Prefeito Edivaldo Holanda Jr. teve feitos na saúde reconhecidos por hospital de renome nacional
Reestruturado na gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior, o Hospital Municipal Dr. Clementino Moura (Socorrão II) tem apresentado melhorias que são reconhecidas nacionalmente. O médico Welfane Cordeiro Junior, coordenador do projeto Lean nas Emergências, do Ministério da Saúde sob coordenação do Hospital Sírio-Libanês, disse em suas redes sociais que o “Socorrão II é exemplo de como melhorar a gestão e ampliar o atendimento”.
O Socorrão II foi a primeira unidade de saúde de São Luís a receber as equipes do Lean nas Emergências e foi a instituição que apresentou o melhor resultado nacional na primeira etapa do projeto, ficando em primeiro lugar entre os 20 hospitais brasileiros participantes. Desde a implantação do projeto, em novembro de 2018, o Socorrão II já reduziu em 27% o tempo de espera para atendimento, além de contabilizar um percentual de 74% de redução na superlotação.
Segundo os avaliadores do projeto, a unidade redesenhou condutas de acolhimento do paciente e otimizou a rotina de médicos, enfermeiros e outros profissionais, que reduziram por exemplo, a taxa de óbitos no hospital. Além do incremento no atendimento aos pacientes, os avaliadores do Lean nas Emergências que estiveram em São Luís para verificar o andamento do projeto constataram a racionalização dos recursos (uso de menos valores com mais eficácia) e a ratificação da sistemática de distribuição de insumos.
Placas de grama desprenderam-se de encostam com a força da enxurrada (Fotos: Tony GM)
O temporal que desabou sobre São Luís no início da tarde desta segunda-feira (16) deixou um rastro de destruição no Parque Estadual do Sítio Rangedor, inaugurado há pouco mais de três meses dentro da reserva ambiental situada na região do Alto do Calhau. Placas de grama desprendidas, risco de desmoronamento de encostas e poças de lama foram alguns dos estragos visíveis após a forte chuva.
Acessos do Parque Rangedor viraram lamaçais durante o temporal
As placas de grama se soltaram das encostas que receberam esse tipo de paisagismo com a violência da enxurrada. Algumas áreas transformaram-se em lamaçais devido à mistura da água com a terra que cobre alguns acessos.
Água empoçada revelou ineficiência do sistema de drenagem do parque
Perplexos diante dos danos provocados no parque, cujo sistema de drenagem mostrou-se ineficiente para escoar o expressivo volume d’água acumulado em pouco mais de uma hora de chuva, fizeram fotos e vídeos e postaram suas redes sociais, como forma de denunciar a má qualidade da obra.
Placa de grama não resistiu à chuva, deixando encosta suscetível a desmoronamento
Diante dos transtornos provocados pela primeira chuva mais forte, que, segundo a meteorologia, ainda não sinaliza a mudança de estação, é preciso uma intervenção emergencial do governo, responsável pela construção e manutenção do logradouro, sob pena de mais devastação e até mesmo inutilização, com exposição do público frequentador a perigos diversos.
Municípios serão contemplados com sorteios de geladeiras novas de baixo consumo
Uma das localidades onde a comunidade teve geladeiras velhas trocadas por novas em ação da Equatorial Energia
A Equatorial Maranhão realizará neste Natal, um sorteio de 300 geladeiras novinhas! A Companhia busca levar energia de qualidade e ser uma empresa cada vez melhor para seus clientes. Por isso, nesta segunda-feira, dia 16, dará início aos cadastros para o sorteio de geladeiras! Clientes poderão trocar sua geladeira velha por outra novinha e de baixo consumo.
Os moradores dos municípios de São João Batista, São Domingos do Azeitão, Gonçalves Dias, São Luís e Raposa, poderão se cadastrar no Projeto E+ GELADEIRA NOVA, e concorrer ao sorteio de novas geladeiras com o selo A da PROCEL. Este projeto faz parte do Programa de Eficiência Energética da ANEEL.
O cadastro acontecerá nos dias 16 e 17 de dezembro para os municípios contemplados. Confira os locais e documentos necessários:
SÃO JOÃO BATISTA
No dia 16 das 08h ás 12h e 14h as 17h. No dia 17 das 08h até 12h.
Local: Praça de eventos de São João Batista.
Total de geladeiras sorteada: 60
SÃO DOMINGOS DO AZEITÃO
No dia 16 das 08h ás 12h e 14h as 17h. No dia 17 das 08h até 12h.
Local: BR 230, praça do plebiscito, Centro.
Total de geladeiras sorteada: 55
GONÇALVES DIAS
No dia 16 das 08h ás 12h e 14h as 17h. No dia 17 das 08h até 12h.
Local: Praça João Afonso Cardosa, Centro.
Total de geladeiras sorteada: 55
RAPOSA
Nos dias 16 e 17 das 08h ás 12h e 14h as 17h.
Local: Praça Chico Noca- Centro (Praça Central)
Total de geladeiras sorteada: 70
SÃO LUÍS
Nos dias 16 e 17 das 08h ás 12h e 14h as 17h.
Local: Praça do Bom Jesus- Bairro Bom Jesus
Total de geladeiras sorteada: 60
Fique ligado!
Para se cadastrar, os interessados devem comparecer no local indicado e devem atender aos seguintes critérios:
Possuir uma geladeira velha em funcionamento;
Estar em dia com sua conta de energia, ou ter negociado débito e quitado a entrada;
Ser o titular da conta de energia (ou a conta estar no nome do pai ou mãe);
Levar CPF, RG e a última conta de energia paga.
A data do sorteio será informada em cada local no momento do cadastro. É importante ressaltar que o transporte das geladeiras ao local da ação é uma responsabilidade do consumidor. Ao receber a geladeira nova, é necessário ficar atento às orientações que serão dadas pela equipe.
A previsão é de muita diversão no Alaska Neve, parque temático com 15° abaixo de zero, no Rio Anil Shopping
Crianças se divertem com flocos de neve em um dos pontos que receberam a atração
Fazer bonecos de neve, escorregar no gelo e se transportar para de São Luís para o Alaska em poucos minutos. Parece impossível? Pois não é. Essa é a proposta da mais nova atração das férias no Rio Anil Shopping: Alaska Neve, espaço temático com 100 metros quadrados, onde a temperatura é de 15° abaixo de zero.
Com escorregadores cobertos de neve, as crianças se divertem durante todo o tempo em que ficam no Alaska, armado no estacionamento externo do Rio Anil Shopping. Já pensou a alegria da meninada quando faz guerra com bolinhas de neve? Só que aqui a nevasca não representa nenhum perigo, pelo contrário, é garantia de momentos inesquecíveis em férias congelantes na capital maranhense.
Para que ninguém congele ou vire um picolé durante os trinta minutos da sessão, o ingresso dá direito ao aluguel de luvas e jaquetas térmicas. O ideal é visitar o Alaska com sapatos fechados e calça jeans ou de malha grossa. Caso deseje, o público pode alugar botas no parque ao custo de R$10, porém, esse não é um ítem obrigatório.
Além de super divertido, o cenário é repleto de elementos que deixam os registros fotográficos atraentes e muito oportunos para a temporada natalina, bastante associada ao redor do mundo com a neve do Pólo Norte, onde vive o Papai Noel.
Funcionamento
O Alaska Neve funciona todos os dias da semana, nos seguintes horários: de segunda-feira a sexta-feira, o funcionamento é das 14h às 21h. Aos sábados, das 10h às 22h. E aos domingos e feriados, das 12h às 21h.
Ingressos
Cada sessão dura meia horinha, tempo suficiente para o público se sentir mesmo bem longe do calor de São Luís. Dentro do parque, o uso de aparelhos celulares e câmeras fotográficas é livre, mas quem quiser levar registros profissionais impressos dessa viagem arrepiante pode adquirir as fotos com a equipe do parque Alaska Neve.
Além da bilheteria no próprio parque, quem quiser economizar por optar pela pré-venda de ingressos, que é feita pela internet, por meio da plataforma Sympla (https://www.sympla.com.br/alaskaneve), onde os ingressos são vendidos em lotes promocionais e, por isso, já têm máxima margem de desconto. Os ingressos dão direito aos mesmos acessos, a diferença está mesmo apenas no preço.
Crianças menores de 4 anos não pagam ingresso, mediante apresentação do documento de identidade ou da certidão de nascimento. O ideal é que os responsáveis pelos menores de 4 anos levem roupinhas adequadas para agasalhá-las.
Alaska, Um Mundo de Neve: diversão com segurança para a criançada
Crianças menores de 10 anos de idade não podem entrar ou ficar sozinhas no parque, onde devem permanecer acompanhadas pelos pais ou responsáveis. O adulto responsável também paga ingresso; cada adulto pode ser responsável por até 3 crianças.
Adriano disse que o PV tem um time qualificado de pré-candidatos a prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em todo o Maranhão
Nesta semana tive a honra de ser reconduzido a presidência estadual do Partido Verde do Maranhão pelos nossos correligionários com a presença do nosso presidente nacional, Luiz Penna. Uma missão que estou cumprindo com garra e superação. Conseguimos ultrapassar a cláusula de barreira nas ultimas eleições e contribuindo com o PV nacional para que o partido continue existindo de forma autônoma. Somos necessários ao Maranhão, pois somos uma das poucas agremiações partidárias que tem a coragem de cumprir seu papel de fiscalizar, denunciar e sugerir melhorias ao poder público. Não temos donos, nem rabo preso com ninguém. E entendemos que esse é o papel de um partido político, representar os maranhenses e incentivar a participação popular, pois as eleições nos ensinam que o povo cansou de falsas promessas e alianças feitas nas madrugadas.
Temos um time qualificado de pré-candidatos a prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em todo o estado. Pretendemos lançar mais de 100 candidatos a prefeito, muitos com possibilidade real de vitória e projetos arrojados para mudar a gestão de suas cidades. A meta é termos candidatos a prefeito nas maiores cidades do Maranhão ou apoiar projetos que refletem a nossa filosofia.
Dentre os que pretendemos incentivar a pré-candidatura estão quadros do partido como: Deputado Cesar Pires em Codó, Deputado Rigo Teles em Barra do Corda, eu, Deputado Adriano Sarney em São Luis, Presidente da Câmara de Vereadores Beto das Vilas em São José de Ribamar, ex-candidato a Deputado Federal Daniel Fiin em Imperatriz, Prefeito Magno Bacelar em Chapadinha e Vereadora Claudia em Timon. Nos municípios de pequeno e médio porte temos quadros jovens como: a Presidente da Câmara Ana Quitéria em São Francisco do Brejão e o ex-candidato a prefeito Gabriel Tenório em Matões, entre vários outros. Em algumas cidades tudo indica que apoiaremos candidatos consolidados como o Prefeito Alberico Filho em Barreirinhas, o ex-prefeito Dr. Miguel em Vargem Grande e a ex-prefeita Aninha de Presidente Vargas.
No que diz respeito a minha pré-candidatura a prefeito de nossa capital após recentes movimentos envolvendo a ex-governadora Roseana Sarney, da qual sou aliado e sobrinho, nada muda. Reafirmo minha pré-candidatura escolhida pela unanimidade de meus correligionários e agora chancelado pelo presidente nacional do partido como uma das prioridades do PV a nível Brasil.
A Prefeitura de São Luis é a ponta de lança do serviço público aos ludovicense e não posso me omitir em debater as soluções. A gestão não pode continuar sendo burocrática, não pode ser lenta na resolução dos problemas, não deve se acanhar frente aos desafios que toda máquina pública enfrenta. São Luís precisa reagir a tudo isso, mostrar que ainda é a Ilha Rebelde. Nós temos a vontade e a capacidade para modernizar nossa capital. De forma coesa, inovadora e com a participação popular, estamos rompendo, com coragem, os paradigmas e atraindo pessoas para o debate público e na construção de um conjunto de propostas realistas e arrojadas para transformar a vida dos ludovicenses. Uma tarefa urgente e necessária como é o PV para todo o Maranhão.
Ano que vem, nos aponta desafios e em, consequência, novos horizontes. Temos uma grande oportunidade como maior e melhor alternativa, apresentando aos municípios de nosso estado nossas propostas, nossos pré-candidatos e na forma de administrar, com ética, probidade e planejamento.
Tempo novo, novo ciclo, ideias novas, novas caras. O Partido Verde tem a ousadia de ocupar seu espaço no debate de melhorias para o Maranhão.
Deputado Wellington do Curso entre Thiago Brhanner e Daniel Blume
O deputado estadual Wellington do Curso concedeu, na manhã desta segunda-feira (16), a Medalha do Mérito Legislativo “Manoel Bequimão” aos advogados Daniel Blume e Thiago Brhanner. A medalha é a maior comenda do Poder Legislativo no Maranhão, sendo uma forma de reconhecer a relevância dos serviços prestados à sociedade maranhense.
Ao justificar a homenagem, Wellington afirmou que é um justo reconhecimento a dois advogados que erguem a bandeira da justiça social e utilizam de sua profissão como meio para efetivar direitos.
Wellington destacou, na tribuna, os serviços relevantes prestados pelos dois advogados à sociedade maranhense
“A homenagem a esses dois grandes advogados é algo que se justifica em virtude da grandiosidade dos serviços prestados ao Maranhão. São dois defensores da justiça social e que usam a profissão para efetivar direitos. Por isso, essa é a forma que o Poder Legislativo encontrou para enaltecer o trabalho dos advogados Daniel Blume e Thiago Brhanner e que nós identificamos como meio para externar nosso respeito e admiração”, afirmou Wellington.
Unidade Integrada Duque de Caxias fica no João Paulo, no entorno da Praça Duque de Caxias (Foto: De Jesus/O Estado)
A Unidade Integrada Duque de Caxias, no João Paulo, é o único estabelecimento de ensino de São Luís selecionado pelo governo do presidente Jair Bolsonaro para ser financiada pelo Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares. Além de ser batizado com o nome do patrono do Exército Brasileiro e estar situada no entorno da praça que homenageia o oficial que comandou as tropas militares na Guerra da Balaiada, o colégio fica em frente ao quartel do 24º Batalhão de Infantaria de Selva (24º BIS), representação local da unidade terrestre das Forças Armadas.
A UI Duque de Caxias, que por décadas pertenceu à rede estadual, mas há alguns anos foi municipalizada, foi uma das escolas inscritas pela Prefeitura de São Luís para ser incluída no programa idealizado por Bolsonaro. Uma das 54 unidades de ensino selecionadas em todo o país pelo Ministério da Educação, que executa as ações em parceria com o Ministério da Defesa, a escola passará por ajustes profundos em suas práticas de ensino e aprendizagem. Vale lembrar que o Governo do Estado preferiu não aderir à iniciativa, visivelmente, por puro ranço ideológico do governador Flávio Dino (PCdoB).
Capacitação
Semana passada, um grupo de professores da UI Duque de Caxias participou, em Brasília, de uma capacitação para atuar em sala de aula de acordo com a metodologia de ensino cívico-militar. Os profissionais participaram de palestras e oficinas sobre o projeto político-pedagógico das escolas, as normas de conduta, avaliação e supervisão escolar, além da apresentação das regras de funcionamento das escolas e as atribuições de cada profissional.
Entrevistadas pelo jornal radiofônico A Voz do Brasil, as educadoras destacaram as vantagens do modelo pedagógico financiado pelo Governo Federal, que, segundo elas, favorece a assimilação das matérias e a formação plena dos alunos por priorizar aspectos como a disciplina e conceitos de civilidade, além, obviamente, do maior rigor no repasse dos conteúdos.
Investimento
Em 2020, o MEC destinará R$ 54 milhões para levar a gestão de excelência cívico-militar para 54 escolas, sendo R$ 1 milhão por instituição de ensino. São dois modelos. Em um, de disponibilização de pessoal, o MEC repassará R$ 28 milhões para o Ministério da Defesa arcar com os pagamentos dos militares da reserva das Forças Armadas.
Os outros R$ 26 milhões vão para o governo local aplicar nas infraestruturas das unidades com materiais escolares e pequenas reformas — nestas escolas, atuarão policiais e bombeiros militares.
O programa
O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa, que apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares. A proposta é implantar 216 Escolas Cívico-Militares em todo o país, até 2023, sendo 54 por ano.
O modelo a ser implementado pelo Ministério da Educação tem o objetivo de melhorar o processo de ensino-aprendizagem nas escolas públicas e se baseia no alto nível dos colégios militares do Exército, das Polícias e dos Corpos de Bombeiros Militares.
Os militares atuarão no apoio à gestão escolar e à gestão educacional, enquanto professores e demais profissionais da educação continuarão responsáveis pelo trabalho didático-pedagógico.
Participarão da iniciativa militares da reserva das Forças Armadas, que serão chamados pelo Ministério da Defesa. Policiais e bombeiros militares poderão atuar, caso seja assim definido pelos governos estaduais e do Distrito Federal.
Vista panorâmica da Ruraltur, em Venda Nova do Imigrante
Caxias marcou presença na maior feira de turismo rural do país, a RuralTur, que aconteceu no município de Venda Nova do Imigrante no Espírito Santo, com a participação do Secretário de Turismo do Município, Fernando Santos, que pode ver de perto o potencial transformador que tem o Turismo Rural, uma vez que Venda Nova do Imigrante é considerada a capital do turismo rural no país.
A programação incluiu uma feira com atrações culturais, artesanato e gastronomia de todas as partes do Brasil. Além disso, os participantes tiveram acesso a seminários e visitas técnicas às propriedades rurais da região que trabalham fortemente o turismo rural, e conhecer as potencialidades do agroturismo, trazendo boas ideias que poderão ser reproduzidas em nossa cidade.
Expositores maranhenses e visitantes no estande do Sebrae
Na prática, a participação de Caxias no RuralTur, plantou a semente para a obtenção do registro de Indicação Geográfica ( IG), para a Linguiça Caseira de Caxias, que vai deixar um dos nossos produtos mais famosos conhecido nacionalmente. O Secretário de Turismo de Caxias, Fernando Santos, participou da palestra sobre Indicações Geográficas como estímulo para o Turismo, quando se falou sobre a certificação dos vinhos do Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul, e o caso do SOCOL, um embutido de carne de porco do Espírito Santo, que já possuem a certificação, e o quanto isto contribuiu para implementar o turismo em suas regiões de origem, e para aumentar a renda dos produtores destes locais.
A cajuina caxiense Canaâ, bastante elogiada pelos visitantes da Ruraltur
“A Linguiça Caseira de Caxias, feita de forma artesanal pelos caxienses por gerações, mobiliza toda uma tradição passada de pais para filhos na cidade. Ao buscarmos o registro de IG para a nossa linguiça caseira, estaremos organizando e possibilitando tornar este nosso produto conhecido em todo o país e até no exterior”, afirma o prefeito Fabio Gentil. “ Sempre que houver uma oportunidade de tornar mais conhecida nossa cidade e os seus produtos, eu irei buscar”, complementa o prefeito de Caxias do Maranhão.
“ Quem nunca teve um amigo em outra cidade, que não encomendasse uns quilos da nossa saborosa linguiça?”, pergunta Fernando Santos. “No Maranhão ainda não temos nenhum produto reconhecido por ter indicação geográfica, IG. Ainda está em andamento o processo de registro da Tiquira, aguardente feito da mandioca. O Piauí, já certificou com o IG, a Cajuína de Teresina, e a Opala, pedra encontrada na região de Pedro II”, acrescenta Fernando.
Stênio Pinheiro ( Gestor de projetos Sebrae Unidade Regional de Caxias), Francisco Folleto ( Presidente da câmara de vereadores de Venda Nova do Imigrante), Fernando Santos (secretário de Turismo de Caxias- MA), Marco Antonio Grillo ( Secretário municipal de Turismo de Venda Nova do Imigrante), e Pedro Rigo, diretor superintendente do SEBRAE do Espírito Santo
O registro de IG permite delimitar uma área geográfica, restringindo o uso de seu nome aos produtores e prestadores de serviços da região ( em geral, organizados em entidades representativas, pode-se criar por exemplo a Associação de Produtores de Linguiça Caseira de Caxias). A espécie de IG chamada “denominação de origem” reconhece o nome de um país, cidade ou região cujo produto ou serviço tem certas características específicas graças a seu meio geográfico, incluídos fatores naturais e humanos.
Entre os produtos destacam-se vinho, artesanato, café, mármore, queijo, rendas, calçados, panelas de barro, cacau e aguardente. Atualmente, esse reconhecimento acontece por meio de um registro concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) à região geográfica que se tornou conhecida ou apresenta vínculos relativos à qualidade e características com um produto ou serviço. Além de estimular a produção local, o registro de Indicação Geográfica tem o potencial de promover e fomentar o turismo da região. O registro é considerado um ativo da região e pode impactar no aumento do faturamento dos produtores em média de 20% a 30%.
Produtor rural de Venda Nova do Imigrante fala aos turistas sobre a extração do palmito, seus variados tipos e aproveitamento
Caxias foi convidada a participar do RuralTur pelo coordenador de turismo do SEBRAE-MA, Luìz Walter Muniz e pelo gerente do Sebrae de Caxias, Cesar Augusto Viegas Guimarães Filho, por ter um forte potencial para o agroturismo e pelo destaque que a cidade vem ocupando no cenário do turismo estadual na gestão do Prefeito Fabio Gentil. Além do Secretário de Turismo de Caxias, também estiveram presentes representantes de outros municípios maranhenses, como Jorge Fortes de Vargem Grande (Cachaça Capotira), a agricultora familiar Rosário Del Pilar Grobner de Anapurús ( Horta da Peruana), e Sandra Barcelos (gestora de projetos Sebrae Unidade Regional de Balsas), que expuseram seus produtos no estande do SEBRAE-MA para degustação. Fez bastante sucesso a cajuína caxiense Canaã, que agradou o paladar dos visitantes.
Chegando a 15ª edição, é a primeira vez que o evento foi promovido fora da região Nordeste do país. A organização do evento ficou por conta do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau e Agrotures com correalização da Secretaria de Turismo do Estado e do Sebrae/ES.
União, Funai, Estado do Maranhão e o Município de Imperatriz deverão apresentar soluções de alojamento adequado e provisório
Indígenas venezuelanos recebem assistência odontológica na sede da Funai, em Imperatriz
O Ministério Público Federal (MPF) no Maranhão, por meio da Procuradoria da República no Município de Imperatriz (PRM/ITZ), ajuizou ação civil pública contra a União, a Fundação Nacional do Índio (Funai), o Estado do Maranhão e o Município de Imperatriz para que disponibilizem imediatamente abrigo emergencial, provisório e adequado aos indígenas venezuelanos Warao localizados na cidade e em situação de extrema vulnerabilidade.
Em setembro deste ano, a Coordenação Regional da Funai informou ao MPF sobre a chegada de 35 indígenas, entre crianças e adultos, à cidade de Imperatriz, em busca de melhores condições de vida. Desde então, foram realizadas reuniões para conhecimento do caso, relatório com registro de impossibilidade da atual sede da Funai em Imperatriz de funcionar como alojamento por falta de estrutura adequada e diagnóstico de identificação de cada indígena, até então no total de 41 pessoas.
Precariedade e mortes
De acordo com o Ofício nº 71/2019 emitido pela Funai ao MPF no dia 9 de dezembro, os Warao ainda estão em sua sede, vivendo de modo precário e improvisado, atualmente em 60 pessoas. O local corre risco de desabamento, possui esgoto a céu aberto e tem-se a informação de que duas crianças indígenas (um com 1 mês e o outro com 3 meses de idade) faleceram nas dependências do alojamento, provavelmente por pneumonia.
Diante disso, foi verificado que a União, a Funai (que somente solicita a retirada dos indígenas do local), o Estado do Maranhão e o Município de Imperatriz não apresentaram nenhuma proposta viável ou comprometimento em assegurar um novo espaço de acolhimento adequado.
Assim, o Ministério Público Federal requer das quatro demandadas em ação civil pública, com pedido de liminar, a providência de abrigo emergencial e provisório sob pena de multa e apresentação de respostas, além de admissão da Ordem dos Advogados do Brasil no feito, por intermédio da Subseção de Imperatriz.
Comentários