Prefeito Edivaldo homenageia mães e reafirma trabalho para livrar São Luís do coronavírus

Edivaldo homenageou mães reafirmando trabalho contra a pandemia

Esse ano teremos um Dia das Mães diferente. Para muitas, a comemoração será à distância, sem abraço dos filhos e sem o tradicional encontro em família.

Nesse contexto adverso, minha homenagem, enquanto gestor público, é reafirmando nosso trabalho para amparar os doentes e cuidar da cidade e da população, para que, em breve, possamos nos reunir e celebrar esta e outras datas especiais.

Parabéns a todas as mães da nossa querida cidade! Assista:

Lockdown: baculejo na periferia e vista grossa das autoridades para aglomeração de granfinos

Abordagem policial para remover passageiros de ônibus foi marcada por truculência

As autoridades públicas parecem estar usando dois pesos e duas medidas na fiscalização do cumprimento do decreto que estabeleceu o lockdown como medida extrema para conter o avanço do novo coronavírus na região metropolitana de São Luís. Em bairros da periferia e até no transporte público já ocorreram exemplos de truculência policial a pretexto de coibir a presença injustificada de pessoas na ruas. Já na área considerada nobre da capital, os governantes parecem fazer vista grossa para aglomerações de granfinos, que descumprem as normas sob os olhos omissos das forças de segurança pública.

Na última sexta-feira (8), viralizou nas redes sociais um vídeo que mostra uma guarnição da Polícia Militar expulsando de dentro de um ônibus passageiros que não comprovaram a necessidade de estar fora de casa. A postura agressiva de um dos policiais causou reações indignadas. O excesso que marcou a abordagem foi classificado como despreparo pela grande maioria dos internautas.

Incursão da Polícia Militar em bar na Cidade Operária teve até agressão a frequentador

Ações truculentas como a regisrrada no coletivo não são de hoje. A incursão da tropa em um bar da Cidade Operária, em setembro do ano passado foi, de igual modo, grosseira. Exaltado ao extremo, um dos policiais ameaçou conduzir uma frequentadora à delegacia, após determinar o encerramento por falta de licença. A rispidez gerou protestos de outras pessoas. Um cidadão que ousou questionar e filmar o baculejo com seu celular foi reprimido com dois safanões na mão que segurava o aparelho, levando-o ao chão, no que o policial esbravejou: “eu quebro logo essa porra!!!”.

Granfinos aglomerados

Cabana do Sol ficou lotada de clientes para retirada de refeições no balcão, contrariando as normas do lockdown

Com a desculpa de oferecer um almoço especial em homenagem às mães, dezenas de pessoas se aglomeraram, neste domingo (10), no badalado restaurante Cabana do Sol, situado no bairro nobre Ponta do Farol, um dos lugares preferidos dos abastados para comer na cidade. Apesar da alta concentração de pessoas, muitas sem máscaras, e do longo congestionamento que formou na rua de acesso ao estabelecimento, não se viu nem sinal de abordagem da polícia.

Ao que parece, a administração do Cabana do Sol não tomou qualquer providência para evitar que os clientes se aglomerassem em suas instalações para retirar as refeições no balcão. Apesar do flagrante descaso, não há qualquer sinal de notificação das autoridades à empresa por está ter permitido tamanho risco.

Congestionamento de veículos no acesso ao Cabana do Sol e nenhuma fiscalização

Faltam, ainda, cinco dias para o término do lockdown. E a julgar pelo que se viu na primeira metade do bloqueio total, o efeito prático do decreto está visivelmente comprometido.

E o tratamento desigual dispensado pelos governantes a ricos e pobres explica em grande parte o iminente insucesso da medida.

Assista aos vídeos das abordagens truculentas em ônibus, em bar na Cidade Operária e do congestionamento no acesso à Cabana do Sol:

Profissionais da saúde inscritos no “Acolhendo Heróis” iniciam hospedagem em hotel

Profissionais de saúde fazem cadastro em recepção de hotel para se hospedar

O movimento ‘Acolhendo Heróis’, lançado pelos deputados Othelino Neto (PC do B) e Neto Evangelista (DEM), começou a receber, na manhã deste sábado (9), os profissionais da área de saúde que atuam no combate à Covid-19, os quais ficarão hospedados por 30 dias no Hotel Soft Win.

Entre estes profissionais, estão as enfermeiras Samara Cutrim e Márcia Santos, que foram as primeiras a fazer checkin-in no Soft Win, logo no início da manhã. As duas foram acomodadas em uma ala do hotel, reservada exclusivamente para os que estão trabalhando em regime de plantão nos setores hospitalares de clínica médica ou de UTI das unidades que abriram leitos específicos para atender a casos de Covid-19.

A preocupação com a saúde da família foi o que motivou a enfermeira Samara a se inscrever no projeto ‘Acolhendo Heróis’. “Fico mais tranquila hospedada em um hotel, sabendo que não estou levando vírus para a minha casa”, afirmou.

Samara elogiou a iniciativa dos deputados Othelino e Neto Evangelista, por se tratar de um projeto de “amplo alcance social e de grande sensibilidade”.

A exemplo da sua colega de profissão, a enfermeira Márcia Santos também destacou a importância do movimento lançado pelos deputados. “Este projeto é de extrema importância porque protege as famílias dos profissionais de saúde que estão na linha de frente de combate à Covid-19. Podemos trabalhar com mais tranquilidade, pois sabemos que não vamos voltar para casa e contaminar nossas famílias”, disse.

Márcia disse que decidiu se inscrever no ‘Acolhendo Heróis’ para preservar a saúde de sua neta de 10 meses e de uma filha que é asmática. “Nosso sentimento é de alívio”.

Ao lançar o movimento, o deputado Othelino Neto disse que é uma forma de dar as mãos aos profissionais que estão na linha de frente cuidando das pessoas acometidas pela Covid-19 e que estão com receio de voltar para casa e contaminar os seus familiares.

“Em muitos casos, há profissionais que não têm condições de pagar um hotel para que possam ficar em isolamento. Por isso, o deputado Neto Evangelista e eu, com alguns amigos, estamos liderando esse movimento para que esses profissionais possam ficar hospedados em um hotel da cidade e, assim, tenham mais tranquilidade para continuar cuidando das pessoas”, explicou o chefe do Legislativo Estadual.

O deputado Neto Evangelista frisou que os profissionais da saúde são verdadeiros guerreiros nesta batalha contra o novo coronavírus e, por isso, merecem toda a atenção e auxílio necessários.

“Além de preservar a vida de seres humanos e a missão do profissional, estamos contribuindo com a manutenção dos postos de trabalho no setor hoteleiro, que foi bastante afetado pela crise do coronavírus”, completou o parlamentar.

Inscrição

Profissionais de saúde dirigem-se ao quarto onde ficarão acomodadas durante a pandemia

O profissional da área de saúde, que necessitar ser amparado pelo movimento ‘Acolhendo Heróis’, deverá solicitar a autorização de ingresso na hospedagem pelo e-mail [email protected]. Será enviado um formulário que deverá ser preenchido com informações pessoais, assim como local de trabalho, horário do plantão e telefone para contato.

Obedecidos todos os critérios, a hospedagem será autorizada pelo prazo de 30 dias, podendo ser prorrogado, dependendo da gravidade da situação.

“Com esta ação solidária, pretendemos dar a nossa humilde colaboração para os profissionais de saúde que estão cuidando das pessoas do Maranhão. Todos que queiram ajudar poderão colaborar nessa grande corrente para apoiar aqueles que mais precisam desse auxílio. Enfatizo que é absolutamente voluntária a doação dos que queiram se unir a essa rede de solidariedade”, finalizou Othelino Neto.
 
Adesões

O movimento ‘Acolhendo Heróis’ já conta com a adesão dos deputados estaduais Roberto Costa (MDB), Ricardo Rios (PDT), Cleide Coutinho (PDT), Wendell Lages (PMN), Carlinhos Florêncio (PCdoB), Mical Damasceno (PTB), Helena Duailibe (Solidariedade), Glalbert Cutrim (PDT), Andreia Rezende (DEM), Fernando Pessoa (Solidariedade), Pará Figueiredo (PSL), Thaiza Hortegal (PP), Rafael Leitoa (PDT), Marcos Caldas  (PTB) e Zé Gentil (PRB).

Além deles, também apoiam a iniciativa o senador Weverton Rocha (PDT) e os deputados federais Juscelino Filho (DEM), Gil Cutrim (PDT) e  Pedro Lucas Fernandes (PTB), bem como o vereador Osmar Filho (PDT).

Deputado Zé Gentil transmite mensagem especial no Dia das Mães

O deputado estadual Zé Gentil (Republicanos) transmitiu mensagem especial alusiva ao Dia das Mães. Sensível à causa feminina, o parlamentar reafirmou seu apoio as mães de família do Maranhão, sobretudo às de Caxias, sua terra, onde é alvo de extremo carinho de milhares de cidadãs agraciadas com a dádiva divina de gerar vidas.

“Pela sua grande missão de amor, dedicação, renúncia, força e sabedoria, mães do Maranhão, parabéns”, escreveu Zé Gentil.

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima