Deputado Wellington repercute protesto de estudantes após reforma de araque de escola estadual em Maranhãozinho

Estudantes atearam fogo em pneus para interditar rodovia

Descaso com a educação pública, falta de infraestrutura e desvio de recursos. Foi assim que deputado estadual Wellington do Curso classificou a ação do governador Flávio Dino, no início da tarde desta segunda-feira (15). A denúncia tem por objeto o Centro de Ensino Maria Espíndola de Araújo Silva – Anexo II, em Maranhãozinho, escola que está em situação precária, o que fez com que alunos fechassem a BR 316 em protesto por melhorias.

De acordo com a denúncia de pais, estudantes e professores a escola está em situação de abandono e sem condições para funcionamento, razão pela qual o deputado Wellington cobrou explicações do Governo do Estado em caráter de urgência.

Revoltados, alunos montaram barricada e exibiram faixas e cartazes com mensagens de repúdio ao deacaso

“Descaso com a educação pública, falta de infraestrutura e desvio de recursos. Essa é a triste realidade da forma como o Governador Flávio Dino lida com a educação aqui no Maranhão. Recebemos essa denúncia de estudantes e professores. Alunos fazem manifestação para ter uma escola digna em que o Governo disse investir mais de R$ 50 mil. É isso mesmo: na propaganda enganosa de Flávio Dino, essa escola recebeu um investimento de R$ 50.530,40. A população quer saber: onde colocaram esse dinheiro? No bolso de quem isso foi parar? Governador, respeite nossos estudantes e professores. Chega de tanta mentira!”, disse Wellington ao cobrar explicações do Governo.

Assista:

Osmar Filho visita comunidades e ou e reivindicações de moradores

Osmar Filho recebeu o carinho dos moradores do Anjo da Guarda

O vereador Osmar Filho (PDT), presidente da Câmara Municipal de São Luís, realizou, neste último fim de semana, mais uma etapa de visitas aos bairros da capital maranhense.

O parlamentar esteve no Anjo da Guarda, na área Itaqui-Bacanga, oportunidade na qual conversou com os moradores; ouviu suas reivindicações; e se comprometeu em trabalhar, perante o poder público, para transformá-las em realidade.

O pedetista visitou várias residências e estabelecimentos comerciais.

Uma recepção acolhedora foi promovida pelos moradores ao vereador. O pedetista, durante sua estadia pela região, acompanhou a vivência das comunidades daquela área. 

Durante sua caminhada pelas ruas, ouviu solicitações da população e conversou com os moradores sobre a localidade, melhorias e demais demandas.

Para Osmar Filho, retornar às comunidades e acompanhar o desenvolvimento da região, o motiva a lutar no parlamento municipal pelas necessidades dos ludovicenses.

O vereador também participou de feijoada solidária da região da Vila Luizão

‘”Estar com as pessoas, poder ouvi-las e ajudar com nosso trabalho é gratificante, pois nos motiva a continuar os projetos que estamos desenvolvendo no Parlamento’, afirmou.

No domingo, Osmar Filho participou de feijoada solidária promovida pelo vereador Marquinhos (DEM), na região da Vila Luizão, em prol da saúde da Laura Brito, diagnosticada com câncer.

O presidente da Câmara elogiou a inciativa Marquinhos e se colocou à disposição para pautas frequentes sobre a temática da saúde e da colaboração solidária em benefício dos que mais precisam.

Com indicadores alarmantes sob o mando de Flávio Dino, Maranhão sediará debate sobre a ameaça da fome

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou a “Síntese de Indicadores Sociais: Uma Análise das Condições de Vida da População Brasileira. Dentre os principais indicadores destacou-se os níveis de extrema pobreza, 52,2 milhões de brasileiros em 2016 e o Maranhão apresentou 52,4% de pessoas nessas mesmas condições, de acordo com o índice do Banco Mundial. Em resumo: o país não voltou ao Mapa da Fome em 2017, mas é incerto o que pode acontecer no futuro.

Diante desse cenário, o Fórum Maranhense de Segurança Alimentar e Nutricional –FMSAN realizará, na próxima quarta-feira (17), no auditório do Centro Social Urbano (CSU), no Vinhais, o 7º Encontro de Segurança Alimentar e Nutricional. O encontro visa reunir as entidades que compõe o Fórum, sociedade civil organizada e poder público para dialogar sobre: “O Brasil e o mapa da fome – Estratégias de Superação no Maranhão”.

Os objetivos do 7º Encontro é discutir o histórico e a conjuntura da Segurança Alimentar e Nutricional no Brasil e no Maranhão; elaborar estratégias de superação da insegurança alimentar e nutricional no Maranhão; debater e aprovar o regimento do FMSAN; definir critérios para a composição do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA/MA); articular as entidades da sociedade civil para o processo de mobilização e realização da VI Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional e elaborar, discutir e apoiar a carta do encontro.

Para dialogar sobre O Brasil e o Mapa da Fome – Estratégias de Superação no Maranhão”, o evento contará com a presença de Flávio Valente, médico e Pesquisador do Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Pernambuco. Por opção, é militante da saúde pública, da segurança alimentar e nutricional e dos direitos humanos. Exerceu por vários anos coordenador da Ação Brasileira pela Nutrição e Direitos Humanos – ABRANDH.

Foi Relator Nacional para os Direitos Humanos à Alimentação Adequada, Água e Terra Rural (projeto da sociedade civil brasileira inspirado nos relatores temáticos da ONU) por dois mandatos, tendo realizado missões de investigação de denúncias em quase vinte estados brasileiros, ao longo de quatro anos. Em 2007 foi para Alemanha, onde exerceu a função de Secretário-Geral da FIAN (Rede Internacional de Promoção do Direito humano à Alimentação Adequada) por 09 anos.

O QUÊ? 7º Encontro Estadual do Fórum Maranhense de Segurança Alimentar e Nutricional
QUANDO? 17 abril de 2019, das 8h às 17h
ONDE? Centro Social Hurbano (csu), Vinhais (ao lado da UPA) – São Luís -MA

Banco do Nordeste anuncia novo superintendente no Maranhão

Servidor de Carreira, Hailton Jose Fortes assume superintendência do BNB no Maranhão após 19 anos no banco

O Banco do Nordeste empossou, nesta segunda-feira (15), Hailton Jose Fortes como novo superintendente estadual do Maranhão. O executivo é piauiense, nascido em Esperantina, e funcionário de carreira da instituição há 19 anos. Antes de assumir a função no Maranhão, Hailton Fortes exercia a função de gerente do Ambiente de Auditoria Interna, na Direção Geral do Banco do Nordeste.

Bacharel em Administração, o gestor acumula MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria e em Gestão de Crédito e Restruturação de Ativos, além da Certificação Profissional CPA 20, pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, que habilita profissionais de instituições financeiras em conhecimentos técnicos e procedimentos éticos para atuarem na distribuição de produtos financeiros.

Durante sua carreira no Banco do Nordeste, Hailton Fortes já havia atuado no Maranhão, entre 2009 e 2013, como gerente executivo de negócios da Superintendência Estadual e da Central de Crédito, gerente de agência em São Luís e em Pedreiras, e gerente da Central de Controle Interno (conformidade).

Flávio Dino manda polícia barrar carro de som em passeata de concursados da PM na Litorânea

Viaturas foram posicionadas na Avenida Litorânea para impedir a passagem do carro de som (Fotos: Biné Morais/O Estado)

O governador Flávio Dino (PCdoB) tentou reprimir a passeata realizada nesse domingo por dezenas de concursados da Polícia Militar não nomeados por sua gestão, apesar da promessa de campanha de que 3 mil novos homens seriam incorporados à tropa. Guarnições do Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRV) e até do Batalhão de Choque bloquearam a passagem do carro de som que dava apoio à manifestação na orla.

O carro de som foi interceptado por quatro viaturas no trecho da Praia do Caolho, enquanto os concursados, que já cumpriram todas as etapas do concurso público e já foram aprovados no curso de formação, marchavam e cobravam as nomeações prometidas pelo comunista antes de se reeleger.

Manifestantes dialogaram com os policiais envolvidos na operação após a interceptação do carro de som

Para impedir a passagem do carro de som, uma viatura do BPRV foi atravessada na avenida, ocupando meia pista. Ao parar no bloqueio, os concursados se dirigiram aos policiais militares envolvidos na operação e passaram a questioná-lo sobre o porquê da medida autoritária. Mesmo com o diálogo, as guarnições se mostraram irredutíveis. Só depois da chegada da imprensa é que a via foi liberada e a passeata pode continuar.

Acampamento

Durante a passeata, concursados exibiram faixa com mais um apelo por nomeações

Um grupo numeroso de concursados da PM não nomeados por Flávio Dino está acampado desde o dia 26 de março em frente ao Palácio dos Leões. Ato todo, 1.860 candidatos aprovados no último certame para ingresso na tropa foram convocados pelo governo e chegaram a receber salários enquanto faziam o curso de formação. Depois, foram exonerados.

Muitos pediram demissão dos seus empregos anteriores para dedicar-se integralmente à preparação para o ingresso na carreira militar.

Calvet tenta desviar benefícios destinados pela Codevasf ao povo de Bacabeira para instituto da sua família

Postagem em rede social mostra a vereadora Kellyane Calvet em reunião com gestores da Codevasf

O ex-prefeito de Bacabeira Reinaldo Calvet foi flagrado fazendo uma proposta indecorosa a uma gestora da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf) após uma reunião que discutiu o apoio do órgão federal ao município. Uma gravação telefônica flagrou uma fala suspeita de Calvet, que tentou convencer a representante da Codevasf a mudar o destino de equipamentos que serão entregues à prefeitura local para beneficiar o povo.

Com pretensões políticas em 2020, ele fez um pedido, no mínimo, estranho: a destinação para o instituto de sua família de um Troller (carro utilitário), adquirido com recursos de uma emenda parlamentar, que a princípio será repassado à Prefeitura de Bacabeira. Além desse veículo, está prevista a entrega de um caminhão munck, um frigorífico e um caminhão compactador à administração municipal.

Como se estivesse disposto a corromper a servidora federal, Calvet chegou a citar o nome da sua esposa, Olga Calvet, e da vereadora Kellyane Calvet, sua filha, para reforçar o pedido. Disse, ainda, que esteve recentemente com o superintendente da Codevasf no Maranhão, Jones Braga, que teria dito a ele que eventuais mudanças na destinação de benefícios do órgão dependeriam apenas da gestora e de sua equipe.

Kellyane Calvet posa ao lado de caminhão do instituto fundado e administrado por sua família

“Se você fizer o ofício e tirar esse Troller da Prefeitura e colocando para o nosso instituto ficaremos muito agradecidos”, declarou Calvet. Não satisfeito, ele pediu que a gestora comparecesse ao ato de entrega do veículo utilitário ao instituto da sua família, ao qual também estariam presentes sua esposa Olga e sua filha vereadora, Kellyane.

A Codevast atua em prol de municípios do Maranhão, Piauí, Bahia, Pernambuco, Alagoas, Goiás, Distrito Federal e Minas Federal com ações de fomento de diversas atividades. Confira:

Ação do MPMA leva a suspensão de contratações temporárias irregulares em Bom Jardim

Prefeito de Bom Jardim, Francisco Alves Araújo, aliado do governador Flávio Dino, terá que demitir servidores contratados irregularmente por sua gestão

Uma Ação Civil Pública (ACP) proposta pela Promotoria de Justiça de Bom Jardim levou a Justiça a determinar, no último dia 4, a suspensão de todos os contratos temporários realizados pelo Município de Bom Jardim, além da impossibilidade de realizar novas contratações do mesmo tipo, com exceção dos cargos de professor, profissionais relacionados aos programas federais e profissionais da saúde.

Na decisão, mesmo negando o pedido de afastamento do prefeito Francisco Alves de Araújo, o juiz Bruno Barbosa Pinheiro considerou que existem várias provas sobre a existência de irregularidades na contratação de servidores pelo Município de Bom Jardim.

AÇÕES E PEDIDOS DE AFASTAMENTO

Em 21 de março, o MPMA ajuizou um pedido de afastamento do prefeito de Bom Jardim, Francisco Alves de Araújo. O requerimento teve como base uma ACP por improbidade administrativa, proposta em novembro de 2017, devido a irregularidades em um processo seletivo para contratação temporária de 733 servidores municipais.

Segundo o promotor de justiça Fábio Santos de Oliveira, além das irregularidades na própria realização do seletivo de 2017, durante as investigações foram identificados vários casos de funcionários que não desempenham suas funções na Prefeitura, mas são remunerados regularmente pelos cofres do município.

Em apenas dois anos e três meses, o prefeito já foi alvo de cinco Ações Civis Públicas do MPMA. Em 2017, foi afastado por conta do seu envolvimento num esquema que ficou conhecido como a “Máfia dos Combustíveis”, por meio do qual o gestor comprava apoio político abastecendo veículos particulares de seus aliados. Ele retornou ao cargo por decisão do Tribunal de Justiça.

RECURSOS

Na última quarta-feira, 10, o MPMA entrou com agravo de instrumento contra a sentença dada pelo juiz Bruno Barbosa Pinheiro no dia 4. O promotor Fábio Santos de Oliveira requer a reanálise do pedido de afastamento, entendendo que os requisitos necessários para deferimento da requisição estão comprovados.

Deputado Wellington vistoria escola pública e comprova mais uma propaganda enganosa de Flávio Dino

Deputado Wellington constata estado precário de conservação de uma carteira escolar

Em mais um atividade do projeto “De Olho nas Escolas”, o deputado estadual Wellington do Curso visitou o Centro de Ensino Coelho Neto, escola da Rede Pública Estadual, localizada no Turu, em São Luís. A visita de inspeção do deputado Wellington foi feita após vários estudantes irem até à Assembleia externar a precária situação em que a escola se encontra.

Ao avaliar o caso, constatou-se que a escola, em que nem a biblioteca funciona por falta de estrutura, foi reformada pelo “governador da propaganda”.

Deputado Wellington observa matagal que causa risco a alunos e professores das escola

“Recebemos essa denúncia dos alunos e fomos até a escola constatar a realidade. No local, mato em toda a área externa; 80% das carteiras em situação precária; goteiras; biblioteca desativada por falta de estrutura; consultório odontológico sem funcionar há 03 anos e um prédio que, nem de longe, parece ter sido reformado. Na publicidade enganosa de Flávio Dino, essa escola consta na propaganda de mais de 800 escolas reformadas. Já recebeu mais de R$ 57 mil reais. Fica o questionamento: onde aplicaram esse recurso? Para pintar o muro? Professores e alunos querem saber. Essa é mais uma manipulação do governador da propaganda. Já encaminhamos o relatório ao Governo para que se pronuncie sobre o caso. Além disso, iremos apurar até identificar o real destino desses recursos” , disse o professor e deputado Wellington.

Universidade Ceuma recebe ministro para palestra sobre ciência, tecnologia e desenvolvimento

O ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, profere palestra nesta segunda-feira, às 18h30, a acadêmicos da Universidade Ceuma, no Campus Renascença. No último fim de semana, Pontes esteve no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) para discutir com autoridades militares, representantes da classe política maranhense e de comunidades remanescentes de quilombos o recente acordo firmado com os Estados Unidos que autoriza o uso da base em operações aeroespaciais pelos norte-americanos.

Os impactos do acordo firmado com os EUA e as perspectivas de salto tecnológico e desenvolvimento para o Brasil serão o tema central da palestra. Com um ensino voltado à melhor inserção possível dos seus estudantes no mercado de trabalho, a Universidade Ceuma oferece mais essa oportunidade de aprimoramento de conhecimentos aos seus acadêmicos, sobretudo os alunos de cursos da área tecnológica.

Nas redes sociais da Universidade Ceuma, muitos estudantes elogiaram a iniciativa da instituição de promover uma palestra de tão alto nível, afirmando que é uma chance ímpar de aperfeiçoamento acadêmico e um importante estímulo para a futura carreira.

Primeiro astronauta

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima