O Hospital São Luís, localizado na Cidade Operária e que é direcionado aos servidores estaduais ligados ao FUNBEM, está com vagas abertas para contratações de profissionais de saúde para atuar em UTI de Covid19
O Hospital São Luís mais conhecido como HSLZ ou Hospital dos Servidores, que presta atendimento exclusivo aos servidores estaduais contribuintes do FUNBEN e sob gestão privada do Grupo Mercúrio, está com vagas abertas para contratações imediatas de profissionais destinados ao tratamento de pacientes de UTI Covid19.
O HSLZ está contratando enfermeiros de nível superior e técnicos de enfermagem (com curso técnico na área), preferencialmente com experiência de trabalho em UTI / Unidade de Terapia Intensiva.
Os interessados devem encaminhar currículo em caráter de urgência até essa quinta – feira (18.03) para o email: [email protected], colocando como assunto da mensagem “expansão e a área – enfermeiro ou técnico de enfermagem”.
Presidente da Assembleia Legislativa, Othelino Neto, fez o alerta nesta terça-feira
Alerto aos colegas parlamentares, amigos e familiares que, nesta segunda-feira (15), um número com DDD 61 entrou em contato com pessoas próximas, passando-se por alguém da minha assessoria, possivelmente, com o intuito de clonar contas de Whatsapp.
Na conversa, o golpista convida a pessoa a participar de uma live com um número restrito de amigos e seguidores. Em seguida, pede o número do código que, supostamente, chegará ao e-mail para confirmação da presença.
Reitero que ninguém da minha equipe de assessores possui celular com DDD 61 e que também não liga solicitando dados pessoais ou número de códigos de quem quer que seja.
Portanto, fica o alerta para qualquer tentativa desse tipo.
Deputado Othelino Neto Presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão
Prefeito Hilton Gonçalo na área que será urbanizada e que antes era usada como lixão
O prefeito Hilton Gonçalo visitou na segunda-feira (15), a região dos “Bandas”, que abrigava o antigo lixão de Santa Rita. O local que antes era degradado, agora está passando por uma revitalização. As obras de asfaltamento foram concluídas e o gestor aproveitou para anunciar o processo de urbanização do local.
O antigo lixão de Santa Rita foi desativado em julho de 2020, cumprindo a política nacional de resíduos sólidos e desde então, a área está sendo preparada para passar por um processo de urbanização. Ocorreu o tratamento do solo com intuito de evitar a contaminação do lençol freático e até mesmo pelo manejo do solo.
Ainda nessa primeira fase, agora foi concluído o asfaltamento da via que corta a região e em breve novos equipamentos urbanos vão ser instalados.
O lixo recolhido diariamente em Santa Rita, cerca de 100 toneladas por mês, agora é levado para o Aterro Sanitário de Titara em Rosário, o qual vem funcionando após a celebração de um convênio com o Governo do Estado.
Deputado Wellington do Curso se comprometeu a dar sua contribuição à CPI dos Combustíveis
O deputado estadual Wellington do Curso esteve presente, na manhã dessa segunda-feira (15), na reunião de lançamento da CPI do Combustíveis, que ocorreu na Assembleia Legislativa. Estiveram presentes, também, os deputados Ciro Neto, Duarte Jr. e Roberto Costa.
Ao fazer uso da palavra, o deputado Wellington destacou alguns de seus requerimentos e afirmou que ainda aguarda a apreciação por parte do presidente da Assembleia, deputado Othelino Neto, para que seja membro da CPI dos Combustíveis.
“Como deputado estadual, é característica minha a atuação constante para diminuir o preço dos combustíveis no Maranhão. Estarei presente em todas as reuniões para que a CPI traga resultados e não apenas mídia. O preço dos combustíveis envolve uma série de discussões, passando sim pela política tarifária adotada por donos de postos. No entanto, não podemos ignorar a alíquota do ICMS no Maranhão, que é a quarta maior do país. Se é para fazer a diferença na vida das pessoas, todos esses pontos tem que ser levados em consideração. Por isso, aguardo a apreciação por parte do presidente da Assembleia para que eu possa participar como membro da CPI. Seguirei firme, seja como for, para diminuir o preço dos combustíveis no Maranhão”, disse o deputado Wellington.
Para garantir a vacinação, as pessoas devem apresentar documento de identidade, CPF, Cartão do SUS e comprovante de endereço
A Prefeitura de São José de Ribamar, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), recebeu 580 doses de vacina, na última sexta-feira. As vacinas foram destinadas aos profissionais da saúde, idosos de 75 a 79 anos e idosos de 80 a 84 anos. Com isso, a prefeitura divulgou um cronograma de vacinação para os dias 17, 18 e 19 de março.
Na próxima quarta-feira, 17, a vacinação ocorrerá nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros Nova Terra, Tropical I, Matinha, Parque Vitória, Nova Aurora e Juçatuba, além do Centro de Saúde Honório Gomes, de 8h às 13h. Na ocasião, serão vacinados idosos de 80 a 89 anos e idosos de 75 a 79 anos nascidos no mês de janeiro, fevereiro e março.
Na Escola Municipal Liceu Ribamarense, a imunização acontece nos dias 17, 18 e 19 de março, de 8h às 13h, para trabalhadores da saúde, idosos de 75 a 79 anos, somente os nascidos em janeiro, fevereiro e março, além dos idosos de 80 a 89 anos.
A vacinação de idosos acamados e com sérias dificuldades de mobilidade continuará nas residências, conforme cadastramento realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Para garantir a vacinação, as pessoas devem apresentar documento de identidade, CPF, Cartão do SUS e comprovante de endereço. Para os trabalhadores da saúde, é exigida a apresentação do documento profissional, carteira de trabalho, contrato ou declaração em papel timbrado da instituição que trabalha.
Secretário Simplício Araújo visitou a área cedida pela Universidade Ceuma para a montagem do hospital de campanha, que ficará a poucos metros do Hospital Carlos Macieira
Preocupada com o grave cenário de saúde pública decorrente da pandemia do novo coronavírus, a Universidade Ceuma cedeu gratuitamente o prédio do Espaço Renascença ao Governo do Estado para a montagem do hospital de campanha de São Luís.
A montagem da estrutura, destinada a acolher pacientes com sintomas graves da Covid-19, começou na manhã desta terça-feira (16). Bem localizado, o prédio fica próximo ao Hospital Carlos Macieira, em área acessível, o que facilita a locomoção.
O secretário de Estado de Indústria, Comércio e Energia, Simplício Araújo, visitou o espaço para acompanhar o descarregamento dos materiais e agradeceu a colaboração da instituição de ensino superior para o enfrentamento à pandemia no Maranhão.
Mais 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva são disponibilizados, totalizando 20 leitos de UTI exclusivos para tratar de pacientes infectados pelo novo coronavírus, além dos 20 de enfermaria
O Hospital Universitário tem se organizado para garantir qualidade na assistência aos pacientes com a Covid-19, ao mesmo tempo em que mantém o atendimento habitual de ambulatório, procedimentos, cirurgias, enfermaria e UTI´s não covid
O Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), vinculado a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) abrirá nesta quarta-feira, 17, mais 10 leitos de UTI covid para atendimento aos pacientes da covid- 19, referenciados pela Prefeitura de São Luís. Já estavam em funcionamento 10 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), totalizando o número de 20 leitos de UTI, além dos 20 leitos de enfermaria já disponibilizados.
Os pacientes transferidos serão admitidos em área isolada no hospital. E diante de todo esse cenário, não serão permitidos acompanhantes e visitantes, respeitando as recomendações das autoridades sanitárias, entretanto, a equipe de saúde entrará em contato diariamente com o cuidador de referência do paciente para passar todas as informações do quadro clínico, o chamado boletim clínico diário por videochamada.
O Hospital Universitário tem se organizado para garantir qualidade na assistência aos pacientes com a Covid-19, ao mesmo tempo em que mantém o atendimento habitual de ambulatório, procedimentos, cirurgias, enfermaria e UTI´s não covid. O espaço que abrigará as UTI’s covid será utilizado pela primeira vez, marcando uma inauguração simbólica de uma ampla estrutura com equipamentos de ponta, entre eles respiradores destinados ao HU-UFMA por meio de doação do Banco Itaú e Vale, e aparelhos de hemodiálise doados pela Drogasil. A vista também marca de forma significativa o ambiente, proporcionando aos pacientes a possibilidade de contemplar pelas janelas de vidro, uma vista privilegiada do Rio Anil e das belezas do Centro Histórico.
A superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, ressalta todo o esforço que a instituição vem fazendo para oferecer o melhor para a população no combate ao novo coronavírus, “A equipe do hospital está mobilizada no combate do coronavírus. Além de ofertar mais leitos, para somar esforços com toda a rede, estamos sempre na busca incansável para oferecer a melhor assistência”.
O secretário Municipal de Saúde, Joel Nunes Júnior, destaca como essencial a ampliação dos leitos para fortalecer o combate à pandemia “Mais uma vez o Hospital Universitário e a UFMA cumprindo o seu papel de entregar à sociedade um alto padrão de atendimento. Estamos hoje entregando leitos de UTI que são de altíssimo padrão. Nossos pacientes covid terão o melhor tratamento no que diz respeito à terapia intensiva”.
O prefeito de São Luís, Eduardo Braide, parabeniza a gestão do HU pelo trabalho importante que está sendo desenvolvido e reforçou que não adianta apenas abrir mais leitos, a população também precisa se aliar nessa luta por meio de ações simples e eficazes. “Primeiramente parabenizo a gestão do hospital e da universidade pela excelente parceria firmada para o enfrentamento da covid, principalmente nesse momento de dificuldade com essa curva ascendente de novas contaminações, com as variantes que estão circulando por aí, mas é preciso que a população faça a sua parte, que não deixe de usar máscaras, que evite aglomerações. Precisamos juntos vencer essa pandemia”.
O reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho, reforça o papel da Universidade nessa parceria para enfrentar a pandemia. “A UFMA está fazendo a sua parte e o HU não podia ficar de fora desse momento em que a população mais precisa. Já adotamos também novas medidas restritivas para garantir a segurança de todos, mas é preciso que cada um contribua reforçando os protocolos de prevenção, com distanciamento social, uso de máscara e a higiene das mãos”.
Sobre a Ebserh
Desde janeiro de 2013, o HU-UFMA é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação que administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.
O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.
O Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), vinculado a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) abrirá nesta quarta-feira, 17, mais 10 leitos de UTI covid para atendimento aos pacientes da covid- 19, referenciados pela Prefeitura de São Luís. Já estavam em funcionamento 10 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), totalizando o número de 20 leitos de UTI, além dos 20 leitos de enfermaria já disponibilizados.
Os pacientes transferidos serão admitidos em área isolada no hospital. E diante de todo esse cenário, não serão permitidos acompanhantes e visitantes, respeitando as recomendações das autoridades sanitárias, entretanto, a equipe de saúde entrará em contato diariamente com o cuidador de referência do paciente para passar todas as informações do quadro clínico, o chamado boletim clínico diário por videochamada.
O Hospital Universitário tem se organizado para garantir qualidade na assistência aos pacientes com a Covid-19, ao mesmo tempo em que mantém o atendimento habitual de ambulatório, procedimentos, cirurgias, enfermaria e UTI´s não covid. O espaço que abrigará as UTI’s covid será utilizado pela primeira vez, marcando uma inauguração simbólica de uma ampla estrutura com equipamentos de ponta, entre eles respiradores destinados ao HU-UFMA por meio de doação do Banco Itaú e Vale, e aparelhos de hemodiálise doados pela Drogasil. A vista também marca de forma significativa o ambiente, proporcionando aos pacientes a possibilidade de contemplar pelas janelas de vidro, uma vista privilegiada do Rio Anil e das belezas do Centro Histórico.
A superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, ressalta todo o esforço que a instituição vem fazendo para oferecer o melhor para a população no combate ao novo coronavírus, “A equipe do hospital está mobilizada no combate do coronavírus. Além de ofertar mais leitos, para somar esforços com toda a rede, estamos sempre na busca incansável para oferecer a melhor assistência”.
O secretário Municipal de Saúde, Joel Nunes Júnior, destaca como essencial a ampliação dos leitos para fortalecer o combate à pandemia “Mais uma vez o Hospital Universitário e a UFMA cumprindo o seu papel de entregar à sociedade um alto padrão de atendimento. Estamos hoje entregando leitos de UTI que são de altíssimo padrão. Nossos pacientes covid terão o melhor tratamento no que diz respeito à terapia intensiva”.
O prefeito de São Luís, Eduardo Braide, parabeniza a gestão do HU pelo trabalho importante que está sendo desenvolvido e reforçou que não adianta apenas abrir mais leitos, a população também precisa se aliar nessa luta por meio de ações simples e eficazes. “Primeiramente parabenizo a gestão do hospital e da universidade pela excelente parceria firmada para o enfrentamento da covid, principalmente nesse momento de dificuldade com essa curva ascendente de novas contaminações, com as variantes que estão circulando por aí, mas é preciso que a população faça a sua parte, que não deixe de usar máscaras, que evite aglomerações. Precisamos juntos vencer essa pandemia”.
O reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho, reforça o papel da Universidade nessa parceria para enfrentar a pandemia. “A UFMA está fazendo a sua parte e o HU não podia ficar de fora desse momento em que a população mais precisa. Já adotamos também novas medidas restritivas para garantir a segurança de todos, mas é preciso que cada um contribua reforçando os protocolos de prevenção, com distanciamento social, uso de máscara e a higiene das mãos”.
Sobre a Ebserh
Desde janeiro de 2013, o HU-UFMA é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação que administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.
O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.
Prefeitura de Caxias poderá comprar vacina contra a Covid-19 em consórcio com outros municípios
O projeto do Poder Executivo que trata sobre o protocolo de intenções firmado entre municípios brasileiros, com a finalidade de adquirir vacinas para combate à pandemia do coronavírus, medicamentos, insumos e equipamentos na área da saúde, foi aprovado por unanimidade na sessão dessa segunda-feira (15) da Câmara de Vereadores de Caxias.
“O recrudescimento dos casos de Covid-19 em todo o território nacional tem preocupado prefeitas e prefeitos de todo o país. A justificativa do envio do presente projeto de lei a esta egrégia Casa Legislativa se dá nesse cenário desalentador, que exige atitudes tempestivas, tanto do Executivo, quanto dos pares desta Câmara. Há urgente necessidade de vacinação em massa da população brasileira, não só para frear o iminente colapso generalizado na área da saúde, evitando morte ou desassistência, como também para retomar a atividade econômica, a geração de emprego e renda e o convívio social”, disse o prefeito de Caxias, Fábio Gentil (Republicanos), em mensagem encaminhada ao legislativo.
O presidente da Câmara, vereador Teódolo Aragão (PP), pediu dispensa de interstícios para a votação da matéria, “por ser uma questão de saúde pública, é uma matéria altamente urgente. Todos os vereadores em nenhum momento vão ser contra, até porque não somente o vereador Teódolo fez o pedido anteriormente, e depois o próprio vereador Daniel Barros (PDT). A população em si hoje necessita dessa vacina o mais rápido possível”.
O vereador Catulé (Republicanos) sugeriu que quando chegasse uma matéria de mesma importância na Casa devesse ser distribuída cópia para cada colega com o fim de tomar conhecimento antecipadamente. Teódolo afirmou que a sugestão será acatada nas próximas matérias.
Durval Júnior (Republicanos) reforçou a importância do projeto em relação a aquisição de mais vacinas contra a Covid-19.
Urgência
Na Ordem do Dia, o Professor Chiquinho (Republicanos) agradeceu ao presidente da Câmara por ter aceito sua proposta para que o projeto fosse votado com a urgência e emergência que merece.
Após ratificação, o protocolo de intenções se converterá em contrato de Consórcio Público, que terá a personalidade jurídica de direito público, com natureza autárquica. A aprovação autoriza ainda a abertura de dotação orçamentária própria para fins de cumprimento do art. 8º da Lei Federal 11.107/2005, podendo ser suplementadas, em caso de necessidade.
Comentários