Vereadores de oposição de Peritoró barram manobra do prefeito e elegem Mesa Diretora antecipadamente

Membros eleitos da Mesa Diretora da Câmara de Peritoró para o biênio 2019/2020

No comando Poder Legislativo de Peritoró, mas desfalcada com a ida do vereador Adriano Macedo para a base aliada ao prefeito Pe. Jozias e em número de cinco, em uma Câmara Municipal com 11 parlamentares, a oposição, hoje composta pelos vereadores Henrique Jansen (presidente), Edmilson Marques (secretário), Clemilson Viana (líder da oposição), Maciel Lima e Sales da Itamarason, elegeu antecipadamente, em votação em regime drae urgência, que se estendeu até a noite desta terça-feira (7), os membros da próxima Mesa Diretora.

Dos 11 vereadores de Peritoró, 10 compareceram à sessão de hoje. Primeiro, foi votado o projeto de resolução que previa a antecipação da eleição da Mesa Diretora da Câmara. A proposta foi aprovada por 6 votos a 4. Votaram contra o projeto os vereadores Dudu Coelho, Aragão, Jonadson e Adriano Macedo, que integram a base do prefeito.

Com a vitória da oposição, partiu-se para a eleição da Mesa. Como houve uma cooptação para o grupo do prefeito, os vereadores aliados ao prefeito se viram obrigados a votar na chapa composta, em sua maioria, por membro do grupo adversário. Os eleitos foram os seguintes: Naldo Lisboa (presidente), Maciel Lima (1º vice-presidente), Edmilson Marques (2º vice-presidente), Henrique Jansen (1º secretário) e Sales da Itamarason (2º secretário).

Habilidade

Composição da próxima Mesa Diretora da Câmara de Peritoró

Prevendo uma iminente derrota na eleição para a composição da Mesa Diretora para o mandato subsequente e baseado no ditado popular: “metade do prejuízo é lucro”, os oposicionistas resolveram, estrategicamente, escolher antecipadamente o comando do Legislativo municipal para o biênio 2019/2020, a fim de garantir cargos considerados estratégicos na Mesa Diretora: vice-presidência, 2ª vice-presidência, 1ª secretaria e 2ª secretaria.

Para que o projeto alcançasse êxito, os membros da oposição tiveram que abdicar da presidência, oferecida ao vereador Naldo Lisboa, membro da base aliada ao prefeito. Foi a única opção que restou para os situacionistas, uma vez que o prefeito não teve força para concretizar o seu plano de tornar a Câmara submissa ao Executivo municipal.

A oposição considerou uma vitória, ainda que parcial, importante, porque a pretensão do prefeito era eleger uma chapa composta, em sua totalidade, por vereadores de sua base aliada, com o vereador do PCdoB, Adriano Macedo, presidente, atendendo a um pedido do secretário de Estado da Comunicação e Assuntos Políticos e pré-candidato a deputado federal, Márcio Jerry, e o vereador Costantino Costa, vice-presidente.

Toda a articulação do prefeito Pe. Jozias e do líder do Governo na Câmara, vereador Costantino Costa, foi frustrada. Os governistas não conseguiram eleger a mesa, pois foram barrados pela habilidade da oposição.

Nova técnica para remodelar o corpo

Método desenvolvido pelo Departamento Técnico-Científico da OligoFlora promete resultados superiores ao da criolipólise convencional

Nova técnica consegue atingir 44% de redução das células de gordura em apenas seis semanas

O mais novo tratamento indicado para quem busca reduzir medidas e remodelar o corpo de forma rápida, segura e não-invasiva, se chama CrioliPower e é a evolução da criolipólise. Consiste em um conjunto de técnicas exclusivas realizadas em três etapas para potencializar o resultado. Ao invés de alcançar 25% de redução das células de gordura em 8 semanas, o que era possível com a criolipólise convencional, essa nova técnica consegue atingir 44% de redução em apenas seis semanas, com os primeiros resultados já aparecendo em 20 dias

De acordo com a farmacêutica-bioquímica e nutricionista Cláudia Fagundes Bonato Torquato, chefe do departamento técnico-cientifico da OligoFlora, na primeira etapa, o cliente se submete a sessões de DetoxBio 2 Plus com OligoWhite, cujo objetivo é preparar o organismo para o tratamento, eliminando as toxinas e o líquido retido no corpo. Na Detox, o organismo tem contato com diversos minerais e oligoelementos que são essenciais para seu bom funcionamento. Na segunda, é hora das sessões de criolipólise tipo CrioliPower.

“Além de posicionar estrategicamente as ponteiras sobre a área a ser tratada, a OligoFlora desenvolveu método inovador que estimula a reperfusão das células de gordura por meio da manipulação da temperatura local e da aplicação de dermocosmético com ativos da pimenta rosa na região tratada”, explica Cláudia Torquato

A última etapa do tratamento é a OligoOrtoDrenagem, com Bambuterapia. Realizada com bambus de diversos tamanhos e produtos com extratos de plantas e minerais, essa técnica de massagem drenante foi criada pela OligoFlora. O objetivo é estimular o sistema imunológico e a eliminação das células de gorduras que morreram com a Crio, além de reequilibrar o organismo. Tudo isso aliado à experiência relaxante de bem-estar promovida pelos estímulos da massagem com bambus.

Sobre a criolipólise

A última etapa do tratamento é a OligoOrtoDrenagem, com Bambuterapia

A Criolipólise ou “Crio” surgiu como fruto de uma pesquisa de um grupo de cientistas americanos da Universidade de Harvard, em 2008. Nela, foi avaliado o comportamento de células de gordura de uma espécie de suínos sob o resfriamento, no caso, o congelamento.

Por meio desse estudo, eles perceberam que tais células chegaram a reduzir em até 50%. Em 2011, concluíram-se os estudos da técnica em humanos, que tiveram redução de até 25% das células de gorduras.

O equipamento possui um cabeçote que faz a sucção da região a qual será resfriada, diminuindo a circulação na região, já que baixas temperaturas têm mais afinidade por líquido e menos por gordura, preservando as células sanguíneas, congelando células de gordura e ocasionando a morte dessas células posteriormente.

I Congresso Interdisciplinar discutirá Direito e Saúde

Evento, organizado pelo Instituto Florence de Ensino Superior, será realizado no Rio Poty Hotel e no auditório da instituição, nos dias 8, 9 e 10 deste mês

imagem DIREITO

Nos dias 8, 9 e 10 de novembro, o Instituto Florence de Ensino Superior promoverá o I Congresso Interdisciplinar, com o tema “Direito e Saúde: discutindo práticas para uma sociedade inclusiva”, no auditório do Rio Poty Hotel e também na instituição (Rua Rio Branco), contando com a integração de seus quatro cursos de graduação: Direito, Enfermagem, Farmácia e Odontologia.

A proposta é fomentar discussões acerca do reconhecimento da atual ordenação heterônoma quanto à questão das práticas inclusivas no Brasil, com base na integração normativa de fatos e valores, identificando, nas ciências do cuidar (Enfermagem, Farmácia e Odontologia), os sistemas e práticas que se prestam à assistência às minorias em favor de sua inclusão na rede social e complexa da contemporaneidade enquanto um direito reconhecido constitucionalmente.

Trabalhadores ameaçados de deixar Anel Viário pedem apoio ao deputado Zé Inácio

Grupo de trabalhadores do Anel Viário foi ao gabinete do deputado Zé Inácio pedir apoio

Uma comissão de trabalhadores do antigo Terminal de ônibus do Anel Viário se reuniu, na última segunda-feira (6), com o deputado estadual Zé Inácio (PT) em busca de apoio, pois temem perder seu local de trabalho.

Eles representam os comerciantes dos 24 quiosques que foram construídos no ano de 1986, para a venda de comidas e bebidas. Desde essa época, os trabalhadores dos boxes pagavam todas as licenças necessárias junto a Secretária Municipal de Urbanismo e Habitação-Semurh (Blitz Urbana, Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária), para o devido funcionamento dos estabelecimentos.

No entanto, no último dia 5 de outubro, eles receberam uma notificação da Blitz Urbana para que desocupassem os quiosques. “Recebemos a notificação, em seguida fomos a Delegacia de Costumes para renovar a licença, também fomos a Blitz Urbana, mas não estão liberando a documentação, e também não nos informam como devemos proceder para continuarmos legalizados”, explicou um dos comerciantes.

O impasse tem causado temor nos comerciantes que estão preocupados com a situação. “Estamos aqui há mais de 30 anos trabalhando nesse local e regularizados, então precisamos que os órgãos competentes nos deem alguma garantia para continuarmos tendo o nosso sustento e meio de sobrevivência”, disse João Bastista dos Santos.

Na área ainda há mais de cem barraqueiros e ambulantes que trabalham em torno do Terminal do Anel Viário e que também esperam por uma alternativa do poder público para que não fiquem sem ter um local para continuar a trabalhar. O deputado Zé Inácio se prontificou a tentar realizar o diálogo entre os comerciantes e a Prefeitura Municipal de São Luís para que seja aberto um canal de negociação.

Participaram da reunião os comerciantes Luciane Barros Rodrigues, Jucelino Coutinho de Freitas, Ronielvies Serra, Rosete da Silva, Maria da Natividade, Maria de Fátima Diniz e João Batista.

Sindicato questiona criação de três novas vagas de desembargador no TJMA

Após a aprovação da criação das três novas vagas de desembargador, projeto será encaminhado ao governador Flávio Dino

Na sessão plenária desta terça-feira (7), os deputados estaduais maranhenses aprovaram, em regime de urgência, o Projeto de Lei Complementar (PL nº 017/2017) que cria três novas vagas de desembargador no Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) e mais 33 cargos em comissão (11 para cada novo gabinete). A aprovação foi unânime apesar de a direção do Sindjus-MA ter protocolado, junto à Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa, requerimento para que o PL nº 017/2017 fosse devolvido ao TJMA, alertando sobre possível ilegalidade do ato administrativo do Tribunal. O PL segue para a sanção do governador Flávio Dino (PCdoB).

A proposta foi encaminhada na semana passada pelo presidente do TJMA, desembargador Cleones Cunha. Com a aprovação em regime de urgência, e se sancionado pelo governador, o TJMA passará a ter 30 desembargadores já em dezembro deste ano, com impacto sobre o orçamento do Poder Judiciário para aquele mês de mais de R$ 970 mil. Para 2018, conforme levantamento do próprio TJMA, o impacto total será superior a R$ 11,6 milhões. Nenhum parlamentar apresentou qualquer objeção. “Os deputados votaram conscientes de que o projeto pode estar eivado de insanável ilegalidade”, observou o presidente do Sindjus-MA, Aníbal Lins.

CNJ

Além do requerimento para a suspensão do trâmite do PL nº 017/2017, o Sindjus-MA também propôs um Procedimento de Controle Administrativo junto ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para adequar o procedimento ao que estabelece a Resolução 184/2013, do próprio Conselho, que dispõe sobre os critérios para criação de cargos, funções e unidades judiciárias no âmbito do Poder Judiciário em todo o país. Um deles está expresso no parágrafo 3º do artigo 1º da referida resolução, que determina que os Tribunais de Justiça dos Estados devem encaminhar cópia dos anteprojetos de lei referidos no caput ao CNJ, que, se entender necessário, elaborará nota técnica, nos termos do artigo 103 do Regimento Interno. “A nossa missão está cumprida. Nós vamos aguardar qual vai ser a posição do CNJ. O nosso intento foi resguardar o devido processo legal e nós vamos acatar o que for decidido pelo Conselho”, finalizou Aníbal Lins.

Fonte: Sindjus-MA

“Mais Asfalto” é falácia: pesquisa aponta que 95% das rodovias estaduais do MA estão em más condições

MA-006, uma das rodovias estaduais do Maranhão em condições precárias, apesar do “Mais Asfalto”

Pesquisa CNT de Rodovias 2017, divulgada hoje pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT), apontou que 95,4% das rodovias estaduais do Maranhão estão em condições “regular”, “ruim” ou “péssima”. O levantamento, que apresenta uma ampla análise da malha da rodoviária do país, é a constatação de que o tão propagandeado programa “Mais Asfalto”, do governo comunista de Flávio Dino, não passa de falácia.

De acordo com a pesquisa, que classifica os 1.429 quilômetros de rodovias estaduais como “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”, só 4,6% da malha rodoviária estadual maranhense tiveram avaliação positiva, ou seja, receberam a qualificação “bom”. Detalhe: nenhum trecho de estrada jurisdicionada ao Governo do Estado foi considerado “ótimo”.

A qualificação “regular” foi dada a apenas 3,6% de toda a malha, o que corresponde a apenas 55 quilômetros. A classificação “ruim” foi atribuída a 378 quilômetros, ou 26,5% da extensão somada das estradas. Nada menos do que 930 quilômetros de rodovias estaduais receberam a avaliação “péssimo”, equivalente a 65% de toda a extensão rodoviária, dado que exibe uma coincidência por ser justamente o número que identifica o PCdoB, partido politico do governador.

Falácia

Malha rodoviária estadual do Maranhão é precária, segundo a Pesquisa CNT Rodovias 2017
Malha viária estadual tem 65% de sua extensão avaliada como “péssimo”: coincidência numérica remete ao PCdoB de Flávio Dino

Em sua propaganda oficial, o governo comunista de Flávio Dino informa que desde 2015 – primeiro ano da atual gestão – mais de 2 mil quilômetros de ruas, avenidas e estradas foram construídos, melhorados e reformados por meio do programa “Mais Asfalto”. Ainda de acordo com a comunicação governista, 24 trechos rodoviários estão em obras atualmente. Confrontados com o resultado da Pesquisa CNT de Rodovias 2017, os dados divulgados pelos canais de informações palacianos são reduzidos a mera falácia.

Levando-se em conta as condições gerais da malha rodoviária do Maranhão, o que inclui as estradas estaduais e federais, a situação também não é nada boa. De um total de 4.647 quilômetros de vias terrestres, só 30 quilômetros obtiveram avaliação “ótimo”, o que equivale a irrisórios 0,6% de toda extensão.

Outros 1.368 quilômetros (ou 29,4%) foram considerados “bom” e 1.027 foram qualificados como “regular”, o que corresponde a 26% de toda a malha rodoviária. A avaliação “ruim” foi atribuída a 1.039 quilômetros (22,4% do total), enquanto 1.003 quilômetros, que correspondem a 21,6%, foram apontados como “péssimo”.

Justiça mantém prisão de acusado de matar enteada no Maiobão

Robert Serejo continuará preso

A juíza Janaína de Carvalho, da Central de Inquéritos e Custódia da Comarca da Ilha de São Luís, realizou na manhã desta terça-feira (08) audiência de custódia do preso Robert Serejo Oliveira, acusado de matar a menina A.L.B.P, enteada dele, no Conjunto Maiobão (Paço do Luminar), no dia 01 de novembro de 2017.

A magistrada manteve a prisão temporária, pelos próprios fundamentos da sentença da juíza Lícia Cristina Ferraz de Oliveira, que decretou a prisão, durante o plantão criminal. Por se tratar de crime hediondo, a temporária tem duração de 30 dias, a contar da data da prisão que ocorreu no último sábado, dia 04 de novembro.

Participaram da audiência de custódia, no Fórum Des. Sarney Costa (Calhau), a promotora de justiça Norimar Gomes Nascimento e o defensor público Vinícius Goulart Reis.

A juíza responsável pelo plantão criminal decretou a prisão de Robert Serejo Oliveira em razão de indícios de autoria no crime de homicídio, aliado à necessidade de que sejam prestados maiores esclarecimentos e individualizada a conduta, possibilitando a realização de todas as diligências indispensáveis à apuração.

Fonte: Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão

Justiça adverte Governo Flávio Dino e ameaça afastar presidente da Funac por superlotação de unidades

Presidente da Funac, Elisângela Cardoso, e o governador Flavio Dino podem ser penalizados por barbárie na Funac

A 2ª Vara da Infância e Juventude de São Luís aplicou medida de advertência ao Estado do Maranhão e à FUNAC (Fundação da Criança e do Adolescente do Maranhão) determinando, entre outros, a proibição, a partir do dia 1º de abril de 2018, das unidades instaladas na Comarca da Ilha de São Luís ultrapassarem a capacidade máxima e sua destinação. A advertência vem em função de representações do Ministério Público acerca de superlotação e mortes de adolescentes em unidades de internação na capital.

Ao advertir a FUNAC e o Estado, o juiz José dos Santos Costa, titular da 2ª Vara da Infância de São Luís, levou em consideração a inobservância do Estatuto da Criança e do Adolescente, da Lei do SINASE, e da Resolução 005/98 do Conselho Estadual dos Direitos de Criança e Adolescente. Ele determinou, ainda, a efetiva implementação da regionalização das medidas socioeducativas de internação. Citou o juiz: “Proibir, a partir do dia 1º de abril de 2018, as unidades instaladas na Comarca da Ilha de São Luís de ultrapassarem a capacidade máxima e sua destinação, bem como que até essa data a FUNAC proceda ao registro de seus programas de suas unidades de internação provisória e definitiva localizadas na Comarca da Ilha de São Luís junto ao CEDCA”.

Em caso de descumprimento, poderá ocorrer o afastamento definitivo da presidente da FUNAC, bem como interdição parcial de unidade de internação e, ainda, aplicação de multa aos agentes públicos responsáveis, sem prejuízos das responsabilidades civis e penais, inclusive pelo crime de desobediência. A decisão foi proferida nesta segunda-feira, dia 6.

Mortes

O juiz aplicou recentemente medida de advertência à presidente da FUNAC, Elisangela Correa Cardoso, e aos diretores do Centro da Juventude Canaã, que fica no bairro Vinhais, e do Centro de Convivência Restaurativa Alto da Esperança, no bairro Alto da Esperança, pelas mortes ocorridas nos dias 6 e 7 de julho deste ano, nos autos das representações, iniciadas por portaria do Juízo (processos 110772017 e 110782017), considerando que as mortes só ocorreram por excesso de adolescentes nos alojamentos e pela falta de cuidado na transferência e mistura de adolescentes.

Os adolescentes envolvidos nas mortes já foram julgados e estão cumprindo medida socioeducativa de internação em execução provisória e o Tribunal de Justiça, em face de apelação da sentença, deve reexaminar as sentenças do juiz da 2ª Vara da Infância e da Juventude. Só para exemplificar os casos de superlotação das unidades, o Centro de Juventude Canaã tem capacidade para 42 internos, mas hoje conta com 103.

Sobre a Funac

A Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), criada pela Lei Estadual nº 5.650, em 13 de abril de 1993, tem por finalidade garantir o atendimento integral aos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas privativas e restritivas de liberdade, visando à (re)construção de seu projeto de vida em consonância com os preceitos estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo.

A Funac tem ainda o compromisso de realizar estudos e pesquisas sobre a realidade do adolescente em conflito com a lei, formular e operacionalizar planos, programas e projetos para a aplicação das medidas socioeducativas. É papel da instituição garantir atendimento aos adolescentes a que se atribua autoria de ato infracional e em cumprimento de medida acautelatória de internação provisória e socioeducativa privativa e restritiva de liberdade, com gestão participativa e intersetorial, envolvimento das famílias, das comunidades e da sociedade e valorização do servidor.

Fonte: Tribunal de Justiça do Maranhão

Black Fralda no Mateus

Começou nesta segunda-feira (6) e vai até amanhã (8) uma das ações mais esperadas do ano no Mateus Supermercados: a Black Fralda. Baseada no evento internacional “Black Friday”, em que várias lojas, de diversos países, vendem com produtos com grandes descontos em uma sexta-feira, a ação da rede maranhense de supermercados mantém o foco da promoção em um dos itens mais necessários e que, ao mesmo tempo, mais fazem pesar o orçamento em um lar: as fraldas descartáveis.

Na ação deste ano, os preços promocionais são para as marcas Pampers, Pampers Pants e Cremer, nas unidades do Mateus em São Luís, Santa Inês, Imperatriz, Açailândia, Balsas e Timon. A ideia da promoção é permitir uma economia extra aos pais e mães de bebês, em um dos períodos em que mais se gasta: o fim do ano.

Por isso, a dica é passar o quanto antes em uma loja e garantir o estoque, pelo menos, para os próximos dois meses, já com vistas a diminuir a despesas com a chegada das festas de fim de ano.

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima