Deputado Wellington comemora aprovação do piso salarial nacional para a enfermagem

Durante a sessão plenária desta quinta-feira (05), o deputado estadual Wellington do Curso fez referência ao projeto de lei que fixa o piso nacional salarial de enfermeiros. O projeto foi aprovado pela Câmara dos Deputados e impõe o valor de R$ 4.750,00 como piso salarial para a classe.

Em nota, o deputado Wellington classificou a aprovação como uma grande vitória e reafirmou o compromisso com a categoria.

“O projeto de lei que fixa o piso salarial para enfermeiros, técnicos, auxiliares e parteiras foi aprovado pela Câmara dos Deputados. Como deputado estadual, acompanhei diversas manifestações da categoria para sensibilizar os demais parlamentares quanto à aprovação. Apresentei também proposições que foram encaminhadas à bancada federal na luta pela aprovação do piso e da jornada de 30 horas. Foi um dos nossos compromissos de campanha, e agora deu certo. É uma grande vitória dos enfermeiros. No Parlamento Estadual, é de nossa autoria o PL n° 345/2021, que estabelece o piso mínimo do enfermeiro, técnico e do auxiliar em enfermagem no âmbito estadual; o PL n° 17/2015, que dispõe sobre a jornada de 30h semanais para a categoria e o PL n° 379/2021 que dispõe sobre a instalação de ambiente adequado para trabalho e repouso dos profissionais da enfermagem. A valorização desses profissionais é um dever do Estado. Profissionais da enfermagem, continuem contando com meu apoio incondicional”, disse o deputado estadual Wellington do Curso.

Pocket shows com artistas maranhenses nas lojas Potiguar

Ação em homenagem ao Dia das Mães será nesse sábado (7) e domingo (8), aberta ao público e gratuita

O músico instrumentista Chiquinho França faz pocket show na loja Potiguar Imperatriz nesse sábado (7), às 16h em homenagem ao Dia das Mães.

O Grupo Potiguar, empresa que sempre apoia a cultura maranhense em geral e em especial a música, promove nesse final de semana uma ação em homenagem ao Dia das Mães.

Nesse sábado (7) e domingo (8) acontecem diversos pocket shows nas lojas do Grupo. Na programação do sábado tem apresentação de sax com Pedro Barbosa na loja da Av. dos Africanos, com Sarah Byancci na loja do Centro (Caminho da Boiada) e com Zé Cláudio na loja da Cohama à partir das 9h. No mesmo horário tem show da cantora Tássia Campos com o melhor da MPB na loja do Cohafuma; e às 9H30 show do trio Nav, com forró pé de serra, na loja da Forquilha. Já na Potiguar Imperatriz, nesse sábado às 16h, tem show com o músico instrumentista Chiquinho França.

O Trio Nav vai mostrar o melhor do forró pé de serra na apresentação na Potiguar da Forquilha, às 9h30, nesse sábado

No domingo (8), às 9h, tem mais: a violinista Rayssa se apresenta na loja Potiguar da Cohama e o saxofonista Israel Melo estará na loja da Forquilha.

A cantora Tássia Campos apresenta seu refinado repertório de MPB nesse sábado (7), às 9h, na Potiguar do Cohafuma.

Um belo exemplo de como uma empresa pode ajudar na formação de novas plateias para os músicos maranhenses; além de criar experiências diferenciadas para os clientes em seu ponto de venda, que vale lembrar está repleto de boas opções em presentes para mães de todos os estilos.

Márcio Jerry rescinde contrato com empresa que executava obras em casas de famílias de meninos emasculados

Casa de uma das famílias de menino emasculado pelo maníaco Chagas incluída no programa de reforma ou reconstrução, confirme prevê o acordo firmado entre o governo brasileiro e a OEA

Um dos últimos atos do ex-secretário das Cidades e Desenvolvimento Urbano Márcio Jerry (PCdoB) foi a rescisão unilateral do contrato que o Governo do Maranhão havia firmado com uma construtora para a execução de obras de melhorias nas casas dos familiares dos menores emasculados, caso de repercussão internacional em que foram vítimas dezenas de meninos mortos com requintes de crueldade pelo maníaco Francisco das Chagas Rodrigues de Brito, preso e condenado pela prática dos crimes bárbaros.

Por meio de um termo de rescisão assinado por Jerry em 18 de março deste ano, 13 dias antes de o então secretário renunciar ao cargo para concorrer à reeleição a deputado federal, o Estado do Maranhão rompeu a relação contratual com a empresa ES Empreendimentos Eireli, que desde 2020 realizava serviços nas moradias das famílias atingidas pela tragédias. Os imóveis estão situados nos municípios de São Luís, São José de Ribamar e Paço do Lumiar, onde as crianças moravam e foram assassinadas pelo psicopata.

As obras estão entre as providências previstas no Acordo de Solução Amistosa selado entre o governo brasileiro e a Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (CIDH/ OEA), em dezembro de 2005.

Alegação

A alegação da Secid para rescindir o contrato com a construtora foi o não cumprimento do que está disposto no artigo 78, inciso XVII, combinado com o artigo 79, inciso I, da Lei 8.666/1993 (Lei de Licitações). Tais dispositivos permitem à parte contratante romper o vínculo unilateralmente diante da “ocorrência de caso fortuito ou de força maior, regularmente comprovada, impeditiva da execução do contrato” e do “não cumprimento de cláusulas contratuais, especificações, projetos ou prazos, razões de interesse público, de alta relevância e amplo conhecimento, justificadas e determinadas pela máxima autoridade da esfera administrativa a que está subordinado o contratante e exaradas no processo administrativo a que se refere o contrato”.

Mães de alguns dos meninos emasculados reunidas para cobrar cumprimento de cláusulas do Acordo de Solução Amistosa

De toda forma, a continuidade ou não das obras ainda no atual governo permanecerá sob o espectro de influencia de Márcio Jerry, já que sua sucessora no cargo de secretária da Secid é ninguém menos do que sua própria esposa, Joslene Rodrigues, a quem caberá atuar para resolver o impasse, sob pena de sanções internacionais previstas em caso de violação do acordo firmado com a OEA.

O caso

O caso dos Meninos Emasculados é relativo a 42 meninos assassinados, alguns deles emasculados, entre 1991 e 2003, nos estados do Maranhão e Pará. Autor confesso de todos os crimes, o ex-garimpeiro e mecânico de bicicletas Francisco das Chagas Rodrigues de Brito, atualmente com 57 anos, foi sentenciado a 580 anos de prisão por homicídio duplamente qualificado, vilipêndio e ocultação de cadáver.

Pocket show de Sara Meireles para mães na Villa do Vinho Bistrô

A cantora Sara Meireles (ex-The Voice), que será a atração especial do Dia das Mães do restaurante Villa do Vinho Bistrô

Uma das vozes mais bonitas da cidade, e que já foi destaque no programa The Voice Brasil, Sara Meireles será o presente especial de Werther Bandeira para as mães, nesse domingo (8).

A cantora fará pocket show no restaurante Villa do Vinho Bistrô na Cohama. E o melhor, sem cobrança de couvert artístico. Sua música vai completar a harmonização perfeita, unindo também boa gastronomia, drinks e vinhos para brindar o amor materno.

Para quem quiser celebrar a data em casa, com as delícias da Villa do Vinho Bistrô atenção, o serviço de delivery será somente para os pedidos antecipados e já reservados até sábado. Mais informações pelo whatsapp (98) 98125 3311.

Deputado Pará Fugueiredo conhece demandas da população em três municípios da Baixada Maranhense

O deputado estadual Pará Figueiredo com lideranças locais e populares em um dos municípios que visitou

O deputado estadual e pré-candidato à reeleição Pará Figueiredo visitou três municípios da Baixada Maranhense no decorrer desta semana. O parlamentar esteve em Olinda Nova do Maranhão, Cajapió e São João Batista, onde manteve contato com lideranças e dialogou com a população para conhecer as demandas de cada cidade.

O jovem parlamentar, que tem laços familiares na Baixada Maranhense, conheceu mais ainda a realidade das cidades visitadas

Pará Figueiredo conferiu de perto algumas necessidades das regiões visitadas e e aproveitou para estreitar laços com líderes políticos e populares locais, além de prestigiar amigos que mantém nesses municípios.

Pará Figueiredo foi muito bem acolhido pelas lideranças e pela população e se comprometeu a trabalhar para que as demandas sejam atendidas

O jovem deputado estadual agradeceu o carinho e a receptividade de todos e se comprometeu a lutar pelo atendimento das demandas apresentadas, de modo a melhorar a qualidade de vida dos cidadãos que tanto anseiam por benfeitorias.

Fazendo história na administração pública: Caxias é a 1ª cidade do Brasil a pagar 1ª parcela do 13º

Abono já está na conta dos funcionários, aposentados e pensionistas nesta sexta-feira, dia 6 de maio

A Prefeitura de Caxias, antecipou para maio a primeira parcela do 13º terceiro salário para aposentados, pensionistas e funcionários do município, que estava prevista para julho. Segundo o Poder Executivo municipal, a antecipação da primeira parcela do 13º salário de 2022, visa continuar movimentando a economia da cidade.

A antecipação só é possível porque a prefeitura tem mantido o equilíbrio das contas do município pela administração pública. O compromisso que o prefeito, Fábio Gentil (PRB) tem com seus funcionários nunca falhou, para os aposentados, pensionistas e funcionários do município virou rotina ter sua conta recheada sempre antes do dia previsto do pagamento.

Previsão

A segunda parcela do 13º, até o momento, está prevista para dezembro, mas vindo de Fábio Gentil e sua gestão competente, não será surpresa caso for antecipado.

Fábio Gentil faz história na administração pública do Maranhão.

Hilton Gonçalo discute instalação da ZPE em Santa Rita e Bacabeira

Prefeito Dr. Hilton Gonçalo em reunião com o secretário de Estado de Projetos Especiais, José Reinaldo Tavares, e equipe para discutir a instalação da ZPE na região de Santa Rita e Bacabeira

O prefeito de Santa Rita, Dr. Hilton Gonçalo, esteve reunido com o secretário de Estado de Projetos Especiais, José Reinaldo Tavares, para discutir a instalação da Zona de Processamento de Exportações (ZPE). A ideia é instalar no terreno onde seria construída a refinaria de Bacabeira e ter uma abrangência de 30 quilômetros, que alcançaria os municípios de Santa Rita e Rosário.

De acordo com Joséé Reinaldo Tavares, é de total interesse do governador Carlos Brandão a implantação da ZPE, para gerar, o mais rápido possível, emprego e renda aos maranhenses.

As empresas que se instalarem na ZPE maranhense terão isenção de impostos e contribuições incidentes sobre a importação ou sobre aquisições no mercado interno de insumos, para que possam produzir mercadorias ou prestar serviços destinados à exportação.

Na conversa com José Reinaldo Tavares, Dr. Hilton Gonçalo argumentou que a região de Bacabeira e Santa Rita apresenta características geográficas que a habilitam a constituir uma área de livre comércio, especialmente pelas condições logísticas que favorecem a entrada de insumos e o escoamento da produção para o exterior, pois as cidades estão muito próximas da zona portuária da Ilha de São Luís. De acordo com o prefeito, o projeto vai ajudar a desenvolver o Maranhão e melhorar a vida da população.

Incentivo a empresas

Na conversa com José Reinaldo Tavares, Dr. Hilton Gonçalo argumentou que a região de Bacabeira e Santa Rita apresenta características geográficas que a habilitam a tornar-se uma área de livre comércio

As empresas que se instalarem na ZPE terão tratamento tributário, cambial e administrativo especiais. Assim, a ZPE de Bacabeira/Santa Rita deverá ter, por exemplo, condições menos burocráticas relativas ao controle aduaneiro e dispensa da exigência de percentual mínimo de receita bruta relacionada à exportação de bens e serviços.

Ainda de acordo com José Reinaldo, outros projetos podem vir a ser desenvolvidos na região de Bacabeira e Santa Rita com a chegada da ZPE.

Participaram do encontro o vice-presidente do Sebrae/MA, Celso Gonçalo; Pedro Rocha Neto, secretário adjunto da Secretaria de Projetos Especiais, e Ubiratan, assessor da secretaria.

“Desenrola, Braide, e paga direitinho” é o meme do momento na greve de professores de São Luís

Professoras fazem coreografia ao som de paródia de funk em protesto bem humorado por reajuste salarial

Depois de sucessivos atos de rua, como passeatas e panfletagens, assembleias gerais, audiências e outras formas de mobilização, professores grevistas da rede municipal de ensino de São Luís recorreram à irreverência para reivindicar o reajuste salarial e outros direitos pleiteados pela categoria. Parodiando um funk bastante popular em todas as mídias atualmente, um grupo de educadoras adaptou o refrão da música, com direito a coreografia, para reforçar o apelo por melhorias ao prefeito Eduardo Braide (sem partido).

Diante do Palácio Lá Ravardiére, sede da Prefeitura de São Luís, 11 professoras reproduziram a dancinha que nas últimas semanas viralizou nas redes sociais, enquanto cantavam um arremedo do verso original: “Desenrola, Braide, e paga direitinho” foi o trecho entoado em coro, para delírio das dezenas de colegas que se concentravam no local. A performance tem tudo para virar meme, pelo menos entre os mais de 6 mil educadores que integram a rede, entre efetivos e contratados, além dos aposentados, que representam um contingente expressivo e também têm interesse na questão salarial em negociação.

Em greve há exatos 18 dias, os profissionais do magistério municipal da capital reivindicam reajuste salarial de 33,24% – correspondente ao piso nacional do magistério – e 36,56% para os educadores com nível superior. A prefeitura, por sua vez, apresentou contraproposta de 10,06% de reposição dos vencimentos da categoria, que foi rejeitado por unanimidade.

Desconto nos contracheques

O impasse, portanto, está longe do fim, apesar da autorização da Justiça para que a administração municipal corte o ponto dos educadores e aplique os descontos dos dias não trabalhados por causa da paralisação.

Em tempo: nesta sexta-feira (6), às 16h30, na Praça Maria Aragão, a categoria se reúne em nova assembleia geral para apreciar a proposta de reajuste salarial de 14,57% apresentada pelo Ministério Público do Maranhão após estudo preliminar, com base em dados orçamentários fornecidos pela prefeitura.

Confira a paródia e a coreografia dos professores grevistas:

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima