No Dia Internacional da Síndrome de Down, deputado Wellington reafirma importância da inclusão social no Maranhão

O Dia Internacional da Síndrome de Down é celebrado anualmente em 21 de março, fazendo alusão aos 03 cromossomos no par número 21, característico das pessoas com Síndrome de Down, e está no calendário oficial da Organização das Nações Unidas, sendo comemorado pelos 193 países-membros da ONU.

Nesta data também se comemora o Dia Estadual da Conscientização sobre a Síndrome de Down no Maranhão, amparada pela Lei 10.839/18 de autoria do deputado Wellington do Curso, para assegurar os direitos de inclusão social em todo o Estado.

A criação desta lei surgiu pela necessidade de chamar a atenção de toda a sociedade maranhense, para que sejam promovidas ações que oportunizem a inclusão em diversos âmbitos da sociedade para os portadores de Síndrome de Down.

O deputado Wellington frisa a importância de suprimir o preconceito e a desinformação, mas também os desafios da inclusão social, através desta Lei. Pois a Síndrome de Down não é uma doença e sim uma mutação do material genético humano, presente em todas as raças, mas com necessidades especiais.

“Por reconhecermos que o indivíduo com Síndrome de Down merece respeito, garantia de direitos e oportunidades de inclusão social, temos no Maranhão a Lei 10.839/18, de nossa autoria, que institui o Dia Estadual da Conscientização sobre a Síndrome de Down, objetivando promover, proteger e assegurar o exercício pleno e equitativo de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais. O desafio da inclusão social deve ser abraçado e defendido por todos, para que, então, superemos os obstáculos e as eventuais limitações. Nossa luta continua em defesa dos anjos que Deus colocou aqui na terra para, com amor e força, nos dar o verdadeiro exemplo de superação”, declarou o professor e deputado Wellington do Curso.

Adriano propõe mais segurança para o trânsito no Jaracati

Deputado Adriano defende ida de representantes da prefeitura e do governo à Assembleia Legislativa para debater a questão

O recente protesto popular que fechou a Avenida Carlos Cunha, no bairro Jaracati, motivado pelo atropelamento de toda uma família e a decorrente morte de uma criança, sensibilizou o deputado Adriano (PV), que propôs uma série de medidas para dar mais segurança à população e descongestionar o trânsito no local. A construção de passarelas, investimento em tecnologia de videomonitoramento, faixas de pedestres, sinalização eficiente e implementação de medidas socioeducativas são algumas das propostas levantadas no plenário da Assembleia, nesta quinta-feira (21).

“Esta questão deve ser amplamente debatida. Precisamos trazer a esta Casa representantes da Prefeitura de São Luís e do Governo do Estado para que a gente possa discutir soluções para a segurança no trânsito em São Luís”, disse Adriano, que postou em suas mídias sociais mensagens de apoio aos manifestantes e solidariedade à família envolvida no trágico acidente.

O deputado lembrou que, durante a manifestação, a população questionou a funcionalidade do sistema de vigilância eletrônica no local, onde há instalada uma torre de videomonitoramento.

“Precisamos ter acesso às imagens daquele acidente, caso tenha sido registrado, para que seja identificado o motorista atropelador. O videomonitoramento foi uma iniciativa do governo Roseana. Na época, a população tinha acesso, assim com a imprensa, a uma série de imagens de furtos e outros crimes, atos libidinosos, acidentes de trânsito e atropelamentos”, destacou Adriano.

Suzano comemora cinco anos da inauguração de fábrica no Maranhão

Unidade Imperatriz contribui com o desenvolvimento da região e aumento no PIB per capita

Vista aérea da fábrica da Suzano em Imperatriz (Foto: Sérgio Zacchi)

A Suzano completou, nessa quarta-feira (20), cinco anos do início das operações da sua Unidade Imperatriz, no Maranhão. A fábrica inaugurada em 2014, tem capacidade de produção de 1,65 milhão de toneladas de celulose por ano e 60 mil toneladas de papéis sanitários. Desde a inauguração da Unidade Industrial na cidade, a companhia busca contribuir com a geração de oportunidades de trabalho e com os avanços sociais e ambientais nas comunidades do entorno. Atualmente, são aproximadamente 5.100 empregos gerados direta ou indiretamente, englobando as operações industriais e florestais, o que contribui com a posição do município em terceiro lugar entre as cidades com melhores condições de emprego no Estado.

Um importante polo energético do Nordeste, Imperatriz é o segundo maior município do Maranhão, com mais de 255 mil habitantes. Desde que a Suzano chegou à região, já contribuiu com um aumento de 71% no PIB per capita da cidade, além de promover o aumento nas exportações no município, fazendo com que Imperatriz ocupe atualmente a 59ª posição entre os municípios que mais exportam no País. Também sobre o desenvolvimento da economia regional, a empresa contratou, em 2018, aproximadamente 400 fornecedores locais, com movimentação de mais de R$850 milhões neste ano.

Nacionalmente, a empresa alavancou a cidade em mais de 500 posições no ranking de desenvolvimento de municípios. “Para nós é um orgulho poder fomentar o desenvolvimento dessa região e contribuir econômica e socialmente com o crescimento da cidade”, afirma José Wilhelms Ventura, Gerente Executivo Industrial da Suzano no Maranhão.

Inauguração e recorde

Fachada da fábrica da Suzano em Imperatriz (Fotos: Sérgio Zacchi)

Em 2017, a Unidade deu início às operações da fábrica de produção de bobinas usadas na confecção de papéis sanitários (tissue), tornando-se a primeira desse segmento no Maranhão, e já atingiu recordes em produção diária de folha simples, produção diária de folha dupla e atingimento de velocidade. Além disso, atualmente a empresa ocupa a posição de líder do segmento de papéis higiênicos no Norte-Nordeste em volume e representa cerca de 20% de participação no mercado total da região.

Assim como faz parte da tradição da Suzano, a Unidade Imperatriz, em cinco anos de operação, já recebeu mais de US$ 3 bilhões em investimentos sempre com foco em tecnologia e inovação. O último, foi a sala CPF – Centro de Prevenção de Falhas, que tem como objetivo contribuir com a identificação de falhas em um tempo de resposta mais eficiente. O método, ligado ao conceito de Indústria 4.0, não exige o armazenamento de informações em máquinas locais e todos os dados coletados estão disponíveis em nuvem de fácil acesso remoto.

Ex-presidente Michel Temer é preso

Mandado de prisão também foi expedido para o ex-ministro de Minas e Energia, Moreira Franco

Na operação Lava Jato, Temer é alvo de denúncias do delator José Antunes Sobrinho, dono da empreiteira Engevix

O ex-presidente da República Michel Temer foi preso na manhã desta quinta-feira (21) no Rio de Janeiro. O mandado de prisão foi expedido no âmbito da operação Lava-Jato, pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio, que também pediu a detenção do ex-ministro de Minas e Energia, Moreira Franco.

Michel Temer responde a dez inquéritos. Cinco deles que tramitavam no Supremo Tribunal Federal (STF), pois foram abertos na época em que ele era presidente, foram encaminhados à primeira instância depois que Temer deixou o cargo. Os outros cinco foram autorizados pelo ministro Luís Roberto Barroso em 2019, quando o ex-presidente já não tinha foro privilegiado.

Na operação Lava Jato, Temer é alvo de denúncias do delator José Antunes Sobrinho, dono da empreiteira Engevix. O empresário contou à Polícia Federal que pagou um milhão de reais em propina ao ex-ministro Moreira Franco, com o conhecimento de Temer.

Formado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), o emedebista iniciou a carreira política na década de 1960, no governo estadual de São Paulo. Por 15 anos, foi o presidente do MDB. Temer foi eleito por duas vezes consecutivas vice-presidente do Brasil, na chapa de Dilma Rousseff, e chegou à Presidência em 2016, após o impeachment da petista.

Adriano condena venda de imóveis do Estado para cobrir rombo no Fepa no governo Flávio Dino

Deputado Adriano concedeu entrevista ao repórter Jorge Aragão, da Rádio Mirante AM

Em entrevista ao repórter Jorge Aragão (Rádio Mirante AM), o deputado Adriano Sarney (PV) criticou a intenção do governo comunista de Flávio Dino de vender imóveis do Fundo Estadual de Pensão e Aposentadoria (Fepa) para cobrir o rombo decorrente dos sucessivos saques realizados pelo próprio governo nos recursos do dessa vez

“Em vez de devolver o dinheiro que tirou do patrimônio financeiro dos aposentados, o governo quer vender o patrimônio material (bens, imóveis)”, condenou o parlamentar.

Outro assunto da entrevista, ao vivo para o programa Ponto Final, apresentado pelo jornalista Roberto Fernandes, foi a pressa inexplicável do governo em aprovar o projeto de lei que cria o Programa Habitar no Centro.

Adriano quer debater e aprimorar o projeto, ampliando os benefícios aos diversos bairros adjacentes do Centro Histórico de São Luís.

Proposta de Dr. Gutemberg estabelece regras para entrada de animais de estimação em hospitais públicos

Projeto de Gutemberg prevê que o animal deverá estar em recipiente ou caixa adequada e, no caso de cães e gatos, estes necessitarão de guias presas por coleiras, enforcador e focinheiras

O vereador Gutemberg Araújo (PRTB) apresentou na Câmara Municipal de São Luís projeto de lei que autoriza e estabelece regras para entrada de animais de estimação em hospitais da rede municipal de saúde para visitação de pacientes internados.

A proposta tem como objetivo humanizar a estadia do paciente na unidade de saúde, uma vez que estes animais, na avaliação do parlamentar, são considerados, em muitos casos, membros da família.

“Nos dias atuais, cada vez mais vemos famílias com animais de estimação e muitos destes são considerados membros da família. Um paciente internado em um hospital público, em muitos casos, tem no seu animal de estimação um refúgio de carinho e alegria”, afirmou o vereador.

O projeto estabelece regras básicas. Uma delas determina que os animais precisarão estar com a vacinação em dia, higienizados e o responsável deve comprovar, por meio de laudo veterinário, a boa condição do animal.

O animal deverá estar em recipiente ou caixa adequada e, no caso de cães e gatos, estes necessitarão de guias presas por coleiras, enforcador e focinheiras.

Ainda de acordo com a proposta, os hospitais criarão normas e procedimentos próprios para organizar o tempo e o local de permanência dos animais para visitação dos pacientes. A presença do animal se dará mediante a solicitação e autorização do médico responsável pelo internado.

A visita deverá ser agendada previamente na administração do hospital, respeitando a solicitação do médico. O local de encontro do paciente com o seu animal de estimação ficará a critério do médico e da administração do hospital.

O projeto de lei seguiu para primeira votação. A Associação Maranhense em Defesa dos Animais (AMADA), a convite do gabinete do vereador Dr. Gutemberg, esteve envolvida na elaboração da matéria.

“A internação não é uma experiência agradável e com a possibilidade de levar um animal de estimação ao ambiente hospitalar, tal experiência se torna mais alegre e agradável, não só para o dono do animal, mas para todos os pacientes”, concluiu o vereador.

Flávio Dino cede a reclamações e manda BB aceitar pagamento de IPVA em caixas convencionais

Pagamento de IPVA poderá ser feito em caixas convencionais, além de terminais de autoatendimento

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) comunica que, até o dia 31 de maio de 2019, o Banco do Brasil estará recebendo nos caixas de atendimento, os títulos de pagamento do Imposto de Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT) e demais taxas.

O acordo do Governo do Estado com Banco do Brasil garantirá aos usuários a opção de realizar o pagamento dos títulos correlacionados ao licenciamento de veículos do ano de 2019 diretamente nos caixas de agências e postos do referido banco, até o dia 31 de maio.

O acordo com o BB foi uma ação conjunta entre o Detran-MA, Secretaria da Fazenda do Maranhão (Sefaz) e Secretaria de Planejamento e Orçamento do Maranhão (Seplan) que vem atender a solicitação dos proprietários dos veículos.

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima