Vídeo: Dois vereadores se posicionam contra asfalto para bairros de Paço do Lumiar e sessão acaba em confusão

A vereadora Ana Lúcia e o colega França Duarte, ambos da oposição, se posicionaram contra as obras de infraestrutura em bairros de Paço do Lumiar

O vereador Marinho do Paço (PSB) mostrou, durante a última sessão da Câmara Municipal de Paço do Lumiar, sua completa indignação ao ouvir a vereadora Ana Lucia e o vereador França Duarte se manifestarem contra o projeto de lei que garantirá mais de R$ 5 milhões em pavimentação e infraestrutura para diversos bairros luminenses. 

O montante é oriundo de recursos do pré-sal e sua aplicação em obras de infraestrutura ou qualquer outra finalidade precisa de aprovação do Poder Legislativo municipal.

A intenção da Prefeitura de Paço do Lumiar e utilizar o recurso em bairros como Guaíba, Cidade Verde, Maiobão, dentre dezenas de outros bairros que aguardam serviços de infraestrutura. 

Divergência política

Por divergência partidária, a vereadora Ana Lúcia e o vereador França Duarte se posicionaram contra os benefícios para as comunidades de Paço do Lumiar, o que teria provocado a indignação de dezenas de pessoas presentes à sessão, além dos demais vereadores, dentre eles, Marinho do Paço, que externou, na tribuna, toda a sua revolta. 

“Sou amigo de todos os vereadores, mas eu fico indignado quando vejo uma situação dessa bem aqui. Uma vereadora e um vereador dizerem que são contra as coisas boas que vem para o município”, reprovou. 

O vereador ainda disse que compreende a questão de oposição, mas discorda de vereadores que agem contra o povo. “Parlamentar aqui, de oposição, tem que ser de oposição, e não contra o povo,” finalizou Marinho. 

Com a confusão formada, a sessão foi suspensa e a matéria voltará a ser apreciada novamente esta semana.

Assista ao discurso do vereador Marinho do Paço condenando a postura dos colegas oposicionistas:

Aníbal Lins vem recebendo apoio de diversos segmentos da sociedade ludovicense

Aníbal Lins ao lado de Detinha e grupo de apoiadores

O pré-candidato a vereador Aníbal Lins juntamente com a pré-candidata a prefeita Detinha prestigiaram o culto de adoração das senhoras da Igreja Assembleia de Deus, campo Tirirical, Zona 43.  Recepcionados com bastante entusiasmo por centenas de pessoas.

Na oportunidade, houve apresentações de diversos corais e danças teatrais das senhoras da igreja, num momento regado de muito louvor e adoração.

Aníbal, Detinha e demais candidatos recebem bênção de pastora da Assembleia de Deus

Ao finalizar o encontro, Aníbal Lins agradeceu a acolhida na Assembleia de Deus e as manifestações de apoio a sua pré-candidatura a vereador, e pediu a todos que orassem por um melhor destino para São Luís.

MAIS ADESÕES

Aníbal Lins recebeu adesão de grupo de atletas de futebol amador

Nos últimos dias Aníbal Lins vem recebendo apoio e adesões a sua caminhada rumo ao legislativo ludovicense.

Na Vila Mauro Fecury 2 e na Vila Maranhão, conversou e recebeu o apoio de desportistas amadores. “O esporte precisa ser incentivado e valorizado em nossa São Luís. Precisamos cobrar a execução de obras e de apoios para esse segmento. É importante também que se garanta a viabilidade de manutenção das escolinhas, por meio de profissionais adequados e vislumbrando a autonomia financeira, de forma a alavancar o crescimento do esporte nas comunidades.”, destacou Aníbal.

O pré-candidato vem demonstrando popularidade entre diferentes segmentos

Os atletas destacaram a ausência de obras voltadas para o esporte e o lazer, como a falta de quadras poliesportivas e espaços adequados e equipados para a prática de atividades físicas.

Diretores, artistas e simpatizantes da Escola de Samba Turma do Quinto, do bairro Madre Deus, na área central de São Luís, manifestaram apoio as propostas de Aníbal, em reunião na sede da entidade.

Pergentino Holanda a Lino Moreira: “pulha juramentado”

Por Pergentino Holanda

Pergentino Holanda: “Não tenho tempo – nem a idade me permite isso – para compartilhar inverdades com o ilustríssimo leitor”

Raríssimas vezes, em cinquenta anos de jornalismo, abri espaço em minha Coluna para reafirmar aquilo que, em momento anterior, eu já havia noticiado. E o leitor cativo desta página sabe que o que aqui divulgo jamais é posto em xeque, portanto não carece de reafirmação, porque o que alimenta uma caminhada tão longa, de credibilidade inabalável, é a matéria-prima da verdade.

Lido diariamente com fatos, com informações certeiras, e não com sofismas. Não tenho tempo – nem a idade me permite isso – para compartilhar inverdades com o ilustríssimo leitor, muito menos para macular reputações alheias em redes sociais, como alguns, desocupados há mais de duas décadas, dão-se ao trabalho de fazer.

Escrevo porque fiz do jornalismo o meu sacerdócio e dele não me divorcio enquanto saúde e entusiasmo para viver eu tiver. Tive oportunidades de me aposentar aos 45, aos 50, aos 55, aos 60, aos 65 anos. Mas optei por continuar trabalhando como um cidadão digno. Fiz a opção por manter a mente ocupada, por servir aos meus leitores, por ser útil à sociedade. Jamais tive vocação para ser um pulha encostado, para ser um incapaz.

Meu convívio com a Academia Maranhense de Letras já dura mais de quatro décadas. Tenho com essa instituição e seus membros uma relação de respeito mútuo, pautada também pela reciprocidade afetiva. Sem qualquer modéstia, conheço a AML e suas entranhas protocolares – incluem-se aí os processos eleitorais – bem mais que alguns aventureiros de plantão, de “biografia fake forjada em artigos enfadonhos”, como dizia meu saudoso amigo Jomar Moraes.

Pela minha histórica proximidade com a Academia Maranhense de Letras, por diversas vezes fui assediado a concorrer a uma vaga naquela respeitada instituição. Nunca aceitei. Optei por manter o distanciamento necessário para me portar como o repórter ético que, na maioria das vezes, obtém a informação privilegiada, ajuda a costurar acordos, apoia os projetos e, como nenhum outro jornalista, abre espaços para divulgação das solenidades da Casa de Antônio Lobo.

À exceção do pulha juramentado, escolha aleatoriamente um acadêmico, meu caro leitor, e pergunte a ele se o que aqui escrevi, na semana passada, sobre o forte movimento que se constrói para a sucessão de Sálvio Dino, tem ou não fundamento. Pergunte ao decano. Ouça os mais antigos e os mais novos na AML. Indague o ex-presidente da Casa.

Por diversas vezes a AML convidou, sim, pessoas ilustres do meio intelectual para entrarem no seu quadro de membros. Poderia enumerar aqui vários exemplos, todos eles consumados por eleição consensual. É demasiado leviano negar – ou desconhecer, por ignorância – a história da instituição.

Por raríssimas vezes precisei ser tão enfático numa única nota. Mas meu único compromisso é com a informação. E que fique bem claro: não faço concessão ao blefe.

EM TEMPO: fiz questão de ignorar o nome de Lino Moreira para não dar a ele a importância que ele pensa que tem, quando na verdade não passa de um pulha, puxa-saco dos poderosos e “intelectual fake”.

MP Eleitoral requer que a SES/MA emita parecer técnico que regule medidas sanitárias nos atos de pré-campanha e de propaganda eleitoral

A Procuradoria Regional Eleitoral quer, ainda, que a Secretaria de Estado da Saúde determine aos agentes públicos sanitários competentes a sua devida aplicação com a fiscalização dos atos eleitorais

Prédio-sede do Ministério Público Federal no Maranhão

O procurador regional Eleitoral no Maranhão, Juraci Guimarães Júnior, apresentou pedido à Secretaria de Estado da Saúde (SES/MA), para a elaboração de parecer técnico (ou ato equivalente) que regule as medidas sanitárias necessárias nos atos de pré-campanha e de propaganda eleitoral, a fim de reduzir os riscos de propagação da Covid-19, em especial aqueles que importem aglomeração de pessoas, como convenções, reuniões, passeatas, caminhadas, bandeiraços, carreatas, comícios e debates.

O procurador regional Eleitoral quer, ainda, que a secretaria determine aos agentes públicos sanitários competentes a sua devida aplicação com a fiscalização dos atos eleitorais mencionados.

Os pedidos têm base na Emenda Constitucional nº 107/2020, que estabeleceu, em seu art.1º, § 3º, VI1, que os atos de propaganda poderão ser limitados pela Justiça Eleitoral quando existente parecer técnico da autoridade sanitária nacional ou estadual.

De acordo com o ofício, em todo o território estadual pré-candidatos têm realizado eventos configuradores de pré-campanha que contam com grande número de pessoas, gerando aglomerações que o Decreto Estadual nº 35.831/2020, elaborado pelo Governo do Maranhão, pretende evitar. Dessa forma, os riscos de contaminação e propagação da doença têm se elevado.

Segundo o procurador regional Eleitoral, “é inconcebível que diversas medidas tenham sido tomadas para evitar o contágio da Covid- 19, como o próprio adiamento das eleições para novembro, dispensa da biometria, atos que ainda serão realizados daqui a três meses, mas sermos complacentes com situações que estão ocorrendo agora e ocorrerão durante a campanha eleitoral propriamente dita. A edição da portaria pela vigilância sanitária possibilitará que, além dos gestores públicos, os juízes e promotores eleitorais exerçam o poder de polícia eleitoral para evitar esses ilícitos”, disse.

O procurador ressalta, ainda, que “a propaganda eleitoral é fundamental para a campanha, como fonte de publicidade e debate democrático, mas se deve buscar um meio termo a fim de garantir, também, o respeito às normas sanitárias de preservação à saúde e à vida das pessoas”, concluiu.

Veja aqui a íntegra do Ofício n° 130/2020 – JGJ/PRE/MA: http://www.mpf.mp.br/ma/sala-de-imprensa/docs/PRMA00026940.2020__MP_Eleitoral__SES__Oficio_No_1302020JGJPREMA.pdf

Fonte: Ministério Público Federal (MPF/MA)

Roseana anuncia que MDB apoiará Neto Evangelista para prefeito de São Luís

Dirigentes locais do MDB e do DEM selaram aliança para a eleição majoritária na capital maranhense

A ex-governadora e dirigente estadual do MDB, Roseana Sarney, anunciou no início da tarde desta segunda-feira (31) que o partido apoiará a candidatura do deputado estadual Neto Evangelista (DEM) a prefeito de São Luís.

A decisão foi tomada em reunião da cúpula emedebista no Maranhão com o deputado federal e presidente regional do DEM, Juscelino Filho, e próprio Neto Evangelista, realizada na manhã de hoje. O senador Weverton Rocha, presidente estadual do PDT, partido que primeiro declarou apoio ao pré-candidato democrata, também participou do encontro.

A definição pela aliança do MDB com o candidato democrata seguiu orientação da Executiva Nacional da legenda.

Assista ao vídeo:

Juiz coloca 23 no banco dos réus por desvios de R$18 mi na saúde do Maranhão

Entre os denunciados, estão a ex-secretária-adjunta da Saúde do Maranhão, Rosângela Curado. Ela e outras 13 pessoas chegaram a ser presas temporariamente no curso das investigações

Justiça Federal julgará acusados por atos de.corrupção na saúde do Maranhão

A Justiça Federal no Maranhão acolheu denúncia contra 23 pessoas investigadas na Operação Pegadores por suspeitas de desvio de R$18 milhões em recursos públicos destinados à Saúde do Estado entre os anos de 2015 e 2017.

“Neste momento processual, entendo suficientemente caracterizado o suporte probatório mínimo ao exercício da ação penal”, escreveu o juiz Luiz Régis Bomfim Filho, da 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Maranhão, em despacho na última segunda-feira (24/8).

Entre os denunciados, estão a ex-secretária-adjunta da Saúde do Maranhão, Rosângela Curado. Ela e outras 13 pessoas chegaram a ser presas temporariamente no curso das investigações.

Segundo o Ministério Público Federal, o grupo denunciado montou um esquema para fraudar folhas de pagamento de pessoal e contratações firmadas entre a Secretaria de Saúde e organizações sociais que prestavam serviços ao Estado.

As investigações indicaram a existência de cerca de 400 funcionários fantasmas, a maioria familiares e pessoas próximas a gestores públicos e de diretores das organizações sociais, que foram supostamente incluídas indevidamente nas folhas de pagamentos dos hospitais estaduais, sem que prestassem qualquer tipo de serviços às unidades de saúde.

O esquema de fraudes e desvio de verbas públicas era formado por três núcleos, segundo os investigadores: pessoas que possuíam um salário formal, mas recebiam um salário extra, pago por fora do contracheque, em desvio direto de verbas públicas na denominada ‘folha complementar’; pessoas que eram indicadas para serem contratadas e recebiam sem realizar qualquer trabalho (os funcionários fantasmas); e também desvio de verbas por meio do pagamento a empresas de fachada, supostamente especializadas na gestão de serviços médicos.

COM A PALAVRA, AS DEFESAS

Até a publicação desta matéria, a reportagem não havia obtido contato com as defesas dos denunciados. O espaço permanece aberto a manifestações.

COM A PALAVRA, A SECRETARIA DE SAÚDE DO MARANHÃO

A reportagem entrou em contato com a Secretaria e ainda aguarda resposta.

Fonte: Correio Brasiliense

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima