Vereador Marquinhos leva solidariedade a famílias afetadas por temporal na Divineia

Vereador Marquinhos visitou área da Divineia que teve estrutura danificada pela força do temporal

O vereador Antônio Marcos Silva, o Marquinhos (DEM), visitou ruas e residências do bairro Divineia onde moram famílias afetadas pelo temporal que castigou São Luís na manhã desta segunda-feira (16), com graves danos à infraestrutura urbana e prejuízos materiais à população. O representante do Legislativo municipal solidarizou-se aos cidadãos atingidos pelo temporal e se comprometeu a intervir junto à Prefeitura para evitar novos estragos.

Vereador conversou com mulher que teve casa inundada e se comprometeu a buscar apoio do poder público

Morador da Divineia, comunidade onde consolidou sua trajetória como líder popular e onde credenciou-se ao ingresso na política partidária, Marquinhos percorreu, a pé, as vias danificada pelo temporal. Também visitou casas invadidas pela enxurrada e testemunhou o drama das famílias perderam móveis, eletrodomésticos e outros objetos.

Marquinhos solidarizou-se a cidadão que teve a residência alagada durante o temporal desta segunda

Ao dialogar com os populares sobre os transtornos causados pela chuva, Marquinhos demonstrou preocupação com a situação das famílias residentes nas áreas vulneráveis, expostas ao risco de sofrem mais prejuízos nas próximas chuvas.

Vereador dialogou com populares em rua onde foram registrados estragos durante o temporal

O vereador acompanhou uma manifestação de populares, que interditaram uma via com pedras e um pneu em chama para despertar a  atenção das autoridades para o drama que vivem.

Marquinhos acompanhou protesto realizados por populares para chamar a atenção do poder público

Ao levar seu apoio à comunidade em momento tão delicado, Marquinhos deu mais uma demonstração de compromisso com o mandato que o povo lhe deu que para ele é um instrumento a serviço da coletividade.

Prefeito Fábio Gentil insere Caxias no mapa do turismo nacional ao inaugurar Mirante da Balaiada

Mirante da Balaiada inseriu Caxias no mapa turístico regional e nacional e elevou autoestima da população local

Uma grande festa popular, com direito a quatro shows musicais, o principal deles o do cantor Paulo Ricardo, ex-líder da banda RPM, e inequívoca demonstração de prestígio político. Assim foi a inauguração do Mirante da Balaiada, no último sábado, em Caxias. Verdadeiro presente da Prefeitura Municipal ao povo, p monumento é a segunda obra entregue das cinco anunciadas pelo prefeito Fábio Gentil (PRB) no início da gestão. A promessa foi cumprida com louvor, para satisfação e orgulho dos cidadãos caxienses e deleite dos turistas, atraídos em maior quantidade pelo imponente e arrebatador cartão postal.

Todas as autoridades públicas e lideranças políticas presentes à inauguração destacaram a qualidade da obra e sua relevância para o engrandecimento de Caxias, para a autoestima da população local e para a inclusão do município no mapa turístico da região Nordeste e até mesmo do Brasil. Para o prefeito Fábio Gentil, Caxias passa a ser outra cidade com a inauguração do Mirante da Balaiada e após a atual administração. “Meu muito obrigado, fiquem com Deus”, disse o gestor, visivelmente emocionado e já afônico de tanto vibrar com o importante feito da  sua gestão.

O vice-prefeito Paulo Marinho Júnior (PP) lembrou que há muito tempo Caxias não vivia momento tão sublime. “Vivemos ano passado com a inauguração da Praça da Chapada, e agora, com a entrega do Mirante da Balaiada”, enfatizou.

O ex-prefeito Paulo Marinho parabenizou Fábio Gentil pela obra e se disse muito feliz em ver Caxias sendo administrada por aqueles que querem o melhor para a cidade. O deputado estadual e pré-candidato ao Senado Alexandre Almeida (PSDB) disse que a obra toca o coração de todos os caxienses e de todos os maranhenses. “A obra mexe com a autoestima do povo, verdadeiramente”, frisou.

Prestígio

Um dos políticos de expressão nacional presentes à solenidade, o senador Álvaro Dias (Podemos) ressaltou que obra não é apenas um espaço de lazer para os caxienses, mas também uma atração turística que possibilita a geração de emprego e renda para o povo”, assinalou. O deputado federal Cléber Verde (PRB) observou que Caxias, ao inaugurar o monumento, passar a ser referência não só para o Maranhão e não só para o Nordeste, mas para todo o Brasil.

Sobre o Mirante da Balaiada

Prefeito Fábio Gentil, ex-deputado Zé Gentil, vice-prefeito Paulo Marinho Júnior e senador Álvaro Dias descerram placa de inauguração da obra

O Mirante da Balaiada está situado em local estratégico, no Morro do Alecrim, posição que valoriza o monumento símbolo das ruínas do Quartel da Balaiada, movimento revolucionário ocorrido em Caxias no século XIX. Ao lado do Mirante, a Prefeitura construiu a Praça Duque de Caxias, que fica em frente ao Centro de Estudos Superiores de Caxias (CESC/UEMA). O logradouro público foi completamente reformado e revitalizado, e recebeu novo piso, luminárias, bancos e arborização, realçando a beleza do local.

No mesmo ato, foi a entregue a reforma do Memorial da Balaiada, que permitirá aos visitantes todo o conforto que necessitam, seja durante a realização de pesquisas, seja em visitações para conhecer a rica história da cidade.

Cartão postal

Além de ser o ponto turístico mais elevado da cidade, o Mirante da Balaiada é o mais novo cartão postal de Caxias, com Parque Turístico (que concentrará área de lazer, jardim botânico, praça de alimentação e quiosques para a comercialização do artesanato local), Casa de Leitura e Biblioteca, minizoológico, córrego artificial e serviço de internet gratuito para os visitantes.

O local está sinalizado com placas, nas trilhas será possível a leitura de versos de poetas caxienses. O Mirante será administrado pela Secretaria adjunta de Turismo, que têm à frente o secretário Fernando Santos, que trabalhará em parceria com a direção do Memorial da Balaiada.

Assista ao vídeo:

Corrente de solidariedade mobiliza varejo e comunidade

Grupo Potiguar cria campanha de arrecadação de donativos para desabrigados de Tuntum

Doações foram carregadas para a primeira viagem do Caminhão Potiguar rumo à Tuntum

Sempre atuando forte no varejo maranhense, em especial na venda de itens para casa em geral, o Grupo Potiguar sentiu-se tocado e comovido ao ver as notícias sobre milhares de famílias desabrigadas pelas enchentes dos rios que atingiram diversos municípios maranhenses. E em muitos lares, a perda foi total, dos itens de vestuário e móveis, até mesmo às residências em áreas de risco, que foram parcial ou totalmente destruídas pelas águas das chuvas, a exemplo da cidade de Tuntum (MA), uma das mais atingidas e por isso, escolhida pelo grupo para essa ajuda.

Alimentos, roupas e água foram os itens mais doados nas lojas e CD do Grupo Potiguar pela população

“Nunca havíamos feito uma campanha dessas, mas ao ver pessoas perdendo tudo em seus lares, resolvemos nos mobilizar inicialmente somete via redes sociais e colocamos as nossas lojas no Centro, Forquilha, Coahama e Cohafuma além do CD / Centro de Distribuição à disposição das pessoas que quisessem doar algo para os desabrigados. Além de sermos pontos de coleta de itens, a Potiguar se comprometeu de fazer a entrega em caminhões da empresa, levando as doações diretamente às comunidades atingidas, em duas datas. Não sabíamos como seria a adesão, mas fomos surpreendidos com o resultado, e agora faremos já nessa segunda – feira (16.04) a primeira viagem para entrega de doações e com um resultado excelente”, explica o Gerente de Marketing do Grupo, Adriano Pestana.

Nessa primeira semana de campanha, foram arrecadados mais de 10 mil Kg de doações; que já foram levados para a cidade de Tuntum na primeira entrega programada. A segunda e última entrega será no dia 23.04.

 

O Diretor Administrativo do Grupo Potiguar Ricardo Silva, a analista de MKT Thaylana Sousa, o motorista Fábio Oliveira e o ajudante Wagner Amorim, na saída do caminhão em sua primeira viagem rumo à Tuntum (MA) com as doações

As pessoas que quiserem ajudar podem doar os seguintes itens: Alimentos não perecíveis, roupas, brinquedos, sapatos e água. Mas somente até o dia 21 de abril, quando encerra-se a campanha.

“Agradecemos muito a confiança de clientes e pessoas da comunidade que, ao olharem nosso post na rede social, logo se engajaram, trouxeram suas doações e contribuíram para esse primeiro resultado tão impactante, que com certeza vai ajudar a aliviar a dor e o sofrimento de muitas famílias em Tuntum”, complementou Adriano Pestana.

MPF representa contra Maura Jorge por propaganda eleitoral antecipada

Pré-candidata ao Governo do Estado foi acionada porque teve sua imagem divulgada em outdoor, o que é proibido pela legislação eleitoral

Outdoor destaca aliança entre Maura Jorge e o presidenciável Jair Bolsonaro

A Procuradoria Regional Eleitoral no Maranhão (PRE/MA), por meio do procurador regional eleitoral substituto, Juraci Guimarães Júnior, encaminhou ao Tribunal Regional

Eleitoral no Estado (TRE-MA) representação contra Maura Jorge de Alves Ribeiro, pré-candidata à eleição para o Governo do Maranhão, em 2018, por realizar propaganda eleitoral antes do prazo, violando o artigo 2º da Resolução TSE nº 23.551/2017, que diz que “a propaganda eleitoral só é permitida após o dia 16 de agosto do ano da eleição”.

Para o Ministério Público Eleitoral, Maura Jorge fez propaganda eleitoral antecipada por meio de outdoor localizado em São Luís (MA), na Avenida dos Holandeses, local de grande circulação na cidade, o que é vedado pela legislação eleitoral. Foi constatado, desde 9 de abril de 2018, que o outdoor apresenta a imagem da pré-candidata ao governo do estado ao lado do pré-candidato à presidência da República Jair Bolsonaro, com os seguintes dizeres “Unidos somos mais fortes”.

Segundo o procurador Juraci Guimarães Júnior, “é importante contextualizar essa propaganda eleitoral antecipada por meio de outdoor no conjunto de outras ações, como vídeos veiculados na internet, que demonstram a intenção de Maura Jorge de Alves Ribeiro de levar ao conhecimento geral sua candidatura e o apoio do pré-candidato à presidência, Jair Bolsonaro”, disse.

O Ministério Público Eleitoral requer que o outdoor seja imediatamente retirado, bem como qualquer outro presente no estado do Maranhão, e o pagamento de multa prevista no artigo 4º da Resolução TSE nº 23.551/2017, entre R$ 5.000,00 e R$ 20.000,00.

Fonte: Ministério Público Federal (MPF/MA)

Caos em hospitais, morte misteriosa de médico acusado de corrupção e secretário lutando na Justiça para não ser preso: triste panorama da Saúde no governo Flávio Dino

Flávio Dino e Carlos Lula: confiança do governador em seu secretário de Saúde segue inabalada, apesar dos pesares

Está claro que ao impetrar habeas corpus no Superior Tribunal de Justiça (STJ), o secretário de Estado da Saúde, Carlos Eduardo de Oliveira Lula, pretende obter uma espécie de salvo conduto em uma eventual próxima fase da operação Sermão aos Peixes, deflagrada pela Polícia Federal para investigar e prender envolvidos em desvios de recurso da Saúde no Maranhão.

A tentativa do auxiliar do governador Flávio Dino (PCdoB) de auto proteger-se de uma possível prisão por corrupção na pasta que comanda veio, por coincidência – ou não -, na mesma data em que o médico Mariano de Castro Silva, acusado de ser o operador do esquema que causou um rombo de R$ 18 milhões na saúde, por meio do desvio de verbas destinadas à pasta pelo Governo Federal, foi encontrado morto, no apartamento onde morava há três meses com uma irmã, em Teresina, capital do Piauí.

Trata-se de uma situação extremamente delicada, para muitos, um fato desmoralizante, que já deveria ter motivado a exoneração do secretário. Somam-se à grave suspeita que pesa sobre Carlos Lula o caos generalizado em hospitais da rede estadual, onde pipocam denúncias de óbitos de pacientes por falta de medicamentos e de material hospitalar, e a morte recente do médico Mariano de Castro, que deixou registrado em cartas detalhes de como se processava o roubo na saúde em âmbito estadual.

Mesmo diante de tanta corrupção, descaso, incompetência e até indícios de queima de arquivo, em vez de tomar a medida mais lógica e acertada para o caso, Flávio Dino banca a “inocência” de Carlos Lula e o mantém no cargo, arriscando a já demasiadamente desgastada imagem do seu governo. A propósito, o secretário informou, por meio de nota, que o habeas corpus foi impetrado em 2017 e nada tem a ver com os acontecimentos atuais.

Inicialmente firme ao garantir que nada tinha a ver com os crimes descobertos, Carlos Lula assumiu-se investigado ao tentar barrar na Justiça uma provável decretação da sua prisão. Qual não foi o pavor do titular da SES ao ver a superintendente da PF no Maranhão, delegada Cassandra Ferreira Alves Parazi afirmar à imprensa, na entrevista coletiva para apresentação do resultado da Operação Pegadores, que “o esquema ocorria com o conhecimento do secretário de Saúde, que nada fez para contê-lo”.

A PF prestou todas as informações com base no inquérito que apura os ilícitos na Saúde e que tanto mal já causaram aos maranhenses, sobretudo aos mais pobres. Ainda assim, o governador prefere deixar tudo como está.

Seguem cópias de documentos que informam sobre a tramitação do pedido de habeas corpus:

Sem carisma, sem cacife, mas com a força da máquina, Márcio Jerry faz campanha política antecipada

Márcio Jerry em reunião política, em Barra do Corda: faltam carisma e cacife político, mas sobra poder

Release distribuído pela assessoria de imprensa do Diretório Estadual do PCdoB no Maranhão, na manhã desta segunda-feira (16), informa que o ex-secretário de Estado da Comunicação Social e Assuntos Políticos e pré-candidato a deputado federal, Márcio Jerry, visitou Barra do Corda e Presidente Dutra no último fim de semana, onde cumpriu extensa agenda. A viagem do comunista, favorito do governador Flávio Dino em toda e qualquer circunstância, nada mais foi do que mais uma etapa da campanha política antecipada que ele faz para tentar conquistar uma vaga na Câmara Federal.

Sem carisma junto ao povo e entre as lideranças e sem cacife político que legitime e viabilize seu projeto de chegar ao Congresso Nacional pelas vias normais, Jerry tem como único trunfo o poder que detém no momento. Comenta-se nos bastidores – e cada vez mais às claras – que o ex-secretário é nome certo entre os eleitos, em outubro próximo. Também pudera, na condição de segundo homem mais forte do governo comunista, mesmo tendo se desincompatibilizado do cargo para concorrer ao pleito, o ex-secretário contará com todo o apoio possível do Palácio dos Leões para sair vitorioso das urnas.

Provas da força descomunal de Márcio Jerry no grupo governista não faltam. Talvez, a mais inequívoca tenha sido o veto à pré-candidatura, também a deputado federal, do secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela. O titular da SSP almejava tanto a vaga de congressista que já vinha tocando seu plano com desenvoltura e plena convicção de que seria ungido pelos aliados. A articulação se dava a todo vapor, em reuniões de gabinete com líderes regionais e em visitas a municípios, até que veio o veto.

Vista como ameaça ao colega mais poderoso, a pretensão de Portela foi abortada pela cúpula comunista, certamente com a autorização de Flávio Dino. Pressionado a retirar-de do páreo, o secretário menos influente foi obrigado a publicar mensagem em redes sociais informando que desistia do sonho que tanto acalentou para continuar se dedicando ao governo. Uma humilhação que causou racha no governo, crise abafada para não expor a insatisfação interna com a supremacia de Jerry.

Voltando à viagem que Márcio Jerry fez no último fim de semana, o texto informa que ele “ouviu demandas, encontrou com lideranças de municípios da região e visitou obras e ações do Governo do Estado”. Isso mesmo, apesar de não integrar mais o secretariado comunista, o pré-candidato se apresenta ao povo do interior como representante da gestão, com o claro intuito de favorecer-se politicamente, atribuindo a si o mérito por benfeitorias bancadas pelo cofre estadual nas cidades.

A matéria que narra a presença de Márcio Jerry em Barra do Corda e Presidente Dutra é uma publicação sem sentido, despropositada, com abordagem que visa tão somente promover uma figura que nada fez de concreto pelos dois municípios, mas, ainda assim, tenta se beneficiar às custas de projetos executados.

Tudo com o aval de Flávio Dino, o que reforça a constatação de que a estratégia dos comunistas para continuar no poder está baseada, desde já, no abuso de poder político e econômico.

Wellington exige que Flávio Dino normalize fornecimento de remédios a diabéticos e hipertensos

Wellington informou que 14 mil pacientes fazem tratamento mensal de diabetes, de hipertensão no Centro de Medicina Especializada

O deputado estadual Wellington do Curso (PSDB) cobrou do governador Flávio Dino que volte a fornecer medicamentos específicos para o tratamento de pessoas com diabetes. A cobrança foi feita durante a sessão plenária na Assembleia Legislativa do Maranhão.

De acordo com o parlamentar, familiares de pacientes o procuraram para denunciar que a Secretaria de Estado da Saúde (SES) deixou de fornecer insulinas do tipo lantus, indicadas para o tratamento de diabetes mellitus tipo 2. Os pacientes afetados são do Centro de Medicina Especializada (CEMESP), no Bairro de Fátima.

“A solicitação aqui apresentada é de maranhenses que necessitam de tal medicamento. Cerca de 14 mil pessoas realizam o tratamento mensal de diabetes, de hipertensão no Centro de Medicina Especializada. De acordo com os dados da Associação Maranhense do Diabetes, o problema [de falta de medicamentos] ocorre há vários meses. Nós já havíamos solicitado ao Governo em oportunidades anteriores, principalmente a atenção às pessoas com câncer e às pessoas que fazem o tratamento de diabetes e hipertensão. Para quem não necessita, talvez seja irrelevante a disponibilização ou não de medicamentos. No entanto, para quem precisa é essencial. Sabemos que a saúde nessas unidades é dever do Governo do Estado e é por isso que estamos aqui cobrando a efetividade desse direito”, disse Wellington.

As insulinas do tipo lantus são indicadas para o tratamento de diabetes mellitus tipo 2 em adultos e também é indicada para o tratamento de diabetes mellitus tipo 1 em adultos e em crianças com 2 anos de idade ou mais que necessitam de insulina basal para o controle da hiperglicemia.

Justiça suspende eleição da Câmara e declara nula emenda que veda reeleição

Do Blog do Isaías Rocha

Eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal para o biênio 2019/2020 segue marcada por polêmica

O desembargador José Jorge Figueiredo dos Anjos concedeu, neste domingo (15), pedido de tutela cautelar formulado pelo Diretório do PSL no Maranhão, comandado pelo vereador Chico Carvalho, para suspender a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Luís, biênio 2019/20, que deveria ocorrer hoje.

Confira a decisão na íntegra

O partido interpôs recurso de Agravo de Instrumento no Plantão Judiciário de 2º grau, com pedido de efeito suspensivo para modificar sentença proferida pelo desembargador Jamil Gedeon que manteve a realização do pleito para este domingo e a proibição da reeleição dos atuais membros do colegiado.

PRECEDENTE NO TRIBUNAL

Em sua decisão, o magistrado afirmou que já existe um precedente no próprio tribunal reforçando seu entendimento sobre a “emenda que não cumpre o interstício ela é inconstitucional”. Ou seja, o próprio TJ-MA já entende isso, mas esse é um assunto para a próxima matéria.

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima