CPI dos Combustíveis aprova novas deliberações na segunda reunião do colegiado

Deputados Duarte Jr., presidente, e Wellington do Curso na segunda reunião da CPI dos Combustíveis

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), instalada na Assembleia Legislativa do Maranhão para investigar possíveis práticas abusivas no reajuste dos preços de combustíveis no Estado, realizou, na tarde desta segunda-feira (22), a segunda reunião de trabalho, durante a qual foi aprovado requerimento encaminhando expediente ao Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (INMEQ-MA), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

Na propositura, o deputado Duarte Júnior, que é  presidente da CPI e autor do requerimento, indaga se o órgão tem interesse em colaborar com as investigações e se possui informações que considera importantes para o seu sucesso. Questiona, ainda, se houve procedimentos  nvestigatórios instaurados pelo órgão nos últimos cinco anos, objetivando apurar supostas irregularidades relacionadas a combustíveis no Maranhão.

Os membros da CPI também aprovaram proposta para a realização de um seminário, tendo como palestrante Adriano Pires, especialista em questões de energia, sócio-proprietário e fundador do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIES), doutor em Economia Industrial da Universidade de Paris XIII, mestre em Planejamento Energético pela COPPE/ UFRJ e economista formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 

Ficou definido, ainda, que as sessões da CPI ocorrerão sempre nas segundas-feiras, às 16h. “Agradeço aos colegas pelo empenho técnico visando ao alcance dos resultados esperados, pois essa é uma importante temática, que interessa a todos os maranhenses”, disse Duarte.

Por sua vez, o deputado Wellington do Curso (PSDB), que passou a integrar a CPI depois de sua formação, agradeceu a receptividade dentro do colegiado, enfatizando que se empenhará para que as possíveis irregularidades sejam banidas. 

Duarte Júnior e Wellington do Curso participaram da sessão de forma presencial, enquanto Roberto Costa (MDB), que é relator da CPI, Ana do Gás (PCdoB), vice-presidente, e os membros Rafael Leitoa (PDT) e Zito Rolim (PDT) participaram da reunião virtualmente.

São Luís é oficializada no Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras contra a Covid-19

O prefeito Eduardo Braide ressaltou que a participação de São Luís no CONECTAR facilita o atendimento a outras demandas do Município

O prefeito Eduardo Braide participou, nesta segunda-feira (22), da assembleia de criação do Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras (CONECTAR), da Frente Nacional de Prefeitos.

“Hoje é um dia importante para a nossa cidade. Incluímos São Luís no Consórcio que vai permitir a compra direta de vacinas dos fabricantes e, com isso, nós vamos aumentar a quantidade de pessoas a serem vacinadas, bem como agilizar a vacinação”, destacou o prefeito.

Ainda de acordo com o prefeito, a participação de São Luís no CONECTAR facilita o atendimento a outras demandas do Município. “Além de agilizar a imunização da população, teremos a facilidade no atendimento de eventuais demandas por medicamentos, equipamentos e insumos necessários aos serviços públicos municipais de saúde. É assim, com trabalho e responsabilidade, que juntos vamos vencer a pandemia”, finalizou Eduardo Braide.

Vacinação

Desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19 em São Luís, já foram aplicadas 89.272 doses de imunizantes. Na primeira dose, 66.117 pessoas foram vacinadas. Já com a segunda dose, 23.155 pessoas já completaram o processo de imunização. Os dados da vacinação contra a Covid-19 são atualizados diariamente e divulgados nas redes sociais da Prefeitura de São Luís.

Novo grupo de idosos é inserido no plano municipal de vacinação

O município recebeu mais 2.590 doses, sendo 2.060 referentes à primeira dose e 530 à segunda dose

Uma nova faixa etária será inserida no plano de vacinação contra a Covid-19, no município de São José de Ribamar, nos dias 23, 24 e 25 de março. Desta vez, os idosos de 70 a 74 anos, nascidos em janeiro, fevereiro e março serão imunizados.

O município recebeu mais 2.590 doses, sendo 2.060 referentes à primeira dose e 530 à segunda dose. Na escola Liceu Ribamarense, nos três dias, a vacinação acontece das 8h às 13h e será aplicada a primeira dose nos idosos de 70 a 74 anos, nascidos em janeiro, fevereiro e março. Receberão também a vacina os trabalhadores da saúde e idosos de 75 a 79 anos. Além disso, será aplicada a segunda dose da Coronavac para quem está dentro do prazo.

Na próxima quarta-feira, 24, a vacinação acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), de 8h às 16h. Na oportunidade, receberão a primeira dose o grupo de idosos de 75 a 79 anos, e as pessoas que estão no prazo de receber a segunda dose da vacina Coronavac.

Para os idosos, a documentação necessária é o RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência de São José de Ribamar. Os profissionais da saúde precisam levar o RG, CPF, documento do conselho de classe, declaração de trabalho e comprovante de residência de São José de Ribamar.

Assembleia Legislativa manifesta pesar pela morte do ex-deputado federal Freitas Diniz

A Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão lamenta o falecimento do ex-deputado federal maranhense Domingos Freitas Diniz, 88 anos, ocorrido na madrugada desta segunda-feira (22), em São Luís.

Engenheiro Civil por formação, Freitas Diniz cumpriu três mandatos de deputado federal pelo Maranhão, de 1967 a 1975 e de 1979 a 1983, sempre pelo MDB. Também foi filiado ao PT, partido do qual foi tesoureiro nacional. Durante sua trajetória profissional, ocupou relevantes cargos públicos. 

Neste momento de pesar, a Assembleia Legislativa presta condolências e solidariedade aos familiares e amigos, consternados com a dor da perda. 

Deputado Othelino Neto

Presidente da Assembleia Legislativa

Cézar Bombeiro agradece ao prefeito Braide por revitalização de canteiro no acesso à Liberdade

O espaço passou por limpeza, foi revitalizado e ganhou até um jardim

Em nome das comunidades da Camboa e Liberdade, o ex-vereador e líder comunitário Cézar Bombeiro agradeceu ao prefeito de São Luís, Eduardo Braide, pela limpeza e urbanização de um trecho da Avenida Camboa entre os dois bairros.

A execução do serviço era um pedido antigo do ex-vereador à administração municipal, a fim de beneficiar a população, que agora terá que conservar o local.

No trecho, antes eram descartadas toneladas de lixo diariamente, deixando o ambiente com aspecto nada atrativo, além de representar risco à saúde pública

“Obrigado e parabéns, meu prefeito Braide, pela  revitalização do canteiro, transformado em um jardim, localizado ao lado do semáforo na saída do bairro Liberdade, na Avenida Camboa. Ficou lindo”, agradeceu Cézar Bombeiro. 

Maranhão recebe mais 214.050 mil doses de vacina covid-19

Novo lote contém a primeira remessa de vacinas da AstraZeneca/Oxford produzida na Fiocruz, além de doses do imunizante do Butantan

Doses da vacina enviadas pelo Governo Federal ao Maranhão foram distribuídas de helicóptero a municípios

O Ministério da Saúde coordenou, sábado (20) e domingo (21), a distribuição de mais de 5 milhões de doses de vacina covid-19 para todo o país. Estados e Distrito Federal começam a receber os lotes do imunizante de forma proporcional e igualitária, junto com as indicações do público-alvo de cada fase da campanha, segundo o Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a Covid-19.

Maranhão está recebendo mais 214.050 mil doses da vacina do Instituto Butantan e da AstraZeneca – as primeiras produzidas no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Segundo o Sétimo Informe Técnico da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) divulgado pela pasta, a nova remessa vai atender profissionais de saúde e idosos entre 70 e 74 anos.

As doses do imunizante da AstraZeneca devem ser direcionadas para imunizar comunidades ribeirinhas e quilombolas. Essa estratégia foi definida considerando o prazo maior para a aplicação da segunda dose do imunizante da Fiocruz, que possui um intervalo de 12 semanas entre elas, facilitando o cumprimento do esquema vacinal em locais de difícil acesso.

Confira aqui mais informações no Sétimo Informe Técnico.

SEGUNDA DOSE

Nesta etapa de distribuição, as doses produzidas pelo Instituto Butantan deverão ser usadas pelos estados como primeira dose, na sua totalidade. A recomendação vem após a garantia da estabilidade de entregas semanais das remessas de vacinas com produção nacional e matéria-prima (IFA) importada. Essa estratégia vai possibilitar a aceleração da vacinação dos grupos prioritários no Brasil e redução dos casos graves.

SOMOS UMA SÓ NAÇÃO

Representante de prefeitura maranhense recebe lote com doses de vacina contra a Covid-19, sob a inspeção das forças de segurança pública

Desde o dia 18 de janeiro, início da campanha de vacinação, o Maranhão já recebeu 631.640 doses de vacinas covid-19 – mais de 338,3 mil foram aplicadas até o dia 16 de março.

O Ministério da Saúde já coordenou nove pautas de distribuição de vacinas desde o dia 18 de janeiro, início da campanha de vacinação contra a Covid-19. Até o momento, foram enviadas a todas as Unidades Federativas (UFs) mais de 29 milhões de doses de imunizantes – mais de 13 milhões já foram aplicadas em grupos prioritários. A vacinação no País pode ser acompanhada pelo LocalizaSUS, plataforma do Ministério da Saúde abastecida pelos estados e municípios.

Para o mês de março, o cronograma enviado à pasta pelos laboratórios, sujeito a alterações de acordo com a produção das vacinas, prevê a entrega de um total de 30 milhões de doses: 23,3 milhões do Instituto Butantan, enviados em remessas semanais e distribuídas na mesma periodicidade; 3,8 milhões da vacina da AstraZeneca/Oxford, produzida na Fiocruz; e mais 2,9 milhões de doses do mesmo imunizante adquiridos via consórcio Covax Facility.

“Enquanto a população convive com a fome, Flávio Dino vai comprar toneladas de carne para o Palácio dos Leões”, diz deputado Wellington ao mostrar contratos milionários

Nesta sexta-feira (19), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais para dar maior visibilidade a contratos assinados pelo governador Flávio Dino em que se autoriza a compra de 3.500 kg (três toneladas e meia) de carne bovina, frango, carneiro e peixe para consumo no Palácio dos Leões. Os contratos foram divulgados no Diário Oficial.

Ao se pronunciar, o deputado Wellington encaminhou requerimento exigindo informações que justifiquem a aquisição de carnes que custou cerca de R$ 127 mil aos cofres públicos e questionou a necessidade disso em meio à pandemia, já que há 1,4 milhão de pessoas vivendo em situação de extrema pobreza.

“Estamos aqui com o Diário Oficial em que há cópias de extrato que atestam que Flávio Dino liberou cerca de R$ 127 mil destinados à compra de três toneladas e meia de carne. Enquanto a população convive com a fome, Flávio Dino vai comprar toneladas de carne para o Palácio dos Leões. Isso é inadmissível! Recentemente, bares e restaurantes foram fechados. Cerca de 1,4 milhão de maranhenses vivem na extrema pobreza. Enquanto isso, Flávio Dino ostenta. Já oficiei o governador para que explique a necessidade disso. Em meio à pandemia, em que muitas pessoas passam fome, Flávio Dino segue com compras superfaturadas!”, disse o deputado Wellington.

Confira o extrato do contrato:

Prefeito Eduardo Braide acompanha vacinação contra Covid-19 no drive-thru na UFMA

Prefeito Eduardo Braide fez questão de acompanhar de perto a vacinação de idosos no drive-thru na UFMA

O Prefeito Eduardo Braide visitou, no último sábado (20), o drive-thru de vacinação contra Covid-19 na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e acompanhou o atendimento aos idosos de 74 anos. Em São Luís, o Plano Municipal de Imunização tem avançado à medida que novas doses de vacina são disponibilizadas pelo Ministério da Saúde. Na próxima semana, começam a ser vacinados os idosos de 73 anos.

Em pleno domingo, Braide vistoriou os trabalhos em mais um espaço de imunização contra a Covid-19 na capital

“Aqui no drive-thru montado na Universidade Federal do Maranhão, o atendimento tem sido ágil e todos os idosos cadastrados na plataforma Vacina São Luís estão sendo imunizados. À medida que novas doses forem disponibilizadas pelo Ministério da Saúde, vamos vacinando mais pessoas. Para agilizar este trabalho, a Prefeitura de São Luís aderiu a um consórcio nacional para a compra de vacinas. Garanto que com paciência e organização vamos conseguir vacinar todos”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

O prefeito obteve de profissionais de saúde informações sobre a dinâmica de vacinação

Desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19 em São Luís, mais de 87 mil pessoas já foram atendidas. Deste total, 64.045 mil tomaram a primeira dose e 23.074 já tomaram as duas doses. O público-alvo do sábado (20) eram os idosos de 74 anos.

Eustáquio Pereira, 74 anos, não perdeu tempo e foi um dos atendidos no local. “Vim tomar a primeira dose hoje. Agora estou um pouco mais tranquilo, sabendo que estou mais perto de ficar totalmente seguro contra esta doença”, comemorou logo após a aplicação do imunizante.

A vacinação transcorreu dentro da normalidade, com total organização

Na sexta-feira (19), data em que o Município completou dois meses de campanha contra a Covid-19, foram recebidas mais 10.190 doses de CoronaVac. Com a chegada das novas doses, a Prefeitura fez o chamamento para a vacinação dos idosos de 74 anos, nascidos de janeiro a junho.

O calendário

Eduardo Braide dialogou com idosos que aguardavam na fila para receber as doses

Nesta segunda (22), de acordo com cronograma atual estabelecido pela Semus – por meio da Coordenação de Imunização – serão vacinadas as pessoas com 73 anos de idade, sendo que, pela manhã, podem ir aos locais de vacinação idosos nascidos nos meses de janeiro, fevereiro e março. Na parte da tarde, as equipes atenderão aos nascidos em abril, maio e junho.

O calendário segue no dia 23, com idosos na mesma faixa etária, divididos nos turnos matutino (data de nascimento em julho, agosto e setembro) e vespertino (outubro, novembro e dezembro). Mais informações da imunização na capital podem ser obtidas nas redes sociais oficiais (Instagram e Twitter) da Prefeitura de São Luís.

O prefeito obteve opiniões positivas dos idosos vacinados no drive-thru montado na UFMA

Para vacinar basta que o idoso esteja cadastrado na Plataforma “Vacina São Luís”, disponível no site da Prefeitura (www.saoluis.ma.gov.br).

O drive-thru de vacinação contra Covid-19, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e o Centro Municipal de Vacinação, no Multicenter Sebrae, funcionam das 8h às 17h.

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima