Programação do “Março Lilás” no Hospital de Câncer do Maranhão começa neste sábado

Dr. Stenio Roberto dos Santos, diretor do hospital, fará a abertura da programação

São Luís – O período é da campanha “Março Lilás”, de alerta para o câncer de colo de útero. Para tal, a programação alusiva no Hospital de Câncer do Maranhão já está montada. A abertura acontecerá no próximo dia 11, às 8h, no Ambulatório, com a presença do diretor clínico da unidade, Dr. Stênio Roberto Santos. Haverá ainda distribuição de brindes, apresentação do grupo de canto coral “Canta Geral” e café da manhã.

No dia 13, na Recepção SPA, haverá vacinação contra HPV (meninos e meninas de 9 a 13 anos), com distribuídas de 100 senhas. O público-alvo: filhos de funcionários e de acompanhantes. A programação inclui ainda entrega de chocolates para crianças vacinadas, blitz nas recepções e entrega de panfletos, preservativos e brindes, das 8h às 17h.

No dia 21, a partir das 8h30, a programação terá continuidade, com a presença da gerente de Gente e Gestão, Vivian Pacífico; da secretária de Saúde do município de São José de Ribamar, Adriana Mota; do diretor clínico do Hospital de Câncer, Stênio Roberto Santos; do secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, e do grupo Anjos da Alegria.

O encerramento da campanha “Março Lilás” será com a batida do sino da cura.

Terceiro tumor mais frequente

Segundo o Dr. Stênio Roberto Santos, o câncer de colo do útero é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

Dados do Instituto Nacional do Câncer revelam que 5.727 mortes ocorreram em 2015 (último dado disponibilizado) e, no ano passado, estimativas indicavam mais 16.370 novos casos no Brasil. 

“Os dados são alarmantes, considerando-se que este tipo de câncer é facilmente prevenível e depende de políticas públicas eficientes de prevenção”, afirma Stênio Roberto Santos.

O câncer de colo do útero, também conhecido como câncer cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papalomavírus humano-HPV oncogênicos.

A infecção genital por esse vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes. Entretanto, em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer.

“Essas alterações são descobertas facilmente no exame preventivo conhecido como Papanicolau e são curáveis na quase totalidade dos casos. Por isso, é importante a realização periódica desse exame”, frisa Stênio Roberto Santos.

Deputado do Maranhão, aliado de Flávio Dino, é preso em bar de Teresina e ameaça policiais

Por Efrem Ribeiro – Portal Meio Norte

TERESINA – Um deputado do estado do Maranhão identificado como Fábio Macêdo (PDT), foi acusado de lesionar duas pessoas e supostamente ameaçar de morte, na madrugada deste sábado (09), políciais do Piauí, que o encaminharam para a Central de Flagrantes de Teresina após um evento na zona Leste de Teresina

O parlamentar, que integra a base aliada ao governador Flávio Dino (PCdoB), foi preso após tentar pegar o microfone do cantor Leo Cachorrão, que estava se apresentando em uma casa de shows no bairro de Fátima, na zona Leste de Teresina. Ele supostamente teria agredido o músico que teria evitado que o deputado tomasse o microfone para cantar e depois, supostamente, agredido o policial que foi chamado para evitar a briga. Fábio Macedo é filho do empresário e hoteleiro Dedé Macêdo.

Durante a condução de Fábio Macêdo para a Central, os policiais gravaram suas ameaças.

Deputado Fábio Macedo preso após lesionar duas pessoas

Veja a reprodução da gravação:

“Aí vai morrer gente. Gente mata gente. Vocês são polícia, mas gente mata gente”, diz o deputado.

“Eu não entendi”, fala o policial do Piauí.

“Mata, pode matar”, respondeu.

Centra de Flagrantes da Polícia Civil do Piauí, em Teresina

Central de flagrantes de Teresina (Reprodução)

“Eu sou deputado estadual, eu não sou nada, não, reeleito. Eu não fiz nada”,  declarou Fábio Macêdo.

“Você lesionou duas pessoas. Um policial e outro cidadão”, falou o policial.

“Policial? Eu nem trisquei nele. Eu tenho provas também. Compadre, em trisquei em você?”, indagou o parlamentar.

“Eu estou aqui lesionado. Eu tenho testemunhas. Você me lesionou. Por isso, eu estou te levando para a Central (de Flagrantes) . Vamos ser sinceros ”, contraargumentou o policial.

“Isso é certo, isso é certo. Não fui, eu. Não fui, eu”, falou o deputado estadual.

“Por isso, eu estou te levando para a Central. Eu te convidei para ir para a Central?”, disse o policial.

“Você grita agora porque é policial, mas eu te pego”, falou o homem que se identificou como deputado estadual reeleito Fábio Macêdo.

“Você não  é autoridade , rapaz?”, indagou o policial, já bastante irritado.

“Mas, eu sou. Sou mais do que tu, sou deputado, sou rico. Vou mandar te matar, vagabundo. Vou te pegar, eu te mato. Eu vou te matar. Chama teus policiais”, falou o deputado.

“Tranquilo”, responde o policial.

“Vou mandar te matar”, retruca o parlamentar.

“Tá”, responde o policial.

“Esse cara está morto”, fala o deputado estadual, no final da gravação feita pelos policiais.

Hilton Gonçalo acompanha ministro da Infraestrutura em vistoria à BR-135

Hilton Gonçalo (à esquerda) alertou o ministro sobre os problemas existentes na BR-135, como ondulações, depressões e buracos, presentes no trecho já inaugurado

Único prefeito a participar da vistoria da obras de duplicação da BR-135, Hilton Gonçalo acompanhou a comitiva do ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, na sexta-feira (8). O gestor tem cobrado de forma insistente o DNIT para a conclusão das obras de duplicação do lote 2 da rodovia, que compreende o município de Bacabeira até o distrito de Entrocamento em Itapecuru-Mirim.

A obra de duplicação da BR-135 que corta a cidade de Santa Rita está paralisada por conta de uma ação do MPF, que justifica a presença de terras quilombolas no trecho da construção da rodovia. Porém o ministro Tarcísio de Freitas, anunciou que a situação será resolvida em breve, mas independente disto nas próximas semanas, os trabalhos vão ser retomados nos trechos que não estão embargados.

Hilton Gonçalo também lembrou dos problemas que existem na BR-135, ondulações, depressões e buracos estão presentes no trecho que já foi inaugurado, principalmente próximo a cidade de Bacabeira.

O prefeito Hilton Gonçalo esteve acompanhado do deputado estadual Ariston, do vice-presidente do Sebrae, Celso Gonçalo e do presidente do Sinduscon-MA, Fábio Nahuz.

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima