Astro de Ogum, Osmar Filho, Edivaldo Holanda Junior e Weverton Rocha reúnem com governador

O encontro debateu os principais investimentos para a capital maranhense nos próximos anos

Líderes políticos selaram pacto por São Luís em visita ao Palácio dos Leões

A Câmara Municipal de São Luís, representada pelo presidente atual, vereador Astro de Ogum (PR), e pelo presidente eleito para dirigir o biênio 2019-2020, vereador Osmar Filho (PDT), juntamente com o prefeito Edivaldo Holanda Jr (PDT) e o deputado federal Weverton Rocha (PDT), visitaram, na última quinta-feira (17), o governador  Flávio Dino (PCdoB). O objetivo da visita foi apresentar propostas de infraestrutura para a capital maranhense.

Durante a reunião, foram fechadas parcerias para consolidar os trabalhos dos Três Poderes em favor da população, em beneficio da cidade. O encontro serviu também para a gestão atual da Câmara de Vereadores apresentar os cumprimentos à nova presidência do Legislativo Municipal.

“’Fizemos uma visita institucional ao governador Flávio Dino. Assumirei o comando da Casa a partir de janeiro, e observamos que há, de fato, uma harmonia efetiva entre os governos estadual e municipal. Quem se beneficia dessa união é a sociedade, por meio das ações pautadas por esses poderes’’, enfatizou Osmar.

Na ocasião, Osmar Filho destacou a oportunidade de aproximar a população da representação da Câmara Municipal, com o objetivo de avançar nos trabalhos, despertar o interesse dos cidadãos em participar das discussões do Legislativo como protagonista dos seus direitos e deveres.

Cézar Bombeiro diz que comemoração do centenário da Liberdade vai integrar toda a comunidade

Cézar Bombeiro com o presidente do Boi da Maioba, José Inaldo Ferreira, que confirmou a presença do batalhão na festa do centenário da Liberdade

Autor da lei municipal que fixou o dia 25 de maio como data do centenário da Liberdade, o vereador Cézar Bombeiro (PSD) diz que a comemoração, marcada para o próximo fim de semana, vai integrar toda a comunidade. Um dos bairros mais antigos de São Luís, a Liberdade terá uma programação cultural vasta e diversificada, com apresentações de grupos folclóricos, para comemorar os seus 100 anos de fundação.

O centenário da Liberdade será um dos momentos mais expressivos do calendário de eventos da capital neste mês de maio. Do dia 25 ao dia 27, os moradores do bairro e visitantes, vindos de diferentes áreas de São Luís, se divertirão com o melhor da cultura maranhense. Para abrir a programação, será ministrado um culto ecumênico, em respeito ao sincretismo que sempre marcou a história da Liberdade, ambiente onde convivem adeptos de todos os credos e religiões.

Um dos destaques da programação será o Boi da Maioba, maior grupo do sotaque de matraca do Maranhão. A festa também abrirá espaço para o tambor de crioula e o cacuriá, como forma de valorizar a tradição folclórica local.

Artistas oriundos do bairro também participarão das festividades, entre eles Tássia Campos, Robson Garcia e Moisés Dias. Confirmando a diversidade de ritmos, o centenário da Liberdade também será comemorado ao som de seresta (Som Costa e Mano Tropical), reggae e samba, com o grupo Sambacana, do vocalista Márcio Negro Jô e Banda.

Cézar Bombeiro anuncia, ainda, a realização de uma cerimônia na Câmara Municipal de São Luís com artistas oriundos da Liberdade, que será condecorados com medalhas pela valorosa contribuição que dão à cultura. Assista ao vídeo:

Barco com 25 imigrantes e dois brasileiros à deriva é resgatado na costa do Maranhão

UOL Notícias

Imigrantes africanos foram resgatados à deriva em um barco na costa do Maranhão (Foto: Capitania dos Portos do Maranhão)

Um barco com 25 imigrantes e dois brasileiros foi resgatado à deriva na costa do Maranhão na noite deste sábado (20). De acordo com a Capitania dos Postos do Maranhão, a embarcação possui bandeira do Haiti, mas os imigrantes são africanos.

Eles foram resgatados por pescadores cearenses, e teriam contado que estavam havia pelo menos 35 dias perdidos no mar. O barco em que estavam foi rebocado pelo barco dos pescadores do alto mar para o cais de São José de Ribamar, cidade costeira mais próxima do ponto onde foram encontrados, onde chegou por volta das 23h30.

Foram encontrados estrangeiros vindos do Senegal, Nigéria, Guiné, Serra Leoa e Cabo Verde, além dos dois brasileiros, de acordo com o governo do Maranhão. A Polícia Federal investiga se houve crime no transporte dessas pessoas ao país e vai avaliar a situação jurídica delas no Brasil.

De acordo com a Capitania dos Portos, a Marinha recebeu pela manhã de sábado a informação de que havia uma embarcação estrangeira à deriva no mar a 60 milhas náuticas de São José de Ribamar, e acionou o CTA (Comando Tático Aéreo), da PM do Maranhão, a Polícia Federal, Anvisa, Corpo de Bombeiros e a EMAP (Empresa Maranhense de Administração Portuária), para localizar a embarcação. Foram realizados sobrevoos na área, mas o barco não foi localizado.

Pela tarde, quando a Marinha preparava um plano para enviar navios ao local e localizar o barco à deriva, chamado de “Rossana”, recebeu um rádio informando que o barco pesqueiro “Tampinha I” havia localizado o “Rossana” e estava rebocando ele até o cais de São José de Ribamar.

De acordo com a Capitania dos Portos, o pescador Raimundo Lima Patrício, que conduzia o barco pesqueiro, afirmou que estava quase sem água e comida para os tripulantes do outro barco que encontrou à deriva, e por isso teve de atracar na cidade e não seguiu para o Porto do Itaqui, para onde a Marinha havia mandado ele ir. Segundo o pescador, o “Rossanna” estava em condições precárias e não tinha condições de navegar por muito mais tempo.

Vereador Marquinhos participa de entrega de escolas dignas no pólo Turu

Vereador Marquinhos agradece ao secretário Felipe Camarão por empenho para a melhoria da qualidade do ensino

O vereador Antônio Marcos Silva, o Marquinhos (DEM), participou das cerimônias de inauguração do Centro de Ensino Paulo Freire e do Centro de Ensino em Tempo Integral Estefânia Rosa, no Turu, como parte do programa Escola Digna, do Governo do Estado. O representante da Câmara Municipal destacou a importância da reestruturação físicas dos prédios para a melhoria da qualidade do ensino aos estudantes matriculados.

As duas escolas do pólo Turu foram contemplados com investimentos do Governo do Maranhão na ordem R$ 6,7 milhões, recursos oriundos do Tesouro Estadual, destinados a cinco unidades de ensino cujas reformas foram entregues semana passada. Ao todo, as melhorias beneficiaram 2.681 estudantes de Ensino Fundamental e Ensino Médio Regular e Integral.

Marquinhos, Felipe Camarão, alunas e diretora descerram placa de inauguração da reforma do Centro de Ensino Paulo Freire

Ao fazer uso da palavra na solenidade de entrega do Centro de Ensino Paulo Freire, Marquinhos agradeceu o empenho do secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, em prol da melhor qualidade do ensino, esforço materializado por meio do programa Escola Digna. Como representante político da região do Turu, o vereador conhece bem a realidade da educação pública na área e afirmou que agora os alunos dispõem de condições adequadas de aprendizado.

Além de alunos, professores, gestores escolares e convidados, dentre os quais o vereador Marquinhos, as solenidades contaram com as presenças de gestores de outras escolas, de deputados estaduais, secretários adjuntos, o subsecretário de Educação, Danilo Furtado, e o secretário Felipe Camarão, que comandou a comitiva por todas as escolas.

Marquinhos comemora a entrega das escolas com Felipe Camarão, estudantes, professores e gestores

Melhorias nos telhados, revestimentos, divisórias, forros, banheiros, pintura, instalações elétricas e hidráulicas foram algumas das obras realizadas. As escolas, que antes eram ambientes  depredados e em condições precárias de uso, agora dispõem de novas salas de aula, cantina, biblioteca e laboratórios de informática.

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima