Título de regularização fundiária é entregue em estabelecimento comercial ribamarense
A Prefeitura de São José de Ribamar, por meio do Programa Agora é Meu, entregou 718 títulos de regularização fundiária a famílias ribamarenses na primeira etapa do programa.
Mas a prefeitura não para e segue cuidando da sua gente, tanto que já deu início à segunda etapa do programa realizado pela Secretaria Municipal de Regularização Fundiária (Semref), que entregará mais 800 títulos de regularização.
Servidora da Prefeitura de São José de Ribamar entrega título de posse a cidadão em sua propriedade
“Tenho certeza de que vamos continuar com a mesma vontade e foco. É com muito carinho e amor aos ribamarenses que iniciamos o nosso trabalho e vamos alcançar o máximo de pessoas possíveis no município”, destacou o secretário da Semref, Giancarlo Massete.
As famílias que estão recebendo esse título de posse são famílias que moram a mais de cinco, dez e vinte anos no município.
Moradora de São José de Ribamar assina documentação para receber seu título de regularização fundiária
“Estamos felizes pelo belo e incansável trabalho que estamos realizando. Lembrando que também já expedimos, até este momento, mais de 500 certidões de reconhecimento e legitimação de posse, que é o mesmo processo de Regularização, sem a expedição do título”, disse o secretário.
Cada dia mais perto de abandonar o barco, Flávio Dino deixará rastro de miséria no Maranhão, como atestam as estatísticas oficiais
Mais um indicador econômico comprova o fiasco administrativo de Flávio Dino (PSB), que ainda assim ousa se apresentar como paladino da política local e nacional em arroubos midiáticos diários. Há quase sete anos no poder, o ex-comunista e agora socialista empurrou o Maranhão para a posição vexatória de estado com maior número de pessoas sobrevivendo com renda inferior a um salário mínimo. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De acordo com o levantamento oficial, nada menos do que 74% dos maranhenses têm ganho mensal abaixo do salário mínimo, que atualmente é de R$ 1.100,00 (mil e cem reais). É mais um dado a jogar por terra a promessa feita por Flávio Dino, da sacada do Palácio dos Leões, em 1° de janeiro de 2015, quando tomou posse para exercer o primeiro mandato, de que durante o seu governo reverteria as taxas de pobreza extrema no estado e de que nenhuma cidade do Maranhão figuraria no ranking nacional dos 10 municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) ao fim da sua gestão.
Lamentável constatar que no penúltimo ano do segundo mandato de Flávio Dino, a miséria continue assombrando milhões de famílias maranhenses e, em vez de recuar, tenha se agravado. Pior ainda é saber que daqui a menos de cinco meses, o governador deixará o cargo para concorrer a uma vaga no Senado Federal, como ele próprio já anunciou. Será, portanto, a confirmação do insucesso.
É improvável que Flávio Dino venha a público fazer qualquer confissão de culpa ao deixar o poder. O discurso será exatamente o inverso, já que ele estará em plena campanha para voltar ao Congresso Nacional (foi deputado federal de 2007 a 2011). Com seu ego inflado, incapacidade de autocrítica e municiado por seus marqueteiros, repetirá que seu governo foi um tempo virtuoso, propagando uma realidade que as estatísticas desmentem.
Para os maranhenses, ficará a sensação de que aquele em quem depositaram suas esperanças por duas eleições majoritárias consecutivas falhou na missão a qual se propôs. E abandonará o barco em meio à tempestade, escancarando sua covardia diante do fracasso.
Confira o ranking do estados cujas populações sobrevivem com mais ou menos de um salário mínimo por mês:
Para Paulino Delmar, os maiores desafios serão a construção de um planejamento estratégico com a participação de todos os diretores e conselho de representantes, uma gestão moderna e democrática focando na unificação da categoria econômica
O presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Maranhão, Paulino Delmar Pereira, à frente do SINEPE-MA pelo terceiro mandato consecutivo e com mais de 30 anos dedicados à atividade sindical foi escolhido para comandar também a maior e mais importante entidade representativa das instituições de ensino particular do Brasil, a Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino, CONFENEN. Eleito por aclamação, Paulino Delmar foi reconhecido pela sua contribuição ao ensino particular no país.
O processo de eleição para as Diretorias, Conselho Fiscal e demais órgãos da Confenen para mandato até novembro de 2025 foi encerrado em 21 de outubro. Vinte e três (23) entidades filiadas estavam em condições de votar apurando-se o total de 36 votos.
A entidade é a legítima representante da rede particular de ensino no Brasil e atua debatendo e defendendo a qualidade da educação privada no país.
Para Paulino Delmar, os maiores desafios serão a construção de um planejamento estratégico com a participação de todos os diretores e conselho de representantes, uma gestão moderna e democrática focando na unificação da categoria econômica.
“Vamos fazer uma gestão moderna e democrática para consolidar a atuação da entidade”, afirmou Paulino Delmar.
A solenidade de posse dos novos membros da Diretoria, Conselho Fiscal e demais órgãos acontecerá no próximo dia 17, no Auditório do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras – CRUB, em Brasília.
A cerimônia será transmitida pelo canal da Confenen no Youtube.
DIRETORIA ELEITA
Presidente: Paulino Delmar Rodrigues Pereira – MA
1º Vice-Presidente: Arnaldo Cardoso Freire – GO
2° Vice-Presidente: José Sebastião dos Santos Filho – SE
3° Vice-Presidente: José Ricardo Dias Diniz- PE
Diretora-Secretária: Anna Gilda Dianin – MG
Diretor-Tesoureiro: Cláudio Vinícius Dornas – MG
Diretor-Adjunto: Jorge de Jesus Bernardo – GO
Diretor-Adjunto: Flávio Dani Franco – MG
Diretor- Adjunto: José Joaquim Macedo – SE
Diretor- Adjunto: João Luiz Cesarino da Rosa – RS
Diretor- Adjunto: Marcelo Rodrigues de Siqueira – PI
Diretor- Adjunto: Maria Tereza Lauria Barboza – RJ
CONSELHO FISCAL
Conselheiro Fiscal: Ricardo Furtado -RJ
Conselheiro Fiscal: Mauro Grimaldo da Silva – MG
Conselheiro Fiscal: Maria Augusta de Sena – BA
Conselheiro Fiscal (suplente): Renir Silva Lima Damasceno – SE
Conselheiro Fiscal (suplente): Flávio Lupi – SP
Conselheiro Fiscal (suplente): Lavínia Suely Dorta Galindo – AL
Kaio Saraiva e a vice, Tatiana Costa, são carregados por apoiadores na comemoração da vitória
Kaio Saraiva é o novo presidente da OAB-MA. O resultado da eleição saiu agora há pouco. O advogado fez uma campanha propositiva, pautada no diálogo e na coletividade, de norte a sul do Estado.
Kaio Saraiva recebe abraço emocionado, enquanto o atual presidente,.Thiago Diaz vibra com a vitória
Ele conquistou os votos dos advogados pela segurança do trabalho realizado junto à atual gestão de Thiago Diaz e pelas propostas factíveis em prol da advocacia maranhense. O candidato terá ao seu lado como vice a advogada Tatiana Costa, atual presidente da Comissão da Mulher e da Advogada.
Centenas de advogados se reuniram no auditório da OAB/MA para festejar a eleição de Kaio Saraiva
“Percorremos todo o estado e dialogamos com a advocacia sobre avanços e demandas. Por onde passei, recebi o carinho e o apoio de colegas advogadas e advogados do Maranhão. Vamos caminhar juntos para avançarmos muito mais com uma OAB altiva e independente”, disse.
A prefeita Paula Azevedo e a comitiva do Governo do Estado em visita ao HortCanaã, polo de plantio, colheita e industrialização de cacau em Paço do Lumiar
A Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, e Governo do Estado realizaram a entrega de 2,5 toneladas de pescados nesta segunda-feira (15) nos bairros Vila Cafeteira e Armindo Reis. A entrega foi realizada mediante o programa estadual Comida na Mesa que distribuiu pescados para mais de 1.200 família luminenses.
A prefeita Paula Azevedo e o vice-governador, Carlos Brandão, entregam pescado q morador
Além dos pescados entregues no feriado da Proclamação da República, também devem serem entregues 7,5 toneladas de peixes para os luminenses graças a parceria realizada entre os poderes municipal e estadual. Ao todo 21 comunidades foram beneficiadas, são elas: Vila Cafeteria, Luiz Fernando, Nova Vida, Parque Novo Horizonte, Loteamento Silvana, Conjunto Habitar, Abdalla I e II, Jardim das Mercês, Cajueiro, Nova Esperança, Armindo Reis, Novo Horizonte, Todos Os Santos, Sol Nascente, Pôr do Sol, Jerusalém I e II, além do bairro Zumbi dos Palmares.
As autoridades na área onde será construído o Porto de Timbuba
A distribuição dos pescados contou com a presença de autoridades municipais e estaduais, como a prefeita de Paço do Lumiar, Paula Azevedo, o vice-governador, Carlos Brandão, o vice-prefeito, Inaldo Pereira, secretários, vereadores da cidade e lideranças comunitárias.
“Nós já realizamos a entrega de 4.700 cestas, que foram distribuídas para as comunidades mais carentes da cidade, e hoje estamos distribuindo os pescados para ajudar os nossos luminenses. A falta da comida abala muito a estrutura da família e hoje nos mobilizamos para diminuir um pouco esse impacto. Agradeço a parceria do Governo do Estado porque juntos contribuímos para que essas famílias possam ter comida na mesa”, enfatizou a prefeita Paula Azevedo.
Brandão e Paula Azevedo trocam abraço afetuoso durante a visita do vice-governador a Paço do Lumiar
“A gente precisa nesse momento de dificuldade financeira dar um apoio às famílias carentes. Esse programa garante a comida na mesa dos maranhenses e hoje temos o prazer de entregar esses pescados as comunidades de Paço do Lumiar”, afirmou o vice-governador, Carlos Brandão. Após a entrega dos pescados, autoridades municipais e estaduais foram até o HortCanaã, polo de plantio, colheita e industrialização de cacau no município.
A prefeita Paula Azevedo acompanhou a comitiva do governo estadual em mais um compromisso da agenda em Paço do Lumiar
A tour pela cidade e pelas obras realizadas encerrou no Porto do Timbuba, um dos seis portos que estão sendo construindo em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cidades e Desenvolvimento Urbano.
“Paço do Lumiar tem sido muito agraciada com obras ao longo dos últimos anos, essa parceria tem beneficiado diretamente os luminenses que em breve contarão com novos portos, mais asfalto, maternidade e muito mais”, enfatizou Carlos Brandão.
O vice-governador, Carlos Brandão, conhece detalhes do projeto de construção do Porto de Timbuba
“Hoje aproveitamos a vinda do vice-governador para vistoriar a obra do Porto do Timbuba, que em breve deve ser inaugurado. Essa obra proporcionará dignidade, melhores condições de trabalho e fará desse ponto da cidade destino turístico”, disse a prefeita Paula Azevedo.
Depois de 25 dias de arrecadação, os idosos do Asilo de Mendicidades receberão kits de higiene pessoal
Cadela Paola durante sua festa de aniversário. (Fotos: divulgação/Kethlen Mata)
Em comemoração ao aniversário de 3 anos da cadela Paola, o PetMania realizou uma campanha solidária. Desde o dia 22 de outubro, a empresa arrecadou doações dos seus clientes para comprar itens de higiene pessoal – que serão destinados aos idosos do Asilo de Mendicidades. No último sábado, (13), aconteceu a culminância da ação.
Além da doação em dinheiro, os clientes também puderam ajudar fazendo o donativo do kit de higiene já pronto. Mesmo com o encerramento da ação no último sábado, as três unidades (Avenida Daniel de Latouche, Renascença e Mário Andreazza) do PetMania continuarão recebendo contribuições. Ainda nesta semana, será feita a entrega dos kits.
Aniversário da Paola
A ocasião teve direito a bolo, decoração, docinhos e convidados pets, tudo isso para celebrar mais um aniversário da cadela. Pelo seu tamanho, elegância e carisma que ganha a todos, Paola tornou-se mascote da campanha – que já está no seu terceiro ano consecutivo.
“Como ela é grande, bonita, todo mundo a admira. Então surgiu a ideia de realizar o aniversário e com isso o desejo de contribuir com instituições que necessitam. Todos os anos a gente ajuda alguma organização daqui de São Luís”, afirma a empresária Melissa Minohara.
Itens doados para a AMADA durante a campanha solidária
O tema escolhido para a festa foi a princesa Branca de Neve, tudo a ver com ela, não é mesmo? E não bastou a decoração caprichada inspirada na animação infantil, Paola também se vestiu a caráter e chamou a atenção de clientes e pessoas que passaram pelo local.
Durante o aniversário da Paola, a Associação Maranhense em Defesa dos Animais (AMADA) também foi agraciada com várias doações para os animais que mantém. Ração, itens de higiene para pets, vouchers e mais.
“E ano que vem faremos de novo, pois o nosso intuito é ajudar quem de fato precisa, sendo asilos, ONGs. O objetivo é sempre contribuir”, frisa a empresária.
Em 2020, o PetMania fez doações para a Fundação Antonio Dino – entidade filantrópica que tem o trabalho voltado a portadores de câncer, em especial, os mais carentes. Melissa conta que as instituições beneficiadas sempre são escolhidas com muito cuidado para garantir a ajuda para quem realmente precisa.
Os produtores da Festa da Música no Maranhão, Emanuel Jesus e Ellen Soares, ladeando o gerente Hubert Oliveira e Sérvio Túlio, presidente da Equatorial Maranhão, patrocinadora do evento
A cena cultural maranhense vivenciará uma grande retomada com a ampla programação da Festa da Música no Maranhão – FMM & Prêmio Papete 2021; um projeto super especial da Interart Produção Criativa, leia-se Emanuel Jesus e Ellen Soares.
O compositor e produtor cultural Adnon Soares é outro homenageado dessa edição
O evento acontece de 16 a 19 de novembro, e conta com patrocínio da Equatorial Maranhão e Governo do Estado do Maranhão através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Na programação constam Oficinas culturais, programa Nosso Som no YouTube; debates entre artistas, e os grandes destaques que são o Prêmio Papete 2021 com mais de 30 artistas e projetos premiados; e um show aberto ao público que acontece na sexta – feira (19.11) às 20H na Concha Acústica Reynaldo Faray na Lagoa. O cantor e compositor Zeca Baleiro é um dos homenageados do Prêmio Papete; e também atração especial do show da FMM 2021.
Beto Ehonge, produtor, cantor, compositor, produtor cultural Beto Ehonge, que vai receber o Prêmio Papete 2021
“A Festa da Música no Maranhão é acima de tudo a valorização da música maranhense e é isso que a Equatorial Maranhão faz, valoriza o que produzimos aqui. Temos uma grande satisfação em ser apoiadores da música e de artistas maranhenses” declarou o Presidente da Equatorial Maranhão Sérvio Túlio.
O grupo Argumento também na lista dos homenageados do Prêmio Papete 2021
A edição 2021 da FMM marca a beleza, a força e acima de tudo, a resistência da classe artística, que precisou ser mais que resiliente nessa pandemia. A programação completa da Festa da Música no Maranhão & Prêmio Papete 2021 está disponível no site: www.festadamusicama.com.br; e nas redes sociais: @festadamusicama.
Dr. Gutemberg reuniu vários profissionais da saúde para a oferta dos serviços, além de firmar parcerias com a secretaria de saúde do Município, FIEMA, SESI e CEUMA
Em alusão à Campanha Novembro Azul, o vice-presidente da Câmara Municipal de São Luís, o médico e vereador Dr. Gutemberg, com o apoio do presidente da Câmara, vereador Osmar Filho, realiza nesta quarta-feira (17), um evento repleto de ações de saúde para os funcionários e vereadores da casa parlamentar.
O evento acontece das 9h até às 13h, nas dependências da Câmara, e vai ofertar diversas ações com foco na saúde do homem, palestra com orientações sobre o câncer de próstata e outras ações para públicos de diversas idades.
Apesar do mês ser dedicado ao Novembro Azul, vários serviços serão ofertados para públicos de diversas idades.
Serviços que serão oferecidos: consulta com clínico geral, consulta com Urologista; consulta odontológica; consulta com nutricionista; serviços de enfermagem; teste rápido (tipo antígeno) para COVID-19; testes rápidos para HIV, sífilis, hepatite B e C; ações educativas sobre IST/AIDS e Hepatites Virais; distribuição de preservativos e lubrificantes; vacinação (H1N1, Dt, Hepatite B, FA, Tríplice viral); ações educativas sobre COVID-19, câncer de próstata, IST/AIDS e Hepatites Virais, medicamentos da Farmácia Básica.
Dr. Gutemberg reuniu vários profissionais da saúde para a oferta dos serviços, além de firmar parcerias com a secretaria de saúde do Município, FIEMA, SESI e CEUMA.
Médico e professor do curso de medicina da Universidade Federal do Maranhão, Dr. Gutemberg lembra que historicamente os homens buscam menos os serviços de saúde para se cuidar e prevenir doenças.
“Queremos proporcionar um dia diferenciado para os funcionários da nossa Casa Parlamentar. Muito além da prevenção contra o câncer de próstata e a conscientização sobre a doença, a campanha Novembro Azul busca alertar para a importância de os homens cuidarem da saúde durante todo o ano. Vamos quebrar o preconceito e entender cada vez mais que a prevenção é o melhor caminho. Quero agradecer aos nossos parceiros neste evento, prefeito Eduardo Braide, secretário Dr. Joel, a professora Rosângela do Ceuma, e FIEMA e SESI, em nome do presidente Edilson Baldez, vice-presidente Celso Gonçalo e superintendente do Sesi, Dr. Diogo ”, disse Dr. Gutemberg.
O câncer de próstata é o tipo mais comum de câncer entre a população masculina, representando 29% dos diagnósticos da doença no país. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) aponta para 65.840 novos casos de câncer de próstata a cada ano, entre 2020 e 2022.
Diagnóstico e Prevenção Doença silenciosa, em estágio inicial, o câncer de próstata geralmente não provoca sintomas. No estágio avançado pode causar alguns sintomas como: micção frequente, fluxo urinário fraco ou interrompido, vontade de urinar frequentemente à noite (nictúria), sangue na urina ou no sêmen, disfunção erétil, dor no quadril, costas, coxas, ombros ou outros ossos se a doença se disseminou, fraqueza ou dormência nas pernas ou pés.
O diagnóstico é feito por meio de avaliação clínica, exame de toque retal, exame de PSA (sangue) e, em alguns casos, com o auxílio de exames de imagem, como ressonância e ultrassonografia de próstata, além de biópsia guiada (retirada de um pequeno fragmento para análise patológica).
O prefeito Eduardo Braide e o secretário Júnior Vieira entregam cesta com alimentos a idosa
A Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (SEMSA) segue sendo a principal aliada do prefeito Eduardo Braide no combate à fome na capital maranhense. Em mais uma ação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), a prefeitura de São Luís comprou 11 toneladas de alimentos da agricultura familiar.
Foram 400 agricultores da zona rural de São Luís beneficiados com a compra direta de seus produtos. Com isso, foram entregues 450 cestas de alimentos para famílias da Vila Cabral Miranda e região de Pedrinhas.
Esse aumento inédito do PAA em São Luís é fruto dos esforços do secretário Júnior Vieira, titular da SEMSA, que tem cumprido diversas agendas em Brasília, buscando parcerias com o Ministério da Cidadania.
Eduardo Braide destaca a importância da segurança alimentar em que esta será sempre prioridade em sua gestão
Vale lembrar que há cinco anos, o PAA em São Luís atendia apenas 93 agricultores. Com a nova gestão do prefeito Eduardo Braide, 400 agricultores estão sendo beneficiados, e mais famílias estão recebendo alimento de qualidade.
“A ampliação do PAA integra o plano de assistência social da Semsa, que tem o objetivo de minimizar os impactos da pandemia, garantindo às pessoas em vulnerabilidade o atendimento às suas necessidades básicas e condições dignas de sobrevivência. Agradeço ao prefeito Eduardo Braide pela confiança em nosso trabalho. Estamos juntos em busca de uma São Luís melhor para todos”, afirma o secretário Júnior Vieira.
Além da execução da Semsa, são parceiras do PAA: a Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa) e a Secretaria da Criança e Assistência Social (SEMCAS), por meio dos Cras – Centro de Referência de Assistência Social.
O secretário Júnior Vieira dialoga com o prefeito Eduardo Braide sobre as ações do programa
O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma política pública do Governo Federal com duas finalidades: promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar.
Para o alcance desses dois objetivos, o programa compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, além dos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e à rede pública de ensino.
Segundo Wellington, a prefeitura do município não sabe explicar a falta de pagamento dos salários
O deputado estadual Wellington do Curso utilizou suas redes sociais para denunciar o atraso dos salários dos funcionários da saúde que estão paralisando suas atividades por falta de pagamento.
De acordo com o parlamentar, a prefeitura do município não sabe explicar a falta de pagamento dos salários e os trabalhadores estão deixando de exercer suas atividades deixando a população sem serviços básicos.
“Recebemos diversas denúncias sobre o atraso no pagamento dos salários dos funcionários da saúde de Peri Mirim. De acordo com as denúncias, o prefeito Heliezer não paga o trabalhares que agora paralisarão suas atividades por falta de pagamento é a prefeitura tem qualquer justificativa para o problema. A paralisação das atividades já atinge diretamente a população do município que está ficando sem ter acesso a serviços básicos de saúde. Diante do caso, iremos solicitar esclarecimentos da prefeitura e adotar as providências cabíveis a fim de restabelecer o sustento de dezenas de famílias que estão sem sustento devido a crise administrativa na prefeitura de Peri Mirim”, disse o deputado Wellington.
Comentários