Quiosque do calçadão da Ponta d’Areia ficou totalmente destruído após ser atingido por Hilux desgovernada (Fotos: Luís Silva/TV Mirante)
Um acidente atraiu uma multidão de curiosos para o calçadão da Ponta d’Areia, na tarde desta sexta-feira (15). Uma caminhonete modelo Hilux, desgovernada, invadiu o passeio e atingiu um quiosque, destruindo-o completamente. Felizmente, ninguém trabalhava no local na hora da colisão.
Após o choque, o veículo projetou-se pela estrutura de pedras que separa a praia da Avenida dos Holandeses e lançou-se no mar.
Caminhonete foi parar dentro do mar após atingir quiosque na orla: motorista alegou desmaio repentino
O motorista envolvido no acidente contou que desmaiou repentinamente. Revelou ainda que sofre de hipertensão e que havia tomado duas cervejas pela manhã, que, segundo ele, não foram suficientes para deixará-lo embrigado.
Prejuízos materiais à parte, registrou-se um livramento, já que a proprietária do quiosque costuma estar em plena atividade no local no horário em que ocorreu o acidente e, por uma circunstância até agora não explicada, estava ausente.
Fábio Gentil ao lado de prefeitos de outras cidades, após receber o certificado
O prefeito de Caxias, Fábio Gentil (PRB), recebeu certificado da União Brasileira de Divulgação (UBD) por ter sido classificado na Pesquisa Nacional de Utilidade Pública, realizada pela organização, entre os 100 melhores prefeitos do Brasil. A cerimônia aconteceu em Recife (PE).
Ao agradecer a honraria, Fábio Gentil enumerou feitos de sua gestão, iniciada há apenas oito meses. O prefeito lembrou que nunca atrasou a folha de pagamento do funcionalismo e que Caxias foi a primeira cidade do país a pagar a primeira parcela do 13º salário. O abono foi creditado em maio nas contas dos servidores públicos municipais.
Fábio Gentil parabenizou os demais prefeitos classificados na pesquisa e desejou que todos continuem governando com o pensamento voltado para o próximo. “Sem demagogia e com a certeza de que quem nos confiou o mandato espera que um dia nossas cidades possam melhorar”, ressaltou. “Que o sucesso não seja só momentâneo, mas que seja duradouro, enquanto o pensamento de cada um de nós for em benefício do nosso povo”, concluiu.
Fábio Gentil ao lado de outros prefeitos classificados na pesquisa, a quem fez questão de parabenizarCertificado entregue a Fábio Gentil por bom desempenho na Pesquisa Nacional de Utilidade Pública
Wellington conversa com pai e filha sobre ponte de madeira na Vila Itamar, na periferia de São Luís
O deputado estadual Wellington do Curso (PP) lamentou o resultado de pesquisa realizada pela consultoria Macroplan que mostra que o Maranhão é o estado com a pior qualidade de vida do país. O resultado da pesquisa foi publicado nesta quinta-feira (14), pela Revista Exame.
O Índice dos Desafios da Gestão Estadual (IDGE), desenvolvido pela consultoria, avalia a situação de todas as unidades da federação em 28 indicadores agrupados em nove áreas. O ranking vai de 0 a 1 – quanto mais próximo de zero, pior é a condição de vida no local. Com base nos números apresentados pela pesquisa, o deputado Wellington questionou QUAL A MUDANÇA QUE OCORREU NO MARANHÃO.
“De acordo com o levantamento, o Maranhão alcançou a pior pontuação (0,432) por apresentar um péssimo desempenho nas áreas analisadas — saúde, segurança, gestão pública, educação, juventude, infraestrutura, condições de vida e desenvolvimento social e econômico. Ao analisar os 28 indicadores, o estado vai muito mal em igualdade social. Houve uma perda significativa quanto à igualdade de renda. Já estamos há quase 03 anos nesse ‘novo momento’ e fica o questionamento: as mudanças são de fato ou apenas virtuais? Na propaganda? Os erros do passado continuam presentes? Em escolas abandonadas, hospitais sem estrutura e insegurança? ONDE ESTÁ A MUDANÇA? Precisamos de ações efetivas que, de fato, impliquem no desenvolvimento do nosso Maranhão”, questionou Wellington ao lamentar a situação.
Léo Coutinho não prestou contas de verbas do Projovem Urbano durante todo o seu mandato
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) comunicou à Prefeitura de Caxias a falta de prestação de contas de um recursos do Projovem Urbano no município, referente aos exercícios de 2013, 2014, 2015 e 2016, período que corresponde a todo o mandato do ex-prefeito Leonardo Coutinho (PSB). Por causa da pendência, a administração municipal está impedida de receber recursos o programa para contratação de 150 monitores para atuar na educação de jovens e adultos.
Sobre as possíveis penalidades a serem aplicadas a Léo Coutinho, o FNDE informou que já protocolizou representação junto ao Ministério Público Federal contra o ex-prefeito, que era o único responsável pela execução dos recursos.
A verba do Projovem Urbano destinada a Caxias tinha prazo de execução entre o primeiro e o último dia de cada ano. A data-limite para prestação de contas foi 2 de dezembro de 2016, mas, embora ainda estivesse no pleno exercício do cargo, o ex-prefeito não providenciou a comprovação dos gastos.
Omissão
Ao comunicar a pendência à Prefeitura de Caxias, o FNDE classificou o ato como omissão. O fundo informou, ainda, que Léo Coutinho foi diligenciado, automaticamente, pelo Sistema de Gestão de Prestação de Contas (SiGPC), por meio de ofício datado de 6 de dezembro de 2016, a cumprir o que determina o Parágrafo Único do Art. 70 da Constituição Federal e a Resolução CD/FNDE nº 08, de 16/04/2014, ou a recolher recursos, sob pena de adoção de medidas de exceção.
Diz ainda o FNDE que o ex-prefeito tomou ciência da cobrança em 27 de dezembro de 2016, conforme Comprovante de Ciência – SiGPC Contas Online. “Entretanto, expirado o prazo concedido no mencionado ofício, o responsável não providenciou adimplir a obrigação de prestar contas, tampouco efetuar o recolhimento dos recursos”, assinalou o fundo.
Registrou ainda a autarquia que o Léo Coutinho é responsável pela assinatura, aplicação e execução dos recursos, considerando que as Ordens Bancárias (OBs) foram repassadas em sua gestão.
O FNDE informou que todas as medidas administrativas com vista à apresentação da prestação de contas foram esgotadas e que o caso reúne todos os elementos para instauração de Tomada de Contas Especial.
Abaixo, ofícios encaminhados pelo FNDE à Prefeitura de Caxias comunicando a falta de prestação de contas:
Com sede na Avenida dos Holandeses, a Vitalmed São Luís é pioneira na oferta de serviço de proteção médica diferenciada para eventos e empresas na cidade
O fim do ano vai se aproximando e com ele grandes festas e eventos, além de shows e convenções empresariais. E para todos esses eventos a segurança é sempre necessária e um grande diferencial. E a novidade é que a Vitalmed São Luís, empresa especializa em atendimentos médicos de emergência e urgência e pioneira no ramo em São Luís, oferece um novo serviço de proteção médica a eventos e empresas que vai dar mais segurança e alto valor agregado aos seus contratantes.
O serviço visa garantir o bem estar e a proteção aos públicos envolvidos, e oferece cobertura médica em eventos de diversos portes e tipos, tais como: Shows, eventos agro-pecuários, eventos corporativo, congressos e feiras, ações promocionais, concursos públicos e privados, eventos religiosos, esportivos e sociais (casamentos, formaturas, aniversários).
Cobertura
Frota da Vitalmed, pronta para atender os clientes a qualquer momento
As opções de cobertura variam de acordo com o porte, tipo e características do evento. O serviço de proteção médica pode ser prestado por intermédio de postos médicos devidamente equipados e/ou através Unidades Avançadas equipadas com aparelhos de suporte avançado de vida.
Quem contrata esse serviço demonstra zelo e responsabilidade e conta com diversos benefícios. O ganho de imagem e reputação da empresa organizadora é imenso, uma vez que o público percebe o profissionalismo do evento e a preocupação com a segurança e bem-estar dos participantes. E ainda cumpre as necessidades legais inerentes desse tipo de atividade.
Entre as empresas que já contrataram esse serviço da Vitalmed em nível nacional estão marcas como Avon, Vale, Boticário, Bradesco Saúde, Caixa, Costa do Sauípe, Ford, GM, Odebrecht, Petrobrás, TV Globo, Unilever e Votorantim.
Os interessados nesse tipo de serviço podem solicitar mais informações ou agendar uma reunião com a equipe da Vitalmed São Luís pelo fone (98) 40203215.
Marcial Lima expôs reivindicações de moradores do João Paulo, Jordoa, Coroado, Filipinho e bairros vizinhos
Em pronunciamento na tribuna, o vereador Marcial Lima, líder do PEN na Câmara Municipal de São Luís, destacou a reunião que teve com moradores do complexo habitacional que compreende os bairros João Paulo, Jordoa, Coroado, Redenção, Quintas do Machado, Sitio Leal e Filipinho. Marcial se disse satisfeito com a boa receptividade da comunidade.
“Por onde passamos, o povo reivindica, gosta da presença do vereador. Essas visitas incentivam novos pronunciamentos na tribuna da Câmara. Tem sido assim nossa caminhada”, enfatizou.
Como bom interlocutor entre o povo e poder público, Marcial repercutiu a manifestação dos populares, que disseram aprovar a recuperação asfáltica da Avenida São Marçal, mas reivindicam obras de pavimentação dentro dos bairros onde moram. “O povo cobra do Governo do Estado e da Prefeitura de São Luís que o mesmo asfalto aplicado na Avenida São Marçal chegue ao interior dos bairros”, assinalou.
Segundo o vereador, a comunidade demonstrou receio de que as máquinas usadas no asfaltamento deixem o canteiro de obras, restando às ruas próximas apenas uma operação tapa-buracos. “Qualquer leigo sabe, não precisa ser engenheiro para entender que uma simples operação tapa-buracos resolverá o problema do João Paulo, da Jordoa, do Filipinho, do Coroado, da Quintas do Machado e da Redenção”, observa. “Tem que ser asfalto novo e a comunidade está mais do que consciente disso”, diz, anunciando a intenção dos populares de fazer uma manifestação pacífica, no próximo dia 23, no Filipinho, em frente ao Farol da Educação.
Ainda sobre o ato, Marcial Lima garante que os participantes do protesto em nenhum momento atrapalharão a vida da cidade. “O que a comunidade vai dizer, para o mundo inteiro ouvir, é que ela precisa de asfalto novo”, frisa. O vereador sugere que a Prefeitura de São Luís busque diálogo com os moradores enquanto as máquinas ainda estão no local, e informe o projeto que está previsto para a região.
Como exemplo de precariedade do asfalto na área, ele citou o retorno de quadra da Jordoa usado pelos condutores que se deslocam entre o Viaduto do Café e esse bairro. “Ali não adianta mais fazer tapa-buraco. É uma situação de completo abandono”, aponta, lembrando que as pessoas o abordam nas ruas para que ele interceda em busca da solução do problema.
Sem intérpretes
No início do discurso, o vereador lamentou a ausência nas sessões da Câmara Municipal de São Luís de intérpretes de língua de sinais. “Em todas as casas legislativas deste país há intérpretes para transmitir o que estamos falando na tribuna a pessoas portadoras de deficiência auditiva”, comparou.
A cantora Thaís Moreno cumpre mais uma agenda lotada de shows neste fim de semana. A maratona de apresentações começa nesta sexta-feira (15), na orla marítima de São Luís, e se encerrará domingo (17), na tradicional festança da morte do Boi de São José de Ribamar.
Logo mais, às 23h30, Thaís Moreno volta a subir ao palco do Beach Bar, na Avenida Litorânea (Praia do Calhau), point onde a artista já é figurinha carimbada e bastante requisitada pelo público, que sempre retribuiu seu talento e o carisma com aplausos e outras manifestações de carinho.
Sábado, dia 16, a cantora animará dois eventos particulares. O primeiro será na Chácara dos Corações (Turu), às 22h. Às 00h30, ela canta e encanta convidados e anfitriões em uma recepção no buffet Rosa Bacelar.
Ribamar
Fechando a agenda, domingo, às 22h, a cantora fará show na festança da morte do Boi de São José de Ribamar. O batalhão, conhecido popularmente por brincantes e simpatizantes como o Pai da Malhada, realiza o ritual festivo da matança de sábado (16) a segunda-feira (18), com show de toadas, animação de bandas de forró, arrocha e outros ritmos.
A artista convida todos a comparecer ao evento, que além de preservar as raízes folclóricas do Maranhão, terá vasta programação de shows musicais. “Domingo, nosso encontro está marcado em São José de Ribamar”, avisa Thaís Moreno.
Samba, Pagode Retrô, Sertanejo e Forró das Antigas no line up
A dupla sertaneja Dam & Nay, que se anima o sábado (16.09) no Mokai Lounge Bar, além de muito forró das antigas
Um final de semana de ritmos dançantes e bem animados, para reunir a galera e se jogar na pista! Essa é a proposta do Mokai Lounge Bar, na Av. dos Holandeses.
O grupo Negro Som comanda a noite de Samba & Pagode Retrô no Mokai nessa sexta (15.09)
Nessa sexta (15.09) tem Samba & Pagode Retrô. E quem comanda a festa são dois dos melhores grupos da cidade, Sambaceuma e Negro Som.
O Sambaceuma, de Marcelo Bala, se apresenta nessa sexta (15.09) em noite de Samba & Pagode Retrô no longe do Mokai, na Av. dos Holandeses
Já no sábado (16.09) tem a dupla sertaneja Dam & Nay, além de forró das antigas. Sempre à partir das 22h, mas com ingressos à venda no Mokai.
Segue vídeos com uma pequena amostra das atrações musicais que se apresentarão no Mokai:
Comentários