Fórum comunitário é lançado com debate sobre canal do Turu

Fórum será lançado neste sábado com a presença de empresários, políticos, líderes comunitários e da população em geral

Uma ampla discussão dos problemas urbanos de São Luís terá início neste sábado (19), com a audiência pública de lançamento do Fórum Permanente da capital. Na pauta de discussão estará o canal do Turu, que há décadas causa múltiplos transtornos à população, como degradação do meio ambiente e risco à saúde pública. A iniciativa é do vereador Marcial Lima (PEN), atendendo a solicitações e apelos de moradores de diversos bairros.

A primeira reunião do fórum está marcada para as 9h, no condomínio Vivendas do Turu, ao lado do canal. Moradores, empresários, gestores e demais cidadãos que mantêm vínculo com essa região de São Luís participarão do debate, que resultará em sugestões que visem à solução desse antigo problema, cujos transtornos vão desde danos ambientais à ameaça à saúde pública.

Marcial Lima diz que a urbanização do canal representará qualidade de vida, lazer, geração de emprego e renda para milhares de cidadãos. “Esse canal, na atual situação, atrapalha o desenvolvimento do Turu e adjacências”, afirma Marcial Lima.

Fórum

Marcial Lima atendeu a apelo popular ao liderar criação do fórum

O vereador justifica a criação do fórum pela necessidade de discussão sobre os bairros de São Luís. “Os moradores precisam ser ouvidos. Está passando da hora de um grande debate sobre os principais núcleos habitacionais da capital do Maranhão. Os problemas são muitos, e a participação popular é fundamental nesta hora”, assinala.

Ele explica que fórum será um importante canal para que a comunidade possa se manifestar e tentar encontrar, por meio do contato direito com as autoridades, uma saída para melhorar os setores de infraestrutura, educação, saúde, mobilidade urbana, segurança, turismo, cultura, esporte e tantas outras solicitações feitas pelos habitantes da cidade.

Flávio Dino autoriza interdição total da Via Expressa e causa colapso no trânsito de São Luís

Viatura da CPRV garante bloqueio da Via Expressa

A interdição total da Via Expressa, sem qualquer aviso prévio, desde o início da tarde desta sexta-feira, causou um colapso no trânsito de São Luís. O bloqueio da Avenida Joãosinho Trinta, nome com o qual a via foi batizada oficialmente, foi autorizado pelo governador Flávio Dino (PCdoB) para a disputa de uma competição de ciclismo e se estenderá até o próximo domingo. Viaturas da Companhia de Policiamento Rodoviário Independente (CPRV Ind.) foram posicionadas nas duas extremidades da avenida para impedir o acesso de qualquer veículo não autorizado às pistas.

Tão logo a Via Expressa foi interditada, por volta das 14h, o trânsito tornou-se caótico em avenidas como a Daniel de La Touche, Camboa, Carlos Cunha, Jerônimo de Albuquerque e Holandeses.

Congestionamento gigantesco próximo ao Fórum do Calhau revoltou motoristas

Já habituados ao acesso inaugurado em dezembro de 2014, ainda na gestão da ex-governadora Roseana Sarney (PMDB), dezenas de milhares de condutores foram obrigados a voltar a utilizar os antigos trajetos, saturados há anos e amargaram a lentidão do tráfego, que há tempos havia sido amenizada.

A situação se agravou no horário de pico, a partir das 17h. Congestionamentos quilométricos voltaram a se formar em trechos urbanos onde o fluxo já havia sido normalizado, graças à Via Expressa, provocando uma volta a passado que deixou todos indignados. Em frente ao Hospital Carlos Macieira, no Calhau, e no percurso entre o Cohafuma e o Vinhais, o trânsito travou.

“Essa palhaçada que fizeram na Via Expressa prejudicou a população. Quem sofre o transtorno é o cidadão que volta do trabalho cansado e tem que enfrentar congestionamento”, declarou, revoltada, uma motorista ouvida pelo blog,

E assim segue o governo comunista de Flávio Dino, sempre promovendo mudanças para pior e cada vez mais desgastado perante a opinião pública.

Tema discute com entidade melhorias para conselheiros tutelares do Maranhão

Cleomar Tema garantiu conversará com os membros da bancada maranhense em Brasília para viabilizar recursos oriundos de emendas para aquisição dos kits de equipagem

O presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), prefeito Cleomar Tema, reuniu-se nesta sexta-feira (18) com representantes da União de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do Estado do Maranhão (UNICECTMA).

Na oportunidade, Tema, que estava acompanhado do vice-presidente da entidade, prefeito Djalma Melo, garantiu apoio a alguns pleitos que, segundo a União, irão contribuir para que centenas de conselheiros e conselheiras possam desenvolver melhor suas atividades no estado.

Cleomar Tema garantiu que irá conversar com os membros da bancada maranhense em Brasília com o objetivo de viabilizar, junto aos deputados federais e senadores, recursos oriundos de emenda de bancada para serem utilizados na aquisição dos chamados kits de equipagem, composto um veículo computadores; impressoras; geladeira e bebedouro.

Estes equipamentos, assim que forem adquiridos, serão distribuídos para os Conselhos Tutelares do Maranhão como forma de otimizar o trabalho dos seus integrantes.

O presidente da FAMEM também se colocou à inteira disposição da entidade para conversar com deputados estaduais e, desta forma, tentar, também através de emenda, obter recursos que serão destinados para compra de novos equipamentos para os Conselhos maranhenses.

A ideia da União é de que, por meio do programa Mais IDH, seja possível criar o chamado kit estadual de equipagem, composto por motocicleta; mobiliário; dentre outros itens.

Cleomar Tema ressaltou o trabalho dos conselheiros tutelares e considerou mais do que justo que a Famem contribua para que a categoria se fortaleça cada vez mais

“Estamos extremamente satisfeitos com o apoio e sensibilidade do presidente Tema. Ele é um gestor que valoriza o trabalho dos conselheiros e que sabe da importância dessa categoria para o fortalecimento do municipalismo. Nós, da União, só temos a agradecer este importante apoio do presidente da FAMEM”, disse o presidente da UNICECTMA, Darlan Ferreira Mota.

Cleomar Tema ressaltou o trabalho dos conselheiros tutelares maranhenses. De acordo com ele, é mais do que justo que a Federação contribua para que a categoria se fortaleça cada vez mais.

“Fortalecer os Conselhos significa fortalecer as políticas sociais em todas as cidades do Maranhão”, disse.

Entre os dias 27 e 30 de setembro, a União realizará, na cidade de Barreirinhas grande encontro que reunirá centenas de conselheiros de todo o Maranhão.

O evento também recebeu o apoio do presidente da entidade municipalista durante a reunião desta sexta-feira.

Cézar Bombeiro repercute na Câmara Municipal audiência pública do MP Itinerante na Liberdade

Cézar Bombeiro considerou a audiência pública do MP Itinerante a mais importante já realizada no bairro

O vereador Cézar Bombeiro repercutiu, no plenário da Câmara Municipal de São Luís, a audiência pública realizada pelo Ministério Público Itinerante no bairro da Liberdade, com participação, também, de representantes das comunidades da Fé em Deus e Camboa. O evento foi marcado pela participação importante dos promotores de justiça Vicente de Paula Martins (Promotoria Itinerante), Paulo Avelar (Promotoria da Educação), Márcio Tadeu (Promotoria da Infância e da Juventude) e da procuradora de justiça Rita de Cássia Maria Baptista.

Secretários Municipais, dentre os quais Pablo Rebouças (SEMGOV), Antonio Araújo (Semosp), Gustavo Marques (Projetos Especiais) e Priscila Silva (Semdel) e o presidente da Caema, engenheiro Carlos Rogério. “Como morador há 30 anos do bairro Liberdade, afirmo que foi a mais importante e debatida audiência pública no bairro com as presenças de várias autoridades, com objetivos específicos de debater com os moradores, direitos da população e a maioria deles constitucionais”, situou o vereador no seu pronunciamento.

Atuação

Como presidente de entidade comunitária do bairro da Liberdade, durante mais de 10 anos, Cézar Bombeiro lutou por direitos e benfeitorias, enviando a instituições públicas solicitações acompanhadas de abaixo assinados. Quando recebia resposta, ele era informando da impossibilidade de atendimento. “Ao chegar à Câmara Municipal, tive vários requerimentos aprovados com pedidos de serviços ao Executivo municipal para os bairros da Liberdade, da Camboa e da Fé em Deus, mas infelizmente não foram atendidos. Sou vereador comprometido com os interesses coletivos e defendo o que considero bom para a população e sou contra o que vem prejudicar”, relatou.

O vereador destacou que a discussão dos pedidos encaminhados pela Associação Comunitária (Adecress), do bairro Liberdade, e das entidades da Fé em Deus e Camboa, depois de debatidas ao Ministério Público Itinerante, foi muito importante e serão revertidos em benefícios para as comunidades protagonistas das suas próprias lutas, por meio da organização comunitária.

Cézar Bombeiro reconheceu o empenho do Ministério Público Estadual, por meio da Promotoria Itinerante, e ressaltou que a instituição não está apenas ajudando as comunidades a lutar por direitos, mas também está semeando cidadania, levando às pessoas a ter consciência de que são portadoras de direitos e deveres e, consequentemente, contribuindo para a formação de consciências criticas. “Como politico e morador do bairro, entendo que com esses princípios de educação é que podemos perfeitamente fazer mudança dentro do contexto comunitário”, salientou o vereador.

Renato Vargas na Casa das Dunas

O cantor se apresenta hoje, às 21h, com seu Som do Barzinho


Renato Vargas promete trazer para São Luís os clássicos da MPB

A Casa das Dunas (Avenida Litorânea) receberá uma grande atração musical hoje (18), às 21h, dentro de um projeto especial de música popular brasileira batizado de Som do Barzinho. É o cantor e violonista Renato Vargas, um dos melhores do Brasil nesse segmento. A programação terá ainda show do grupo Feijoada Completa com os “Clássicos do Samba”, além de forró pé de serra.

Renato Vargas promete trazer para São Luís os clássicos da MPB. Dentre os sucessos que serão apresentados durante o show, estão “Romaria”, “Sampa”, “Papel Marchê”, entre outros. O artista vem acompanhado de mais dois músicos, sendo um violonista e um percussionista.

No início dos anos 2000, ainda desconhecido da maioria dos brasileiros, com apenas seu violão, o carioca Renato Vargas começou a trabalhar no projeto que viria a ser o maior disco de MPB dos últimos 20 anos: “O Som do Barzinho”. O resultado foi um sucesso em todo o Brasil e deu origem a uma série de dez discos com as canções mais pedidas por seu público. A série intitulada “O Som do Barzinho” vendeu mais de 2,6 milhões de cópias em todo o país, proporcionando cinco discos de ouro e um de platina.

Serviço

O quê
Show Renato Vargas

Quando
Dia 18, às 21h

Onde
Casa das Dunas (Avenida Litorânea)

Ingressos: R$ 40,00 (pista) e R$ 60,00 (frontstage), à venda na Casa das Dunas e Bilheteria Digital

Roda de Samba do Botequim do Ivan

A noite desta sexta-feira promete ser animada com a Roda de Samba do Botequim do Ivan. A batucada e os acordes rolam a partir das 21h, no Botequim do Ivan, na Rua V, lote 1, quadra 22, Planalto Anil III (antigo Planalto Eventos).

Uma das atrações da festa será o cantor e anfitrião Ivan Marques, figura carimbada do samba e do pagode em São Luís, com passagem marcante pelo Sambaceuma e muito bem-sucedido ao partir para a carreira solo.

O agito também ficará por conta da banda Negro Som, que desponta como boa promessa no cenário musical local e já conta com uma legião de adeptos entre o público sambista.

Deputado Wellington solicita planilha de gastos e cópia da licitação da reforma da Clínica Eldorado

Ao fundamentar a solicitação, Wellington repudiou o ato do governo de alugar um prédio particular, reforma-lo e, sequer, colocá-lo à disposição da população maranhense

Com o objetivo de combater gastos públicos, o deputado estadual Wellington do Curso (PP) apresentou, na Assembleia Legislativa do Maranhão, um requerimento em que solicita informações oficiais por parte do Governador Flávio Dino. A justificativa da solicitação é diante do “aluguel camarada” firmado com a Secretaria de Saúde, que já resultou em um gasto de R$ 1.000.000,00 aos cofres públicos.

Ao fundamentar a solicitação, Wellington repudiou o ato do Governo de alugar um prédio particular, reforma-lo e, sequer, colocá-lo à disposição da população maranhense.

“Solicito aqui que encaminhem cópias do contrato de reforma do imóvel onde irá funcionar o Hospital de Traumatologia e Ortopedia, o processo administrativo vinculado ao citado contrato, bem como o devido processo licitatório referente a reforma do prédio em questão. Além disso, solicito a planilha de custo da reforma da Clínica Eldorado e origem especificada dos recursos utilizados. Governador, os recursos públicos não são seus e devem ser aplicados em benefício da população e não de servidores próximos a Vossa Excelência ou filiados ao seu partido”, afirmou Wellington.

Deputado Zé Inácio e prefeito de Sítio Novo participam de audiência com Flávio Dino

O prefeito João Piquiá (e) considerou produtivo o encontro com Flávio Dino e Zé Inácio

O deputado estadual Zé Inácio (PT) e o prefeito de Sítio Novo, João Piquiá, foram recebidos nesta quarta-feira 16/08, no Palácio dos Leões, pelo governador Flávio Dino (PCdoB), para tratar de ações que serão desenvolvidas no município em parceria com o governo estadual.

O Governador do Estado, em apoio ao governo municipal, selou uma parceria para a implantação de obras nas áreas da saúde, educação e infraestrutura, incluindo o Programa Mais Asfalto, uma quadra society, finalização de quatro escolas dos povoados Café a jato, Montes da Oliveira, Novo Acordo, o Assentamento Conceição, e na reforma do hospital Frei Alberto Beretta.

O prefeito João Piquiá considerou o encontro bastante satisfatório. “O governador se comprometeu a ajudar no desenvolvimento do nosso município e agora as demandas estão sendo cumpridas. Também agradeço ao apoio do deputado, que está sempre ao nosso lado”, assinalou.

Para o deputado Zé Inácio, “foi um encontro muito bom, o governador reconheceu os anseios do município e vai atender as reivindicações, a gente sai daqui satisfeito pela atenção que ele deu ao município de Sítio Novo”, disse.

Participaram da reunião o secretário da Casa Civil, Marcelo Tavares; o secretário de Infraestrutura, Clayton Noleto, a deputada estadual Valéria Macedo, a primeira-dama de Sítio Novo e o secretário de Comunicação e Assuntos Políticos, Márcio Jerry.

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima