Flávio Dino ainda não se manifestou sobre posição do PCdoB a favor da ditadura venezuelana
No momento que a Venezuela vive uma escalada de violência política, que já deixou mais de 100 mortos desde abril, segundo o Ministério Público local, o PCdoB do governador maranhense, Flávio Dino (PCdoB), reafirmou apoio total da sigla à ditadura comandada no país pelo presidente Nicolas Maduro. PT e PDT, outros partidos da esquerda brasileira, também se solidarizaram ao regime venezuelano.
No último dia 16, o PC do B subscreveu, em Manágua, capital de Nicarágua, a resolução final do 23.º Encontro do Foro de São Paulo, organização que reúne diversos partidos de esquerda da América Latina e do Caribe. O texto defende a elaboração de uma nova Constituição que amplia os poderes de Maduro, exalta o “triunfo das forças revolucionárias na Venezuela” e diz que a “revolução bolivariana é alvo de ataque do imperialismo e de seus lacaios”. O posionamento dos comunistas foi seguido por petistas e pedetistas.
“Nosso apoio ao Maduro é total. O Foro foi bem unificado em relação à Venezuela. Não houve omissão, porque a virulência da oposição está grande e conta com muito apoio externo”, afirmou Ana Prestes, da Fundação Maurício Grabois e uma das representantes do PC do B.
Omissão
Os representantes brasileiros no Foro não fizeram menção ao ataque ao parlamento neste mês promovido por militantes chavistas ou às denúncias de violência por parte do aparato militar oficial do Estado.
O acirramento da violência tem como marco o mês de abril, com a morte de dois estudantes. No dia 6, Jairo Ortiz, de 19 anos, levou um tiro no tórax durante um protesto. Dias depois, Daniel Queliz, 20 anos, foi morto com um tiro no pescoço. Para a oposição, Maduro quer mudar a Constituição para ampliar seus poderes.
Líder comunista de maior expressão nacional na atualidade, apontado, inclusive, como possível presidenciável, Flávio Dino ainda não se manifestou sobre a barbárie na Venezuela, pelo menos publicamente.
Gleisi Hoffman e Honorato Fernandes conversam durante apresentação de grupo de bumba-meu-boi
Um ato político marcou a inauguração da nova sede do Diretório Municipal do PT de São Luís, na noite de sábado (22). O ato contou com presenca da presidenta do Diretorio Nacional do PT, Senadora Gleisi Hoffman e do presidente Diretório Estadual, Augusto Lobato. Foi uma grande festa com a presenca da militância, políticos e representantes de movimentos sociais e sindicais
Localizada na Rua dos Jambos, Qd 70, n° 18, Renascenca, a nova sede do Diretório faz parte do conjunto de propostas elencadas pelo recém empossado presidente do PT de São Luís, Honorato Fernandes.
No discurso durante o ato de inauguração, o presidente municipal do PT de São Luís convocou a militância para utilizar o novo espaço de modo a agregar ainda mais os filiados e intensificar as articulações de combate às políticas impopulares que vêm sendo implantadas pelo governo Temer.
Reação
Gleisi Hoffman discursa ap lados do presidentes estadual do PT, Augusto Lobato, e municipal, Hnorato Fernandes
“Quero convocar toda militância de São Luís a fazer desse diretório um espaço de articulação da nossa luta. Precisamos ir às ruas falar para aqueles que ainda não têm consciência dos estragos causados pelas medidas implementadas por esse governo ilegítimo, como a reforma trabalhista, previdenciária, PEC da terceirização e a PEC do Fim do Mundo” afirmou o presidente do PT de São Luís, Honorato Fernandes, ressaltando ainda que as medidas que integram o plano de governo de Temer contrapõem e desmontam a política inclusiva e igualitária adotada nos governos petistas.
“Medidas contrárias ao plano de governo daqueles que sempre sonharam e lutaram por dias melhores para o cidadão mais pobre que vive nos confins desse Brasil. Porque foi no governo do PT, iniciado pelo presidente Lula – um trabalhador que ninguém dava valor, porque não tinha diploma, mas foi doutor quando se fala em políticas públicas voltadas para o povo brasileiro – que o trabalhador brasileiro pôde realizar sonhos nunca antes alcançados, como ter uma casa própria e frequentar o banco de uma escola e de uma universidade”, afirmou.
A presidente nacional do PT com lideranças locais do partido nas dependências da nova sede
A recente condenação do ex-presidente Lula também foi outro ponto abordado pelo presidente municipal do PT de São Luís. Segundo ele, a condenação é uma clara tentativa de impossibilitar Lula enquanto candidato a presidência da república em 2018, além da intensificação da luta de classes no Brasil.
“Estamos em defesa do Lula sim, mas estamos também em defesa do povo brasileiro. Porque aqueles que tentam condenar o nosso ex-presidente são os mesmos que há muito tempo tentam condenar o trabalhador mais simples e mais pobre, são os mesmos que não querem vê-lo candidato em 2018. A luta deles não é contra o Lula. A luta deles é uma luta de classe”, afirmou.
Formação política
Quanto à nova sede do Diretório Municipal, Honorato explicou também que a intenção é utilizar o espaço para trabalhar a militância política sob várias perspectivas, inclusive a cultural, além de levar a formação política não apenas para as periferias, mas também para a áreas mais nobres da cidade, onde segundo ele, onde há um público muito mais carente desse tipo de informação.
“As portas do Diretório do PT de São Luís estão abertas a todos os filiados, como também para aqueles que desejam se filiar ao PT. Nosso diretório será um espaço dedicado à realização de estudos políticos, de valorização da nossa cultura, uma extensão do Fala São Luís, alcançando os bairros mais distantes, nas nossas periferias, mas também nos bairros nobres, onde a maior parte dos moradores não entende a nossa mensagem.
Ao lado de Gleisi Hoffman, Honorato convocou a militância a fazer da nova sede um espaço de luta e de articulação política
Sucedendo a fala de Honorato, o presidente do Diretório Estadual do PT do Maranhão, Augusto Lobato destacou que a nova sede do PT de São Luís é um marco para o partido, caracterizando um momento de renovação da legenda.
“O ato de inauguração desta casa marca uma etapa de renovação e de esperança e a visita da nossa presidente nos trouxe uma mensagem de unidade partidária. O nosso mandato é maior que qualquer divergência política que possamos ter. Nossa missão é maior, pois precisamos estar nas ruas defendendo as bandeiras do nosso partido e as bandeiras do governo social”, destacou o presidente do Diretório Estadual do PT do Maranhão.
Finalizando as falas da noite, a presidenta do Diretório Nacional do PT, Senadora Gleisi Hoffman elogiou as instalações da nova sede do diretório municipal, bem como a iniciativa do presidente em trabalhar a militância política também sob o viés da cultura.
Organização
“É um prazer enorme estar aqui na sede municipal do PT, sede muito bonita, aliás. Gostei mais ainda da proposta de fazer desse espaço um ponto de reuniões, mas também de cultura e de formação. Porque o partido político precisa estar inserido na vida da população em todas as dimensões e através da cultura a gente também faz política, a gente também conscientiza”, afirmou a presidenta nacional do PT, que destacou ainda a organização do partido, bem como sua estruturação. Segundo ela, observar essa conjuntura local, somada à nacional e a aprovação popular só ratifica as convicções dela nas bases ideológicas do PT.
“A forma com o PT está organizando e estruturado aqui no Maranhão, as pesquisas que trazem Lula em primeiro lugar, só fortalece a convicção nos ideais do nosso partido. Um partido com base social, que tem enraizamento na sociedade, história de luta e claro, como toda organização humana cometeu erros e acertos. Mas, nessa balança, nosso partido é julgado pela população, sobretudo, pelos seus acertos, pelo legado que deixou ao povo brasileiro nesses treze anos de governo com Lula e Dilma”, finalizou a presidenta nacional do PT.
Uma ampla discussão dos problemas urbanos de São Luís terá início a partir de agosto, com a audiência de lançamento do Fórum Permanente da capital, iniciativa do vereador Marcial Lima (PEN), atendendo a solicitações e apelos de moradores de diversos bairros.
A primeira reunião do fórum está marcada para o dia 19 de agosto, às 9h, no condomínio Vivendas do Turu, ao lado do Canal do Turu, que estará na pauta de discussão. Moradores, empresários, gestores e demais cidadãos que mantêm vínculo com essa região de São Luís participarão do debate, que resultará em sugestões que visem à solução desse antigo problema, cujos transtornos vão desde ameaça à saúde pública a danos ambientais.
Marcial Lima diz que a urbanização do canal representará qualidade de vida, lazer, criação de emprego e renda para muita gente. “Esse canal, na atual situação, atrapalha o desenvolvimento do Turu e adjacências”, afirma Marcial Lima.
No texto abaixo, o vereador expõe os motivos da criação do fórum e convida a população a participar da audiência de lançamento:
Marcial Lima propõe ampla discussão sobre bairros de São Luís por meio do fórum
Escolhemos o ano de 2017 para lançar, oficialmente, um fórum de discussão sobre os bairros de São Luís. Os moradores precisam ser ouvidos. Está passando da hora de um grande debate sobre os principais núcleos habitacionais da capital do Maranhão. Os problemas são muitos, e a participação popular é fundamental nesta hora. O fórum quer ouvir você e tentar encontrar, com as autoridades e o povo, uma saída para melhorar os setores de infraestrutura, educação, saúde, mobilidade urbana, segurança, turismo, cultura, esporte e tantas outras solicitações feitas pelas pessoas que vivem aqui.
Nesta primeira etapa do Fórum Permanente, vamos discutir o projeto de revitalização do Canal do Turu com a participação direta de moradores, empresários, gestores, pessoas que têm vínculo com essa região de São Luís. Essa corrente dos diversos segmentos do bairro, por meio de um Fórum Permanente, mostra força e unidade da população que defende como prioridade a urbanização já.
O Canal do Turu é um antigo pedido dos moradores. A urbanização dessa área representa qualidade de vida, lazer, criação de emprego e renda para muita gente. Esse canal, na atual situação, atrapalha o desenvolvimento do Turu e adjacências.
Venha participar da primeira reunião do Fórum! Será no dia 19 de agosto (sábado), a partir das 9h, bem ao lado do canal no Vivendas do Turu. É pertinho da ponte da Avenida Bahia (acesso aos conjuntos do Gran Village). Sua presença e da sua família vão fortalecer esta caminhada. Participe! Acredite, juntos podemos concretizar este sonho.
Um abraço!
Vereador Marcial Lima (PEN)
INFORMAÇÕES: (98) 98114-8318, 98848-1945 ou 98117-3180.
Ademar Celedônio palestrou em São Luís a convite do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Maranhão (Sinepe/MA)
A Reforma do ensino médio, sancionada em fevereiro por Michel Temer, ainda precisa da aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para ser implementada. Entretanto, o aumento da carga horária é o único ponto da reforma que já tem prazo. Pela lei, as escolas terão até 2022 para oferecer, no mínimo, 1 mil horas de aula por ano.
Segundo o educador cearense Ademar Celedônio, diretor de Ensino e Inovações Educacionais no SAS, que palestrou em São Luís a convite do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Maranhão (Sinepe/MA), essa será uma adaptação que algumas escolas não terão problema em por em prática, visto que já trabalham hoje com cargas horárias muito maiores do que a lei pede.
Ele explica que, atualmente, o Brasil tem por lei que os estabelecimentos de ensino ministrem 800 horas aula/ano, número superado por algumas escolas. “Uma escola de São Luís de classe A, por exemplo, deve ter 6 aulas por dia, se multiplicar isso por duzentos dias letivos, ela já tem uma carga de 1.200 horas”, comenta.
De acordo com o educador, o grande problema será enfrentado pelas escolas públicas. “O desafio será maior para o governo. Cerca de 5% dos municípios do Rio Grande do Sul têm apenas uma escola de ensino médio, mas 35% dos municípios de Alagoas têm apenas uma escola desse nível. Essa única escola deverá ensinar as cinco trilhas do conhecimento. Apesar de que não são obrigadas a dar todas as trilhas. Não tenho dúvida de que as escolas particulares vão se adaptar rápido, o desafio será forte para o ensino público”, afirma.
Zé Inácio com a prefeita de Santa Luzia, França do Macaquinho, e comitiva
O deputado Zé Inácio esteve no último dia 19 de julho no município de Fortuna e ao lado do prefeito Arlindo Filho, acompanhou o início das obras do Programa Mais Asfalto no município. O projeto irá beneficiar a população com 4 km de asfalto.
Estiveram presentes também os vereadores Manin do Aníbal, Nenzão e a vereadora Josa, além do Secretário Municipal de Educação, Lindomar.
Santa Luzia
O município de Santa luzia também está sendo beneficiado pelo Programa Mais Asfalto, que teve suas atividades iniciadas na última quinta-feira (20).
No total, o programa vai beneficiar 15 ruas, entre ruas totalmente pavimentadas e trechos que estão necessitando de pavimentação, totalizando 10 km de asfalto.
Os bairros beneficiados serão Centro, Alto do Guarim, Nova Santa Luzia e Mutirão.
O deputado Zé Inácio parabeniza os prefeitos Arlindo e França do Macaquinho pela iniciativa e empenho em buscar melhorias para os municípios. O parlamentar também parabeniza o governador Flávio Dino pelo programa, que é uma iniciativa do Governo do Estado, e vem trazendo melhores condições de vida para várias cidades do Maranhão.
Comentários