Acadêmicos da Universidade Ceuma, terão a oportunidade de expor ideias e fazer questionamentos ao ex-governador de São Paulo e pré-candidato à Presidência da República, Geraldo Alckmin (PSDB), que desembarca em São Luíst nesta sexta-feira para uma série de compromissos políticos.
O encontroo com os alunos da Universidade Ceuma será um dos primeiros compromissos da agenda movimentada que o presidenciável tucano cumprirá na capital maranhense.
Para aproveitar ao máximo a visita, a instituição de ensino preparou um debate e uma entrevista com Alckmin, que responderá a perguntas sobre temas gerais, com ênfase para a educação, na Biblioteca José Sarney, no Campus Renascença, às 18h30.
Curso de Medicina
Médico por formação, Geraldo Alckmin conhecerá as instalações do curso de Medicina da Universidade Ceuma, um dos mais bem conceituados das regiões Norte e Nordeste, segundo avaliação do Ministério da Educação (MEC).
Coordenador da União da Direita Maranhense (UDM), médico Allan Garcês pode disputar o Senado
Nosso site conversou hoje com o possível pré-candidato da direita ao Senado pelo Maranhão, o Dr. Allan Garcês, que é coordenador da *UDM-UNIÃO DA DIREITA MARANHESE.* Médico formado há 25 anos e pós-graduado em Gestão de Saúde, procuramos saber dele se a Saúde no Estado pode melhorar e ele afirmou que sim. Acompanhe a entrevista, abaixo.
Codó Notícias: Dr. Allan, sabemos que a saúde no Maranhão está doente, diríamos quase na UTI. Como o senhor ver está situação?
ALLAN GARCÊS: O que acontece na saúde do Estado é que não existe prioridade. Trata-se a saúde de forma equivocada. Sabemos que problema maior é de gestão, enquanto os gestores continuarem a ser pessoas que não tem ligação ou experiência técnica nenhuma na área da saúde, você não terá melhorias. Na gestão do governo passado foi a mesma coisa, o Secretário da Pasta não tinha formação na área da saúde. Pergunto a você, se teria coragem de viajar em um avião pilotado por um motorista de táxi, invés de um piloto de aeronave habilitado?
Codó Notícias: Sabe-se que em nosso Estado existe 217 municípios. Como o senhor organizaria a Saúde para que ela funcionasse adequadamente?
ALLAN GARCÊS: Como já disse anteriormente, falta prioridades. O que é prioridade para a Saúde do Estado? Tratar doenças ou prevenir? Oferecer médicos ou criar melhores condições? Concentrar ou Expandir a saúde? Quais são as metas que se deseja alcançar para que se melhores os indicadores de saúde? A gestão em saúde pública não é simples, deve ser encarada como uma macro complexidade e ter em mente que é multifatorial, passando por questões de organização gerencial, estratégia, fator humano, recursos físicos, acessibilidade etc. Devemos também lembrar que em algumas cidades do interior a gestão municipal de saúde é plena, o que quer dizer isso? É quando o município tem uma autonomia financeira do fundo da saúde. Independente da gestão ser plena, nada impede que possa haver, por exemplo, uma responsabilidade compartilhada. A criação de um grupo de consórcio de cidades próximas compartilhando a saúde de suas cidades e a realização de convênios com hospitais, clínicas e laboratórios privados pode ser uma boa ideia.
Codó Notícias: Agora, Doutor, para finalizar, nos diga o que o senhor defende para a Saúde Pública no Maranhão?
ALLAN GARCÊS: Primeiro eu defendo que o gestor seja alguém formado na área e que tenha no mínimo uma pós-graduação em Saúde Pública. Priorizar a Atenção Primária na prevenção das doenças, melhorando as condições de acessibilidade e saneamento básico. Criaria a Carreira Médica de Estado, nos moldes da que já existe para os Juízes no início de suas carreiras, que se iniciam residindo no interior com um bom salário e alguns incentivos, isso ajudaria a fixar mais o médico no interior, podendo até gradativamente substituir o Programa Mais Médicos com o passar do tempo, mas somente isso não é o suficiente, paralelo deve-se fixar o Piso FENAM e melhorar as condições estrutural, de material e medicamentos no local de trabalho. Também reforçaria as equipes multiprofissionais de Saúde da Família, a ESF – Estratégia de Saúde da Família é um programa fantástico que carece de prioridade para que funcione bem. Acabaria de imediato com as empresas atravessadoras “terceirizadoras” da saúde, desta forma daríamos mais transparência e evitaríamos desvios de recursos públicos, combatendo a chamada corrupção velada. A gestão por meritocracia é uma forma muito boa e eficiente de alcançar metas pelo reconhecimento.
Wellington convidou todos os deputados, a classe política e a população do Maranhão a participarem da recepção a Geraldo Alckmin
O presidente municipal do PSDB, deputado Wellington do Curso, ao utilizar a tribuna, na manhã desta quarta-feira (2), destacou a agenda positiva que o ex-governador de São Paulo e pré-candidato à Presidência da República Geraldo Alckmin também do PSDB, irá cumprir em sua vinda ao Maranhão que ocorrerá na próxima sexta-feira e sábado, a convite do senador Roberto Rocha, pré-candidato a Governo do Estado.
Entre os compromissos, Geraldo Alckmin realizará palestras, se reunirá empresário, lideranças e inaugurará a nova sede do PSDB no Maranhão no sábado ao lado de deputados do partido, prefeitos, vereadores e demais lideranças de todo estado.
“A convite do senador Roberto Rocha, pré-candidato ao Governo do Estado, receberemos na próxima sexta-feira o pré-candidato a presidência da República pelo PSDB, Geraldo Alckmin que cumprirá uma agenda extensa e positiva em nosso Estado e participará de reuniões com empresários e fará a inauguração da nova sede do PSDB em São Luís. Quero aproveitar para convidar todos deputados, a classe política, a população do Maranhão para participarem do evento: MARANHÃO PRESENTE: ENCONTRO DE LIDERANÇAS SOCIALDEMOCRATAS, que é de suma importância para o atual cenário político nacional e estadual com um grandioso ato às 10h no Centro de Convenções Neiva Moreira, no multicenter Sebrae.” Destacou Wellington.
Weverton Rocha e as ruínas que restaram do Ginásio Costa Rodrigues após sua gestão como secretário de Desportos e Lazer
O fantasma do Ginásio Costa Rodrigues segue assombrando o deputado federal e pré-candidato ao Senado, Weverton Rocha. Na semana passada, o parlamentar teve um embargo da ação que ele responde por supostos desvios na obra de reforma do Ginásio, rejeitada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
A tentativa da defesa de Weverton era levar o processo ao Tribunal de Justiça do Maranhão com o argumento de que recentemente os ministros do STF entenderam, em sua maioria, que o foro privilegiado diz respeito apenas a casos de crimes cometidos durante o exercício do cargo e relacionados às funções desempenhadas.
Neste caso, a denúncia por crime de violações à lei de licitações e peculato é fruto de quando o pedetista era secretário de Estado do Esporte e Lazer no Maranhão.
Porém, o ministro Alexandre de Moraes destacou que o julgamento citado pela defesa do parlamentar estava suspenso por um pedido de vistas. Ou seja, a interpretação continuava como estava até a definição que deverá ocorrer com a retomada do julgamento nesta quinta-feira, 3.
“Portanto, até final decisão, encontra-se em vigor a interpretação adotada para a alínea “b” do inciso “I” do art. 102 da CF, que prevê a competência do Supremo Tribunal Federal para processar e julgar originariamente “nas infrações penais comuns, o Presidente da República, o Vice-Presidente, os membros do Congresso Nacional, seus próprios Ministros e o Procurador-Geral da República”, não havendo de se cogitar nenhum deslocamento de competência para o juízo ordinário”, decidiu, ao indeferir o embargo.
Relembre o caso:
Weverton era secretário de Esporte e da Juventude, no governo Jackson Lago, e foi denunciado pelo Ministério Público por atuar ao lado de outras pessoas de forma irregular para dispensar licitação para a reforma do Costa Rodrigues.
O MP apontou que houve fraude no procedimento administrativo que redundou na contratação da empresa Maresia Construtora Ltda, tendo em conta omissões, descuidos e condutas irregulares cometidas por Weverton Rocha e assessores na secretarial estadual.
Segundo o Ministério Público, duas pessoas teriam emitido documentos com informações inverídicas acerca do andamento das obras de reforma do Ginásio, que ficou com as obras inacabáveis de 2008 até 2014, sendo inaugurado no final do governo Roseana, mas pouco tempo depois fechado para nova obra da atual gestão. O ginásio só reabriu as portas em março deste ano.
Flávio Dino fala a plateia de evangélicos em cerimônia de nomeação de pastor presbiteriano ao posto de capelão, com a patente de major
A sucessão de escândalos que marca o governo Flávio Dino (PCdoB) tem mais um capítulo: a farra de nomeações de capelães para atuar nas forças policiais e no sistema penitenciário do Maranhão. Desde que o comunista assumiu o poder, em 1º de janeiro de 2015, o número de cargos de capelão mais do que triplicou – eram apenas 14 e agora são 50.
O aumento expressivo da quantidade de postos religiosos nas corporações da segurança pública e no sistema prisional foi denunciado pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), que deu prazo até o próximo dia 6 para que Flávio Dino explique por que criou tantas vagas de capelão. Caso a Justiça Eleitoral aceite a denúncia, o governador maranhense poderá se tornar réu em um processo por abuso de poder político, com consequências imprevisíveis para suas pretensões de poder.
Instituída como meio de prestação de assistência espiritual na segurança pública e no ambiente penitenciário, a capelania teve sua missão desvirtuada pelos comunistas, que têm cooptado líderes religiosos, principalmente pastores evangélicos, para fins políticos e eleitoreiros.
A suspeita é de que o governado esteja usando a capelania como instrumento de manipulação e obtenção de votos nas mais diferentes congregações religiosas, sobretudo em denominações evangélicas, como a Igreja Assembleia de Deus, da qual é membro a deputada federal Eliziane Gama (PPS), cujo nome é apontado como segundo na preferência do governador para a eleição ao Senado. Caso a investigação do MPE confirme a suspeita levantada na denúncia, estará configurado um crime grave, passível da mais rigorosa punição.
Escândalo nacional
O caso ganhou repercussão nacional com a publicação de matéria no jornal O Estado de S. Paulo, que mostrou para todo o país, em reportagem em sua edição do último dia 30, a nomeação indiscriminada de capelães por Flávio Dino e a ascensão destes às mais altas patentes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.
Reportagem publicada pelo portal G1 Maranhão apontou a discrepância entre o número de postos de capelão no Maranhão e em outros estados. Enquanto em outras unidades da federação os cargos dessa natureza não passam de cinco, no Maranhão governado pelos comunistas o número já é 10 vezes maior, com perspectiva de aumentar ainda mais.
Em recente discurso que fez a uma plateia de pastores evangélicos, Flávio Dino prometeu criar mais 10 cargos na estrutura da Polícia Civil. Será que após a denúncia formulada pelo MPE o comunista manterá o plano?
Autoridades discutiram a criação de um comitê que reúna representantes do Judiciário, Ministério Público e Poder Executivo
O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Joaquim Figueiredo, e o corregedor-geral da Justiça, desembargador Marcelo Carvalho, reuniram-se com o procurador-geral da Justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho; o corregedor-geral do Ministério Público, Eduardo Nicolau; e com os promotores de Justiça, José Osmar (Ordem Tributária e Econômica) e Reginaldo Carvalho.
Os representantes do Ministério Público propuseram a ampliação das unidades judiciais do Estado, com competência específica para processar e julgar crimes contra a ordem tributária e econômica, especialmente que sejam instaladas as unidades já criadas em Timon e Imperatriz.
Outro pedido foi a redução das competências da 8ª Vara Criminal da Comarca da Ilha, para que seja priorizada a competência sobre ações relacionadas à ordem tributária e econômica. “O objetivo é priorizar o combate aos crimes de sonegação fiscal”, afirmou o procurador-geral.
Outra proposta apresentada pelos membros do Ministério Público destina-se a um convênio para facilitar a recuperação de créditos consolidados que estão na dívida ativa, em razão das dificuldades na efetivação das execuções fiscais.
“A ideia é a criação de um comitê que reúna representantes do Judiciário, Ministério Público e Poder Executivo, dentro de suas atribuições e competências, com o objetivo de facilitar a efetivação das execuções”, pontuaram.
Os desembargadores Joaquim Figueiredo e Marcelo Carvalho ressaltaram a preocupação com a matéria, informando que as propostas serão objeto de estudo e avaliação pelo Judiciário.
Cézar Bombeiro vai discutir e cobrar solução para problemas de feiras e mercados
Marcada para essa sexta-feira, (4), no plenário da Câmara Municipal de São Luís, um amplo debate e a busca de soluções para o sério e deprimente problema dos mercados e feiras de São Luís. Lamentável sob todos os aspectos é que os problemas são antigos e tratados com muita indiferença pelos gestores públicos municipais e estaduais e os legislativos também têm as suas responsabilidades, assim como o Ministério Público, diz o vereador Cézar Bombeiro (PSD).
“Se tivéssemos uma vigilância sanitária atuante e um Ministério Público bem determinado, as feiras e mercados de São Luís estariam interditados”, destaca o vereador, salientando que existem casos em feiras e mercados que esgotos correm a céu aberto, nas proximidades em que produtos são comercializados.
Adianta Cézar Bombeiro que “a minha proposta com a audiência pública não é criar problema, uma vez que ele existe de há muito, mas se buscar meios efetivos de solução, que afinal de contas é uma questão de saúde pública e responsabilidade de todos nós, afirma o vereador do PSD”.
Problemas de feiras e mercados da capital serão debatidos em audiência proposta por Cézar Bombeiro
Continuando sua argumentação, o parlamentar da social democracia acentua que “já estive visitando mercados e feiras de nossa capital, conversando com feirantes e senti que eles, mais do ninguém, têm aspirações de amplas melhorias e também de contribuir com os seus conhecimentos práticos”. Para finalizar Cézar Bombeiro completa que “inúmeros deles relatam, que quando há alguma reforma, não são consultados e tudo é feito à revelia e de péssima qualidade, que na maioria das vezes ao invés de melhorias, acabam criando mais problemas.
A audiência pública está marcada para à 10 horas desta sex-feira (04), no plenário da Câmara Municipal de São Luís. A participação efetiva de feirantes e de consumidores será de fundamental importância para que esforços sejam somados em busca de soluções, afirma o vereador.
O cantor César Nascimento com Humberto Coutinho Diretor Corporativo de Infra- Estrutura do Grupo Equatorial / Cemar em recente visita à sede da companhia energética para agradecimento ao patrocínio e divulgação de seu show que acontece nessa sexta no TAA com troca de ingresso por alimento não perecível em benefício ao Lar Pouso da Esperança
O cantor e compositor César Nascimento se apresenta, nesta sexta-feira, 04/05, no Teatro Arthur Azevedo, para o lançamento do seu CD e DVD “Violão de Coreiro: a composição de César Nascimento e seu violão”.
O projeto é patrocinado pela Cemar, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
Além do show em São Luís, o cantor fará apresentações em Caxias, dia 06/05, e em Paço do Lumiar no dia 12/05.
Motos e carros acomodados no pátio são encaminhados a leilão caso proprietários não paguem débitos de IPVA
Ao fazer referência ao Dia do Trabalhador, celebrado na última terça-feira (01), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa do Maranhão para deixar claro que, no Maranhão, pelo menos 12 mil trabalhadores não tem o que comemorar, já que o governador Flávio Dino apreendeu e leiloou os veículos dos mesmos.
Blitz de trânsito continuam apreendendo veículos que apresentem débitos de IPVA
“O que deveria ser um dia de celebração é, infelizmente, um dia que revela a maldade e insensibilidade do governador Flávio Dino que, movido pela ânsia de arrecadar, apreende e leiloa veículos de homens e mulheres trabalhadores. É isso mesmo: no Maranhão, mais de 12 mil trabalhadores não tem o que comemorar, pois Flávio Dino apreendeu e leiloou seus veículos”, disse Wellington.
Motocicletas foram transportadas do interior para a capital e podem ir a leilão, caso proprietários não resolvam pendências
É de autoria do deputado Wellington o Projeto de Lei 99/2017, que ainda tramita na Assembleia Legislativa, e proíbe apreensão de veículos por não pagamento de IPVA. Além disso, o deputado Wellington já protocolou representações no Ministério Público, sendo a Promotoria dos Crimes contra a Ordem Tributária, solicitando que se ajuíze ação para impedir a apreensão de veículos no Maranhão.
Comentários