Morre o ex-governador Epitácio Cafeteira, aos 93 anos

Epitácio Cafeteira construiu carreira política marcante em seis décadas de vida pública

Morreu, na tarde deste domingo, o ex-governador, ex-senador e ex-prefeito de São Luís Epitácio Cafeteira, aos 93 anos. Com a saúde extremamente debilitada, o político estava sob cuidados médicos em casa, em Brasília, em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) domiciliar.

Paraibano de nascimento, Cafeteira fez carreira na vida pública no Maranhão a partir da década de 50, quando disputou sua primeira eleição e ficou na suplência.

Na década de 60, foi eleito prefeito da capital e fez uma gestão marcada por avanços sociais e algumas polêmicas. A de maior repercussão foi a proibição do uso de máscaras em bailes carnavalescas, medida adotada como forma de evitar o aumento criminalidade no período de folia.

Governo

Após deixar a prefeitura, elegeu-se sucessivas vezes deputado federal. Em 1986, após reconciliar-se com o então presidente da República, José Sarney, venceu o pleito para governador com 80% dos votos válidos, tendo como principal adversário o ex-governador João Castelo.

Renunciou ao mandato em 1990, para disputar e vencer a eleição ao Senado Federal, e foi substituído no comando do Poder Executivo estadual pelo vice, João Alberto de Souza.

Cafeteira disputou novamente o governo estadual em 1994, mas dessa vez foi derrotado por Roseana Sarney, no segundo turno.

Em 2006, conquistou novamente vaga no Senado, seu último mandato político, encerrado em 2014.

O corpo de Cafeteira será velado na Assembleia Legislativa. O presidente da Casa, deputado estadual Othelino Neto, decretou luto oficial por três dias em razão da morte do ex-governador.

NOTA DE FALECIMENTO

Com enorme pesar e com imensa tristeza, em nome da família Cafeteira – Isabel Cafeteira, Janaína Cafeteira, José Epitácio Cafeteira Neto e José Afrânio – que comunico a todos o falecimento do meu tio, ex-governador e ex-senador, Epitácio Cafeteira.

Ele encontrava-se enfermo e inspirava cuidados, em UTI residencial, decorridos de seu delicado estado de saúde.

Natural da Paraíba, Cafeteira veio ainda pequeno para o Maranhão, onde construiu uma admirável história política, dedicando a maior parte de sua vida a este estado, onde constituiu sua família.

Atualmente ele residia em Brasília e estava com 93 anos, deixando viúva a minha tia Isabel, de filha a minha prima Isabel e netos.

É um momento de bastante tristeza para toda a família. A perda, para mim que o considerava um segundo pai, está sendo muito difícil, mas com a certeza que agora ele descansa nos braços do nosso Deus todo poderoso!

Em nome de nossa família, agradeço as mensagens de solidariedade que temos recebido.

São Luís, 13 de maio de 2018

Rogério Cafeteira
Deputado Estadual

Casa da Família realiza grande festa em homenagem ao Dia das Mães

Vereador Chaguinhas e colegas do parlamento municipal dedicaram mensagens às mães

Foi realizado na última sexta-feira,11, mais uma festa promovida pela Casa da Família, em homenagem ao dia das mães. O evento contou com a presença de várias autoridades que estiveram prestigiando o ato, dentre eles, o vereador Nato Junior e o deputado estadual Jota Pinto.

Segundo o presidente da Casa da Família, o vereador Francisco Chaguinhas (PP), essa é uma data pra ser celebrada da melhor forma possível. “Essa é uma data muito especial e tem que ser comemorada da melhor forma possível. Parabenizo todas as mães pelo seu grande dia”, disse.

Mães agradeceram pelo gesto nobre dos vereadores de homenagea-las

As mães presentes na festa foram homenageadas. Todas saíram felizes, cada uma com seu presente, ao som do cantor Jhonata Oliveira que animou a festa.

Feliz Dia das Mães

Amor de Mãe

Mãe!
Palavra doce
Cheia de amor e carinho
Um ser de luz maravilhoso
Que Deus mandou à terra
Para nos ensinar o verdadeiro caminho.
Símbolo de afeto e companheirismo
Aquela que está sempre do nosso lado
E nunca nos deixa sozinho.

Nos ensina a dar os primeiros passos
Abre mão de qualquer coisa
Só pra nos ajudar,
Tá sempre disponível
Não escolhe hora nem lugar
Passa noites em claro
Pra nos proteger e acalentar.

Amiga e companheira!
Guerreira, determinada.
Leal, honesta e verdadeira
Ao mesmo tempo
É feroz e persistente
É meiga e delicada
Enfrenta qualquer coisa de peito aberto
Não tem medo de nada
E o seu único desejo
É amar, ser amada e respeitada.

Mãe é a melhor coisa do mundo
Aquela que esquece de si própria
E pensa em você a cada segundo
Carinho de mãe é super especial
É um amor sincero e incondicional
Amor de mãe é tudo
É o maior amor do mundo
E não tem nada igual!

Autor: Luiz Carlos Almeida Silva

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima