Fiscalização do INMETRO em táxis de Paço do Lumiar ocorrerá em Paço do Lumiar ocorrerá por 12 anos
Entre os dias 23 de agosto e 3 de setembro estão sendo realizados em Paço do Lumiar, exames de aferição de taxímetros para motoristas de taxi de todo o município. A ação acontece na região do Maiobão, próximo ao Clube da Assembleia em parceria entre a Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semur) e o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).
Taxistas aprovados no teste, recebem o certificado de verificação e têm direito à renovação de alvará, isenção do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e também do Imposto Sobre Produtos Industrializados-IPI na compra de automóveis.
Fiscal verifica documentação em procedimento de aferição de taxímetro em Paço do Lumiar
O secretário municipal de Mobilidade Urbana de Paço do Lumiar, Pádua Nazareno, falou sobre a importância da iniciativa para o transporte de passageiros no município: “Com a aferição de taxímetros, ganham os proprietários desses veículos e também a população, que tem transporte seguro e agora nossos taxistas podem realizar a aferição em nosso município, isso estimula os condutores a se regularizar e a população a utilizar os táxis para se locomover no município”.
Prefeito Dr. Julinho obtém informações técnicas sobre obra de reforma da escola municipal do bairro Miritiua
A Prefeitura de São José de Ribamar tem realizado diversas obras nesses quase oito meses de gestão e intensificou as obras estruturais, como parte do programa Cidade em Obras.
Na oportunidade, o prefeito Dr. Julinho acompanhou de perto todas as obras. A visita começou pela Reforma da escola municipal do Miritiua.
Além disso, o prefeito vistoriou a construção da escola com 12 salas no Residencial Nova Terra, reforma da Praça da Juventude do Nova Terra, reforma da creche do Nova Terra, construção da creche da Vila São Luís, reforma do SAMU, reforma e ampliação da Escola Leda Tajra.
Dr. Julinho e comitiva inspecionam construção de uma escola com 12 salas de aulas no Residencial Nova Terra
O Viva da Matinha também foi vistoriado e os serviços de recuperação de ruas no Jardim Tropical.
A Prefeitura de São José de Ribamar não para e tem intensificado o programa Cidade em Obras, com o compromisso de trabalhar e oferecer a melhor infraestrutura aos ribamarenses.
Aula ministrada por Dr. Gutemberg abordou “Os desafios do ensino e da pesquisa na saúde, no cenário pós – pandemia”
A arte de lecionar faz parte da vida do médico e vice-presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Dr. Gutemberg. Professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e membro da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores, Dr. Gutemberg foi convidado para ministrar aula no 2° Encontro do Mestrado em Saúde Pública, do Instituto Daniel de La Touche.
A aula, que teve como temática “Os desafios do ensino e da pesquisa na saúde, no cenário pós-pandemia”, proferida pelo médico Dr. Gutemberg, aconteceu no sábado (21), na sede do instituto, no bairro São Francisco.
Durante a aula, Dr. Gutemberg fez uma breve explanação dos ensinamentos que as primeiras pandemias – peste negra (século XIV); cólera (1817); gripe espanhola (1918) – deixaram para a humanidade. “A pandemia do novo coronavírus trouxe à tona muitas coisas que estavam adormecidas. Mostrou que precisamos ter planejamento estratégico e investir em ciência e tecnologia. Além de potencializar o SUS e priorizar seus servidores. A visão de gestão não é só do presente, mas também do futuro. Temos que ter previsão e ser proativos, sempre”, defendeu.
Autor do livro “Desafios na Gestão da Saúde Pública no Sistema Único de Saúde – SUS”, Dr. Gutemberg enfatizou, ainda, a importância da capacitação de profissionais para lidar com as soluções digitais e enfrentar os desafios do SUS.
“O nosso SUS é fantástico. Mas precisa de reajuste na gestão e no financiamento. Temos que desvendar os segredos da esfinge e buscar a excelência. Conhecer as novas tecnologias de informação, como a Ciências de Dados (Big Data), usar ferramentas mais práticas, como os prontuários eletrônicos e outras”, analisou.
Dr. Gutemberg ao lado da Dra. Daniele Cabral Cruz, coordenadora do Mestrado do Instituto Daniel de La Touche, e do presidente do Coren-MA,, José Carlos Júnior
Para Dr. Gutemberg, foi uma honra receber o convite do Instituto Daniel de La Touche, por meio da coordenadora do Mestrado, a Dra. Daniele Cabral Cruz. “É sempre uma felicidade compartilhar conhecimento e aprender também. Agradeço ao Instituto Daniel de La Touche, que tem excelência no ensino. Esse mestrado é fundamental. Fiquei feliz de encontrar colegas de profissão em sala de aula, como o presidente do Conselho Regional de Enfermagem, José Carlos, e outros amigos da saúde”, agradeceu.
Dr. Gutemberg afirmou que saiu satisfeito e com a certeza de que os profissionais vão aplicar os conhecimentos na prática. “Chamei a atenção da importância que eles terão na saúde pública brasileira. Isso, independente do caminho que virão a seguir, seja na pesquisa, ensino, gestão ou empreendedorismo. O importante é que com essa capacitação, nós teremos profissionais mais habilitados na reconstrução do nosso país no cenário pós-pandemia. No momento em que a pandemia pede recolhimento, esses profissionais estão aqui, se reinventando e buscando conhecimento para ajudar o próximo. Esse é o segredo do sucesso”, finalizou Dr. Gutemberg.
O médico Dr. Gutemberg Araújo é mestre em Cirurgia do Aparelho Digestivo pela Universidade Federal Fluminense (UFF), doutor em Cirurgia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e membro da Academia Maranhense de Medicina.
A prefeita Paula Azevedo, o vice-governador Carlos Brandão, demais autoridades e lideranças populares no ato de inauguração da ponte
Depois de décadas de espera, a Rua Itatuaba, que passa pelo Rio Grande na região do Iguaíba agora tem trafegabilidade durante todos os meses do ano, a ponte Boca Rica, construída em estrutura de concreto reforçado com 12 metros de comprimento, por seis de largura, é resultado da parceria entre a Prefeitura Municipal de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura-SEMIU e o Governo do Estado do Maranhão, pela Secretaria de Estado das Cidades-SECID.
A prefeitura Paula e as demais autoridades observam a placa com as informações sobre a importante obra
A inauguração da ponte aconteceu no último sábado(21), com a presença do vice-governador do Estado do Maranhão, Carlos Brandão(PSDB); da prefeita de Paço do Lumiar, Paula Azevedo(PCdoB), do deputado federal Bira do Pindaré(PSB) e do presidente da Agência Executiva Metropolitana-AGEM, Lívio Corrêa, além dos vereadores Paulo Henrique (Avante), Wellington Sousa (PSB), Drielle da Pindoba (Republicanos), Alexsandra Garcia (Rede) e lideranças comunitárias da região.
A prefeita Paula Azevedo falou sobre a obra e a homenagem prestada a Boca Rica, líder comunitário que inspirou o nome da ponte: “Quando viemos aqui pela primeira vez, encontramos uma realidade muito difícil, até arriscada para os moradores, agora a ponte garante trafegabilidade o ano todo. Com a obra, aproveitamos para homenagear o líder Boca Rica, representante conhecido, uma importante figura na região”, destacou.
A ponte Boca Rica passa sobre o Rio Grande e foi construída em estrutura de concreto reforçado com 12 metros de comprimento por seis de largura,
O vice-governador Carlos Brandão, destacou que o trabalho no Iguaíba vai continuar: “A ponte é um grande benefício, mas estamos fazendo a estrada Pindoba-Iguaíba e vamos continuar com obras na região, incluindo os acessos para a ponte Boca Rica, afinal não adianta construir tudo isto, se não houver acesso de qualidade, então nós iremos garantir acessibilidade e calçamento para as vias mais importantes da região”, afirmou.
Daniella Andrade recebe título por atuação humanitária e voz na luta pelo direito da mulher
A homenageada, Daniella Andrade, recebe os cumprimentos do vereador Marlon Botão (PSB)
A psicóloga, empresária e mais nova cidadã de São Luís, Daniella Andrade da Costa, recebeu em cerimônia de concessão e honraria, o título de Cidadã Ludovicense. A homenagem ocorreu no plenário Simão Estácio Da Silveira, na Câmara Municipal e contou com a presença de autoridades e amigos.
A carreira de Daniella começou bem cedo, aos 16 anos de idade, quando deixou a cidade de Bacabal, interior do Estado, e veio para a capital São Luís concluir os estudos. Iniciou em 2006, aos 23 anos, sua trajetória como empreendedora na área da saúde corporativa, e alguns anos depois, teve a ideia de incluir atividades de bem-estar para grandes empresas, entre as quais destacam-se: Coca-Cola, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, SEBRAE, SESI, Equatorial, Fiema e alguns hospitais particulares de médio e grande porte.
Sendo reconhecida por suas contribuições sociais por meio do associativismo, a empresária tem uma extensa luta de trabalho e dedicação a projetos sociais e em defesa do direito da mulher. Foi o que levou o vereador e autor do projeto Raimundo Penha (PDT) a conceder o título de Cidadã Ludovicense à Daniella Andrade.
Daniella Andrade ao lado do Vice Diretor do Centro de Lançamento de Alcântara, Glauco Dos Santos e da Promotora Doracy Moreira
“Eu escolhi a Daniella por conhecer a seriedade do trabalho prestado em favor da nossa cidade. A conheci quando ela era madrinha da Cruz Vermelha no Maranhão, e pude presenciar vários momentos de intervenção e esforço em favor das comunidades assistidas por ela, além do grande trabalho ofertado para mulheres e jovens”, destaca o vereador.
A empresária se tornou uma voz ativa na defesa do direito das mulheres. A presidente do Instituto Mulher Maranhense e ex-vereadora Bárbara Soeiro, prestigiou o evento, e contou como a entrega deste título é importante para as mulheres.
“O título só reforça aquilo que já considero. Daniella é uma mulher forte e de grande respeito. Uma ativista social que realmente nos representa, este título é motivo de celebração para todas as mulheres que a acompanham. Estivemos juntas em várias oportunidades e seu discurso nunca mudou, sua grande causa é ajudar o próximo”, disse a presidente, Bárbara Soeiro e amiga de Daniella.
Condessa Daniella Andrade ao lado do vice-presidente da Cruz Vermelha, Nicholas Moreira e do vereador Marlon Botão (PSB)
Durante a cerimônia, a homenageada fez um discurso emocionante de agradecimento, e dedicou o título aos pais, que faleceram há pouco mais de dez meses.
“Continuarei seguindo firme na criação que tive, o que para mim, é motivo de muito orgulho. Dedico esse título à memória dos meus pais, com quem aprendi verdadeiramente a ser humana. O meu carinho e responsabilidade por essa cidade só aumentam a partir de agora. Ninguém chega a lugar nenhum sozinho, estou grata a todos que participaram desse momento comigo”, disse.
Madrinha Humanitária da Cruz Vermelha
Daniella Andrade é oficialmente madrinha humanitária com título de Condessa da Cruz Vermelha no Maranhão, principal instituição reconhecida pelo governo brasileiro como sociedade de socorro voluntário, autônoma, auxiliar dos poderes públicos e, em particular, dos serviços militares de saúde, bem como única sociedade nacional autorizada a exercer suas atividades em todo o território do Brasil.
Na sexta-feira, 13 de agosto, no auditório da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, ocorreu a solenidade de posse para os conselheiros da Cruz Vermelha Brasileira Maranhense. Na ocasião, a conselheira e, então presidente da pasta de saúde da entidade, Daniella, recebeu o mandato por mais quatro anos. Durante o evento, o Presidente da instituição no Maranhão, Carlos Rangel, destacou a relevância da Condessa para os trabalhos desenvolvidos.
Daniella Andrade recebendo o título das mãos do vereador Raimundo Penha (PDT), ao lado dos parlamentares Daniel Oliveira (PL) e Álvaro Pires (PMN) e da Presidente do Instituto Mulher Maranhense Bárbara Soeiro
“Para nós é motivo de muita honra ter a Daniella Andrade como uma das nossas vozes. Ela é dirigente de um grupo de trabalho que eleva a sociedade como um todo. O seu papel como Condessa para a Cruz Vermelha é primordial, a relação dela para com o mundo empresarial fortifica e frutifica dentro das nossas ações. Ela é acima de tudo, um exemplo de mulher”, destacou Carlos Rangel.
Para a madrinha humanitária, este é apenas o começo de uma grande história, escrita com garra, força, humildade e muita determinação.
“A Cruz Vermelha me abraçou, é uma segunda casa para mim, a minha maneira de retribuir é servindo e dando sempre o meu máximo, apoiando e sendo voz para essa enorme missão”.
Policiais rodoviários federais em ação de fiscalização em trecho da BR-135, em São Luís
O boletim com as ocorrências mais relevantes registradas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Maranhão nesse domingo (22) relata um caso que mostra que o bandidos não poupam ninguém em suas empreitadas criminosas. Nem mesmo operários em pleno serviço escapam do ímpeto e da audácia dos ladrões na hora de escolher suas vítimas.
Abaixo, o relato da ocorrência registrada e relatada à imprensa pela PRF:
Por volta das 15h de domingo (22), no KM 18 da BR-135, próximo ao elevado da Alumar, em São Luís, ocorreu um assalto a uma equipe de trabalhadores que laboravam na BR fazendo serviços às margens da rodovia.
Eles foram assaltados por três elementos armados com pistolas, que levaram dos envolvidos os celulares e porta cédulas. Após o fato, os elementos entraram no matagal. Enquadramento: roubo.
Uma equipe PRF foi ao local no sentido de identificar e prender os criminosos ou encontrar os pertences das vítimas, mas não obteve sucesso.
Em postagem nesse domingo (22), em sua conta no Twitter, o Exercício divulgou imagens de uma frente de trabalho militar na rodovia, cuja competência legal é do Governo do Estado. A MA-034 tem importância estratégica, pois interliga municípios do leste maranhense e dá acesso a outras regiões do Maranhão.
A obra em execução pelo Exército na rodovia estadual maranhense segue em ritmo intenso, com celeridade e de acordo com todos os parâmetros técnicos. Trata-se de uma ação concreta da União para melhorar a mobilidade no Maranhão, não uma mera bravata de quem é incapaz de cumprir suas próprias obrigações e busca apenas os holofotes, sem qualquer mérito.
Comentários