Câmara amplia comunicação com a população de São Luís

Iniciativas têm efeito positivo e refletem na produção legislativa

Astro de Ogum satisfeito com as ações implementadas por sua gestão na Câmara Municipal

O presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Astro de Ogum (PR), se emocionou diante de seus colegas de bancada ao fazer uma espécie de balanço dos últimos meses, quando lançou uma série de novidades que visam aproximar o cidadão do dia a dia do trabalho legislativo, possibilitando mais transparência, informação e maior participação da sociedade nos debates da cidade.

Uma dessas novidades foi o lançamento do “Boletim Câmara News”, programa com inserções de 60 segundos que, de forma resumida e didática, apresenta as principais notícias sobre o legislativo municipal, nos intervalos comerciais da programação das rádios Jovem Pan, Mais FM, 92.3 FM e Mirante FM, com previsão de alcançar cerca de 6 milhões de ouvintes no estado.

A iniciativa agradou os vereadores e rendeu elogios ao chefe do legislativo. Emocionado, Astro de Ogum agradeceu o apoio dos colegas no esforço em melhorar a gestão da Casa. “A Câmara vem cumprindo seu papel não apenas na agenda de projetos importantes para a capital maranhense, mas principalmente no foco de investimentos em canais para o cidadão manifestar sua opinião e participar do processo legislativo. A nossa gestão tem tido esse cuidado de gerar resultados e se aproximar cada vez mais da sociedade ludovicense”, observou.

TRANSPARÊNCIA – Os boletins exibidos durante o dia trarão notícias que vão colocar a população ludovicense ciente das ações dos parlamentares, além de curiosidades sobre as ações que são de responsabilidade do parlamentar, com uma linguagem sucinta e objetiva. A veiculação, com 10 inserções de 60 segundos cada, só foi possível graças à ampliação de uma parceria já estabelecida entre Câmara e a Jovem Pan, 92.3 FM, Mirante FM e Mais FM.

O objetivo principal da parceria é incrementar a divulgação das atividades desenvolvidas pelos vereadores, ampliando a transparência do Legislativo e o aproximando mais dos cidadãos ludovicenses. A cooperação complementa o trabalho de divulgação do Parlamento que já é feito pela Rádio Educadora AM 560 KHz.

MARCA DA GESTÃO – Com a chegada de Astro de Ogum ao comando da presidência da Câmara, o trabalho dos vereadores começou a chegar em cada residência do eleitorado ludovicense e maranhense também.

O programa Câmara em Destaque veiculado de segunda à sexta-feira das 10h às 13h na Rádio Educadora AM 560 KHz, com apresentação dos radialistas Mário Carvalho, Adriana Nogueira e Ademar Monteiro, deu oportunidade para os 31 parlamentares mostrar seus trabalhos e suas lutas em prol da população sem sair de casa.

De acordo com Astro de Ogum, todas essas ações na área de comunicação estão fazendo amplificar aquela que é a marca de sua gestão desde o início: reforço ao diálogo aberto, sincero e, permitindo à população participar cada vez mais das discussões da Casa.

“Essas ações idealizadas em nossa gestão estão sendo aprovadas por todos os parlamentares, que hoje podem falar de seus projetos para o mundo através do rádio, sem contar que o eleitor acompanha todos os debates ao vivo através de seu rádio. Essa tem sido a nossa marca: diálogo aberto e sincero em prol da população”, declarou.

MAIS NOVIDADES – Além das transmissões, ao vivo, das sessões da Casa por meio da Educadora e dos boletins informativos veiculados em outras quatro emissoras de rádio, o chefe do legislativo ludovicense garantiu que mais novidades serão apresentadas até o mês de dezembro, quando encerra sua gestão.

“Por enquanto só posso dizer que será mais uma novidade onde o cidadão comum poderá acompanhar os trabalhos dos vereadores de qualquer local onde possa acessar a internet, agilizando a propagação de medidas legislativas e dando conhecimento público às atuações de cada um dos 31 parlamentares com assento na Casa”, revelou.

INTERAÇÃO COM A SOCIEDADE – Outra novidade é a plataforma digital Opine Cidadão, por meio do “Sugira Temas” no novo site institucional (camara.slz.br), que permitirá a qualquer pessoa se manifestar em relação aos processos em tramitação na Casa. O novo sistema busca ampliar a participação popular no debate das matérias apreciadas pelo parlamento.

Segundo a diretora de comunicação, Itamargareth Lima, a plataforma digital é mais uma ação em prol da transparência e interação popular nos assuntos discutidos pelos parlamentares e auxiliar o debate de projetos em tramitação na casa.

“A atual Mesa Diretora tem procurado ampliar as ações de transparência. Havíamos proposto a criação de uma plataforma que permitisse às pessoas participarem do debate parlamentar. O Opine Cidadão, por meio do “Sugira Temas” no novo site institucional, vai cumprir essa função, oferecendo a oportunidade para que cada pessoa possa manifestar sua posição em relação a algum projeto, dizendo se concorda ou não e compartilhando sua opinião em suas redes sociais “, disse Itamargareth.

CÂMARA EM MOVIMENTO – Outra importante iniciativa que vai aproximar a Câmara do cidadão é o programa Câmara em Movimento, iniciativa que a Casa pretende colocar em pratica com a aquisição de um ônibus que será denominado de “Expresso da Cidadania”. O projeto compreende a realização de sessões legislativas itinerantes e temáticas nas diversas regiões administrativas de São Luís, com o objetivo de ampliar o alcance e a efetividade dos mandatos parlamentares e criar oportunidades para aproximação entre a Câmara e a realidade vivida pela população.

Após cada edição do programa, uma equipe técnica acompanha os pleitos, durante aproximadamente seis meses, para verificar os desdobramentos das prioridades destacadas pela comunidade. A meta mínima a ser alcançada, segundo as estimativas, é de 60% das solicitações.

REFLEXO NA PRODUÇÃO – Todas essas iniciativas de participação popular já reverberam no aumento da produção legislativa atingindo, com isso, o seu propósito. Um exemplo disso é o projeto de lei, de autoria do vereador Marcial Lima (PRTB), que visa instituir o “Dia Municipal da Língua Francesa”, para lembrar um pouco da cultura francesa em nossa cidade. De acordo com o parlamentar, a iniciativa foi uma sugestão do professor Nascimento de Moraes, ouvinte assíduo do Programa Câmara em Destaque.

Além de Marcial Lima, vereadores Cézar Bombeiro, Honorato Fernandes, Josué Pinheiro, Ricardo Diniz, Pedro Lucas e Sá Marques já apresentaram proposições na Casa para atender sugestão e pedidos de moradores alcançados por um dos canais de participação popular.

Fusão de cores e ritmos abre temporada junina no arraial “Pertinho de Você”, na Cohama

Astro de Ogum agradeceu ao público que prestigiou abertura do arraial “Pertinho de Você”

Uma  verdadeira simbiose de cores, rimos e alegria marcou, na noite desta sexta-feira (1), a abertura da temporada junina no arraial “Pertinho de Você”, localizado ao lado da casa de sohws Batuque Brasil, na Cohama.

Sob o comando do presidente da Câmara Municipal de São Luis, Astro de Ogum o arraial estreou em seu terceiro ano atraindo milhares de pessoas e diversas autoridades, a exemplo do presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos, o secretário municipal de Cultura, Marlon Botão e o ex-secretário de Comunicação e Articulação Política, Márcio Jerry, além de outras destacadas figuras.

Com portões abertos ao público, as dependências do “Pertinho de Você” ficaram completamente lotadas, com pessoas oriundas de todas as regiões da cidade e aglutinando integrantes de todos os segmentos sociais. O advogado Felipe Almeida Castro, por exemplo, que reside no Cohafuma, afirmou que    “esse é o melhor arraial de São Luis, tanto pela qualidade dos shows, como pela segurança”    .

Enquanto isso, a dona-de-casa Maria Isabel Mesquita que reside no Maracanã, afirmou que esteve na o passado no arraial pela primeira vez, acompanhando o Boi do Maracanã e que, pelo ambiente, jamais deixará de frequentar o local.

“Gostei muito desse arraial. É muito seguro e nos dá prazer está aqui”, assegurou, afirmando que estava com os filhos e dois sobrinhos, que também gostaram muito do  arraial “Pertinho de Você”.

Astro de Ogum com Sônia Barros, Eliana Bezerra e Itamargarethe Correa Lima

Josuel Ferreira, autônomo que reside no Anjo da Guarda, também destacou o arraial, afirmando que frequenta as festas naquele terreiro desde o seu primeiro ano. “Aqui é um local excelente até pela facilidade de transporte, por uma segurança reforçada e pelos grandes shows.  Antes gostava muito da Vila Palmeira, mas gosto  agora mais é daqui. O vereador Astro de Ogum é um craque na organização cultural”, salientou.

SHOWS

 A grande multidão que compareceu ao “Pertinho de Você” foi embalada pelos grandes sucessos da banda Limão com Mel e teve ainda a apresentação do cantor César Martins e outras atrações. O arraial estará em funcionamento até o próximo dia primeiro de julho.

É criação e coordenação do vereador Astro de Ogum, com apoio cultural do Governo do Estado e Prefeitura de São Luis. Outra atração à parte são as barracas que comercializam bebidas e comidas típicas.

Para o empresário Jonas de Sousa Oliver, natural de Sergipe e em trânsito por São Luis, o arraial foi uma das coisas mais interessantes que observou em São Luis, por conta das atrações e da culinária.

Público numeroso vibrou com as atrações que se apresentaram na noite de estreia do arraial

“Estou em São Luis pela segunda vez e vim aqui no arraial a convite de um amigo. Gostei muito do ambiente, muito agradável e me deliciei com o peixe –pedra  frito com  arroz de cuxá. Uma delícia. Vou passar uns 10 dias aqui na capital do Maranhão e garanto que voltarei aqui mais vezes”, afirmou.

Conforme o vereador Astro de Ogum, o “Pertinho de Você”, pelo público que recebeu em sua estreia, com certeza será um grande sucesso nessa temporada junina, a exemplo dos dois anos passados.

“Aqui nunca foi registrado um incidente sequer. A segurança é total, os shows são de alta qualidade, e sempre trazemos todo tipo de brincadeira junina, como os bumba- boi dos mais variados sotaques, dança portuguesa, coco, dança sertaneja e tudo o que diz respeito ao São João. Você pode ver aí essa grande multidão, com alegria estampada no rosto, por saber que aqui pode curtir um São João na maior tranquilidade, livre da violência”, assegurou o dirigente do Legislativo Ludovicense.

Confira as atrações da noite deste sábado (02/06):

A força jovem

00Natalino Salgado Filho*

Natalino Salgado lembra que jovens estão à mercê de uma série de pressões, como a escolha da profissão

Um chamado para o despertamento. Esse é o propósito do Sínodo dos Bispos 2018, que será realizado em outubro, voltado para a juventude, a fé e o discernimento vocacional. Uma série de eventos está ocorrendo mundo afora como forma de atrair discussões sobre o assunto. O relator geral do evento será o brasileiro Cardeal Sérgio da Rocha e a cada semana são divulgados resultados desses encontros.

A escolha pelo tema é pertinente. Os jovens encontram-se à mercê de uma série de pressões como a escolha da profissão, o desafio de estabelecer-se num mercado competitivo, a formação de uma família. Some-se a isso o fato de, particularmente, no Brasil, as condições desfavoráveis tornam essa caminhada ainda mais árdua. Pesquisa divulgada, há menos de seis meses pelo G1, revelou que o desemprego, no Brasil, afetou sobremaneira os jovens. Num período de apenas 4 anos – 2012 e 2016 – o número de jovens desempregados, com idade entre 16 e 29 anos, saltou de 4 milhões para 6,3 milhões.

Outro interessante estudo, publicado no início deste ano, intitulado Modelo de País, desenvolvido pela PUCRS, revelou que 80% dos jovens se preocupam com o futuro do Brasil. Reforma política imediata e maior  investimento em educação são as respostas que os jovens apresentam para mudar essa realidade.

O cenário não é promissor. É bem verdade que algumas soluções não são fáceis e rápidas, mas são as que podem oferecer chances reais de saída desse quadro. Estar preparado para quando a oportunidade chegar ou quando tempos melhores sobrevierem é uma delas e isso se consegue por meio do estudo contínuo, focado e perseverante. Manter uma boa rede de relacionamento, se manter disponível, atualizado e de alguma forma atuante – a realização de atividades voluntárias é um quesito que sempre conta – são outras formas de enfrentamento.

Mas, acima de tudo, entendo, como cristão, que o jovem não pode perder ou mesmo abandonar a fé. O Apóstolo João escreve em uma de suas epístolas:  “Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno”(Carta de São João, Capítulo 2, versículo 11). O autor de Eclesiastes também traz outra severa advertência à juventude: “Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento…” (Eclesiastes 12:1).

O Sínodo dos Bispos visa, sobretudo, estimular a juventude em sua caminhada rumo à vida adulta de forma que estes tenham a tranquilidade de fazer escolhas certas, ancorados na esperança divina e no compromisso com a igreja. E que, independente de suas escolhas, possam ser úteis ao próximo, às suas famílias e à sociedade.
Alguns, menos esperançosos, hão de afirmar que se trata de um desafio impossível. Invoco novamente as palavras de Salomão, em Provérbios: “Como pode um jovem conservar puro o seu caminho? Vivendo-o de acordo com a tua Palavra” (Salmos 119:9).

No documento pré-sinodal assinado por uma extensa comunidade de jovens, estes deixaram claro que querem uma igreja ativa, transparente, enraizada no Evangelho e que esteja acessível a todos. É de Mahatma Ghandi uma frase espetacular: seja a mudança que você quer ver no mundo.  Se cada um fizer a sua parte, teremos sim o fortalecimento não apenas da fé, mas da própria igreja.

* Médico, doutor em Nefrologia, ex-reitor da UFMA, membro da ANM, da AML, da AMM, Sobrames e do IHGMA

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima