Professores rejeitam proposta de Braide por unanimidade e greve geral da categoria contínua

Greve de professores da rede municipal de ensino de São Luís continua após categoria rejeitar, por unanimidade, proposta de reajuste de 10,06% apresentada pelo prefeito Eduardo Braide

Professores da rede pública municipal de ensino de São Luís rejeitaram por unanimidade a proposta de reajuste salarial de 10,06% apresentada pelo prefeito Eduardo Braide e decidiram manter a greve geral da categoria, que nesta quinta-feira (21) completa quatro dias. A decisão de recusar a oferta de Braide foi tomada em assembleia geral realizada na Praça Maria Aragão, encerrada por volta das 21h30.

Mais de 2 mil professores e professoras da rede pública municipal de ensino da capital maranhense lotaram a Praça Maria Aragão e mostraram que estão dispostos a defender suas carreiras. Por unanimidade, os profissionais do magistério rejeitaram os 10,06% de reajuste propostos pelo prefeito.

O percentual foi apresentado por representantes da Secretaria Municipal de Educação (Semed) durante audiência de conciliação realizada pela manhã no Tribunal de Justiça do Maranhão.

Com a continuidade da greve, dezenas de escolas permanecem fechadas e dezenas de milhares de estudantes seguem fora de sala de aula.

Abaixo, pronunciamento da presidente do Sindicato dos Profissionais do Magistério Público Municipal de São Luís (Sindeducação), Sheila Bordalo, sobre o desfecho da assembleia geral:

Zé Inácio participa de encontro com secretários e secretárias municipais de agricultura do Maranhão

Zé Inácio destacou a importância do Gasma para o desenvolvimento da economia no setor da agricultura do estado.

O deputado estadual Zé Inácio participou nesta terça-feira, 19, da abertura do I Encontro Estadual de Secretários e Secretárias Municipais da Agricultura do Maranhão, que acontece na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís.

O encontro tem como tema “A Municipalização da Agricultura como Fator de Desenvolvimento Sustentável” e é uma realização do Grupo Associado de Secretarias Municipais de Agricultura do Estado do Maranhão (Gasma), que já conta com 126 secretários associados.

Participam do encontro cerca de 80 municípios de todas as regiões do estado.

Em discurso na tribuna da Assembleia nesta quarta-feira, 20, o parlamentar destacou a importância do Gasma para o desenvolvimento da economia no setor da agricultura do estado.

“Nós sabemos do potencial agrícola e agrário do Maranhão, por isso a importância do GASMA e deste debate para o desenvolvimento econômico e sustentável do Estado, através de políticas públicas que fortaleçam a nossa agricultura em todas as regiões”, disse Zé Inácio.

Zé Inácio também ressaltou a importância de fortalecer as secretárias municipais como unidades de planejamento e implementação das políticas públicas nos setores agrícola e agrário. E enfatizou que o Gasma poderá contar com o apoio do governo do estado, tendo em vista que o governador Carlos Brandão é municipalista e já se comprometeu com o fortalecimento da agricultura do nosso estado.

Reitor Natalino Salgado discute com IPHAN revitalização de prédios da UFMA no Centro Histórico de São Luís e em Alcântara

Reitor Natalino Salgado Filho, o superintendente regional do IPHAN, Maurício Itapary, e técnicos do órgão discutiram parceria voltada à revitalização de prédios da UFMA no Centro Histórico de São Luís e em Alcântara

O reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Natalino Salgado Filho, recebeu, nessa terça-feira (19), o superintendente regional do Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Maurício Itapary, e o coordenador técnico, Rafael Pestana, para uma
produtiva conversa sobre a parceria visando à restauração de imóveis da instituição de ensino superior no Centro Histórico de São Luís e em Alcântara.

Os projetos colocados em discussão contemplam o Palácio das Lágrimas, o Teatro Tablado, o antigo prédio do Serviço de Imprensa e Obras Gráficas do Estado (Sioge)
e o casarão conhecido como Cavalo de Tróia.

“Estamos avançando nas ações unificadas para proporcionar a revitalização desses importantes equipamentos do patrimônio arquitetônico do estado,
em prol da educação, da ciência e da preservação da
memória”, comentou Natalino Salgado.

Braide propõe 10,06% de reajuste salarial a professores grevistas

Em greve geral desde o último dia 18, professores da rede municipal de ensino de São Luís vão avaliar em assembleia a proposta de 10,6% de reajuste salarial

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide, ofereceu 10,06% de reajuste salarial aos professores da rede municipal de ensino, que estão em greve geral desde a última segunda-feira (18). A proposta foi apresentada na tarde desta quarta-feira (20) e será apreciada em assembleia geral da categoria marcada para logo mais, às 16h30, na Praça Maria Aragão.

O percentual de reajuste ofertado foi definido durante audiência de conciliação realizada pela manhã, no Tribuna de Justiça do Maranhão, entre representantes da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e do Sindicato dos Profissionais do Magistério da Rede Pública Municipal de São Luís (Sindeducação), que conduz a paralisação.

a proposta de reposição salarial apresentada por Braide contempla professores ativos, aposentados e pensionistas de nível superior.

Segue comunicado da Prefeitura de São Luís acerta do reajuste proposto:

“São Luís receberá mais seis creches”, garante vereador Marlon Botão

Marlon Botão incluiu assistência à infância entre as prioridades do seu mandato na Câmara Municipal de São Luís

O vereador Marlon Botão (PSB) informou que conseguiu, junto à Prefeitura de São Luís, que as obras de construção de seis creches sejam retomadas nos bairros Vila Bacanga, Cohab, Recanto Verde, São Raimundo, Santo Antônio e Cidade Olímpica.
.
De acordo com o parlamentar, o seu mandato identificou que as obras foram abandonadas pela gestão passada, o que tem prejudicado as famílias da região.
.
“Levamos a nossa Blitz da Educação, que é um projeto de fiscalização do nosso mandato, e identificamos o abandono dessas obras, o que tem prejudicado muitas famílias. De imediato contactei a prefeitura, apresentei requerimento na Câmara Municipal e já recebi uma resposta positiva do prefeito Eduardo Braide. As obras dessas seis creches serão retomadas o mais breve possível”, disse Marlon Botão.
.
O vereador também informou que a prefeitura já iniciou o processo licitatório para a retomada das obras das creches.
.
“A rapidez com que o prefeito Braide atendeu ao nosso pedido mostra o compromisso que ele tem com a educação básica da nossa cidade”, opinou Marlon Botão.
.
“As creches são fundamentais especialmente para as famílias mais carentes. A creche é um ambiente seguro e de aprendizado para as crianças, e que permite que os pais possam trabalhar para conquistar o pão de cada dia. Nós vamos seguir na luta para garantir cada vez mais creches na nossa capital”.
.
Na creche da Vila Bacanga, Marlon Botão disse que também busca integrar o espaço com a quadra que fica próxima ao conjunto EIT.
.
“Lá existe um projeto social muito interessante para preparar crianças para o futuro, que atende quase cem crianças de cinco a quinze anos de idade. E nós queremos integrar essas ações com a creche da Vila Bacanga, para beneficiar um número ainda maior de crianças”, destacou.
.
“A gente sabe que os indicadores de pobreza da área Itaqui-Bacanga são preocupantes, e por isso estamos dando essa prioridade para a região. Vamos mudar essa realidade investindo em ações estruturantes por meio da educação e do esporte”.
.
Ações estruturantes
.
O vereador Marlon Botão (PSB), que já tem uma liderança consolidada na Zona Rural de São Luís, vem expandindo sua atuação para mais áreas da capital focando em ações estruturantes.
.
Segundo ele, neste momento, o foco tem sido nas fiscalizações da Blitz da Educação – que já identificou e solucionou diversos problemas nas unidades de ensino de São Luís.
.
“As famílias cobram escolas bem estruturadas, com educação de qualidade para os seus filhos, e é isso que buscamos garantir com a nossa Blitz da Educação”, disse.
.
“Até agora, já realizamos dezenas de fiscalizações, em todos os quatro cantos da capital, e conseguimos muitos resultados positivos na prática, tanto na estrutura como no corpo interno dessas unidades de ensino. A retomada das obras de construção dessas seis creches é mais um fruto do trabalho empenhado na nossa Blitz da Educação. E isso é só o começo, ainda vamos conquistar muitos resultados para a nossa capital”, finalizou.

Sonho lança promoção “5 Sonhos em 1” e premia com consumidor com enxoval de cama e banho

Marca vai sortear um ano de produtos e um cartão presente equivalente a um enxoval de banho, um enxoval de cama, uma lavadora de roupas e um final de semana dos sonhos
 

A promoção também marcará presença no digital e com inserções na TV aberta, nas rádios e portais

Sonho, a marca de amaciantes que é líder no Nordeste, lançou nesta segunda-feira (18/04) a promoção “5 Sonhos em 1”. A campanha chega com prêmios incríveis, como um ano de produtos Sonho, e um cartão presente equivalente a um enxoval de banho, um enxoval de cama, uma lavadora de roupas e 1 final de semana dos sonhos. A promoção segue até o dia 19 de agosto deste ano e contará com 4 sorteados.

Para participar, o consumidor deverá ter mais de 18 anos, ser residente e domiciliadas nos estados do Pará, Amazonas, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Piauí, Rio Grande do Norte, ter o documento de Cadastro de Pessoa Física (CPF) e cadastrar a nota fiscal de qualquer produto Sonho no site da promoção: https://promocao5sonhosem1.com.br/.

Pode ser de amaciante diluído, amaciante concentrado, passa roupas e lava roupas líquido. A cada produto Sonho cadastrado no site, será gerado um número da sorte, e na compra do amaciante Sonho concentrado, o consumidor duplica as chances de ganhar.

Os vencedores serão definidos por sorteio, conforme o regulamento (https://promocao5sonhosem1.com.br/regulamento) e terão seus nomes publicados no site da campanha. 

A promoção também marcará presença no digital e com inserções na TV aberta, nas rádios e portais. A iniciativa ainda terá espaço nos principais pontos de vendas dos estados participantes. Além disso, nomes como Amanda Neves (A Maga), Flávio Barra, Bruna Pinheiro e Ana Magalhães vão abordar o assunto na internet.

Governo do Maranhão multa Grupo Mateus, Itaú, Monumental Shopping, lojas Novo Mundo e Cattan em quase R$ 150 mil por desrespeito a protocolos da Covid-19

Também foram autuados bares situados na Avenida Litorânea e em outras regiões da Ilha de São Luís, uma loja de conveniência em Raposa, hospitais e clínica no interior, duas panificadoras, uma pizzaria, um estúdio de tatuagem e até uma creche; a maioria das penas foi de advertência

Fiscal da Vigilância Sanitária e militar do Corpo de Bombeiros em operação de fiscalização do cumprimento de medidas sanitárias de prevenção e combate à Covid-19 em São Luís

O Governo do Maranhão, por meio da Superintendência de Vigilância Sanitária (Suvisa), aplicou uma série de multas a diversas empresas, clínicas e hospitais públicos, em São Luís e no interior, por desrespeito aos protocolos sanitários estabelecidos durante a pandemia do novo coronavírus. O valor somado de todas as penalidades aplicadas chega a R$ 154 mil. Em outros casos, os autuados receberam apenas advertência. Os resultados dos julgamentos foram publicados no Diário Oficial no dia 12 deste mês.

As multas mais elevadas foram impostas ao Grupo Mateus. Somente uma das lojas da rede de atacado e varejo foi multada em R$ 75 mil por vender móveis e eletrodomésticos no período em que o comércio não essencial esteve proibido por decreto assinado pelo então governador, Flávio Dino. A empresa chegou a recorrer na tentativa de reverter a decisão, mas por ser reincidente, segundo a Suvisa, a pena foi mantida. Outra loja do grupo, situada no bairro Angelim, foi autuada em R$ 10 mil por cometer a mesma infração, flagrada por uma equipe de fiscais sanitários durante uma inspeção.

O Itaú/Unibanco também arcará com uma multa pesada, de R$ 20 mil, por descumprir os protocolos obrigatórios de prevenção, controle e contenção da Covid-19. A fiscalização constatou uma grande aglomeração de clientes à espera de atendimento, em fila desorganizada, na área externa de uma das agências do banco, sem obedecer às normas de distanciamento social. A instituição financeira também interpôs recurso contra a decisão, mas a apelação foi indeferida.

Outra empresa do ramo de móveis e eletrodomésticos, a Novo Mundo, também foi multada pela Suvisa por violação das medidas sanitárias de prevenção à Covid-19. O valor arbitrado em julgamento foi R$ 10 mil. Assim como as lojas do Grupo Mateus autuadas, a filial da rede Novo Mundo foi flagrada vendendo produtos no período em que o comércio não essencial esteve vedado.

Venda às escondidas

Ações de fiscalização da Vigilância Sanitária foram intensificadas ao longo da pandemia e resultaram em um número expressivo de autuações

Uma filial das Lojas Cattan, empresa do ramo de vestuário bastante conhecida pelo público local, foi multada em R$ 6 mil, também por descumprimento das normas sanitárias, pois estava funcionando antes da previsão legal (15/06/2020). Consta do processo que no momento da fiscalização, foi verificado que o estabelecimento estava fechado, mas com permissão para o acesso de clientes. Quando a equipe de fiscais entrou, observou a presença de pessoas comprando produtos disponíveis na loja, descumprindo o decreto e a portaria em vigor naquela data.

Três empresas foram multadas em R$ 3 mil. Uma delas foi o Monumental Shopping, no bairro Renascença, pelo fato de uma loja de artigos de informática ter sido flagrada por fiscais sanitários aberta, funcionando normalmente, gerando aglomeração, em desconformidade com os protocolos estabelecidos. A Inova Eletro Eletrônicos foi outra empresa autuada em R$ 3 mil por estar funcionando, mesmo de portas fechadas, no momento da fiscalização. Na ocasião, a equipe constatou aglomeração na parte interna, o que favorecia a disseminação do novo coronavírus. Uma multa de R$ 3 mil também foi aplicada ao Oceano’s Bar e Restaurante, na Avenida Litorânea, Praia do Calhau. De acordo com os autos, o estabelecimento registrava aglomeração, com mais de quatro clientes em cada mesa, não disponibilização de sacos plásticos para o público guardar as máscaras quando não estivesse se alimentando e uso de molhos e temperos não permitidos,.conforme os protocolos vigentes à época da vistoria.

Advertência

Em meio à série de multas aplicadas, um caso chamou atenção pela forma branda como foi julgado. Apesar de ter sido flagrado por fiscais promovendo um show com música ao vivo, divulgado em redes sociais, gerando aglomeração e grave risco de contaminação pela Covid-19 às pessoas presentes, o Valparaíso Acquapark, em Paço do Lumiar, foi punido apenas com advertência. Detalhe: a inspeção atendeu a uma denúncia de violação das normas sanitárias, mas, ainda assim, nenhuma medida mais enérgica foi tomada.

Confira abaixo os extratos de algumas decisões publicadas no Diário Oficial do Estado no último dia 12:

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima