Deputado Wellington do Curso com o prefeito de São Luís, Eduardo Braide
O deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais para destacar ato da Prefeitura de São Luís que irá garantir a convocação de 70 (setenta) professores do último concurso que irão atuar na Zona Rural e Educação Especial em São Luís. A convocação dos aprovados no último concurso é uma luta antiga do professor e deputado Wellington, que já realizou audiência pública para garantir essas nomeações desde 2018.
Ao destacar a ação da Prefeitura de São Luís, o deputado Wellington reafirmou o compromisso com os professores, categoria que sempre contou com o apoio incondicional do parlamentar.
“É com alegria que destaco o ato da Prefeitura de São Luís para convocar setenta novos professores. Em 2018, cheguei a realizar audiência pública para garantir essas convocações. Participamos de audiência no Ministério Público, alem de manifestações em defesa das nomeações. Portanto, fico contente de ver que a Rede Pública Municipal de Ensino poderá contar com esse reforço. Parabéns a prefeitura e ao prefeito Eduardo Braide pela sensibilidade. Aqui no Maranhão sigo na luta incessante em defesa dos professores. Acredito que a educação é o único meio de transformar sonhos em realidade e, por isso, a função exercida pelos professores é tão preciosa”, disse o deputado e professor Wellington do Curso.
Navio “MV SHANDONG DA ZHI”, de bandeira de Hong Kong, foi colocado em quarentena após a confirmação dos três primeiros casos de Covid-19; agora são 15
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) atualizou, por volta das 20h desta segunda-feira (17), informações sobre o navio “MV SHANDONG DA ZHI”, de bandeira de Hong Kong, fundeado na costa maranhense, que foi colocado em quarentena após três tripulantes, dentre eles um indiano de 54 anos, ter testado positivo para Covid-19. De acordo com o novo comunicado da pasta, 15 das 24 pessoas que viajavam na embarcação testaram positivo para o novo coronavírus.
O indiano e outros dois tripulantes do navio diagnosticados com Covid-19 inicialmente seguem internados em um hospital da rede particular de São Luís. De acordo com a SES, os três apresentam quadro clínico estável.
Os outros 12, apesar de também terem testado positivo, permanecem na embarcação, pois estão assintomáticos. No entanto, encontram-se isolados em cabines individuais.
Cepa indiana
A SES confirmou que encaminhou as amostras coletadas na tripulação do navio ao Instituto Evandro Chagas, em Balém (PA), para que seja feito o sequenciamento genômico, a fim de identificar a variante do vírus da Covid-19 que infectou 15 dos 24 tripulantes do “MV SHANDONG DA ZHI”.
Em boa conversa no sítio do Prefeito Dr. Coroba, o líder político Dr. Hilton Gonçalo fez questão de frisar alguns programas aplicados na sua gestão e na gestão de sua esposa, Fernanda Gonçalo, em Bacabeira
Amigos, aliados, e parceiros de muitos anos, o prefeito de Santa Rita, Dr. Hilton Gonçalo, fez uma visita de cortesia ao ex-deputado, ex-promotor e prefeito de Itapecuru-Mirim, Dr. Benedito Coroba na manhã da última sexta-feira, 14.
Em boa conversa no sítio do Prefeito Dr. Coroba, o líder político Dr. Hilton Gonçalo fez questão de frisar alguns programas aplicados na sua gestão e na gestão de sua esposa, Fernanda Gonçalo, em Bacabeira, que além de ajudar na geração de emprego e renda para a população, leva melhorias para os munícipes.
Calçamento em bloquete, casas populares, poço artesiano e outros projetos foram pauta da reunião, que deve render bons frutos em ambos os municípios, administradores por dois competentes prefeitos.
Além do prefeito Dr. Hilton ter levado experiência em administração pública e fortalecer sua parceria com o prefeito Dr. Coroba, a eleição de 2022 também foi pauta importante na reunião.
Com essa forte parceria, quem ganha são os municípios, que irão somar forças nas duas administração pública para poder oferecer cada vez mais políticas públicas de qualidade para a população, tendo em vista a ligação direta entre Santa Rita e Itapecuru.
Sessão em homenagem aos profissionais da enfermagem foi bastante prestigiada na Câmara Municipal de São Luís
A Câmara Municipal de São Luís prestou mais uma homenagem aos profissionais da área da Enfermagem no dia de hoje, 17. Durante a sessão plenária, o vice-presidente da Casa Legislativa, Dr. Gutemberg Araújo (PSC), entregou ao presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (COREN), José Carlos Costa Araújo Júnior, uma placa em agradecimento e reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela categoria profissional em prol da Saúde da população, especialmente durante período atual de pandemia do novo coronavírus.
“É claro que gostaríamos de realizar uma grande homenagem no tocante ao quantitativo de pessoas, mas, infelizmente, por conta da pandemia, nós somos forçados a fazer reuniões com número reduzido de pessoas, mas que, do ponto de vista de simbolismo, reconhecimento e gratidão, realmente esta homenagem tem uma grande amplitude. Quero dizer que os senhores estão presentes em uma Casa que representa 1 milhão e 100 mil habitantes e que é a 4ª Casa Legislativa mais antiga do País”, disse Dr. Gutemberg
O parlamentar informou também, que tudo que tramita na Casa tem participação coletiva e a decisão é feita por todos os vereadores. “Não existe qualquer instrumento nesta Casa que possa ser aprovado simplesmente por iniciativa de um vereador. É necessário o apoio integral dos vereadores, como foi nas 30 horas semanais da Enfermagem, na Lei do Repouso Digno da Enfermagem, na Semana Municipal da Enfermagem, e como tem sido com os projetos que estão em tramitação nesta Casa sobre o Dia do Enfermeiro e o Dia do Técnico de Enfermagem. Eu sempre digo que as questões da Saúde são muito amplas e precisam ser conduzidas por uma quantidade muito grande de pessoas representativas”, disse Dr. Gutemberg Araújo.
Piso salarial
O vice-presidente da Câmara de São Luís ainda destacou que, além de homenagens como a que Casa Legislativa prestou na manhã de hoje, a categoria também necessita que seja aprovado no Senado Federal o Projeto de Lei 2564, que cria o piso nacional para profissionais de Enfermagem e fixa em 30 horas semanais a jornada de trabalho para a categoria.
“Esta Casa se compromete a ir buscar os apoios necessários junto aos seus parlamentares, sejam deputados ou senadores, para somar na luta de vocês. Estamos irmanados nestas lutas”, afirmou Gutemberg Araújo.
Agradecimento
Após receber a placa, o presidente do COREN, José Carlos Costa Araújo Júnior, agradeceu em nome dos mais de 60 mil profissionais de Enfermagem existentes no Maranhão, e ainda dedicou a homenagem aos que foram a óbito por conta do trabalho desenvolvido durante a pandemia do novo coronavírus. Ele também aproveitou o momento de fala na tribuna para solicitar o apoio dos parlamentares de São Luís para que auxiliem de alguma forma na aprovação do PL 2564, que está tramitando no Congresso Nacional.
“Agradeço ao Dr. Gutemberg Araújo, ao presidente da Casa, Osmar Filho, e aos demais parlamentares pela homenagem. Agradeço em nome dos mais de 63 mil profissionais da Enfermagem no Maranhão, e também aos mais de 25 que faleceram em virtude da Covid-19. Quero deixar registrado que o profissional da Enfermagem nunca deixa a guerra. Por mais que no ambiente hospitalar esteja uma guerra, o profissional de Enfermagem não abandona seu paciente. Nós estamos aqui como representantes do COREN para dizer a esta Casa que temos buscado melhorar este cenário pandêmico e queremos também acabar com a Covid-19; mas isso não depende somente de nós e, sim, de cada um de vocês, cidadãos ludovicenses”, afirmou José Carlos Costa Araújo Júnior.
Ao agradecer ao Dr. Gutemberg por ter sido um militante das 30 horas semanais em São Luís, ele afirmou que o Projeto de Lei 2564 é um retrato da dignidade para o profissional “e, aqui, gostaria de pedir o apoio dos vereadores que puderam nos auxiliar de alguma forma para que o PL 2564 possa ser aprovado no Congresso Nacional”, assinalou o presidente do COREN.
Reconhecimento
Vereador Dr. Gutemberg Araújo é autor do projeto de lei que concede jornada de trabalho de 30.horas aos trabalhadores da enfermagem
Os parlamentares presentes na sessão tiveram a oportunidade de se manifestar para parabenizar, reconhecer e agradecer os profissionais da Enfermagem pelo trabalho prestado em prol da Saúde da população. O vereador a utilizar a fala foi o co-vereador Jhonatan Soares, do Coletivo Nós. “Os profissionais da Enfermagem são a personificação do enfrentamento à Covid-19. Vocês demonstram esforço e muita dedicação no trabalho. Vocês que têm cumprido fielmente o juramento que fizeram. Precisamos valorizar o trabalho destes profissionais e ainda apoiar a luta pelo piso salarial e por melhores condições de trabalho”, assinalou.
Já o vereador Antonio Garcez (PTC), informou que teve Covid e destacou a dedicação que profissionais da Enfermagem tiveram com ele enquanto estava acometido da doença. “Parabéns pelo trabalho que desenvolvem. Continuem firmes, pois precisamos de vocês”, disse. A vereadora Rosana da Saúde (Republicanos), também parabenizou a categoria. “Não sei o que seria de nós sem vocês! Parabéns a todos os profissionais da Enfermagem! Que Deus abençoe todos vocês”, declarou.
“Gostaria de reforçar tudo o que já foi dito aqui e ainda dizer que conheço o trabalho do Coren. Gostaria de parabenizar os profissionais da Enfermagem e destacar que eles precisam de aplausos, mas, precisam muito mais de piso salarial. Quero deixar meus parabéns por toda a mobilização e luta da classe em busca dos seus direitos. Sucesso! Eu acredito na luta de vocês”, assinalou o vereador Marcial Lima (Podemos). Já a parlamentar Karla Sarney (PSD), além de parabenizar os profissionais da categoria, também aproveitou a oportunidade para demonstrar que apoia a luta deles junto à bancada federal. “Quero reforçar que dou meu apoio junto à bancada federal para que haja aprovação do PL 2564”, declarou.
Já Silvana Noely, vereadora do PTB, destacou que terá uma reunião hoje com o senador do Maranhão Weverton Rocha (PDT), e que conversará com ele sobre a questão da aprovação do PL 2564. “Gostaria também de parabenizar a categoria, porque, depois de Deus, devemos nossas vidas a vocês. Obrigada pela dedicação de vocês durante o trabalho”, agradeceu.
“Sou dentista, e minha esposa é enfermeira. Podem ter certeza que conheço a luta de vocês. Os profissionais de Enfermagem são de grande relevância para o país por serem a espinha dorsal da Saúde. Acrescento que causa do piso salarial nacional para categoria, é desta Casa também. Nós, vereadores, damos todo o apoio”, afirmou o vereador Octávio Soeiro (Podemos). Marlon Botão (PSB), tratou de questões semelhantes no discurso. “Estamos juntos pela valorização da categoria. A Câmara de São Luís já avançou no que tange à jornada de 30 horas semanais para profissionais da Enfermagem e, agora, dou meu apoio para que o PL 2564 passe no Senado. Se Deus quiser, este projeto de Lei será aprovado”, assinalou.
Presenças
Também estiveram presentes na solenidade Marcone Vilharins, enfermeiro do Hospital Universitário e representante do Secretário de Saúde do Município, Joel Nunes; Kelly Inaiane Santos, enfermeira e tesoureira do Coren; Beatriz Almeida, enfermeira e conselheira do Coren; Deusdede Fernandes da Silva, secretária do Coren, e Frederico Carneiro, procurador do Coren.
O GRUPO GR abriu processo seletivo para vagas de porteiro na cidade de São Luís. Os interessados devem se cadastrar pelo site https://grupogr.com.br/, no campo Trabalhe Conosco. A candidatura é feita somente online – a empresa não recebe currículos por e-mail ou contato telefônico – e é gratuita, sem custo algum para participar dos processos seletivos. O GRUPO GR oferece treinamentos contínuos e chances de crescimento profissional.
Sobre o GRUPO GR
O GRUPO GR é referência nacional na prestação de serviços especializados de Segurança Patrimonial, Portaria, Controle de Acesso, Bombeiro Civil, Recepção, Limpeza, Segurança Eletrônica e atende condomínios (residenciais e comerciais), indústrias, hospitais, shopping centers, instituições de ensino, sites logísticos, redes de lojas, construtoras, facilities e empresas de vários segmentos em todo o Brasil.
Atuante no mercado, desde 1992, possui sede na capital paulista, um total de 13 filiais no país e emprega hoje mais de 11 mil pessoas.
Othelino com o governador Flávio Dino e outras autoridades, durante o ato de entrega das cestas básicas
O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), participou, nesta segunda-feira (17), no Palácio dos Leões, da entrega de cestas básicas a municípios maranhenses, no âmbito do programa ‘Comida na Mesa’, executado pelo Governo do Estado. O ato foi conduzido pelo governador Flávio Dino.
Ao todo, foram entregues 12.478 cestas básicas, distribuídas entre os municípios de Bacabal, Bela Vista, Bom Lugar, Conceição do Lago Açu, Lago Verde, Olho d’Água das Cunhãs, Pio XII, Santa Inês, São Luís Gonzaga e Satubinha. Com essa etapa, 50 cidades maranhenses já foram contempladas pelo programa.
Othelino destacou a parceria entre o Legislativo e o Governo do Estado nesta ação por meio da destinação, pelos deputados, de emendas parlamentares para a aquisição das cestas básicas.
“Esse é o caminho. Uma união de esforços para ajudar a população do Maranhão. Passamos por um momento de muitas dificuldades, não só em razão dos problemas de saúde que a pandemia provoca nas pessoas, mas também pelos impactos indiretos no emprego e na economia. Por isso, essas ações são fundamentais para superarmos essa crise”, assinalou o chefe do Parlamento Estadual.
Também participaram da cerimônia de entrega os deputados estaduais Roberto Costa (MDB), Detinha (PL), Paulo Neto (DEM) e Ana do Gás (PCdoB); além do vice-governador Carlos Brandão; do senador Weverton Rocha (PDT); do deputado federal André Fufuca (PP); e do secretário de Estado da Agricultura Familiar (SAF) e coordenador do programa, Rodrigo Lago.
Apoio
Presidente da Assembleia atento ao discurso de Flávio Dino, que falou sobre o avanço do programa a cada semana, garantindo alimentação na mesa de quem mais precisa
O governador Flávio Dino afirmou que o programa segue avançando a cada semana, garantindo alimentação na mesa daqueles que mais precisam. “O governo não se preocupa apenas em combater a pandemia, mas também a fome no Maranhão”, ressaltou.
O deputado Roberto Costa parabenizou o governador Flávio Dino pela execução do programa que, segundo ele, é fundamental na vida de muitos maranhenses. “Nesta pandemia, muitas famílias perderam suas rendas e estão com dificuldade na alimentação. Por isso, as ações, que o governo tem feito para apoiá-las, resgata a dignidade dessas famílias”, disse.
O senador Weverton Rocha também elogiou a iniciativa. “É preciso levar comida a quem está com fome e gerar emprego a quem está desempregado. Nesse sentido, ações como essa, que o governo Flávio Dino está tendo, têm o apoio de toda a bancada e de toda a sociedade”.
O titular da SAF e coordenador do programa, Rodrigo Lago, destacou o investimento na agricultura familiar. “É uma ação que garante renda ao agricultor e agricultora e, por outro lado, garante comida na mesa de quem está precisando”, completou.
O prefeito de Santa Inês, Felipe dos Pneus, frisou o impacto positivo do programa em milhares de famílias. “O nosso município foi contemplado com 3.400 cestas básicas, que vão beneficiar mais de 3 mil famílias. Só temos a agradecer pelo olhar voltado à nossa Santa Inês”, declarou.
Deputado Wellington do Curso cumprimenta feirantes em mercado de São Luís
O deputado estadual Wellington do Curso protocolou indicação solicitando que o Governo do Estado e a Prefeitura de São Luís inclua trabalhadores do comércio, feirantes e produtores rurais no grupo prioritário de vacinação contra à COVID-19.
Ao justificar a solicitação, o parlamentar destacou que feirantes e comerciários são trabalhadores essenciais e estão mais expostos à contaminação devido ao contato com diversas pessoas diariamente e a utilização do transporte público para se deslocar para o trabalho.
O parlamentar visita estabelecimento comercial e constata cumprimento de medidas sanitárias
“Comerciários, feirantes, bem como produtores rurais, são trabalhadores essenciais, responsáveis pelo abastecimento de alimentação, produtos e serviços para a população. Desde o início da pandemia, supermercados e feiras, por exemplo, nunca paralisaram suas atividades. Além disso, essas categorias são fundamentais para o equilíbrio da economia em nosso Estado. Diante disso, protocolei indicação solicitando ao Governo do Estado e a Prefeitura de São Luís, que inclua comerciários, feirantes e produtores rurais no grupo prioritário de vacinação contra à COVID-19. Essas profissões, estão, diariamente, em contato próximo com as pessoas e, mesmo com os cumprimentos dos protocolos sanitários de combate à pandemia nos estabelecimentos comerciais e nas feiras, essas pessoas estão mais expostas à contaminação, inclusive no transporte público que é o meio de transporte mais utilizado por esses trabalhadores. Por fim, acreditamos que a imunização desses trabalhadores será fundamental para conter a disseminação do coronavírus no Maranhão, tenho em vista que grande parte da população trabalha no comércio. Já fui feirante e sei que essas pessoas estão sempre trabalhando, dispostas para levar o que há de melhor para os consumidores”, disse Wellington.
Cerimônia reuniu dezenas de catadores no auditório da Prefeitura de Caxias
O evento de entrega dos cartões para 17 catadores que integram a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis ocorreu no auditório da Prefeitura de Caxias (MA). Os trabalhadores estão sendo contemplados com o Auxílio Emergencial do Programa Estadual de Incremento à Renda dos Catadores Maranhenses (auxílio emergencial) no valor de R$ 400,00 até o mês de dezembro de 2021, que visa ajudar esse segmento à enfrentar as adversidades sociais decorrentes da pandemia da Covid-19.
“Vai ser importante, porque estamos seguros até dezembro. A pandemia atrapalhou 90% o nosso trabalho. Nós não estamos conseguindo encontrar a matéria prima para nossa produção. Essa ajuda vem em boa hora”, disse seu Damião Gomes, catador.
“Ficou complicado, porque não podemos sair para lugar nenhum, temos medo de adoecer com essa doença. A gente tem que se proteger. Com essa ajuda vai ficar melhor”, frisa Rôse Maylane, catadora.
Caradorea exibe documento que dá direito a receber o benefício concedido pelo poder público
“O Inasa trabalhou para a fundação da associação, porque esse é um trabalho que vem de longa data. Nós conseguimos formalizar a associação, que agora está possibilitando que eles recebam este benefício”, destaca Luis Neves, representante do Inasa.
A solenidade contou com a presença do secretário estadual do Trabalho e Economia Solidária, Jowberth Alves; Amanda Gentil, assessora Especial da Prefeitura de Caxias; Kiara Braga, secretária municipal Adjunta da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social; além de representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil e Secretaria Municipal do Trabalho e Economia Solidária.
“Temos trabalhado junto ao poder público e a sociedade para a adoção de políticas públicas. Com este programa mais de 800 famílias foram assistidas. Estamos atuando em 40 municípios com mais de 3 mil catadores. Hoje, estamos beneficiando 17 pessoas com o auxílio”, frisa Jowberth Alves, secretário estadual do Trabalho e Economia Solidária.
“É muito importante dar visibilidade para as classes mais necessitadas da nossa cidade e do nosso Estado. Fico feliz com a presença do Governo do Estado, por essa parceria com o município, de poder está ajudando os nossos catadores com o auxílio emergencial de R$ 400,00 até dezembro, que ajuda a proporcionar uma vida melhor, e a colocar comida na mesa”, afirma Amanda Gentil, assessora especial da Prefeitura de Caxias (MA).
Secretário de Estado de Trabalho e Economia Solidária, Jowberth Alves destacou o potencial do programa de gerar renda para os catadores
O edital para cadastramento dos catadores de resíduos sólidos, vinculados a associações e cooperativas, conforme previsto pela Lei Estadual Nº 11.380, foi realizado pelo governo do estado. O pagamento do auxílio emergencial é feito pela Secretaria de Estado do Trabalho e Economia Solidária (Setres), de forma prioritária aos beneficiários do Projeto Pró Catador. O Programa de Renda dos Catadores Maranhenses é uma proposta de cooperação entre poder público e catadores de materiais recicláveis, com o objetivo de apoiar esses trabalhadores no enfrentamento às adversidades sociais decorrentes da pandemia da Covid-19.
Atuação
Os catadores de resíduos sólidos atuam nas atividades de coleta seletiva, triagem, classificação, processamento e comercialização de resíduos reutilizáveis e recicláveis, contribuindo de forma significativa para a cadeia produtiva da reciclagem e preservação do meio ambiente.
“Nós estamos fazendo o incremento da estrutura das cooperativas. O município de Caxias vai doar o galpão para fazer a coleta seletiva no município e selecionar esses produtos para que gerem renda para essas famílias de catadores. O programa atende mais de 70 pessoas em Caxias (MA)”, destacou Jowberth Alves, secretário estadual do Trabalho e Economia Solidária.
“Além disso, a parceria do Estado com o município é importante, porque o município está doando um galpão para melhorar as condições de trabalho desses catadores. E, o governo do Estado está doando caminhão e EPI’s, com isso vai ajudar muito o trabalho dos nossos catadores de materiais recicláveis”, frisa Amanda Gentil, assessora especial da Prefeitura de Caxias (MA).
Catador beneficiado mostra documento que oficializa.o auxilio na pandemia
Por meio de parceria com a Prefeitura de Caxias, o trabalho junto aos catadores está avançando com a organização das pessoas em um espaço, onde será possível a separação adequada do material recolhido do lixão controlado de Caxias (MA).
“O benefício vai ser muito bom, e em nome da associação eu agradeço ao governo, porque vai ajudar muito aos catadores. Já possuímos o galpão, agora temos a garantia de receber o caminhão e os EPIs”, afirma Michele Henrique, presidente da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis.
“O Programa Pró Catadores, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social está acompanhando desde o início. O município além do suporte está entrando com o galpão, onde será um local mais salubre para que eles possam estar executando o trabalho” afirma Kiara Braga, secretária municipal adjunta de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS).
Comentários