação do MP concluiu que Humberto Coutinho foi beneficiado por dispensa de licitação flagrantemente fraudulenta

O Ministério Público do Maranhão (MPMA) pediu, em 2 de junho, em Ação Civil Pública por Ato de Improbidade (ACP), a indisponibilidade liminar de bens do presidente da Assembleia Legislativa do Estado e ex-prefeito de Caxias, Humberto Coutinho, e do ex-secretário de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano do município, Vinícius Leitão Machado.

A ACP foi motivada por irregularidades em um convênio no valor de R$ 1.665.928,00, firmado em maio de 2008, entre a Secretaria de Estado das Cidades e de Desenvolvimento Regional Sustentável e Infraestrutura (Secid) e o Município, para melhoria de 139km de estradas vicinais.

Também são citados como réus na manifestação os empresários Vagner Elias de Sousa Pereira e Isabel Maria e Sousa Pereira, proprietários da V. E. de Sousa Pereira & CIA Ltda, que também figura entre os acusados.

A ação foi formulada pelo titular da 1ª Promotoria de Justiça da comarca, Francisco Assis da Silva Júnior.

Irregularidades

Por meio do Inquérito Civil n° 12/2014, o MPMA verificou a diferença entre a vigência do acordo (10 meses no convênio e sete meses na resenha publicada do mesmo documento).

Houve, ainda, o uso indevido de dispensa de licitação, sob o argumento de situação emergencial, para contratar a empresa para as obras. “A dispensa de que lançou a mão o Município de Caxias não teve senão a intenção de beneficiar a empresa V.E. de Sousa Pereira & CIA Ltda”, enfatiza o MPMA, na ação.

Para o órgão ministerial, também foi realizada uma simulação voltada ao desvio de verbas públicas, uma vez que o contrato entre o Município e a empresa foi celebrado, em 9 de maio de 2008, antes da assinatura do convênio, em 30 de maio daquele mesmo ano.

O Ministério Público considera, ainda, que “não há dúvida de que a dispensa de licitação se deu de forma flagrantemente fraudulenta para beneficiar a empresa, não se podendo negar haver sido igualmente beneficiado o primeiro demandado, Humberto Ivar Araújo Coutinho, ex-prefeito de Caxias, reeleito naquele mesmo ano”.

Além destas irregularidades, também chama atenção o fato de que, em junho de 2009, a Prefeitura de Caxias atestou a realização das obras sem informações sobre a natureza e localização das intervenções feitas.

Pedidos

Além da indisponibilidade dos bens, o MPMA pede as condenações dos acusados à perda de eventuais funções públicas; suspensão dos direitos políticos, em período entre de 13 a 18 anos; pagamento de multa civil de até três vezes o valor do acréscimo patrimonial e o pagamento de multa civil de até duas vezes o valor do dano.

Outra penalidade pedida é a proibição de contratar com o Poder Público ou obter benefícios fiscais, direta ou indiretamente, ainda que por meio de pessoa jurídica da qual sejam sócios majoritários, pelo prazo de 15 anos.

Também foi pedido o ressarcimento integral do dano (R$ 1.665.928,00), além da condenação ao pagamento de custas judiciais e demais despesas do processo.

Fonte: Ministério Público do Maranhão

Deputado Wellington é eleito vice-presidente do Parlamento Amazônico

Wellington frisou que sua eleição é oportunidade de colocar o Maranhão no centro das discussões de preservação e conservação da Amazônia

Durante a Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE), realizada anualmente pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE) que aconteceu em Foz do Iguaçu/PR, o deputado estadual Wellington do Curso (PP) foi eleito vice-presidente do Parlamento Amazônico. A eleição foi realizada durante a Assembleia Geral do Parlamento Amazônico e teve como destaque a discussão das mudanças necessárias para o desenvolvimento do Brasil, a exemplo da ênfase na educação pública. Para presidente, foi eleito o deputado Coronel Chagas (PRTB/RR) em substituição ao deputado Sinésio Campos (PT/AM).

“O deputado Wellington conquista esse importante cargo em consequência da sua forte atuação em defesa do Maranhão e dos estados da região Amazônica. O Maranhão tem um grande representante,” destacou o deputado Sinésio Campos (PT/AM), ex-presidente do Parlamento Amazônico.

De acordo com o deputado Wellington, eleito vice-presidente do Parlamento Amazônico, esta é a oportunidade de colocar o Maranhão no centro das discussões de preservação e conservação da Amazônia maranhense, além de desenvolver políticas públicas voltadas para a área de abrangência, bem como fomentar o desenvolvimento da Região Norte do País. .

“A Amazônia maranhense é dona de rica biodiversidade, pois ocupa 26% do bioma amazônico. Está em 62 municípios do Maranhão e representa, em termos de bioma, 34% do território do Estado. No entanto, ela corre o sério risco de desaparecer. Há anos vem sofrendo com problemas como desmatamentos, retirada ilegal de madeira, mineração, produção de carvão, caça excessiva e criação de gado, além de problemas de demarcação de terras indígenas. Além disso, recebe pouca atenção do poder público estadual e federal e sua importância é ignorada por grande parte dos maranhenses. Ao assumir como Secretário de Direitos Humanos do Parlamento Amazônico, tenho a oportunidade de colocar o Maranhão no centro das discussões de preservação e conservação da Amazônia maranhense, além de desenvolver políticas públicas voltadas para nossa área de abrangência. Mesmo com todas as dificuldades, há a necessidade da percepção da sociedade maranhense, brasileira e internacional sobre os problemas ambientais que ameaçam a Amazônia e a importância de sua conservação certamente poderá salvar a última fronteira amazônica do Maranhão. Quanto mais informações forem geradas e difundidas a respeito da região, maiores as chance de conservação da nossa Amazônia para as futuras gerações. Temos denunciado a redução de voos e o isolamento dos Estados que compõem o Parlamento Amazônico, temos que fazer união de forças e reverter essa situação, que com certeza será de suma importância para o turismo e desenvolvimento econômico da região ”, afirmou Wellington.

O Parlamento Amazônico é formado por deputados estaduais dos nove estados que compõem a Amazônia Legal brasileira: Amazonas, Acre, Amapá, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Pará, Maranhão e Tocantins. O grupo busca soluções para problemas vivenciados na Amazônia, com alternativas que aliem desenvolvimento sustentável e crescimento econômico.

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima