Movimento “Fora, Dutra” tem adesåo popular crescente em Paço do Lumisr

Panfleto exibe foto de Dutra igualado à figura de um rato

A população de Paço do Limiar vem aderindo em massa ao movimento que exige o afastamento do comunista Domingos Dutra do cargo de prefeito. O repúdio ao gestor se deve à ausência de ações da administração municipal nas áreas de saúde, educação, infraestrutura, dentre outras.

Panfleto que circula em Paço do Limiar é ilustrado por uma foto de Dutra igualado à figura de um rato e informa os recursos recebidos pelo Município em 2017. Os repasses federais à prefeitura luminense somaram R$ 155 milhões, ano passado. Outros R$ 3 milhões foram destinados pelo governo estadual.

Reunidos, nesta segunda-feira (5), em ato público, na Avenida 13 do Maiobão, uma das principais vias do conjunto, populares reivindicaram melhorias prometidas em campanha, como a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e da maternidade, a reforma da feira do Maiobão e até o Portal da Transparência, com dados atualizados e precisos sobre as receitas e gastos municipais.

A revolta popular com a gestão de Domingos Dutra ocorre ao mesmo tempo em que grupos políticos intensificam articulações, inclusive na Câmara Municipal, para destituir o prefeito.

O clima em Paço do Limiar é de tensão e instabilidade, o que torna imprevisível o futuro administrativo do município.

Gestão Edivaldo inicia mutirão que deverá reduzir em até 90% a fila de cirurgias no Hospital da Mulher

Prefeito esteve na unidade de saúde neste domingo (4) acompanhando de perto os primeiros resultados da ação que abre as atividades em comemoração ao Mês da Mulher

Prefeito Edivaldo visitou Hospital da Mulher e cumprimentou servidores responsáveis pelos atendimentos

O prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) acompanhou neste domingo (4) o início do mutirão de cirurgias ginecológicas no Hospital da Mulher, no Anjo da Guarda, abrindo as atividades do Mês da Mulher. A ação realizou 25 procedimentos somente neste fim de semana e a meta é de promover 600 operações até junho, o que reduzirá em cerca de 90% a fila de espera na unidade de saúde. Atualmente, 700 pessoas estão na fila e o tempo de espera que é de 1 ano e três meses cairá para sessenta dias.

Para o pedetista, este é mais um passo importante para reforçar a assistência voltada para as mulheres. “A redução da demanda que a rede de assistência à mulher possuía vai ser muito significativa a partir das atividades durante o mutirão. Estamos garantindo a estas mulheres uma maior qualidade de vida. Esta é uma unidade de referência, que se consolida com esta ação. Todos os esforços estão reunidos para que o atendimento seja prestado com maior agilidade”, afirma o prefeito.

Serão realizadas cerca de 25 cirurgias nos fins de semana de mutirão, até o mês de junho. Nos dias úteis, a média é de 12 procedimentos. Estão sendo realizados procedimentos como histerectomia, laqueadura, miomectomia, herniorrafia, colpoperíneoplastia e outros. A equipe é formada por médicos anestesistas, cirurgiões, ginecologistas e equipe de apoio composta por nutricionistas, enfermeiros, terapeutas ocupacionais e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que estão atuando em regime de plantão 24 horas.

Avanços – Com planejamento, a gestão do prefeito Edivaldo vem mudando a realidade quando se trata de saúde da mulher. Enquanto em gestões anteriores a assistência à mulher era um dos gargalos da cidade, agora é referência nacional pelo cuidado e os diversos investimentos na área.

“Em 2013 o Hospital da Mulher estava praticamente fechado e, desde o início da nossa gestão, trabalhamos para tirá-lo dessa realidade. No decorrer dos anos ele foi totalmente requalificado, ganhou novos serviços e equipamentos de ponta, ganhou novos leitos de internação e de UTI e virou referência, resultando na conquista do Prêmio Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher”, lembrou Edivaldo.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação |(Secom)

Wellington assume presidência da Comissão de Direitos Humanos da AL com foco na saúde, educação e geração de empregos

Wellington diz que continuará firme em defesa dos maranhenses

Garantir educação pública, saúde, segurança, defender direitos do idoso, da pessoa com deficiência e da mulher. Esses são apenas alguns dos pontos da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e das Minorias, que agora tem o deputado estadual progressista Wellington do Curso como presidente. Em 2015, logo no início do mandato Wellington já esteve na vice-presidência de tal Comissão e atuou em defesa da população do Maranhão. Entre os trabalhos desenvolvidos pela Comissão, estão a audiência contra a Odebrecht, em Paço do Lumiar e São José de Ribamar, que ressaltou na anulação do contrato com a empresa; além de vários posicionamentos em defesa das pessoas com deficiência, cobrando acessibilidade, e autistas.

Sobre a Comissão, o deputado Wellington, que também é membro das Comissões de Saúde, Educação, Segurança, Administração e Assuntos Econômicos da Assembleia, destacou que continuará firme em defesa dos maranhenses.

“Defender direitos é garantir uma qualidade de vida para o cidadão maranhense. É claro que, na condição de deputado estadual, o que eu posso fazer é fiscalizar o cumprimento desses direitos como educação, saúde e segurança. A Comissão de Direitos Humanos é muito abrangente e permite que eu defenda isso tudo e vá além…defendendo também os direitos da pessoa idosa, da pessoa com deficiência, da mulher. Permite que eu aja em defesa do consumidor e tantas outras questões. Já tive essa experiência em 2015. Tivemos bons resultados graças à seriedade e independência com as quais marcamos o nosso mandato. Agora, continuaremos firmes defendendo a educação, saúde, geração de emprego e, assim, os direitos de cada maranhense de bem”, afirmou Wellington.

VEJA AQUI OS PONTOS DE DEFESA DA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS:

– assuntos atinentes aos direitos e garantias fundamentais;
– defesa dos direitos individuais e coletivos;
– defesa dos direitos sociais;
– economia popular e repressão ao abuso do poder econômico;
– relações de consumo e medidas de defesa do consumidor:
– transporte, armazenamento e distribuição de alimentos;
– assuntos relacionados à criança e adolescente;
– política da criança e adolescente;
– assuntos relacionados ao idoso;
– política estadual do idoso.
– política de proteção à pessoa com deficiência;
– respeito aos direitos da mulher e da família;
– promover e acompanhar as atividades que visem a defesa dos direitos da mulher, a eliminação das discriminações, bem como assegurar a sua plena participação da vida socioeconômica, política e cultural do Estado.

Evasão, inimiga da educação

Natalino Salgado Filho*

Natalino Salgado aponta prejuízo à economia nacional causado pela baixa qualidade educacional dos estudantes

A despeito de grandes avanços ocorridos no contexto da educação, o acesso à Universidade, no Brasil, ainda é um dos grandes desafios a serem enfrentados, através de políticas sérias de inclusão, combate à evasão escolar e, fundamentalmente, à falta de substancial melhora da qualidade do ensino, cujas estratégias são bem conhecidas por todos os que militam na seara educacional. Ademais, temos muitíssimos modelos bem sucedidos em países similares ao Brasil que podemos adaptar a nossa realidade.

Reportagem publicada nesta semana, pela versão brasileira do jornal espanhol El País, a partir de dados Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), revelou que o Brasil, na lista de ranking mundial de investimento em educação, só fica à frente do México, numa lista de 36 países.

E, se há um ponto fulcral a ser enfrentando, constata a reportagem, esse passa necessariamente pela reforma do Ensino Médio, cujas matrículas na rede pública diminuem ano a ano, com assustadores 60% de evasão, já constatados. Este número se refere à finalização do ensino médio. Dito de outro modo: de dez alunos que iniciam esta etapa de formação, apenas 4 a finalizam.

A questão, no entanto, afirmam alguns especialistas, começa na base de tudo: o ensino fundamental. Isto porque o aluno chega ao ensino médio com enormes déficits de conhecimento nas matérias básicas. Logo, o desempenho destes alunos no principal teste mundial, o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), revela uma queda constante no ranking, ano a ano, nos itens avaliados: ciências, leitura e matemática. Em 2016, dos setenta países avaliados, o Brasil ficou em 63ª lugar, em ciências, 59ª, em leitura e na 66ª colocação, em matemática.

Nesta semana, o noticiário nacional destacou, com ênfase, algo eu diria assustador. Pesquisa do Banco Mundial, apresentada em relatório sobre educação, mostrou que os alunos brasileiros levarão – a não se fazer nada ou pouco, cosmeticamente como se tem feito até aqui – 75 anos para se igualarem em conhecimentos de matemática com os países desenvolvidos e inacreditáveis 260 anos para se igualar em leitura.

A evasão escolar no ensino médio, por diversas razões, inclusive a entrada no mercado de trabalho subqualificado, chegou a 12,7%, especialmente no primeiro ano. Esta é uma média nacional. As conhecidas diferenças regionais mostram estados em que este índice é bem maior. A pesquisa realizada ano passado, também indicou que houve discreto decréscimo na evasão, ainda que, nos anos subsequentes, essa prática  continuou.

A baixa qualidade educacional dos estudantes revela outra consequência profundamente deletéria à economia nacional que prescinde de pessoas qualificadas. Inclusive, há o estigma da burocracia, o excesso de regulamentação fiscal, a insegurança jurídica para a instalação de empresas,  que conseguem atravessar o corredor polonês de dificuldades, que, também, se depara com a baixa qualificação da mão-de-obra, com a qual o sistema educacional brasileiro contribui para o atraso nacional. Outro reflexo, que instituições voltadas para a educação detectaram, é que apenas 17% dos egressos do ensino médio entram na faculdade. Os demais 83% vão para o mercado de trabalha de baixíssima remuneração.

O atual plano para o ensino médio, que o governo está implementando, tem recebido boa acolhida de grande parte dos especialistas. Seu principal mérito, afirmam, é tirar o ensino médio do marasmo academicista excludente, e colocá-lo num plano mais próximo do que se vem fazendo em países com melhores resultados. Desconfianças precisarão ser vencidas pela persistência na implementação de um processo que precisa vencer longuíssimos anos de estagnação. O caminho é longo, mas precisa ser enfrentado, fortalecendo disciplinas que desenvolva o raciocínio lógico, a reflexão, sem excluir disciplinas que interagem o cognitivo e habilidades humanas.

*Médico, doutor em Nefrologia, ex-reitor da UFMA, membro da ANM, da AML, da AMM, Sobrames e do IHGMA 

Partido Verde debate estratégias para as eleições 2018

Adriano destacou esforço e dedicação do PV e diálogo com lideranças para disputa das próximas eleições

A cúpula maranhense do Partido Verde se reuniu na última sexta-feira (2), em São Luís, para debater as estratégias da legenda para as eleições deste ano. O encontro foi coordenado pelo deputado estadual Adriano Sarney, presidente do diretório estadual do PV-MA e contou com a participação de Jovino Cândido e Aluízio Paredes, membros do diretório nacional do PV, Beto das Vilas, vereador e presidente da Câmara Municipal de São José de Ribamar, além de dirigentes estaduais e representantes do Juventude Verde.

“O PV tem se fortalecido no estado e nosso objetivo é continuar crescendo. Essa eleição vai ser uma eleição de ouvir muito e o nosso partido prima por ouvir as pessoas em suas demandas. Vamos dialogar com os nossos filiados de todo o Maranhão para que o resultado em 2018 seja tão bom quanto o das últimas eleições”, destacou o presidente estadual da legenda, Adriano Sarney.

Durante o encontro foi discutido também o processo de filiações em todo o estado. “O processo eleitoral é algo que exige grande dedicação e esforço. Estamos conversando com diversas lideranças que estão interessados em integrar a legenda para que juntos possamos trabalhar em prol dos maranhenses”, disse Adriano.

Em São Luís, 50% dos meios de hospedagem estão irregulares e foram autuados pelo MTur

Operação Verão Legal 2018 levou fiscais do MTur a realizarem visita na capital maranhense. Até abril, todas as capitais do Brasil serão fiscalizadas pela Pasta

Resultado do balanço de fiscalização em São Luís, realizada nesta quinta-feira (01), apontou que 50% dos meios de hospedagem estão irregulares na capital e foram notificados pelo Ministério do Turismo. Os estabelecimentos estavam sem o registro de formalização no Cadastur, o cadastro do MTur, e por isso são considerados irregulares. A capital possui 68 meios de hospedagem e dos 43 visitados pelos fiscais, 34 foram não tinham inscrição junto ao Ministério. Agora, os responsáveis têm até 30 dias para se formalizarem. Os prestadores que não se regularizarem, serão autuados e poderão receber multa de até R$ 854 mil.

O intuito da operação “Verão Legal 2018” é vistoriar, até abril, todas as capitais brasileiras. “A ação busca, em primeiro lugar, instruir e sensibilizar os prestadores quanto a importância de estar cadastrado com o órgão máximo de turismo no país, que é o MTur. Estando formalizado, o prestador oferece um serviço legal para o cliente, participa de ações e programas do Ministério e ainda ajuda a Pasta a dimensionar o tamanho da indústria turística e criar políticas públicas que fomentem ainda mais o setor”, explicou Larissa Peixoto, fiscal do MTur.

De acordo com a Lei Geral do Turismo, o cadastro é obrigatório para agências de turismo, meios de hospedagem, guias de turismo, transportadoras turísticas, acampamentos turísticos, organizadoras de eventos e parques temáticos. Iniciado em setembro do ano passado, o trabalho tem surtido efeito nos números do Cadastur. Em dezembro de 2017, foram identificados 64.591 cadastros, um crescimento de 14% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Quem ainda não se cadastrou verá que a inscrição na ferramenta não demanda muito tempo e não possui entraves burocráticos. O Cadastur passou por modificações e foi aprimorado para facilitar o cadastro dos prestadores, gerando mais rapidez e agilidade na hora de se inscrever. A nova plataforma é conhecida como Cadastur 3.0, está informatizada, ligada diretamente com dados da Receita Federal, o que simplifica a inscrição. A ferramenta está sendo lançada em todo país e o Nordeste já foi contemplado.

Imprensa prestigia inauguração do Parque Temático da Turma da Mônica no Rio Anil Shopping

Jornalistas, radialistas, blogueiros e influenciadores digitais levaram filhos para se divertir no parque temático

Comunicadores e influenciadores digitais de São Luís participaram, no último domingo (04), de uma manhã muito divertida no Rio Anil Shopping. Atendendo ao convite especial do Rio Anil, os profissionais da imprensa levaram as crianças da família para um café da manhã exclusivo, oferecido na inauguração do parque temático SuperAR Turma da Mônica.

O parque é a mais nova atração do shopping. Nele, crianças de até 12 anos podem pular no circuito armado com brinquedos infláveis gigantes, que remetem às aventuras das histórias em quadrinhos. No café, cardápio saudável com saladinhas de frutas e pães, além de algumas delícias de forno, chocolate quente e suco. Já na mesa das guloseimas, decorada com primor, muitos doces, pirulitos e, claro, o bolo.

O Rio Anil Shopping reconhece e valoriza o trabalho da imprensa. A festa foi linda, as crianças se divertiram e os pais e mães se reencontraram em uma confraternização animada. Por isso, o Rio Anil é só gratidão à presença de cada um. E fique ligado: em breve tem muito mais!

SuperAR Turma da Mônica

Famosos no Brasil e no mundo, os amiguinhos Mônica, Magali, Cebolinha, Cascão, Jotalhão, Anjinho e Astronauta são as estrelas da mais nova atração, que permanecerá na Praça de Eventos do Rio Anil até o dia 29 de abril.

Durante todo esse tempo, as crianças poderão brincar em 3 infláveis diferentes:

O autor deste blog com a filha, Maria Vitória, de 8 anos

ARvorismo: A floresta do Jotalhão é um labirinto de árvores verdinhas, no qual se perder e se achar faz parte de uma brincadeira saudável. Só não vale marcar o caminho!

No AR: Um pula-pula em formato de núvens, faz a criança se sentir no céu, na companhia das estrelas, assim como o Anjinho mais famoso do gibi.

MARte: A nave do Astronauta pousou em Marte, planeta com solo cheio de crateras e habitado por engraçados seres literalmente cabeças de vento, que estão plantados bem no meio do caminho. Tudo para dificultar a circulação e dar mais emoção à brincadeira.

Crianças de até 12 anos de idade ou estatura de até 1,40m podem brincar livremente no SuperAR, mas os pequeninos menores de 4 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal maior de idade. O parque fica aberto ao público de segunda a sexta, das 10h às 22h; e, aos sábados e domingos, das 12h às 20h

Serviço

O que: SuperAR – Parque temático da Turma da Mônica

Quando: Desde 2 de março, sexta-feira

Horários: Seg-sex: 10h às 22h / Sáb-dom: 12h às 20h

Onde: Praça de Eventos do Rio Anil Shopping – Av. São Luís Rei de França, Turu

Ingressos: R$ 20,00 para permanência de até 15 minutos, e R$ 1,00 por minuto adicional

Vivo inaugura loja no Shopping da Ilha

No espaço, clientes poderão degustar serviços da operadora

A loja do Shopping da Ilha recebeu itens de acessibilidade e participará do projeto de atendimento com LIBRAS, por meio de um software homologado pela Anatel

Buscando novas formas de se relacionar com os clientes, a Vivo reinaugurou, na última sexta-feira (2), sua loja no Shopping da Ilha, em São Luís/MA. O novo espaço foi pensado para oferecer ao consumidor um ambiente conectado, flexível, tecnológico e integrado. O objetivo é proporcionar a melhor experiência para o cliente.

“Esta é primeira loja em shopping da Vivo no Maranhão com atendimento Premium. Com isso, ampliamos o atendimento para que clientes resolvam suas situações também aos finais de semana e após o horário comercial”, explica o diretor da Vivo na Regional Norte, Rodrigo Pereira Júnior, responsável pelas operações da operadora no Maranhão e também nos estados do Amapá, Amazonas, Pará e Roraima. “Os investimentos na regional Norte, em 2017, cresceram 60% em relação a 2016 e, somente no Maranhão, mais que duplicamos os investimentos no estado em 2017, superando os R$ 44 milhões. Esses recursos foram direcionados, principalmente, para a expansão de nossa rede 4G e implantação do 4G+”, completa Rodrigo Junior. Em 2017, levamos o 4G a 38 novas cidades no estado e ativamos o 4G+ em São Luís e Imperatriz.

A loja do Shopping da Ilha recebeu itens de acessibilidade e participará do projeto de atendimento com LIBRAS, por meio de um software homologado pela Anatel e conta ainda com o Guru Tecnológico, profissional preparado para prestar todo o suporte necessário para quem tem dúvidas ou dificuldades no uso de smartphones, tablets ou qualquer outro equipamento comercializado nas lojas da operadora.

Além do espaço físico, a Vivotreinou o seu time de vendedores com técnicas de teatro para cada vez mais encantar o cliente. A Vivo também foi buscar as melhores práticas do segmento de hotelaria e entretenimento para levar ao cliente uma experiência completa no mundo do varejo. Criamos, assim, o “Jeito Vivo de atender”.

“Ao longo dos últimos anos temos investido muito tempo em pesquisar e conhecer as melhores práticas do mercado nacional e internacional para oferecermos uma experiência ainda mais única aos nossos clientes. Para tanto, abordamos diversas áreas como operações, atendimento, tecnologia e design. Mas o mais importante, no final do dia, são as pessoas, afinal o varejo é em essência um negócio de pessoas, por pessoas, para pessoas”, Fernando Rheingantz, diretor de Lojas da Vivo.

Como ação promocional de reabertura da loja, a operadora traz o Samsung Galaxy S8 por 12X R$134,90 pelo Vivo Renova, no plano Vivo Família 20GB, que oferece até 2 dependentes grátis, além de ligações e SMS ilimitados para qualquer operadora no Brasil, acesso a conteúdo exclusivo dos apps Vivo Sync, PlayKids, NBA, Studio+, Vivo Família Online e Vivo Educa. O Vivo Família 20GB, assim como os demais planos Vivo Família, agora contam com o benefício que permite aos assinantes usar o celular no exterior sem pagar nada mais por isso. Por ano, cada assinante dos planos Vivo Família (titular e dependentes) pode usar sete diárias Vivo Travel gratuitamente.

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima