Wellington denunciou atraso do pagamento dos salários dos professores do ProJovem
O deputado estadual Wellington do Curso apresentou, nesta segunda-feira (6), proposições em defesa dos professores do Maranhão. As proposições atendem solicitações de professores contratados pelo ProJovem, no Maranhão, que estão há quatro meses sem pagamento. As verbas são do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), cabendo ao Governo, apenas, administrar os valores repassados.
Ao fundamentar a solicitação, o deputado Wellington cobrou, ainda, esclarecimentos dos motivos que fizeram com que o Governo atrasasse o pagamento dos professores, já que a verba é federal.
“Recebi as denúncias de vários professores contratados pelo ProJovem e que estão há quatro meses sem receber pagamento. As verbas são federais, oriundas do FNDE, ou seja, cabe apenas ao Governo do estado administrar os valores repassados e efetivar, entre outras coisas, o pagamento dos professores. Já encaminhamos indicação ao governador, solicitando que regularize o pagamento. Além disso, cobramos também esclarecimentos: por que atrasaram? Os professores do nosso Maranhão merecem respeitos e continuamos firmes para que isso aconteça!”, afirmou Wellington.
Faltam quatro dias para você curtir duas horas de show da Legião Urbana em São Luís, mais um tributo às três décadas da banda.
Serão dois ambientes, 10 horas de festa e oito atrações, entre bandas e DJ´s. Garanta logo seus acessos e aproveite a promoção casadinha em duas vezes nos cartões.
Pontos de venda:
Bilheteria digital (com taxa de serviço)
Casa das Dunas (sem taxa de serviço)
Pororoca Produções e Dmais Music
📲 (98)98101 3210
No vídeo abaixo, banda faz som de rua e toca “Índios”, sucesso da Legião Urbana:
Coronel Monteiro se disse encantado com a luta de Cézar Bombeiro em defesa do povo
Em reunião com o superintendente regional do Patrimônio da União, Coronel Monteiro, o vereador Cézar Bombeiro (PSD) obteve a garantira de que o órgão procederá a regularização fundiária dos bairros Liberdade, Camboa, Alemanha e Vila Palmeira, uma das bandeiras de luta do representante da Câmara Municipal.
O superintendente se disse encantado com o compromisso de Cézar Bombeiro com o povo ao abraçar a causa. “Eu posso afirmar que em todos os bairros aos quais você fez referência nós faremos a regularização em nome da União Federal”, assegurou.
Coronel Monteiro afirmou que a regularização fundiária também é um compromisso seu. “Fique certo de que todos os moradores desses bairros serão aquinhoados diretamente pela União Federal por meio da SPU”, declarou.
Cézar Bombeiro agradeceu ao superintendente em nome dos moradores da Liberdade, Fé em Deus, Camboa, Alemanha e Vila Palmeira.
Deputado Othelino Neto foi reeleito para presidir a Assembleia Legislativa no biênio 2021-2022
Em sessão extraordinária realizada na manhã desta segunda-feira (6), o presidente Othelino Neto (PC do B) foi reeleito, por unanimidade, para presidir a Assembleia Legislativa no biênio 2021-2022, da 19ª Legislatura, que se inicia em 1º de fevereiro de 2021.
A nova Mesa Diretora, inscrita em chapa única, intitulada “Igualdade e Democracia”, foi eleita com o voto de 41 dos 42 deputados. Houve apenas uma ausência: a do deputado Hélio Soares (PR). A sessão de eleição da nova Mesa Diretora foi presidida pelo deputado Roberto Costa (MDB).
Todos os 41 deputados presentes no Plenário participaram da votação, em chapa única. A sessão extraordinária contou, também, com a presença dos deputados federais Juscelino Filho (DEM) e Gil Cutrim (PDT), dos secretários de Estado Marcelo Tavares (Casa Civil) e Rodrigo Lago (Comunicação Social e Assuntos Políticos) e do conselheiro Edmar Cutrim, do Tribunal de Contas do Estado (TCE).
Deputados Cleide Coutinho, Edivaldo Holanda e Adriano Sarney na sessão extraordinária em que Othelino foi reeleito
A Mesa Diretora para o biênio 2021/2022, encabeçada pelo deputado Othelino Neto (PCdoB), foi anunciada com a seguinte composição:
Presidente Othelino Neto (PCdoB)
1°Vice-presidente Glalbert Cutrim (PDT);
2º vice-presidente Detinha (PR)
3º vice-presidente Rildo Amaral (Solidariedade)
4º vice-presidente – César Pires (PV)
1ª Secretaria – Andréia Rezende (DEM)
2ª Secretaria – Dra. Cleide Coutinho (PDT)
3º Secretaria – Pará Figueiredo (PSL)
4ª Secretária – Paulo Neto (DEM)
Após a proclamação do resultado, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto (PCdoB), ocupou a tribuna e reafirmou o compromisso de manter a autonomia e a independência do Poder Legislativo, em harmonia com os demais Poderes. Ele salientou que a eleição da nova Mesa Diretora foi fruto de conversas, de debates e de entendimento.
“Foi opinião predominante nesta Casa de que este era o melhor momento de fazer a eleição. E, assim, fizemos, e o resultado da eleição, que acabamos de ter, demonstra este espírito de unidade, respeitando as diferenças, a diversidade. Esse é, sem dúvida, o maior segredo para que a Assembleia continue dando uma grande contribuição para o Maranhão”, ressaltou Othelino Neto.
O conselheiro do TCE Edmar Cutrim esteve presente à sessão em que os deputados renovaram o mandato de Othelino
O deputado Glalbert Cutrim (PDT) fez uso da palavra, para manifestar agradecimentos ao Plenário, depois de parabenizar o deputado Othelino Neto por sua recondução à Presidência, na chapa da nova Mesa Diretora. Emocionado, anifestou sua alegria por poder participar da sessão ao lado do pai, do irmão Gil Cutrim e da esposa, com a filha prestes a nascer: “Não foi possível estar aqui, na primeira eleição ao lado do meu pai e ao lado do meu irmão eleito deputado federal que não estiveram comigo no dia da minha posse. Daí porque hoje, sem dúvida, é um dia muito emocionante para mim. E vou guardar para o resta da vida”, declarou.
A deputada Cleide Coutinho (PDT) parabenizou todos os parlamentares que participaram da eleição e agradeceu à bancada do PDT a indicação de seu nome para compor a nova Mesa Diretora. “Estou muito grata não só a vocês e ao presidente, estou grata ao nosso governador Flávio Dino, mas estou grata muito mais àquele que me pediu para ser deputada, que pediu que continuasse o trabalho dele e, graças a Deus, estou aqui e prometo a você, Humberto (Coutinho), e a vocês que me reelegeram aqui nesta Mesa ter um trabalho sério, honesto e comprometido com o futuro do nosso estado”, afirmou Cleide Coutinho.
Entendimento
Com a reeleição, Othelino Neto consolidou sua liderança política no Maranhão
O deputado Antônio Pereira (DEM), que foi relator do projeto de antecipação da eleição da Mesa Diretora, na Comissão de Constituição e Justiça, disse que a eleição desta segunda-feira foi fruto de um entendimento surgido a partir de muita discussão e de uma maturidade política que buscou dar tranquilidade ao Poder Legislativo.
O deputado Wellington do Curso (PSDB) salientou o trabalho do deputado Othelino na legislatura passada e no início dessa legislatura: “Cabe louvar o trabalho do deputado Othelino na ausência do saudoso presidente deputado Humberto Coutinho, todas as vezes que tão bem presidiu esta Casa e que foi conduzido à Presidência já na atual legislatura e agora já para o biênio 2021 e 2022. Sou testemunha do trabalho que Othelino, à frente desta Casa, faz sempre respeitando a oposição e sempre no sentido de preservar esta Casa com o espírito da harmonia e da independência”, enfatizou.
Osmar Filho promulgou lei que amplia horário de atendimento nos Terminais da Integração
Decorridos quatro meses desde que assumiu a presidência da Câmara Municipal de São Luís, o vereador Osmar Filho (PDT) contabiliza avanços importantes e que estão contribuindo para transformar o Parlamento Ludovicense.
“Obtivemos vários avanços nos primeiros 120 dias da nossa administração à frente da Casa. Porém acredito que a nossa principal marca seja o esforço em aproximar o Poder Legislativa da população”, declarou o pedetista.
Um dos primeiros investimentos de Osmar Filho neste sentido foi a reestruturação da comunicação entre a Casa e o cidadão, a exemplo do novo portal, com transmissão das sessões em tempo real e de todas as plataformas de redes sociais, que passaram por uma reformulação conceitual, todos no sentido de servir como ferramentas de interatividade.
A tradução simultânea em Libras (Língua Brasileira de Sinais) das sessões ordinárias vem promovendo uma maior inclusão para pessoas surdas, que acompanham os trabalhos dos vereadores da capital.
O diálogo com outras instituições também é uma das prioridades do seu mandato como presidente.
Osmar Filho concedeu descontos para os servidores da Câmara ingressarem no ensino superior
E um exemplo desta aproximação é a parceria com as Câmaras dos demais municípios da Grande Ilha. O objetivo deste diálogo é a união em torno de assuntos de interesse das populações da região metropolitana e para isto, segue em curso a criação do Parlamento Metropolitano.
Osmar Filho também buscou a aproximação com a Assembleia Legislativa e com as bancadas maranhenses na Câmara dos Deputados e no Senado, com o objetivo de trazer benefícios para a capital. Bem como, intermediou com a prefeitura de São Luís a reabertura das atividades da Maternidade Maria do Amparo, no Anil.
O presidente buscou parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) com o objetivo de trazer novos investimentos para a capital maranhense. E o resultado já existe, na prática, o órgão informou, oficialmente, que, este ano, injetará cerca de R$ 80 milhões na execução de ações de revitalização do Centro Histórico.
Outra pauta importante com o Iphan foi a retomada do projeto de reforma do prédio da antiga Fábrica São Luís, lugar onde vai funcionar a nova sede do Legislativo Municipal.
A previsão do órgão é de que a ordem de serviço autorizando o início das obras seja assinada no segundo semestre de 2019.
Gestão de Qualidade — Ratificando o seu compromisso de tornar a Casa Legislativa mais moderna e dinâmica, de maneira a prestar um serviço de qualidade aos parlamentares e à população, Osmar Filho vem investindo na operacionalização dos serviços internos e na valorização dos servidores. Logo no início de sua administração implantou o setor de Gestão de Qualidade Administrativa, que operará com a meta de unificar as demais coordenações e secretarias visando estabelecer um procedimento administrativo uniforme e que atenda aos requisitos de certificação de qualidade do ISO 9001.
Visando a qualificação dos servidores, assinou convênio com a Faculdade Estácio concedendo desconto de 50% para cursos de graduação, pós-graduação e educação à distância oferecidos pela instituição de ensino superior.
Em uma iniciativa pioneira na Câmara, instituiu o calendário anual de pagamento do funcionalismo da Casa.
Impulsionando atividades – Cumprindo as metas traçadas para sua gestão na presidência da Câmara de Vereadores, Osmar Filho vem destrancando a pauta com inúmeros projetos que tramitavam a certo tempo. Nestes 120 dias, levou a votação do Plenário e promulgou seis leis, fazendo do Legislativo um protagonista nas discussões sobre a cidade.
Gestão de Osmar Filho é reconhecida pelos servidores da Câmara Municipal
Entre elas estão a regulamentação dos aplicativos de transportes privados e do livre acesso dos personal trainer nas academias da cidade, de autoria do vereador Paulo Victor (PTC); dos Food Trucks, de Sá Marques (PRTB); da ampliação do horário de vendas de créditos estudantis nos terminais de integração de São Luís, de Raimundo Penha (PDT); da alteração do regime trabalhista dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias para o regime estatutário e, da criação do ProUni São Luís, de Pavão Filho (PDT).
Recentemente, ainda foi aprovada uma resolução que altera o Regimento Interno da Câmara, aprimorando o fluxo das sessões. Entre as mudanças estabelecidas no texto estão o horário para abertura das sessões de 10h para 09h; a simplificação na tramitação de proposições; a garantia da presença feminina na Mesa Diretora; a redução no número das comissões permanentes de 19 para 13; e, a valorização do grande expediente.
400 anos do Legislativo – Por fim, para comemorar os 400 anos do parlamento municipal, foi lançada, no início de abril, a campanha oficial que celebra a data, no dia 9 de novembro. A programação pelo aniversário da 4ª Câmara mais antiga do país compreende diversos projetos que serão executados ao longo deste ano.
“Durante o ano, iremos fazer diversos eventos e implantação de projetos como Câmara Itinerante, Parlamento Metropolitano, e eventos de concurso de redação com os alunos da rede municipal de ensino, entrega de medalhas, Sarau que está sendo pensado em alusão aos 400 anos e outras atividades que ainda estão sendo definidas”, afirmou o presidente.
Natalino Salgado com seu grupo numeroso de apoiadores no ato de registro da candidatura
A corrida para a sucessão da reitora Nair Portela começou oficialmente hoje com a abertura do prazo para o registro de candidaturas aos cargos de reitor e vice-reitor da Universidade Federal do Maranhão. No Departamento de Protocolo e Arquivo da UFMA, enquanto a reitora ao lado de poucos auxiliares prestigiava o registro do seu candidato João de Deus Mendes, apoiadores do professor Natalino Salgado lotaram o hall do prédio conhecido como Castelão para acompanhá-lo no ato.
Entre professores, estudantes e técnicos, a candidatura de Natalino Salgado é recebida com entusiasmo tanto no Campus de São Luís como em outros do continente. Janine Quadros, estudante de engenharia agrícola de Chapadinha, diz que vai votar nele pelo histórico da sua obra. “Por tudo que ele fez no seu mandato, estou aqui para apoiá-lo e vou votar nele”. O estudante Valdson Marques, de Ciências Naturais, habilitação Biologia, de Codó, representante do colegiado de curso e líder estudantil, afirmou que vai votar em Natalino principalmente diante da conjuntura difícil que as universidades vivem atualmente. “Ele tem boa articulação política para buscar parcerias, veste a camisa da UFMA, a universidade está precisando disso”, disparou.
Professor-doutor Natalino Salgado Filho apresenta documentação para registro da sua candidatura
Líderes de entidades sindicais e representativas da UFMA também marcaram presença, como Arkley Bandeira, presidente do SindUFMA e professor do Campus de Pinheiro, e Ademar Sena de Carvalho, presidente do SINTEMA. Para o professor Antonio Carlos Leal, do Departamento de Oceanografia, presidente da ASSUMA, a administração de Natalino foi um diferencial para o crescimento da universidade. “Ao longo de 41 anos de docência posso assegurar que ele consolidou avanços que tornaram a UFMA uma universidade de ponta no cenário nordestino”.
Natalino Salgado foi reitor por dois mandatos (2007/2011 – 2011/20015) e deixou a UFMA como responsável pela maior expansão física de sua história e um programa de interiorização que a tornou uma universidade multicampi. Sobre disputar novamente a indicação para reitor, Natalino diz que sempre resistiu a ideia, mas acabou convencido. “Fui convocado por professores, técnicos, estudantes, sindicatos, associações, e representantes da sociedade civil organizada para colocar minha experiência a serviço de uma retomada de crescimento da nossa instituição”.
Natalino Salgado é saudado por dezenas de apoiadores que prestigiaram o registro da sua candidatura
A consulta prévia à comunidade universitária para os cargos de reitor e vice-reitor está marcada para o dia 26 de junho. O mandato de Nair Portela acaba em novembro.
Armado, bandido aborda casal em mesa de bar, mas reação foi firme e certeira
Um vídeo com imagens de uma tentativa de assalto frustrada ocorrida em São Luís, no último fim de semana, viralizaram em redes sociais. A filmagens, feita provavelmente com celular, mostra a abordagem mal sucedida feita por um assaltante a um casal que bebia cerveja descontraidamente em uma mesa de bar, supostamente no bairro do Cohafuma.
Assim que o bandido se aproximou da mesa e deu voz de assalto, o homem que estava sentado reagiu e partiu para a luta corporal, enquanto a mulher se afastava, a princípio. Após esquivar-se da investida, a vítima agarrou o criminoso pelo braço, impedindo-o de efetuar disparos. A mulher também sacou uma pistola e engatilhou na direção do assaltante.
Em desvantagem, o bandido teve a arma tomada e fugiu, enquanto o homem atirava em sua direção. A mulher corre. em perseguição, e em posição de tiro. Não há informações se o assaltante foi atingido por algum disparo.
Imagem da São Luís antiga, que ilustra o livro fotográfico de Brawny Meireles
Continua à venda o livro de fotografias “Nossa São Luís”, que contém imagens dos principais cartões postais da capital maranhense captadas com rara sensibilidade pelo renomado fotógrafo maranhense Brawny Meireles. A obra está disponível na livraria da Associação Maranhense de Escritores Independentes (Amei), Themis (Monumental Shopping) e Vozes (Rua do Sol).
Além de belas imagens da quadricentenária capital São Luís, com sua arquitetura patrimônio do mundo, o livro-álbum “Nossa São Luís” contempla também a cidade nova, destacando ainda a rica cultura popular e um pouco do jeito maranhense de ser.
A obra “Nossa São Luís”, que conta com apoio cultural do Grupo Mirante, é uma publicação já consagrada, em sua terceira edição, dirigida à valorização, divulgação, colaboração à pesquisa e preservação da memória visual da capital maranhense.
Fotógrafo Brawny Meireles retratou com maestria a região da capital chamada de cidade nova
Segundo o fotógrafo-autor Brawny Meireles, recordista em vendas de publicações fotográficas no Maranhão, “Nossa São Luís” faz parte de uma série de publicações temáticas do Maranhão, planejadas pela Associação Maranhense de Fotografia (Amaphoto), algumas já lançadas desde 2009, visando atender uma demanda crescente por obras desse gênero artístico-cultural, que valorizam o patrimônio e a cultura local.
“O livro ‘Nossa São Luís’, por exemplo, é uma obra que agrada à todos, principalmente, por dignificar a cidade apresentando seus melhores ângulos e as pessoas, de maneira afetuosa e singular”, ressalta.
Correligionários de João de Deus Silva usavam bottons com propaganda do candidato abertamente, violando as regras do pleito
Apoiadores do candidato a reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) João de Deus Silva foram flagrados, na manhã desta segunda-feira, fazendo campanha antecipada na Cidade Universitária (Campus do Bacanga). A prática é vedada pelas normas que regem a eleição e é passível de punição.
Apoiado pela reitora Nair Portela, João de Deus Silva já mandou produzir até material de campanha. Correligionários do candidato situacionista traziam estampados em suas camisas e blusas bottons com o seu nome e fizeram propaganda abertamente no campus, na manhã desta segunda-feira, quando teve início o período de registro de candidaturas a reitor da UFMA. O prazo para a inscrição das chapas se estenderá até o próximo dia 10.
A consulta prévia para definição da lista tríplice com os nomes mais votados pela comunidade acadêmica para o cargo de reitor está marcada para o dia 26 de junho.
Caberá ao presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, fazer a escolha e a nomeação, independente de quem será o mais votado entre os três.
No vídeo abaixo, apoiadores de João de Deus são flagrados fazendo campanha antecipada no campus:
Dados apontam que só 11.6% dos maranhenses têm coleta de esgoto (Imagem: reprodução TV Mirante)
O saneamento básico ainda está longe de ser uma realidade para boa parte da população do Maranhão. De acordo com os últimos dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), ligado ao Ministério do Desenvolvimento Regional, apenas 11,6% dos maranhenses têm coleta de esgoto. Em relação ao abastecimento de água, somente 52,7% da população é atendida.
Em 2017, os municípios do Maranhão receberam R$ 170 milhões em investimentos, em serviços de água e esgoto. Esse valor, no entanto, ainda é baixo quando comparado com a média nacional. No estado, o aporte representa R$ 24,38 por habitante, 53% a menos que a média nacional de R$ 52,53 por habitante.
Para tentar resolver esse problema, que não é exclusividade das cidades maranhenses, o Congresso Nacional discute a atualização do marco legal do saneamento básico.
Nesta terça-feira (7), a comissão especial que analisa a Medida Provisória 868/2018, conhecida como MP do Saneamento, votará o parecer do relator, senador Tasso Jereissati (PSDB-CE). Depois, o texto deve seguir para aprovação nos Plenários da Câmara dos Deputados e do Senado.
Comentários